Olá!

Para o décimo tópico do Desafio 12 Meses Literários, o escolhido deveria ser "um livro infantil". No início deste ano, a Autêntica (re)lançou mais uma série de livros clássicos: depois de Pollyanna (falei aqui e aqui) e uma coletânea com contos de Grimm, Perrault e Andersen, chegou a vez de contar a história da garotinha mais popular da Suíça. Vem conhecer a história de Heidi, a menina dos Alpes.
SKOOB - Com o subtítulo de "Tempo de Viajar e Aprender", antes de ser a Menina dos Alpes, Heidi, uma garotinha de cinco anos, morava com sua tia no vilarejo de Maienfeld, mas como esta arrumou um emprego bacana em Frankfurt (Alemanha) e não podia levar a menina, resolveu deixá-la com o avô da pequena, que morava isolado nas montanhas. Mas o avô de Heidi não tinha a melhor fama.

O "Tio dos Alpes" era conhecido por ser um velho mal-educado, vivia sozinho, isolado e amargurado, levantando as mais diversas suspeitas na aldeia que ficava próxima às montanhas - os famosos Alpes suíços. Então, quando Dete - a tia - resolveu deixar a menina lá, alguns populares ficaram revoltados, porque, quem garantia que a menina ia ser bem cuidada?

Mas qual a surpresa quando, assim que Dete deixa a pequena lá, o Tio dos Alpes começa a cuidar dela com amor e carinho, mostrando que o velho não era nem um pouco mau, pelo contrário, era um homem amargurado, com uma grande tristeza em seu coração, que até mesmo o afastou de Deus. O tempo passou e Heidi passou a ser parte indissociável daquela montanha, ela amava tudo aquilo, até mesmo seus vizinhos, como o Pedro das Cabras, sua mãe Brigitte e a avó, que é cega mas passa seus dias fiando.

Só que, como tudo o que é bom não dura, tia Dete, com a cara mais deslavada do mundo, volta para buscar a menina. Isso porque Dete conseguiu que uma certa família Sesemann, de Frankfurt, acolhesse uma menina para fazer companhia para a filha do senhor Sesemann, uma garotinha paraplégica. Heidi então é levada de seu lar rumo à Alemanha.

Na casa dos Sesemann, Heidi aprende a ler, cria uma forte amizade com Clarinha, a menina paraplégica, mas também passa uns perrengues com a senhora Rottenmeier, que por ser uma religiosa fervorosa, sequer a chama de Heidi - e sim de Adelaide, um nome cristão. É é nessa passagem por Frankfurt que Heidi vai aprender muitas coisas, não só as letras, mas também o que é a fé e o que é família e amor.

Esse é o tipo de livro que me faz querer ter filhos. Mas depois a vontade passa, não se preocupem. Assim como Pollyanna, a inocência de Heidi nos faz acreditar que é possível um mundo melhor, com gente bacana e sem nenhuma maldade. Infelizmente nunca será assim, mas me consola saber que ainda teremos crianças neste mundo, que nos encherão de esperança.
Os Alpes Suiços hoje. Realmente encantador.
Essa nova edição, da Autêntica, traz a versão integral, sem adaptações e com ilustrações de Jessie Willcox Smith (1863-1935), como essa usada no post. A editora também alerta para possíveis questionamentos que venham a intrigar o leitor de 2017: como foi escrito em 1880, o mundo era bem diferente, as religiões em voga eram outras, os costumes eram outros, tudo era bem diferente... a começar pelo café da manhã de Heidi assim que ela acorda pela primeira vez nos Alpes: leite de cabra com queijo e carne??

Vale ressaltar também que Johanna Spyri era religiosa e, digamos, uma especialista em livros infantis, o que é possível ver em sua escrita, didática e de fácil compreensão, perfeita para o pequeno leitor. Então sim, em tempos em que vemos a infância corrompida, todos devem ler Heidi, cujo filme está disponível na Netflix.

