Olá!

Hoje trago para vocês a primeira resenha do projeto "Vida Literária", em parceria com os blogs O Outro Lado da Raposa, da Raíssa e Entre Chocolates e Músicas, da Ani. O primeiro resenhado desse projeto é um livro que, todo mundo que leu adorou, mas eu ainda tinha um pé atrás. Eu li e, me surpreendi com o resultado.

O "Vida Literária" consiste em: cada uma escolhe um livro, faz-se um sorteio e o escolhido será lido pelas três durante o mês. No final do mês, nos reunimos para discutir sobre a obra em questão e trocarmos opiniões - elas estarão com aspas durante o texto. E a resenha sai sempre no fim do mês. O escolhido de agosto foi "Eu Estive Aqui", da Gayle Forman, sugestão da Ana.




Eu Estive Aqui começa com um email de Meg Garcia para Cody Reynolds. Em suma, Meg avisava para a amiga que me mataria. Cody e Meg eram melhores amigas, na escola eram "Unha e Carne", a amizade era de conhecimento geral na pequena cidade onde viviam, no leste de Washington. Meg estava em um quarto de hotel, quando tomou um veneno mortal. Antes disso, preparou emails para serem disparados e ainda deixou 50 dólares de gorjeta para a camareira.

Enquanto Meg ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Washington, Cody ficaria na cidade, fazendo faculdade comunitária - que, segundo o livro, é de qualidade duvidosa - e fazendo faxinas para sobreviver. Meg vinha de uma família estruturada, vivia com seus pais Joe (de descendência mexicana) e Sue e o irmão Scottie, de 10 anos, além do cachorro Samsom. Cody vivia com Tricia, sua mãe (não podia chamá-la de mãe, apenas de Tricia), uma mulher relapsa e não chegou a conhecer seu pai.

Após a morte de Meg. Joe e Sue pedem que Cody vá até Tacoma, onde ficava o campus que Meg estudava, para buscar os pertences da jovem na república onde vivia. Chegando na república, Cody conhece Tree, Richard, Alice e Harry, colegas de Cody. A amiga não queria acreditar que Meg vivia com colegas tão... diferentes, digamos.

Cody conhecia Meg muito bem. Ou achava que conhecia. Ela encontra o notebook de Meg e resolve fuçar em sua caixa de email. Encontra emails de Ben McCallister e muitos outros sobre suicídio. Mas algo lhe chama a atenção: a ausência de email em um determinado espaço de tempo e um arquivo que está na lixeira. Um arquivo criptografado.

Enquanto Cody não sabia do que se tratava o tal arquivo, ela resolveu ir atrás do tal Ben McCallister, que, em sua concepção, era o causador do suicídio de Meg. Quando ela o conhece, tudo o que ela sabia sobre o suicídio vai por água abaixo.

Simplesmente não tenho palavras para descrever esse livro. Suicídio é um tema delicado, tratado como tabu. Mas não nesse livro. A sensibilidade com que a Gayle escreveu sobre o tema é algo incrivelmente único.

Hoje eu entendo porque as pessoas admiram tanto a Gayle. Ela teve a habilidade de pegar um tema extremante denso e narrar com uma sensibilidade tão grande que não tem como não se apegar ao livro.Seus personagens foram bem construídos e isso é um grande diferencial. Acho que o fato de muitos jovens lerem as obras da autora, essa temática é ótima para alarmar e conscientizar algumas pessoas. Indico a leitura. - Ani Lima

Quando você pensa que Cody está chegando perto, a trama sofre uma reviravolta. Quando você acha que Cody vai se ferrar, acontece algo que nos deixa boquiabertos. Esse livro é tão maravilhoso que, dá pra ler em um dia só - foi o que fiz, já que demorei pra começar a ler. Desculpe, meninas! Quando você começa, não consegue parar enquanto não descobre o que vai acontecer com cada personagem.

Eu Estive aqui me surpreendeu muito. Quando li a sinopse, não esperava que o livro traria tantas questões importantes e que muitas vezes são deixadas de lado. É um livro muito sensível, que mexe bastante com nossos sentimentos. Raíssa Martins

A edição que recebi da Arqueiro, parceira do blog, está de parabéns! Encontrei poucos erros - falta de atenção - mas nada que dificulte a leitura. A capa condiz com a trama e a fonte Times 14 + folhas amareladas (marca registrada da editora) deixam a leitura confortável. Recomendo que leiam a Nota da Autora, em que ela explica como um simples artigo sobre suicídio tornou-se um sucesso de vendas - pra quem não sabe, Gayle é jornalista. Nessa parte, meus olhos lacrimejaram.

