Olá!

A resenha de hoje é de um livro que, apesar de seu final, fez meus olhos encherem de lágrimas. Já tinha lido algumas ótimas resenhas sobre ele, mas resolvi tirar minhas próprias conclusões. Desfrutem a resenha de Como Eu Era Antes de Você, da inglesa Jojo Moyes.

Não tenho palavras pra descrever esse livro. Simplesmente não tenho palavras! Maravilhoso, perfeito, delicado seriam ótimos adjetivos, mas não chegam perto da história. Tentarei trazer minhas impressões.


Como Eu Era Antes de Você nos apresenta Louisa Clark, a Lou. Ela tem 27 anos e trabalha em um café nos arredores de Londres. Ou melhor, trabalhava, pois o dono do local o vendeu, deixando-a desempregada. Ela namora Patrick, um maratonista obcecado por academia e esportes radicais.

Mas, antes de falarmos mais sobre Lou, vocês vão conhecer William Traynor, o Will. Um importante executivo. Após sair do prédio onde trabalhava, ao chamar um táxi, foi surpreendido por um motoqueiro. Uma grave lesão na coluna e ele fica tetraplégico.

Depois disso, Will se trancou em seu mundo de sofrimento. Sua família não é a mais unida: o pai, Steven, é ausente. A mãe, Camilla, trabalha muitas horas em sua função de juíza. A irmã, Georgina, mora na Austrália.

A família de Lou, no entanto, é bem diferente – pra melhor: o pai, Bernard, trabalha em uma fábrica de móveis, mas está prestes a ser demitido. A mãe, Josie, é uma dona de casa um tanto neurótica. A irmã, Latrina “Treena” é mais inteligente e vive fazendo o que dá na telha. Ela é mãe do pequeno Thomas.

Os destinos de Will e Lou vão se encontrar quando ela vai procurar emprego no Centro de Trabalho. Entre dançar pole dance e trabalhar numa fábrica carne de frango (como chama mesmo?), ela decide ir fazer uma entrevista para ser cuidadora de um tetraplégico.

Ela já começa a passar vergonha na entrevista. Ela está usando uma saia de sua mãe, que é obvio que não serve nela. A saia só rasga enormemente. Mas ela acaba ficando com a vaga. A família precisa de dinheiro e o contrato era de seis meses. O que poderia dar errado?

A relação de Lou e Will não começa nada bem. Ele é ríspido e ela nunca sabe o que fazer. Mas, o tempo e a ajuda de Nathan, o enfermeiro de Will, os dois vão acabar arrumando as arestas. A rispidez de Will e o jeito único de se vestir de Lou garantem uma leitura um tanto engraçada.

O jeito de se vestir de Lou é um caso a parte. Ela se veste mal. Mal mesmo. Ela usa saia de matelassê. Matelassê ainda existe? Mas, na verdade, ela esconde algo horrível. Uma coisa que aconteceu em seu passado e que ainda a atormenta. O que Lou não sabe é que Will tem um prazo. Quando ela descobrir, só terá seis meses para tentar reverter essa situação.


Me apaixonei por essa história! Um romance que foge totalmente dos clichês. Lou é uma garota sem um rumo na vida, vai vivendo um dia de cada, desperdiçando seu futuro. Do outro lado, Will vivia cada dia como se fosse o último, trabalhava e se divertia como poucos. Esses dois, que nada tem em comum vão se aproximar de tal modo que torcemos para que fiquem juntos. E, lá no fundo, que a autora fizesse um milagre desses de novela...

A história é contada em primeira pessoa, por Louisa, mas há capítulos narrados por Nathan, Camilla, Steven e Treena. A edição está impecável, a capa é uma fofa e a fonte com folhas amarelas proporcionam boa leitura.

Admito que, algumas partes me deixaram emocionadas, mas foi mais pro final. Não vou dar mais detalhes, mas uma coisa preciso dizer: a Dignitas existe mesmo. Ela faz parte do prazo que Will estipulou, mas pararei por aqui, pois sei que falarei demais, como já falei. Preciso desabafar, pois não consigo acreditar que instituições como essa existam.

