Olá!

O resenhado de hoje me foi uma grata surpresa. Um romance nacional misturado com aula de História recente do Brasil, contando como era o país depois da abertura política, dando início ao processo de redemocratização da nação (que acho que não vem dando muito certo). Conheçam o primeiro livro de Toni Moraes, O Ano em que Conheci Meus Pais.
SKOOB - O Ano em que Conheci Meus Pais conta a história de Jonas Damasceno, um jovem que está para se formar em jornalismo e que almeja seguir na carreira de correspondente de guerra. Lembrando que estamos na São Paulo de 1989 e o Brasil e o mundo fervilham de novidades, como a primeira eleição direta sendo realizada no país e o Rebelde Desconhecido tentando parar tanques de guerra em Pequim.

Porém, depois de ir até o Rio para assistir a uma palestra de um sobrevivente da ditadura, Jonas começa a duvidar de sua história. Isso porque ele foi criado pelos avós, depois que seus pais foram vítimas fatais de um acidente de carro, em 1970. Ele nasceu em Belém do Pará, mas desde os três anos mora com os avós. O tal palestrante, ao ouvir o nome completo do rapaz, lhe faz uma revelação interessante, que o faz colocar em xeque toda sua vida.

Ao confrontar a vó Veroca (apelido de Verônica) sobre a tal revelação, Jonas fica mais confuso ainda. Sua relação com o avô Odílio, um militar, nunca foi das melhores. E tanto esse fato como diversas situações de sua vida, fazem com que ele comece uma viagem no tempo. Antes de querer cobrir tragédias e conhecer histórias, ele precisará saber de sua própria história. Com a ajuda de Domenico, seu melhor amigo, Jonas parte numa viagem não só até Belém, mas também numa jornada para saber quem foram seus pais.

Primeiro recebido em parceria com a jovem Monomito Editorial, O Ano em que Conheci Meus Pais não conta só a história de Jonas, conta também um emblemático capítulo na história de nosso país. Os pais de Jonas eram comunistas, e todo mundo sabe que, durante o regime militar, isso era um crime. Em paralelo à história de nosso protagonista, também temos acesso a um certo diário, em que descobrimos como era a vida de um militante - particularmente, eu não teria coragem de ser militante, independente do lado que eu acredito.
O estreante Toni Moraes nos mostra como era Belém do Pará em 1989, um cenário muito interessante, com certeza muito diferente da cidade como é hoje. Nunca saí da região sudeste, mas ao ver as descrições (muito bem feitas) da cidade, me deu vontade de conhecê-la, mesmo sabendo que hoje está bem diferente. Inclusive, acredito que o autor tenha tido um trabalho e tanto pra pesquisar como era a cidade naquele tempo.

Precisamos falar sobre Domenico. O melhor amigo de Jonas é um artista plástico famoso, que chocava a população com suas obras, em que usava de tudo, até mesmo esperma (e os conservadores reclamando do pelado do museu...). Mas ele tinha uma grande tristeza: além de se sentir sozinho muitas vezes, ele descobriu ser soropositivo. Justamente na época em que a doença era vista como "coisa de viado", lembrando que o primeiro caso de AIDS no país foi em 1982. Diferente de hoje, onde o Brasil é referência no tratamento do vírus, naquele tempo, não tinha muitos recursos e quem tinha a doença morria cedo.

Mesmo sabendo que tinha pouco tempo, Domenico não hesitou em ajudar o amigo e lhe acompanhar numa cansativa viagem de carro até Belém. Munidos de um mapa e muita coragem, a dupla conseguiu levantar informações importantes, enquanto Jonas repensava sua própria vida, seu futuro, seu relacionamento com Renata... além, claro, de ter um choque de realidade. Por ter tido uma vida boa (bons colégios, tudo do bom e do melhor, formando da PUC, etc.), nunca lhe passou pela cabeça que poderia haver pessoas que ficavam à própria sorte, sendo esquecidas pelo governo (nada muito diferente de hoje).

Como sabem, sou formada em Jornalismo, então todo e qualquer livro que tenha um como protagonista de cara me encanta. E com Jonas não foi diferente. Sua sede de descobertas me fez lembrar como eu era quando comecei minha própria faculdade. Logo de cara sabemos que ele deseja ser correspondente de guerra e me identifiquei um pouco quando me lembrei que entrei na faculdade querendo ser correspondente internacional, mas o mundo girou e acabei me juntando a duas amigas para criar uma revista literária.

