Olá!

Julho chegou e... estou de férias! Tá, estou de férias há cerca de 15 dias, mas não tenho culpa se julho só quis chegar hoje, rs. E as férias só são da faculdade, férias de trabalho estão longe, a perder de vista...


Coloquei essa foto porque é em Montréal, no Canadá. Espero um dia poder conhecer essa linda cidade! Foto by Pinterest.

Sim, esse semestre foi corrido pra mim. Não foi do jeito que eu queria, mas foi satisfatório. Tirei boas notas (a menor foi um 8), porém, sei que não foi suficiente. Sei que posso fazer mais, sinto que há um bloqueio em mim, algo que me diz que fracassarei, algo que me diz que dará errado, que não me deixa tentar. E o medo predomina. Quem me conhece sabe que reclamo demais, pareço uma velha. Pareço mesmo, sei disso. Mas eu reclamo sobre coisas pequenas, como deixar a esquerda livre na escada rolante do metrô - é mesquinho, mas me irrito ao ver o povo usando a escada rolante como escada normal. Fico na esquerda mesmo, mas sempre tem um que me pede licença, aí eu tenho que ceder, fazer o quê. Sempre uso a normal, rolante só quando não dá mesmo. Mas não é disso que vim falar e sim, do que rolou nesses primeiros seis meses de 2015. Comecei o ano com uma bomba: ninguém esperava, mas troquei de emprego. Seis por meia dúzia, porque ainda não encontrei estágio na área em que estudo. O emprego em si é legal. Tem a ver com filmes e a Netflix e acredito que esse emprego tenha contribuído com essa fase, juntando isso com o fato de que ainda não estou exercendo a profissão de jornalista.

Fiz muitos trabalhos práticos - reivindicação antiga da classe - como programas de rádio, de TV, uma revista... Enfim, produzi muito conteúdo. Alguns dos trabalhos, como o programa de rádio "Cultura Universitária", estão na internet. Eu separei o link, que está disponível na aba "Portfólio" aqui mesmo no Resenha. Pois bem, escrevi muito e não escrevi nada.

Ali em cima eu disse que reclamava de coisas pequenas, pois é, queria não reclamar tanto, mas essa foi a forma que encontrei para explicitar o que sinto. Como mais planos que fiz foram por água abaixo (devo ter virado especialista nisso, não é possível!) e como eu gostaria que fosse diferente. Às vezes, me sinto perdida. Por incrível que pareça, comecei a duvidar de que tinha feito a escolha certa. Em casa, meus pais não queriam que eu escolhesse o jornalismo. Minha mãe ficou neutra, não queria mas respeitou minha escolha. Meu pai foi veementemente contra. Ainda é, de vez em quando joga na minha cara que ele estava certo e que eu não devia isso, não devia aquilo e etc... 

Sim, quando eu entrei pra faculdade, eu pensei em trabalhar com TV como correspondente internacional (que petulância, não?) e em mídia impressa. Eu queria escrever. Hoje, a cabeça é outra, ainda quero trabalhar escrevendo e um dia ser correspondente internacional, mas abri meus horizontes. Antes, queria falar sobre o que viesse, hoje penso em escrever sobre cultura (livros!), esportes, apesar da doença crônica chamada machismo, trabalhar em mídias sociais... TV, no momento, está fora de cogitação, não tenho porte para tal. Mas, até esse semestre, jamais tinha parado pra pensar se eu havia feito a escolha certa. E se tudo der errado?

Pois é, pela primeira vez desde que pisei na faculdade, senti o medo real de tudo dar errado. Ainda sinto, apesar de ter sido um semestre incrível em quesito notas (a menor foi 8!). Sinto que, se eu tiver que fazer uma escolha, a chance de ela dar errado é de 99 em 100. Parece que, desde que saí da escola, o destino optou por me ferrar. As pessoas tiram um ano sabático por vários motivos. Eu tirei por força maior. É triste você fazer uma série de planos e TODOS darem errado. Todos mesmo. Desde então, foram poucos momentos de satisfação, verdadeiros lapsos, dá pra contar usando apenas uma mão.

Esse 2015 eu queria fazer diferente, e fiz, mas pra pior. Estou reclamando? Evidente que sim! Eu vejo tanta gente se dando bem sem merecer que me pergunto: o que fiz de mal pra ser tão azarada? Porque eu devo ter feito algo ruim, não é possível! Eu sei que tem gente que tem problemas piores que os meus, mas de acordo com a vida que tive e o meio em que vivo, não está fácil. Sem falar que eu penso que é egoísmo e falta de respeito ficar fazendo competição pra saber quem tem o pior problema.

Como o que passou já foi e eu não sei o que o futuro me reserva, finalizo esse post com uma das minhas poucas alegrias, a revista Querido Leitor, que eu fiz com a Ani, com matérias nossas, para a disciplina de Planejamento e Produção de Revista.

Escrevi tudo o que estava engasgado mas ao mesmo tempo não escrevi nada. Portanto, me julguem à vontade usando o espaço destinado aos comentários e que venha o sexto semestre!