O que vocês acharam da resenha? Leriam Como Eu Era Antes de Você? Já leram outro livro da Jojo?


35 Comentários

  1. Oii
    Cara eu amei demais esse livro, mesmo ele sendo meio triste em algumas partes que você bem sabe quais são.
    Mas amei a Lou e o Will, os dois são a coisa mais fofa.
    A Lou é uma das personagens que eu mais gostei! Amei o jeito dela, pena que ela tem motivos para ser meio traumatizada...


    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Owwwwwwwn, como não morrer de amores por esse livro?
    Até hoje não conheci ninguém que não tivesse gostado dele!
    É emocionante, sensível... Tudo junto! A Jojo me conquistou pra valer <3

    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    acho que está mais do que na hora de ler um livro da autora.
    Vejo todo mundo falando tão bem da Lou !!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. esse livro pqp!
    foi um que mais me chocou! eu chorei, mais eu chorei, mais eu chorei! aquele choro de escorrer coriza do nariz e tudo, de soluçar mesmo!
    Jojo criou o enredo de forma a mexer com as minhas emoções de tal forma que eu rezei por um milagre o livro todo! eu queria o final feliz, eu precisava dele pra continuar acreditando que Lou e Will seriam felizes, só que eu não consegui enxergar que a felicidade também é uma escolha e que o que é bom para uns não é para outros
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Me julga! Eu odiei esse livro, eu comprei ele com a maior expectativa de tanto ouvir fala.
    Ele está lá parado na minha estante, na página 100 e pouco.
    Não consegui! :(
    Beijossssss
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhhhhhhhhhhh esse livro frita meu coração!!! Ao contrário de você, não acho que o livro tenha trazido um romance, ainda que fora dos clichês, mas uma história de amizade!!! ADOREI ESSE LIVRO E SEMPRE O RECOMENDO!!!
    Achei bacana vc lembrar do modo peculiar que a Lou se veste... hahahahahahha
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai gente, eu já amo esse livro sem nunca ter lido, sou louca por ele, sei que vou chorar muito quando ler mas é um desejo enorme que eu tenho, ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele e hoje não resisti a tentação e li a sua, só fiquei foi mais encantada com o livro e ainda mais curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  8. Como eu era antes de você é realmente um livro encantador né, eu li ele esse ano também e me emocionei bastante... Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Quando lançou só vi resenhas negativas, mas ultimamente só estou vendo resenhas positivas, vou acabar lendo!
    Gostei da sua resenha.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    https://claqueteliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca li nada da autora, quero muito ler logo, seus comentários me deixaram muito curiosa. Todos falam tão bem dela e já tem tantos livros por aqui, preciso ler um o quanto antes. QUem sabe não viro fã de carteirinha!
    rs!
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Kamila.
    Eu amei esse livro, mas não cheguei chorar porque estava esperando um final parecido com o que a autora escolheu. Eu teria escolhido outro é claro, mas se a autora tivesse feito isso, eu teria me decepcionado um pouco hehe. A melhor parte da história é ver como ele consegue transforma a vida de Lousia. Estou ansiosa pela continuação.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oiee.
    Não li este livro, mas sempre vejo alguém falando a respeito. Espero me emocionar ao ler a trama, pois vejo tantas opiniões diversas e espero não me decepcionar

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila, que bom ver que você amou o livro e que ele é um romance que foge dos clichês, eu estou bem curiosa para ler ele, nunca li nada da Jojo e esse é um livro que até hoje não vi ninguém falar que não gostou. Vou ver se sobra um tempinho pra mim ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie Kamila,

    Tudo bom??

    todo mundo amaaaa esse livro, inclusive as minhas amigas. Mas eu ainda não li, tenho na minha estante e tudo mais, mas não tomei coragem ainda!!! huhuhuh
    Todo mundo fala que são lágrimas e lágrimas, mas quem sabe agora que vai sair o filme, eu não leia, pq na maioria das vezes o livro é melhor que o filme Ne!