Postagem participante do:













28 Comentários

  1. Kamila que surpresa que tenha esse livro menina, eu realmente não sabia da existência. Assisti mês passado ao filme e fiquei encantada por demais! Com toda certeza quero adquirir e me encantar mais por Heidi.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ká.
    Eu amo livros infantis e essas novas edições da Autêntica estão lindas!! Quero todas!!
    Também fico pensando em ter filhos só para enchê-los com livros assim!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila,
    Eu quero tudo na vida menos ter filho, será que esse livro mudaria isso? rs
    Adorei suas impressões e fiquei mega intrigada para entender a história e saber se terei a mesma sensação. Achei muito legal a Autêntica ter trazido a versão completa da obra.
    Dica anotada para ontem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Kamila

    Amo livros infantis justamente por conta dessa sensação gostosa que vc citou de que ainda vale a pena, de que talvez as coisas melhores, essa esperança que nós tinhamos quando crianças também. Quero fazer uma coleção de livros para meus filhos, meu menino não gosta muito de ler (pra quem ele saiu assim meu Deus??), mas a menorzinha gosta de livros igual eu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito livros infantis, mas achei esse bem legal.
    Acho que antes eu vou ver o filme na NetFlix... Se eu gostar, leio o livro.
    Não conhecia a obra na verdade e gostei de conhecer um pouco dela aqui no seu blog.


    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kamila esse livro por ser infantil deve ser um livro um pouco diferente dos demais. Eu não cheguei a ler nenhum deles na minha infância, sua resenha me deu vontade de comprar -lo e dar de presente para as minhas primas

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila,
    Então a Suiça é mesmo muito linda sou apaixonada por essas paisagens. Parece ser um livro bem fofo para crianças e gostei de saber que tem no netflix também vou indicar para meu sobrinho.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de literatura infanto-juvenil e o enredo deste livro me fez lembrar um pouquinho de O Jardim Secreto.
    Uma resenha rica de informações e uma boa dica de filme para ver com meu pequeno.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas ele me cativou muito <3 Apesar de não gostar de crianças na vida real, gosto muito delas na literatura. Nunca li Pollyana (apesar de ter os livros livros haha), mas sei que a atmosfera é muito lindinha. Gostaria, com certeza, de conhecer a Heidi. Achei bem legal que nessa nova edição haja essa reflexão sobre os tempos antigos e os de 2017 (ainda que eu não acredite tanto assim que as coisas tenham mudado - os cristãos continuam maioria e são os que ainda perseguem as outras religiões com mais frequência, né). Gostei muito da dica, adorei a capa e gostaria muito de ler <3 Achei sua resenha muito boa, me cativou bastante :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Adoro ler livros infantis, mas ainda não sabia desses relançamentos da editora, que incríveis! Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para conferir esta história. Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito dessa história e achei essa nova edição maravilhosa, ainda não li, mas gostei muito da capa e pela sua resenha deu para ver que a qualidade é ótima.

    ResponderExcluir
  12. Oi Kami!
    Não conhecia a história da Heidi! Não sou muito de ler edições infantis, mas confesso que sou doida pra ser mãe, mas morro de medo de como o mundo será daqui alguns anos, já que cada vez fica pior.
    Leituras são sempre nossa válvula de escape, vou dar uma olhada no filme no Netflix e quem sabe não me rendo e leio meu primeiro infantil!

    Obrigada pela dica!!

    Beijokas

    Kelly - Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  13. Que história bonitinha! Não conhecia, mas parece ser uma leitura bem gostosa. Estou com uma TBR gigante, mas quem sabe um dia dou uma chance a ele?
    Bela resenha ^^
    Bjs da Cami

    ResponderExcluir
  14. Olá! Ainda não conhecia a obra, mas curti bastante a premissa. Sou apaixonada por livro infantis e este parece ser daqueles bem interessantes! *-* Valeu mesmo pela dica! =D

    Sucesso nas leituras!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não conhecia esse livro mas só de abordar tantos temas e envolver o universo infantil e nos fazer desejar mais páginas me da vontade de ler.
    Vou anotar para ler nas férias.
    Beijos!


