Olá!

Hoje tem a resenha de um livro que me deixou de ressaca literária (mas já passou, não se preocupem). Um livro que tinha tudo pra ser triste, mas tem muita ironia e faz com que reflitamos sobre nossos erros e o que nós fazemos para consertá-los. Vem sofrer comigo com a resenha de "Antes de Partir desta pra uma Melhor", um lad-lit escrito por Jonathan Tropper.

Adendo: lad-lit é um gênero literário em que o personagem é do sexo masculino, é ele que conta os dilemas da vida cotidiana, como amor, trabalho e família. Ou seja, é o homem escrevendo para o homem. Gênero pouco difundido no Brasil, Jonathan Tropper é um autor de destaque, com alguns títulos no Brasil, como Sete Dias sem Fim, da Arqueiro.



Antes de Partir desta pra uma Melhor (que nome comprido, meu Deus...) conta a história de Drew Silver, um completo fracassado. Ele era baterista da Bent Daisies, uma banda de fundo de quintal que, por uma dessas questões da vida, estoura na mídia com a música Rest in Pieces (Descansar em Frangalhos, segundo a tradução do livro). Até aí tudo bem, porém, com a saída do vocalista - que faz sucesso em carreira solo - o restante da banda cai no ostracismo.

Como se isso não bastasse, ele deixou a esposa, Denise, e a filha, Casey. Oito anos se passam e nosso amigo Silver (dá vontade de ser amigo desse cara) mora sozinho no Versailles, um apart-hotel conhecido por abrigar vários fracassados além dele. Bons exemplos são seus amigos Jack e Oliver, que também se separaram de suas famílias (e são caras legais, diga-se de passagem).

Silver é tão fracassado que vive dos direitos autorais de seu único sucesso Rest in Pieces (ganha pouco), de se apresentar em eventos tocando bateria (bom salário) e de doar seu sêmen toda semana para um instituto de pesquisa, ganhando a importância de 75 dólares.

Um dia qualquer na vida de Silver, que está na beira da piscina do Versailles olhando as universitárias de biquíni, ele recebe a visita inesperada de sua filha Casey, que lhe solta a bomba: está grávida. Tem apenas 18 anos. Silver não sabe o que dizer, nunca soube, aliás. Mas ele aconselha o aborto. Ele a acompanha até a clínica para que a garota faça o procedimento, mas, ele sofre um infarto. E é aí que a história começa pra valer.

No hospital, Silver é examinado pelo dr. Rich, que é noivo de Denise (da hora a vida, #SQN). O médico é enfático: precisa operar sua aorta. Mas Silver se recusa, quer morrer, já que, segundo ele, só faz merda. E só faz mesmo rs.

Quando eu pedi esse livro pra Arqueiro, parceira aqui do blog, pedi sem expectativa nenhuma, nem sabia do que se tratava. Li a sinopse, mas não a registrei no cérebro. E isso foi bom, porque, gente, que livro é esse???? Tenso e irônico, do começo ao fim. Vamos acompanhando Silver, um cara que jogou tudo pro ar por causa de um sucesso efêmero e, agora, com os dias contados, quer consertar seus erros, quer ser alguém melhor para Casey, quer que Denise o perdoe, enfim, quer apenas se redimir. Para isso, ele fez uma breve lista do que, segundo ele, seria necessário para melhorar. Lista, aliás, que eu não vou contar por motivos de: vá ler o livro hehehe

A Arqueiro mitou nessa edição: manteve sua á conhecida (e abençoada) diagramação: folhas amareladas e fonte Times 14, para uma leitura confortável. Não há erros de revisão (!!!) e a capa está muito legal, com referências à vida atual de Silver. Só não gostei do final, gente, eu fiquei pensando, por quê??? Ele estava quase lá e... Caramba, o que custava??

Recomendo a leitura por ser um gênero praticamente inédito no Brasil, por nos fazer refletir e porque dá vontade de chegar no Silver e dizer: "Amigo, me ajuda a te ajudar" Porque ele precisava de ajuda, e recusou todas que apareceram e, quando ele realmente disse sim...

Bem, o que vocês acharam da resenha? Já leram algum lad-lit?


27 Comentários

  1. Olá! Não sabia que esse tipo de livro se chamava lad-lit, mas uma pro meu vocabulário! Hahaha
    Já li um livro do Jonathan Tropper, chamado Como falar com um viúvo, e gostei muito da escrita dele, como você disse ela é carregada de ironia e me tirou boas risadas. Fiquei curiosa com essa história, mas confesso que seu comentário sobre o final do livro me desestimulou a lê-lo :/

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Já li outros livros desse autor e gostei muito, então quando vi que esse seria lancado fiquei morta de curiosidade para conhecer a obra.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da estória. Você sempre trás livros que ensinam alguma lição de vida. Gosto de livros assim.
    Eu já tinha visto a sinopse desse livro, mas como você, não tinha registrado a estória.
    Mas acho que eu leria sim.

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oláá´!