Jonas vai usar seus conhecimentos aprendidos na faculdade para obter respostas e foi muito bom acompanhá-lo nessa jornada, também investigando com ele, acertando algumas coisas, errando outras (sou péssima em pegar as coisas no ar). Obviamente, muita coisa é revelada, nos fazendo ter vários sentimentos em relação às personagens - quero deixar bem claro que odeio o Odílio.

Por fim, se esse livro virasse filme, daria um roteiro incrível, porque muitas das informações passadas são reais, então o leitor terá uma ótima aula de História do Brasil, ainda mais sobre um capítulo que ainda não está esclarecido às novas gerações. Sobre o trabalho da Monomito está incrível, é uma editora que veio para ficar, com uma edição impecável e o mais bacana é que a foto que está na capa é da família do autor, salvo engano, são os pais e do irmão de Toni, segundo ouvi de uma moça no dia em que fui à sessão de autógrafos.

Agradeço ao Toni e à Adriana Chaves, sua editora, por me permitirem ler essa história tão maravilhosa e desejo muito sucesso à Monomito, que seja a primeira de muitas publicações! Ah, e Toni, obrigada pelo autógrafo! E você pode garantir o seu na loja online da editora.


38 Comentários

  1. Hey!
    Não conhecia a obra, tão pouco a editora mas achei o conceito do livro muito interessante.Sou aspirante a jornalista e isso também me atrai para personagens do mesmo, dica anotada.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu sou o Toni, autor do livro. Fico feliz pelo seu interesse. Abraço.

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Adorei a resenha, a história do livro parece ser muito boa. Não lembro de ter lido um romance que envolvesse a parte democrática do país, achei bem diferente. Com certeza vou procurar esse livro pra ler.
    Obg pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Legal que você se interessou pelo tema do livro, fico feliz. Abraços

      Excluir
  3. Oi kamila! Concordo que esse livro seria muito bem representado em um filme. Essa foi uma época bem delicada e conturbada da nossa história e é ótimo que ela seja abordada na literatura junto com tantos outros temas pertinentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bem? Sempre li e estudei muito a respeito desse pedaço da nossa história, acho que isso que me fez pensar esse livro. Abraço.

      Excluir
  4. Amei a observação sobre o nosso processo de redemocratização rsrs
    Não tenho o habito de ler este tipo de livro, uma vez que é difícil alguém ser imparcial, mas esta parece ser uma boa leitura, devido a história que corre nos bastidores.
    Dica anotada.


    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certo? Tentei não fazer desse livro uma panfletagem política, porque a minha intenção era narrar um drama pessoal, porém não se pode deixar de expôr os pensamentos das personagens, senão fica inverossímil, e as personagens têm os seus pensamentos, que pendem para um lado ou outro. Abraços!

      Excluir
  5. Olá!
    Que resenha! Fiquei muito instigada, tanto que vou anotar!
    Parabéns pela bela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Nossa que história incrível! Fiquei muito interessada na leitura, gosto de livros assim, que nos deixam curiosos para descobrir as coisas. Fiquei muito curiosa para saber o que Jonas descobriu que o fez querer correr atrás do seu passado. Achei bem interessante também o livro abordar a AIDS principalmente em uma época que os recursos para tratar a doenças eram poucos e a esperança de sobreviver era pequena. Pretendo ler com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiane, fico muito feliz com o seu interesse. Procura a nossa editora no facebook. facebook.com/monomitoeditorial

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas a estória parece ser bem interessante e envolvente. Acho que eu só não iria curtir muito essa parte de história, mas ainda assim fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu não conhecia a editora e nem o livro mais fiquei curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro. Mas parece ser bem interessante. Vou por na lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia a obra e através da tua resenha eu fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre a trama e me interessei bastante pela leitura. Parece ser um bom livro!