Eu não sei como eu ainda não tinha lido nada da Gayle. A escrita dela flui com uma delicadeza única, ela é uma das poucas que consegue fazer com que um tema tão pesado se torne tão plausível quando se lê. O leitor pode facilmente se identificar com Cody ou Ben, ou até mesmo Sue. Com esses personagens, a autora demonstrou que é possível falar de um assunto delicado sem parecer loucura e, o mais importante, o livro mostra os resultados de um suicídio, pra quem fica, claro. Leitura mais que recomendada.

Termino dizendo que vocês devem ler sim, Eu Estive Aqui não é só um romance, é uma história que nos traz o suicídio não como um crime, mas como um mal que deve ser discutido e combatido. Suicídio não é "coisa da sua cabeça". É tão real como o ar que respiramos. Simplesmente leiam.



E a próxima leitura é... Melancia! Da autora Marian Keyes, o livro conta a história de uma mulher que acabou de ter um bebê e foi abandonada pelo marido, que tinha um caso extraconjugal há mais de seis meses. A escolha foi da Raíssa. Espero gostar desse livro!


25 Comentários

  1. Oi Kami.
    Também curti muito essa leitura.
    Não prestei atenção aos dados técnicos, como a fonte do livro. Mas também achei que Gayle contou a estória de forma bem sensível.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. O que posso dizer a autora é fenômenal, com temas muito interessante, com toda cedrteza esse livro já esta na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoa com o mesmo nome que eu. Kkkk
    Bem já é a terceira resenha que vejo do livro e só tecem elogios, mesmo assim acho que não leria ele, nada contra a Gayle, mas não faz o meu gênero, apesar de adorar discutir sobre os dramas citados no livro.
    Gostei da tua resenha, espero outras.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. Ai, adorei a resenha. Já conhecia esse livro meio que "por cima", sabe?! Então, depois dessa resenha me interessei mais ainda. Suicício é um tema muito delicado mesmo.. Vou anotar pra ler, heheh ;)

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamila!
    Tudo bem?
    já li esse livro e não tive uma boa experiência. Pra falar a verdade, eu odiei a Cody. E não concordei com vários acontecimentos.
    Em controvérsia, eu gostei da escrita da Gayle Forman. Isso me fez ler o livro super rápido.
    Acredito que essa história tem o seu público. E eu não faço parte dele.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii kamila, tudo bem??? Que bom que você curtiu o livro ;) Lá no blog quem leu, foi a Fernanda, minha colega de blog e ela amou. Eu acho muito importante este tipo de tema ser debatido em livro ;)
    E o projeto de vocês é muito bacana :)
    Acho que você vai curtir Melancia =D Eu gostei
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiiii!

    Eu Estive aqui foi uma grande surpresa <3 Eu adorei a narrativa e a forma como a história foi elaborada, foi sutil e ao mesmo tempo viciante.

    Adorei!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li recentemente um livro com a temática suicídio, e realmente é um tema delicado, eu não gostei da minha experiencia, talvez o autor que li não conseguiu lidar com o tema de uma maneira que EU gostaria, e a Gayle seja diferente, mas por enquanto vou deixar passar.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu li Se eu ficar, da Gayle Forman, e não curti muito. Achei meio sem gracinha. A escrita dela é boa, fluida, a leitura é rápida, mas faltou alguma coisa para me convencer. Estou pretendendo ler esse Eu estive aqui e dar mais uma chance à autora. Mas a continuação de Se eu ficar, eu dispenso!
    Tomara que eu goste mais desse! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamila! Tudo bem? Eu li primeiro a resenha da Raissa e fiquei interessada e agora que conferi seu post, as expectativas aumentaram! Ainda não li nada da Gayle Forman, mas acredito que esse é o livro dela com mais resenhas positivas que vi pela blogosfera. Acho bacana a autora trabalhar o suicídio, não me lembro de nenhum outro livro que aborde o assunto e espero que ela tenha a sensibilidade necessária para falar sobre isso. Estou curiosa e espero não me decepcionar! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu adoro a escrita da Gayle, sempre me surpreendo e me emociono com suas histórias.
    Gostei muito de Eu estive aqui e da forma como a autora trouxe tanta sensibilidade para um tema tão forte.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acho a história do livro incrível
    Já li outras resenhas e amei
    Mas não quero ler, não adianta, não encontro motivação pra esse livro hahahaha
    De qualquer forma, bsuicudio deixou de ser tabu pra mim, quando entendo que era "a saia do labirinto".

