Olá!

Há alguns meses, eu recebi da Novo Conceito uma amostra do livro A Playlist de Hayden e, para poder ganhar o livro, postei minhas primeiras impressões (clique aqui). Agora, como eu recebi o livro todo, trago a resenha completa desse livro que, ao mesmo tempo que me deixou triste, me deixou com cara de paisagem. Leia e entenderá.

No link ali de cima, que te direcionará às primeiras impressões, eu disse que a história, o primeiro romance de Michelle Falkoff, se trata de Sam, que perde seu melhor amigo Hayden, que era vítima de bullying. Ou seja, houve uma festa. Houve uma briga. E na manhã seguinte, Hayden estava morto.


(por motivos de: foto muito linda feat. postada no insta do blog @blogresenha AND compartilhada na página da Novo Conceito, trago essa foto)

Antes de se matar (isso não é spoiler, está na capa do livro) Hayden monta uma playlist com músicas que ajudarão Sam a entender o que lhe motivou a tirar a própria vida. Pois bem, a playlist é só enfeite. Sam precisou passar por diversas situações para poder entender o que aconteceu com seu amigo.

Enquanto Sam tenta entender o que aconteceu com Hayden, ele conhece Astrid, uma garota geek que sabe muito mais do que aparenta. Sam acaba por fazer amizade com a garota e com Eric, que supostamente é namorado de Astrid. Supostamente.

Sério, não sei como começar a opinar. A história é muito bonita, mas a autora se perdeu na conclusão. Tem uma parte da história em que Jason e Trevor (que são amigos de Ryan, formando a Trifeta do Bullying) são brutalmente espancados e as suspeitas recaem sobre Sam, que diz querer justiça, mas que não queria que eles sofressem violência física. Em que mundo a Michelle Falkoff vive?? Em que mundo ela acha que a pessoa que é vítima de bullying vai ter compaixão de seu agressor quando este é agredido? Claro, que Sam não tem nada a ver com essas agressões, mas a extrema bondade dele - pra mim isso é ser sonso, uma coisa que eu odeio nessa vida - me irrita.

Sam, com a ajuda de Astrid, Eric e Jess, uma garota que é o elo da história, logicamente, consegue desvendar o que realmente levou Hayden ao suicídio. Isso eu achei triste, não dá pra entender como foram capazes de fazer o que fizeram com Hayden. Não posso contar o que aconteceu, porque resultaria em um spoiler gigantesco, mas posso adiantar que isso acontece aos montes nas novelas (pelo menos nas que eu vejo, rs).

Mais uma vez terminei uma leitura procurando o final do livro. Fiquei com cara de paisagem, esperando mais alguma coisa, que não veio. Obviamente, explica-se porque existe a Trifeta do Bullying, porque os pais odiavam Hayden e adoravam Ryan (o que merecem os pais que amam um filho em detrimento de outro???), tudo se encaixa, mas ficou aquela sensação de "a autora poderia ter explorado isso melhor".

Nas primeiras impressões eu disse que a NC tinha feito um trabalho espetacular na diagramação e revisão. E fez mesmo! Não há erros, a fonte e as folhas são perfeitas para a leitura! A única coisa que eu escrevi nas primeiras impressões e que retiro, foi que a história era de arrancar lágrimas. Não é não, é uma história triste, mas não a ponto de chorar - claro que minhas lágrimas não são parâmetros, mas pra quem chorou a morte de um gato, Dewey, que eu resenhei aqui, deveria ter chorado ao ver um adolescente dando cabo da própria vida. Mas não rolou.

Só recomendo o livro porque quem publicou foi a Novo Conceito, de quem sou fã, mas pela história, Michelle Falkoff deixou a desejar. Esse é o primeiro livro dela, espero que ela continue escrevendo e melhorando sua escrita.

Ah, e as músicas que abrem os capítulos do livro estão nesse site: aplaylistdehayden.com.br

E, antes que eu me esqueça, tem sorteio aqui!!


8 Comentários

  1. Acho que a proposta do livro foi uma grade ideia. E as resenhas que li dele despertaram em uma genuína vontade de ler.

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamilla!
    Também recebi a amostra com os primeiro capítulos e fiquei curiosíssima para ler a continuação. A história parece ser maravilhosa a principio. Uma pena que a autora se perca na conclusão.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu fiquei muito feliz quando recebi o presskit, uma pena que o livro não supriu suas expectativas :(
    Já não achava o livro tão emocionante assim mesmo sendo só a prova. Fiquei triste pela autora não ter te agradado tanto e espero ler em breve para saber o que achei ou não :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com


    ResponderExcluir
  4. Olá !
    Você me desanimou a comprar esse livro , eu até tinha o colocado em minha lista , mas , já o tirei .
    Pelo que você citou na resenha , eu acredito que não gostarei do livro .

    Tá rolando promoção lá no meu blog . Serão 6 livros para um ganhador , participe !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Sabe que infelizmente esse não é um livro que me chame atenção e pela sua resenha parece realmente não ser tudo aquilo então essa eu deixo passar. Aproveito a te convidar a dar um pulinho lá no blog hoje tem um conto que eu escrevi com direito a trilha sonora e tudo se puder comentar, adoraria saber sua opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/06/conto-um-fio-de-esperanca-por-raquel.html

    ResponderExcluir
  6. Kami! Eu gostei não achei que a autora deixou a desejar não, me envolvi muito com a obra e senti muito ela, terminei a leitura bem pesada até, a combinação música, tema e enredo mexeu bastante comigo! Mas gosto é gosto né! Beijos
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamilla.
    Já vi resenhas desse livro em outros seis blogs.
    Parece um livro muito bom. Aliando um pouco de música com literatura.
    A mistura de suicídio, bullying e mistério me deixou interessado.
    Bela dica.
    Já tinha anotado na lista de desejos.
    Gostaria de ler mais livros como esses resenhados por aqui.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  8. Heey!
    Aah é uma pena que você não tenha gostado do livro... Eu ainda não li, mas estava com grandes expectativas rsrs.
    Seu blog é fascinante, já estou seguindo ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)