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kamila! Esse livro parece conter uma história belíssima e temas bem interessantes que devem retratar de uma forma bem leve. Adorei conhecer a Heidi, fiquei com pena do Tio dos Alpes e bastante curiosa para saber como será o desenrolar da história na Alemanha. Sua resenha está ótima, obrigada pela dica! Bjss.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu adoro Heide. Ganhei esse filme da minha mãe quando era criança e eu sempre assistia. Fiquei sabendo que havia a versão do livro em inglês, porém desconhecia sobre a versão brasileira. Vou adicionar aos desejados correndo kkk
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Esses relançamentos da Autêntica sempre estiveram na mira para fazer a leitura, mas confesso que tinha perdido um pouco o interesse. Com a sua resenha me lembrei deles, e agora quero ler Heide também. Gostei de saber que é o texto integral e que tem ilustrações. Darei uma chance! Gostei da resenha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. OI Kamila, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas o achei de uma singularidade única, pois parece daquele que vai tocar nossa alma, principalmente por ter uma criança em suas linhas. Achei muito bonito o que você narrou em relação ao homem que apenas tinha deixado de acreditar em Deus e em todo o resto, e que teve felicidade ao cuidar da pequena Heidi. Parece um livro lindo que já quero ler! Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas admiro muito a obra. Depois de ler a resenha estou tão encantada que PRECISO do livro hahaha. É tão úinico e bonito, tão imaginativo... ahh, como lidar com a vontade rs? A capa me lembrou aqueles papeis de cartas antigo, sabe? Com meu amor por livros infantis renovados, vou no skoob ver se tem pra trocas rs.

    ResponderExcluir
  21. Oiii!!

    Que lindos os Alpes suíços ❤️ queria ir hahaha.
    Eu não conhecia esse livro e com certeza que eu leria a obra pra me encantar com a Heidi.
    Gostei de conhecer o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Alguns livros me deixam com vontade de casar e ter filhos, mas depois passa também kkk Não que eu não queira ter filho, mas não me sinto preparada.
    Um ótimo título, ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa para ler.
    Adorei sua dica.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Livros infantis não são minha praia, mas esse parece bem interessante. Vou anotar a dica, tanto para leitura, como o filme. Quem sabe não desperta mais interesse para ler livros infantis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro. E pelo que você falou gostei... Vou anotar a dica!

    Ah! Achei bacana esse desafio...

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Kamila! Que indicação linda! Eu não conhecia o livro e não sabia que tinha filme na netflix! Não sou muito de ler infantojuvenis, mas quando leio geralmente gosto. Realmente livros assim nos trazem sensações bem gostosas porque criança tem um jeitinho único de encarar a vida e é revigorante ver o otimismo delas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem? Eu tenho uma pequena coleção de livros infantis, alguns que trouxe da infância e outros que adquiri na fase adulta. Sempre que posso dou um lidinha em algum deles. Mas confesso, que nunca havia ouvido falar nesse. Mas gostei da dica, e gostei mais ainda de saber que tem um filme baseado nele. Assim que possível irei procurá-lo.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  27. Olha, só a inocência das crianças pra nos fazer ainda ter esperança nesse mundo mesmo... Não conhecia esse livro, adorei, fiquei com muita vontade de conhecer a menininha, esse é um tipo de obra que me atrai para ler e reler quantas vezes for possível. Adorei saber que tem filme!

    ResponderExcluir
  28. Hey!
    Desculpe a demora rs'.
    Minha mãe costuma dizer que eu já nasci lendo, esses livros clássicos são a minha paixão e essas novas edições estão espetaculares.
    Amo Heidi e mesmo com algumas ressalvas, a adaptação foi linda. Adorei sua resenha.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)