Olá!

Depois de ler a sequência da série Millennium (!), era hora de entender de onde veio o talento de David Lagercrantz para a literatura policial e porque os herdeiros de Stieg Larsson o escolheram para continuar a única série possível. A Cia. das Letras não perdeu tempo e publicou um dos primeiros livros do autor.
SKOOB - A Morte e a Vida de Alan Turing vai começar relatando a morte (o suposto suicídio) do famoso matemático inglês, cuja participação foi essencial na vitória da Inglaterra sobre a Alemanha nazista, nos anos 50. Ele morava em Wilimslow, próximo de Manchester, Inglaterra. E no dia seguinte à morte de Turing, o detetive Leonard Corell é designado a ir até a casa da vítima para buscar informações do caso. 

Alan era homossexual e, na época, era muito mal visto. Mesmo sendo genial em seu trabalho, o fato de ser gay o fazia ser mal visto perante a sociedade – inclusive era crime naquele tempo. Quando o detetive vê o que Turing deixou – uma maçã banhada em veneno – ele colocou em xeque a versão oficial – a de suicídio. Aliás, junto da maçã, alguns objetos que, à primeira vista, não diziam muita coisa.

Leonard Corell era um sujeito singular. Cheio de monstros perturbando sua mente, teve uma infância complicada, sendo obrigado a estudar numa escola que não queria e ter que suportar uma mãe que ficou distante após a ausência do pai. Acha seu trabalho de policial algo indigno dele e de seu sobrenome, se achando superior a tudo e todos, mas ao mesmo tempo sofrendo com uma tremenda timidez, que o faz agir de maneira impulsiva às vezes. As coisas que Leonard encontra na cena da morte fazem com que ele repense sua vida, seus conceitos, até mesmo sua auto-estima. E acaba por iniciar uma investigação profunda sobre o caso, fazendo-o mergulhar na morte e na vida de um dos mais importantes matemáticos de nosso tempo. 

Foi uma boa leitura, pude conhecer melhor a escrita de David, aliás, pude conhecer a escrita dele em algo original. Deu pra entender melhor de onde ele tirou tantos conhecimentos matemáticos e físicos para escrever a sequência da série Millennium. Cheio de detalhes, o livro permeia não só a vida de Turing, mas também a sociedade daquela época, preconceituosa e preocupada com o avanço do nazismo no pais. 
A máquina de Turing – precursora dos computadores que conhecemos hoje – foi um aparelho vital para a vitória dos britânicos. Com muitos fios e conexões, foi possível decodificar as mensagens dos alemães, é assim salvar muitas vidas. O livro também conta como ele era um sujeito tão singular quanto Corell. Sabia de seus “defeitos”, mas não fazia nada para “melhorar”. Pelo contrário, vivia um dia de cada vez, sempre pensando logicamente. Para ele, tudo era lógico, literal. Ou era ou não era, e isso foi seu diferencial – e sua perdição. 

O legal deste livro foi a forma como o autor transitou entre o real e o imaginário. Sendo o protagonista alguém tão importante, claro que a história deve ser contada com o máximo de precisão, sem nem mentir nas informações verídicas nem fantasiar demais a ponto de virar algo irreal. E é nisso que David acerta, ao inserir pitadas de ficção numa trama real – ou seria o contrário? 

Logicamente que estava com altas expectativas em relação a esta leitura, claro, o autor foi escolhido só para dar sequência à minha série favorita. E muito do que vi nos livros que ele escreveu (os da série), tem como base – nem que seja base física e matemática – este livro e todas as pesquisas que foram necessárias para a construção dessa trama. A única coisa negativa é que, dado meu baixo – pífio – conhecimento em matemática e física, infelizmente não pude visualizar todas as estratégias e processos com perfeição, mas pude ver as partes mais humanas, onde tanto Corell quanto Turing mostram quem realmente são.

P.S.: ainda não me esqueci que David deve uma visita aos leitores brasileiros, rs.

Compre A Morte e a Vida de Alan Turing clicando aqui.

19 Comentários

  1. Confesso que esse não faz muito o meu estilo, mas parece ser um livro bem cheio de tensão por conta da atenção que se é necessária para compreendê-lo, fora que parece ser interessante para quem curte esse tipo de leitura. Deixo a dica passar, mas adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. O triste é uma mente tão brilhante ter um destino como teve. Uma morte como aquela =/. Eu estudei muito sobre ele no colégio, porém passei sentir interesse pela vida pessoal com a adaptação cinematográfica que teve. Agora quero essa edição <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila, tudo bem?
    Eu conheço um pouquinho da história do senhor Turing e acho super interessante. Engraçado que mesmo conhecendo e admirando ele, só reconheci que o livro falava sobre ele no final da sua resenha (que vergonha).
    Essa história parece ser incrivelmente interessante e eu com certeza adoraria ter a leitura desse livro que parece ser maravilhoso!