    Tenho vontade de ler Sete dias sem fim só pq na capa tem um ator que curto muito, mas não conhecia o genero, na verdade as vezes acho que esses generos ficam confusos HUSAHUSAHU.
    Gostei de saber que há uma mensagem no enredo e depois da sua resenha eu meio que deduzi o que vai acontecer no final :(
    Espero ler em breve algo do autor!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    Adorei ler sua resenha :)
    Sério ! Fiquei louca para ler o livro , aliás ele tem uma capa lipa .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro do estilo,e apesar de ter um enredo bem diferente ainda estou me perguntando se gostaria de ler. Não curto histórias que envolvem doenças ou coisa semelhante por que logo prevejo o que vai acontecer no fim, e de triste basta minha vida! kkkkk
    Ainda assim vou ver se leio, amo um toque de ironia e sarcasmo :)
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá flor, tudo bem?
    Eu passei por esse livro algumas vezes na vida mas nunca tinha me despertado interesse, até agora. Que história, adorei sua resenha e me empolgou de verdade para o ler. aaa e não sabia que esse tipo de livro tinha esse nome rs vivendo e aprendendo :D
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar do autor nem nada. Esse seria o tipo de livro que eu levaria pra casa só pelo título e pela capa haha Ótima resenha, já vou colocar na lista de desejados.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, nunca li nada do autor e nem o lad-lit (que para mim é novo), mas fiquei bem curiosa com o livro, eu leria sim, vai para a lista

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu só tinha visto a capa desse livro e já tinha me chamado a atenção, mas não sabia do que se tratava. No entanto agora me deu uma vontade de lê-lo! rs Fiquei muito curiosa pra saber o desfecho do livro, quando ele finalmente aceitou aconteceu o que? meu Deus! rs Que suspense.
    Espero ter oportunidade, entende-se dinheiro, pra ler esse livro. rs
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa dele bem interessante. E amo livros que nos passam mensagens.
    Anotei a dica e assim que puder quero ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adoro ler livros que traz um lição de vida. Mas, muito destes livros são enrolados. Este é?
    Grande beijo,
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha eu confesso que estava com bastante receio em ler esse livro, mas depois de ler a sua resenha que é a primeira que VEJO, eu fiquei fascinada, até porque me parece um livro de superação e nos dá uma lição de vida ao mesmo tempo. EU gostei bastante. Vou ver se adquiro ele para minha lista. Vou colocar nos meus desejados e com certeza vai ser um dos proximos que comprarei.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-insight.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila
    Achei a capa desse livro linda, e não conhecia esse novo estilo literário, que bom que está chegando ao Brasil. Bom, eu não li a sinopse nem procurei saber do que se tratava quando vi esse livro pela primeira vez, mas lendo a resenha percebo que a história deve ser muito bem escrita, e tem algo a nos acrescentar.
    Já irei colocar na minha listinha do skoob!

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    Amei a premissa do livro e a sua resenha,
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Não é o tipo de leitura que costumo fazer mas achei bem interessante!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  17. Oi, Kamila, tudo bem?

    Já li algumas resenhas desse livro, mas não me interessei pela história. Esse não é um gênero que eu tenho vontade de conhecer, mas nunca digo nunca...quem sabe não leio um dia desses!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Kaaaaaaaaaaaa,
    menina!!! Você tirou minhas dúvidas sobre o final do livro. Não acredito que é esse o final, nossa, eu achei que... enfim. hahaha
    Que bom que tu gostou da leitura, eu também gostei bastante. Gostei também da tua resenha, e acho que todo mundo quis ser amigo do Silver durante a leitura hahaha
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  19. Realmente o livro me pareceu muito bom!!!! Gosto de livros assim, sua resenha me convenceu a ler, pena q minha fila está enorme e vai demorar um pouco, mas já vou marcar no skoob p não esquecer!!

    ResponderExcluir
  20. Oii
    É um livro um pouco diferente do que eu costumo ler, mas gostei muito da história e o leria com certeza. Gosto muito de livros que tem lições de vidas assim.
    Obrigada pela dica

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Oii Kamila, tudo bem??? Fiquei curiosa e vim aqui ver sua resenha , hehehhe =D
    Não conhecia o gênero por este nome (aliás, não conhecia por nome nenhum, kkk)
    Kamila é cultura, kkkkk
    O autor é muito bom mesmo. Já quero ler os outros dele. mas por enquanto Como Falar com um viúvo ainda é meu favorito <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. A quantidade de histórias de superação que temos visto hoje em dia nos livros está exorbitante.... Mas como a maioria das pessoas(acredito eu), sempre amo ler. hahahaha Paarabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  23. Nossa nunca li os livros desse autor e nem sabia que existia esse gênero, aliás nunca li um livro que fosse assim.

    ResponderExcluir
  24. Oii Kamila!

    Só de ler o nome do livro já me deu uma coisa na garganta. Se eu ler esse livro com certeza vou ficar com ressaca literária hahaha Gostei bastante da história e com certeza esse livro vai mexer muito comigo ^^

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  25. Ei Kamila, tudo bem?
    Não sabia da existência desse gênero, vou procurar mais sobre ele. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa para ler o livro agora. Quando vi os lançamentos da Arqueiro não me interessei muito por ele, mas agora estou bem curiosa mesmo para lê-lo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Já li lad-lit e gosto muito desse gênero porque nos dá uma nova visão das histórias. Achei a história interessante, principalmente por envolver um cantor que vive com os restos do seu 15 minutos de fama. Uma premissa instigante e me apaixonei pelo título da obra.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Bom dia!
    Gostei muito da premissa!
    Será que um livro que gostaria de poder ler, sua resenha foi simples, porém bem clara sobre a história e isso me bastou para querer o livro!
    Obrigada

    Bjus
    Viviana
    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)