    Bjs, Tay do Let it shine

    ResponderExcluir
  13. Eu acabei de ler a resenha desse livro em outro blog e agora lendo o seu tenho que confessar que gostei bastante, até porque a trama me parece ser bastante interessante, mas um tema que merece ser lido em um momento mais propicio. Eu atualmente não pegaria para ler, mas já o tenho na minha estante e assim que tiver chance lógico que irei ler, mas eu achei bastante delicado o assunto que a autora aborda. Espero poder gostar, até porque a Gayle se tornou a minha autora favorita e adoro os livros dela. Enfim...Vamos ver né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/parceria-editora-draco.html

    ResponderExcluir
  14. Já li esse livro e tive as mesmas impressões que você. Apesar de ser um tema bastante complicado e quase nunca tratado pela sociedade, a autora conseguiu nos informar sobre algo sem precisar nos chocar com um tema tão pesado e tão pouco falado.

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Estou com esse livro na minha longa listinha. Mas, ainda não tive tempo de lê-lo. Adorei a sua resenha.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamila!!
    Já vi algumas resenhas desse livro e acho que vou gostar da leitura.Não gostei da escrita da autora em Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,mas acho que pelo assunto abordado (adoro temas polêmicos em livros kkkkkkkkk) me interessei em começar a ler.Vamos ver se vou gostar :D
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu tenho vontade de ler um livro dessa autora. Aliás eu até tenho o um livro dela que é Seu Eu Ficar, mas ainda não tive tempo de ler.
    Adorei a sua resenha.
    Anotei a dica e vou ler em breve.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito do trabalho da editora, mas tenho um pouco de preguiça em ler livros deste gênero. HAHA Mas a resenha está super organizada, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Desisti da série no primeiro, mas estou vendo tantas resenhas desse que fico tentada a pegar meus livrinhos e ler a série de novo e dar-lhe mais uma chance. Gostei da temática de suicídio nesse volume, espero que tenha sido bem trabalhado

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da autora mas acho que vou começar por esse
    Adoro temas polêmicos e não posso deixar passar
    Todos dizem como é importante a nota da autora nas resenhas
    Amei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Segunda resenha que leio desse livro, e todas positivas, vocês estão me convencendo a ler!
    Eu li Se eu ficar e não achei que fosse tudo o que disseram, achei um livro frio, custou me prender, só aconteceu mais para o fim, tanto que não li a sequencia. Quando vi esse livro eu decidi que não o leria, mas sua resenha me convenceu a colocar ele em minha lista!!! Acho que é melhor do que eu pensava!

    ResponderExcluir
  22. Oii.. muito legal o projeto!Não tive oportunidade de ler nada da autora, tenho o livro "Se eu ficar" mas não me animo para ler o mesmo, talvez eu leia outro da autora. Parece ser um livro com uma história triste, sobre amizades e um assunto tao forte como o suicídio. Espero ler!

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Gayle Forman é uma das minhas autoras favoritas, li Se eu Ficar e amei muito, ela me ganhou com aquele livro, porém estou empacado na leitura de Apenas um Dia, parece que foi escrito por pessoas distintas. Eu Estive Aqui, é uma leitura que pretendo realizar, mas não tenho tanta pressa, apesar de só ler resenhas com comentários bastante animadores, como a sua e eu gostar bastante do tema, mas não estou tãaaaao curioso. Eu não gostei da capa que a editora Arqueiro preparou, mas tudo bem, né?

    Beijos, adorei a resenha!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Esse ano já li um livro sobre o assunto e que também funcionou como um alerta contra a prática de suicídio. Mesmo tendo receio da escrita dessa autora, quero ler esse livro desde o seu lançamento. Acredito que a trama faz o leitor pensar um pouco sobre vários assuntos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Kamila!
    Achei bem legal que o livro tenha feito você refletir assim. Eu não li nem um livro da Gayle por não gostar do gênero, mas às vezes acho que deveria dar uma chance porque, se eu não gosto do romance, pelo menos as abordagens dela parecem ser interessantes.
    Com carinho,
    Celly.

    htttp://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)