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros que tratam de coisas reais misturadas a ficção. E parece que a editora começou com boas escolhas! Vou anotar a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro. Achei super interessante um tema assim - confesso que nunca tinha visto romance misturado com um pouco de política -.
    Amei o título,parece ser um bom livro. Indicação anotada!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Infelizmente vou passar a dica, essa obra foge muito do que sou acostumada a procurar para ler, achei a proposta interessante, mas não o leria, mas irei indicar para uma amiga quem sabe ela realize a leitura dessa obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Não conhecia a editora, nem o livro. Fiquei muito interessada, pois sou apaixonada por essa época histórica, mesmo que seja extremamente sofrida. Fiquei curiosa para saber mais sobre a relação do personagem com o avô. Achei muito legal a foto da capa ser de acervo pessoal, dá ainda mais um caráter confessional e íntimo <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamila! Eu não conhecia essa obra, mas estou bastante curiosa para conferir. Parece ser uma história muito interessante e envolvente, por conta da busca do personagem em relação aos seus verdadeiros pais misturando política e muito mais. Amo livros neste estilo e não vejo a hora de conferir a escrita do Toni. Sua resenha está incrível,bjss!

    ResponderExcluir
  16. Oii Kamilla, tudo bem? Não conhecia a obra nem a editora e adorei conhecê-las aqui! Com certeza esse deve ser um livro bem interessante, instigante, já quero conferir também! Sua resenha ficou ótima e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura. Também desejo muito sucesso a essa editora!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamila, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas agora já estou aqui querendo ler. Sou apaixonada por livros que retratem alguma época importante do mundo ou do país. Acho que me envolveria muito rápido com a história e com os personagens, pois essa época sempre me fascinou. O fato do protagonista ter uma veia no jornalismo é outro fator muito importante. Adorei a resenha, como sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oiii tudo bem??

    Não conhecia a obra, achei o enredo bem interessante.
    A ultima vez que li uma história assim, que mescla o romance com história fiquei bem entediada, tenho que gostar muito da história para render.
    Mas adorei conhecer a obra e a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  19. OI kamilla, não conhecia o livro e já fiquei interessada, incrível como lendo sua resenha me parecia uma história real, de alguém que poderia está aqui do meu lado, sem falar dos vários assuntos sérios e importantes abordados.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Que livro surpreendente Kamila, fiquei extremamente interessada no cenário em que se passa o livro, sua resenha ficou ótima e anotei a dica, ainda mais sendo real, sei que me encantaria, além de abordar assuntos importantes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá Kamila, adoro esse livro que mesclam ficção com fatos históricos e pelos seus comentários o enredo esta muito bom *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kamila! Ótima dica para quem curte um romance com fatos históricos. Concordo com você, acho que se alguém pegar esse livro e fizer um bom roteiro, dá uma ótima série ou mesmo um filme.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha ouvido falar neste livro, mas me deixou muito curiosa! O enredo parece ser muito bom! Gostaria de ter a oportunidade de lê-lo também. Obrigada pela dica e parabéns pelo post!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Tudo bom?
    Embora eu não conhecia o livro fiquei super animada para ler, me pareceu tratar-se de uma excelente narrativa que me deixou extremamente curiosa , espero poder ler.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  25. Também sou super atraída por enredos que tenham personagens com a mesma profissão que a minha. :) Não sei se leria esse livro por causa dessa parte histórica que ele possui, não curto leituras desse tipo, embora o tema seja importante e possa mesmo esclarecer as pessoas.

    ResponderExcluir
  26. A capa é linda e também ao ler a resenha fiquei pensando de virar filme, me vinha a cabeça que seria uma excelente adaptação, sem dúvidas adorei a indicação e a resenha.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom um romance com história do Brasil, já amei a premissa. Adoro quando os romances são ambientados aqui, é muito gostoso e nos aproxima mais da nossa cultura. A capa também está muito linda. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  28. Nossa, gostei do que falou do livro.
    Eu amo história, quase cursei isso na faculdade e amei a premissa do livro.
    Pela capa não essa moral toda e pelo jeito eu que sairia perdendo hehe.
    Amei a dica e vou tentar ler depois.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Um passado recente do país mas tão pouco conhecido. Gostei da sinopse do livro e da sua resenha, com certeza entrará pra minha lista de leituras, já que estou tentando aumentar o número de nacionais lidos.
    Bjs!
    Luana

    ResponderExcluir
  30. Parece um livro intrigante. Gostei de ser ambientado no BR e de ter um jornalista numa trama tão condizente. Gosto de aprender um pouco ao ler.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Ótima resenha, Kamila! Sobre os integrantes da capa, sim, são os pais e o irmão (no caso, eu) do autor.

    Muito bom o seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)