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie
    Melhor resenha até agora, não sabia que existia esse livro mas já quero pra ontemm. Eu assisti o filme "O jogo da imitação" que fala um pouco sobre o Alan e de sua homossexualidade, além da guerra e da invenção do que hoje conhecemos como Computador. Eu amei o filme e certeza que vou amar esse livro também, já anotei aqui como desejado.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Confesso que já tinha ouvido falar nesse Alan, mas juro que não consigo lembrar onde.
    Essa deve ter sido uma história bem marcante e difícil. E apesar da sua experiência ter sido boa, esse tipo de leitura não me atrai a ponto de querer ler o livro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas fiquei muito tentada a leitura, uma vez que recentemente vi o filme O jogo da imitação, que conta um pouquinho da vida de Turing, quando lá no finalzinho fala sobre o suicídio dele.
    Gostei da ideia do autor ter intercalado o real com a ficção e pelo visto foi feito com maestria. Dica super anotada, quero ler.

    Feliz Natal.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu nao conhecia a obra a nem o autor. Mas, pela sua resenha, a premissa pareceu ser bem interessante. Com certeza é um livro que leria. Já quero pra ontem :)

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa, não conhecia esta obra ainda, mas achei bem interessante. Essa coisa toda de o personagem ser gay em épocas passadas, onde o preconceito era ainda maior do que é hoje, deve ser bem tenso.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila, gosto quando há esta mistura de real e ficção em um enredo, sempre fico presa tentando saber onde um termina e o outro começa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia o livro e mesmo não sendo algo que eu leia com frequência, fiquei curiosa e interessada em realizar a leitura. Gostei bastante da tua resenha e conhecer um pouco sobre a obra.

    ResponderExcluir
  11. O que dizer: melhor indicação de fim de ano?!?! Sim, Claro. Gente, não conhecia o livro e estou em choque com esse enredo tão forte, crível, e esse negócio de mesclar real e imaginário tem que ser gênio, ou seja, só espero coisas boas dessa leitura, preciso pra ontem.

    ResponderExcluir
  12. P.S.: ainda em choque com essa perfeita indicação

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamilla!
    Eu meio que desencanei de Millennium depois do terceiro livro, acabei não seguindo a leitura da série, já que me falaram que o estilo da escrita mudou completamente (e claro que tinha que mudar). Mas não me atraiu mais aventuras de Lisbeth escritas por outro autor. Eu desconhecia que fosse esse autor. Em todo o caso, gostei da indicação do próprio livro dele, acho que vale bastante a leitura, ainda mais por envolver fatos e personagens reais.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Oiii

    Quando eu li o nome do livro pensei em um filme que assisti e AMEI muito que conta um pouco da história da Alan. achei muito interessante ele ter brincado com a realidade e ficção.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  15. Ouço muito falar sobre a série Millennium. O pessoal ama muito mesmo. Que legal que vc leu outra obra de um autor que admira muito. Isso não tem preço, não é mesmo? Sobre Millennium, gostaria de ler, mas esse livro aí eu passo. Não faz mesmo meu gênero. Um beijo e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  16. Tua resenha me deixou muito curiosa, nunca li nenhum livro do David lagercrantz! Essa obra me lembrou um pouco o filme "O jogo da imitação", que é sem dúvida, um dos meus filmes preferidos. Dica super notada!!
    Beijos

    Blog Galáxia de livros: https://blogalaxyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Ainda não conhecia o livro, apesar do gênero não fazer muito o meu gosto literário, a narrativa do autor é algo que chama atenção, por ser bastante inteligente e por ter tantas pesquisas,o que eu acho incrível quando isso ocorre! É uma leitura que eu gostaria de fazer! Hahaha

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kamila! Lendo a sua resenha, me deu até uma saudade de ler livros desse gênero haha. Eu não conhecia essa obra, mas achei o enredo bem interessante e envolvente. Fiquei curiosa para conhecer a escrita do David, a sua resenha está ótima e espero ler essa obra um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Eu lembro de ler você elogiando a série Millennium aqui. Achei essa sacada dele de misturar realidade e ficção perfeita e pelo visto o autor tem muito talento. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)