    =)

    bjoks

    ResponderExcluir
  15. Olá, perdi minhas contas de quantas vezes esse livro me foi recomendado.
    Mas eu ainda não li, se vou ler?
    Acho que sim, queria muito conhecer o casal Will e Lou que tanto ouço falar.
    Estou com problemas sérios de ler romances que preciso estar em uma fase mais amorzinho para ter paciência que sempre tem separação, desencontro e blá blá blá pro casal ficar juntos, daí eles descobrem que são perfeitos e vivem num mundo rosa felizes para sempre (que eu acho que não existe) kkkkkkkkkkk
    Cara to com tpm, não liga pra mim! kkkkkkkkkk
    Mas com sua resenha o livro não parece tão clichê me deu vontade de ler.
    Beijos.

    Giuliana.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Há muito tempo eu ouço falar deste livro. Li algumas resenhas, mas ainda não senti aquela vontade de ler sabe... todas as vezes que me deparo com ele fico no compro ou não compro, mas teve uma coisa que me chamou a atenção... Esse negócio de prazo. fiquei curiosa sim. heheheheh

    Quem sabe eu dou uma chance. =D
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Sabe, nunca li nada da JoJo, e acho que posso gostar do estilo dela, depois que comecei a ler drama, bateu uma coisinha que me fez querer mais.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Só ouço comentários positivos sobre este livro, mas até hoje não tive a oportunidade de ler.
    Beijos

    http://luadefevereiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. OI Kamilla. Eu tenho este livro e quero ler ele, mas sempre acabo escolhendo outro e sei que já gravaram até o filme e pelo que vi também ia ter uma continuação literária. Sabe quando você sabe que o livro é bom e todo mundo fala mas você espera para ler? Eu estou fazendo isso. E olha que você curtiu mesmo a leitura. Mas acho que ainda vai ficar mais um tempo na estante.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  20. Oiii!

    Eu não tenho muita curiosidade em relação a esse livro. Maaas é inevitavel o numero de resenhas positvas para a autora. Acho que ele tem uma carga emocional bem pesada para mim - vc sabe minha queda por chicklit - então, meio que acabo fugindo da leitura.
    Fiquei feliz pela autora ter conseguido mexer tanto assim contigo e espero de coração que o filme seja fiel ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ka,
    Ainda não li nada da Jojo, mas incrivelmente tenho todos os livros dela :)
    hahahahaha só me falta tempo pra sentar e saborear suas histórias sempre, pelo que vejo, emocionantes,
    Já ouvi falar muito desse livro, e embora não tenha lido já sei o que acontece.
    De livre e espontânea vontade, pedi spoilers hahahaha
    Amei sua resenha, doce e sincera captou bem a essência do livro sem contar nem deixar transparecer o que acontece. Ameii :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  22. Oi Kami,
    Esse livro acabou comigo. E acabou, principalmente, por eu saber que não há final diferente. Eu teria feito o que Will fez, com toda certeza e pude compreender seus motivos. Sei de histórias tristes que acabaram na Dignitas e fico feliz que exista esse tipo de instituição. Viver prisioneiro do seu próprio corpo sem poder ter nenhum tipo de autonomia e querer desistir - pra mim - nunca será errado. Acho que se a pessoa decidiu que aquilo é o melhor pra ela, é o melhor pra ela. Apoiei o Will, sempre apoiarei a Dignitas. As pessoas merecem morrer com a mesma dignidade que viveram se assim desejarem. Amo tanto esse livro que chega a doer.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Eu já li e amei, me emocionei várias vezes, fora que o livro é uma lição de vida, não vejoa hora de sair o filme,o Will o que queria e achava que era melhor pra si e eu lendo o livro apoie a decisão dele

    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nenhum livro da Jojo. Depois dessa resenha, da vontade de sair correndo da frente do pc e ler. Pelo que você falou, já tenho que comprar um estoque de lenço de papel aqui pra casa.