PS: apesar de alguns lapsos, eu nem penso em desistir do Jornalismo!!!

7 Comentários

  1. ooooi, tudo bem?
    Legal ver uma balanço do final do semestre. Curso jornalismo também, vou agora para o oitavo e último semestre. TCC em mente e na prática!
    Continue firme e forte que tudo dará certo. Nada é fácil, mas aos poucos vamos realizando nossos sonhos e conseguindo nossas conquistas.
    ADOREI esse projeto de revista. Ficou demais, parabéns!
    Comecei o jornalismo querendo trabalhar em revista ou correspondente internacional. Mas a profissão abre mesmo nossos horizontes. Ainda quero trabalhar com revista ou impresso e internacional, mas quero me direcionar para cultura e também algo que envolva rádio. Não tenha medo das escolhas, aposte, tente! Tudo dará certo!

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  2. OOi Kami.
    Como você bem sabe aqui em casa não é diferente quanto a opinião da minha mãe sobre a faculdade. Ela acha que Administração seria uma escolha mais segura e, às vezes, assim como você, eu penso que seria também. Mas ai depois eu penso em como eu ficaria quatro anos estudando algo que eu realmente NÃO GOSTO. E em como eu seria totalmente infeliz por ter em deixado levar pela opinião da minha mãe e em como ela estaria controlando minha vida.
    Nada nunca vai ser fácil e algumas vezes parece que nada dá certo, mas acho que você podia olhar pra trás e pelo menos tirar uma lição de tudo isso, sabe?
    Pode parecer que só deram coisas erradas, mas seja um pouco mais positiva e tente enxergar o que você aprendeu com tudo isso.
    E se nada der certo no fim das contas, estamos juntas!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ka, tudo bem??? Acho que sentir esse desanimo é comum. (Eu acho)
    Nunca tenho medo de jogar tudo para o alto se for preciso, mas só faça isso se você tiver certeza de que o caminho que está seguindo não te faz feliz. Se é só uma fase, deixe que passe. E ela passa, acredite.
    Sei como é se sentir desmotivada e desanimada, mas a vida tem dessas né?
    Força!!!
    A revista ficou o máximo viu???
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Siga seu sonho e alcance a carreira que deseja! Algumas fases nos deixam assim mas passam!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Então nossa...tipo...nossa...desabafo hein. Olha só vejo sempre muito disso por ai. E complicado quando saimos do ensino medio e precisamos escolher uma profissão na vida porque a maioria realmente deseja ser famoso e ganhar dinheiro e isso nem sempre é fácil assim, ou mesmo escolher algo que a gente goste de fazer. Eu tive muita sorte em escolher minha profissão apesar de me estressar muito no que faço e um ramo que sempre tem emprego e paga minhas contas. Enfim, parece que você esta caindo na realidade realmente e vendo que o mundo não é uma florzinha como parece...o que posso te dizer é, nem tudo realmente sai como idealizamos, porém não precisa ser totalmente ruim. Tenta abrir sua mente para outros caminhos e realmente correr atrás, eu mesma no começo da faculdade quase pagava para trabalhar para conseguir experiencia no ramo, isso é bem complicado no inicio, mas com o tempo tende a melhorar. Tenha em vista lugares que te deem uma experiencia inicial, se cola nos professores eles quase sempre tem alguma bolsa de emprego/estudo em vista e não desista. Se é isso que vocÊ realmente quer tem que ir em frente e lutar. Baixou o espírito de conselheira titia ahha mas espero que tenha lhe dado alguma dica útil. Enfim gostaria de deixar um convite para você passar lá no blog também conferir um conto que eu desenvolvi para uma oficina literária com direito a trilha sonora e tudo. Ficarei feliz com seus comentários.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  6. Oi Káh,
    Ah, sabe .. eu acho que isso é coisa da nossa geração. Esse inconformismo, essa sensação de que fizemos a escolha errada. Somos uma geração que questiona tudo. O destino, as nossas escolhas, nossas crenças. Por um lado é bom, mas por outro é terrível. Já perdi a conta de quantas vezes escolhi algo e mudei de ideia. Já comecei três faculdades e só desta vez sinto que estou no curso certo. Mas sim, tenho dúvidas sobre a carreira. Não queremos ser infelizes e por conta disso, nos tornamos infelizes. Meus pais, por exemplo, são de uma geração que sabia o que queria e trabalharam duro, pensando nas conquistas, na posição social, no trabalho. Nós, somos sonhadores, queremos uma vida feliz, acima de bons empregos e dinheiro. Mas talvez seja como Amélie já dizia: "são tempos difíceis para os sonhadores." Ótimo texto, adoro tuas reflexões Kami!

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Que lugar lindo, só pela foto você me fez ter vontade de conhecer. Bem, jornalismo é um curso que sempre quis fazer, mas também tenho medo de tudo dar errado, as possibilidades para a área são poucas e eu acabei entendendo que posso escrever e ser feliz sem necessariamente trabalhar com isso. Mas desejo tudo de melhor pra você, o futuro Deus ajeita!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)