Olá!

Como Heidi é maravilhosa, vou encerrar a semana com a resenha do segundo livro da duologia. Com o subtítulo de "Tempo de Usar o que Aprendeu", Johanna Spyri nos traz uma história atemporal, que nos permite acreditar em dias melhores.
Resenha Anterior - Heidi - A Menina dos Alpes #1

SKOOB - Continuando de onde parou (portanto pode haver spoilers do livro anterior), Heidi está esperando a visita de sua amiga Clarinha, a senhora Sesemann (avó de Clarinha) e a temida senhora Rottenmeier. Porém, para a surpresa da pequena, quem vem é o doutor. O doutor (cujo nome não nos é informado) é um grande amigo dos Sesemann e vem no lugar dos esperados porque tem uma grande tristeza em seu coração e espera que passar algum tempo na montanha seja uma boa experiência.

E não é que foi mesmo? Os Alpes encantaram o doutor de tal modo que ele simplesmente não queria voltar. Enquanto isso, Heidi mantinha sua amizade firme e forte com o Pedro das Cabras e sua avó, para quem ela lia alguns versinhos religiosos todas as noites. Ela estava com oito anos e cada vez mais inteligente. Ela era muito agradecida ao doutor, pois, ela acreditava que era ele quem tinha feito com que ela tivesse voltado para sua terra.

Isso mesmo, Heidi deixou o luxo de Frankfurt para voltar para os Alpes e seu avô. Quando o doutor volta para sua casa, a pequena volta a acompanhar Pedro em seus passeios com as cabras, Pedro, aliás, está muito simpático, mas ainda não vai para a escola com a frequência adequada. O tempo vai passando, Heidi continua inteligente e, quem diria, num certo verão, não é que Clarinha vai aparecer?!
Ilustração de Jessie Willcox Smith, esse e outros desenhos estão nos dois livros.
Sim, Clarinha e a senhora Sesemann resolvem passar quatro semanas nos Alpes. E enquanto a senhora Sesemann está na aldeia, Clarinha vai ficar com Heidi, sob os cuidados do Tio dos Alpes, que é um senhor muito bom e inclusive, na guerra, enquanto estava no batalhão, cuidou de um amigo ferido, até que este, infelizmente, falecera.

Mas como os Alpes são milagrosos, Heidi e Clarinha viverão aventuras incríveis. E são livros assim que me fazem acreditar na humanidade. Amo um livro infantil, mesmo que eu não leia com tanta frequência assim. Apesar das diferenças no tempo em que a história foi escrita para hoje (137 anos) e a forma como é escrita (didática, com mensagens religiosas), Heidi é o tipo de livro que toda criança deveria ler, porque é bonito, simples e maravilhoso.

Lembrando que a versão cinematográfica de Heidi está disponível na Netflix.



22 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    AAAAAA, QUE FOFURA! Eu gostei, hein? Queria deixar pra ler depois que conferir o filme na Netflix, mas não sei ainda, fiquei tão curioso que quero ver logo! Adorei seus comentários a respeito, gosto de clássicos com um toque infantil, então espero gostar bastante!

    Allons-y,
    JUSTIFICOU | TEORIAS & INSPIRAÇÕES ♡

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que resenha maravilhosa Kamila, eu fiquei apaixonada em saber a sua opinião, eu apenas assistir ao filme e fiquei tão feliz, porque realmente é uma história tocante, e achei uma fofura a clarinha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sabe o que me lembrou, talvez não seja da sua época mas tinha uma serie animada e o nome se não estou enganada era Heidi. Eu adorava.
    Vou procurar o vol1 para ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oieee
    que legaaal, adorei a resenha, realmente parece ser uma história que mexe com a gente e vou com certeza dar uma olhada no filme.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não sabia que esse livro tinha continuação como comentei anteriormente achei ele fofinho e vou indicar para minha cunhada e seu filho.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece contar uma história muito fofa, achei legal que existe uma versão cinematográfica na Netflix.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Ahh, que coisa mais linda esse livro! Mesmo não sendo mais criança, fiquei curiosa para ler, hahaha. Adorei a dica!

    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar dessa história, mas parece que é muito bonitinha.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila, adorei sua resenha eu li a do primeiro volume tbm, adoro sua empolgação no escrever, vou deixar anotado aqui, obrigado pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ká.
    Eu também amo livros infantis e estou doida para ler essa história, tamanha foi a emoção que você passou na sua resenha!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Olha, pelo título do livro não tinha me interessado muito pela história, mas depois de ler sua resenha e perceber que a ambientação dela parece ser belíssima e as ilustrações igualmente lindas me fizeram prestar mais atenção a essa obra.
    Vou pesquisar mais a respeito dela e quem sabe inclui-la em minhas leituras do ano que bem =)
    Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  12. Oiie,Que linda essa capa e o desenho, parece ser um livro ÓTIMO pelo que ví na sua resenha,olha sinceramente até a capa dele me deu vontade pq parece um daqueles livros perfeitos feitos com cuidado e com algumas cenas dentro do livro se tiver é pft msm rsrs,gostei!!!

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro super fofo. Gostei da capa e de seus comentários me deixou com vontade de conhecê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Li a resenha do primeiro e já tinha me encantado, agora com o segundo fiquei mais encantada ainda. Já quero lê-lo para ontem. Adorei haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?

    Achei bem fofa a temática do livro, parece ser daquelas histórias bem rapidinhas que se lê em uma tarde.
    Amei a resenha.

    Beijos.
    Três Livrólatras
    www.treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que legal, eu não sabia que tinha um segundo volume dessa obra! Eu já tinha ficado curiosa com o primeiro, imagina com o segundo haha. Gostei da Heidi ter voltado a morar com o seu avô, essa continuação parece conter uma história tão bonita quanto o primeiro. Sua resenha está incrível, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  17. não conhecia a obra e só pela ilustração já fiquei encantada. amo livros infantis e esse deve ser bem amor <3
    assim que puder, lerei ambos...
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. o livro parece ser extremamente fofo e evnolvente, além disso achei a ilustração LINDA! Não conhecia a obra e vou procurar saber mais sobre os livros, obrigada pela dica
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  19. Oiii!

    Eu conheci a história através da sua resenha e como eu disse, fiquei bem encantada com a obra. Gostei de ver que você continuou gostando do enredo e que o livro ainda é encatador.

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  20. Olá.

    Não conhecia o livro e amei poder conhecê-lo aqui. Essa história parece realmente muito fofa e encantadora. Eu gosto de ler livros infantis quando eu saio de uma leitura pesada ou de uma ressaca literária. Com certeza, vou ler esse livro mais pra frente e vou assistir a adaptação na Netflix.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Kamila lindona como contém spoiler do primeiro livro, não li toda a resenha mas fui buscar informações do primeiro livro e gostei muito da temática, não conhecia o livro e já entrou para a famosa lista de leitura. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila,
    Fiqeui um pouco perdida no início da resenha pois não conheço o primeiro livro. Mesmo assim achei a história super fofa e fiquei com vontade de conhecer melhor. O que mais me chamou a atenção foi o livro ser super antigo e eu nunca ter ouvido falar dele.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)