    É sério, ja estou deprimida aqui. É tanto livro pra ler! Pq os finais de semana não tem 48hrs, isso seria mais justo para nós leitores.

    Bjuuuussssss

    ResponderExcluir
  25. Oi Kamila, tudo bem?
    Estou ansiosa pela adaptação cinematográfica, mas ainda não li o livro. </3
    A história parece linda e eu tenho muita vontade de ler esse livro!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Parece ser um livro muito fofo, e ter uma historia linda. Pela resenha e os comentarios , vou procurar para ler :3 Parabéns pelo blog, amei!

    ResponderExcluir
  27. Nunca li nada da autora.
    E fiquei sim com vontade de ler o livro, embora tenha sentido que vai dar uma dorzinha nada legal na hora de ler, mas estou curiosa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  28. Kamila lindona credita que ainda não tive coragem de ler esse livro menina rss, eu já sei do final e acredito que preciso me preparar emocionalmente para ler, entendo que deveria ser assim, mas meu coração vai demorar a entender. Li muitos elogios a escrita da autora e como sempre os leitores amam esse livro, quem sabe nas férias eu crie coragem e leia, beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Linda
    Também me apaixonei pela história, principalmente o final e não vejo a hora de ver o filme!
    O livro é todo emocionante mesmo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

  30. Olha vejo muita gente comentando muito bem sobre esse livro
    e sinceramente até hoje eu nào li nada da autora, mesmo tendo todos os livros dela na minha estante, menos os mais novos que estão sendo relançados. Mas eu estou bastante interessada, ainda mais depois dessa resenha linda e cheia de sentimento que você escreveu. Espero poder ler ano que vem, porque agora quero terminar de fazer a leitura dos livros de parceria para ficar tranquila sabe? Mas enfim...Gostei muito mesmo do seu ponto de vista e espero que o filme seja tão bom quanto o livro xD


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/livros-que-marcaram-4.html

    ResponderExcluir
  31. Conheci o livros da Jojo Moyes esse ano e ainda nao tive a oportunidade de ler Como Eu Era Antes de Você! Mas com a chegada do filme, preciso correr, senao vou acabar sabendo de uns spoilers.
    Até hoje nao li uma resenha negativa e que a pessoa nao tenha chorado, eu que sou mega sensivel vou chorar litros.
    Muito bom saber que se trata de um romance que foge totalmente dos clichês, apesar de nao me importar com cliches desde q a escrita seja mto boa.
    Com certeza vou ler.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  32. Esse livro rasgou o meu coração! Eu não dava nada para o romance e quando vi que ele tava tomando um caminho que não seria nada feliz eu entrei em panico. Amo essa história e estou tomando coragem para conhecer os novos títulos da autora. Ano que vem o filme vai aos cinemas e estou tão ansiosa <3

    Beijos, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  33. Olá,

    Eu li esse livro no final de 2014, e até hoje não consigo falar a ninguém o que senti ao ler. É tão comovente, cativante, singelo e doce, e mesmo com essas descrições ainda sinto que não é o bastante para expressar o que senti durante e depois da leitura.
    O que aconteceu no final partiu meu coração, chorei horrores e ainda não consegui reler a estória. Parabéns pela resenha ficou maravilhosa!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Melhor frase: A los se veste mal. Mal mesmo. Kkkkk.
    Muito peculiar essa menina, esse livro me marcou muito sabe? Assim como a você, compartilhei dos seus sentimentos e To muito ansiosa pro filme!!!
    Bjs
    Tay

    ResponderExcluir
  35. Esse livro é maravilhoso. Gente, o amor dos dois me comoveu de uma tal forma... Eu me senti com a Lou: completamente apaixonada pelo Will. Gente, que cara maravilhoso. O passado da Lou também é bem triste e a forma como ele a ajuda... Sobre o Patrick preciso dizer que conheço inúmeros caras iguais a ele, que infelizmente parece que estão se multiplicando :O
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)