Olá!

Mais um romance policial escandinavo por aqui. Enquanto eu não enjoo do (sub)gênero, resolvi ler o segundo volume do personagem clássico criado pela dupla (casal, na verdade) Sjöwall-Wahlöö. Infelizmente a Record não deu sequência na série, mas tudo bem. Um dia eu aprendo sueco.
Resenha Anterior: Roseanna

SKOOB - O Homem que Virou Fumaça é o segundo volume da série do inspetor Martin Beck e começa com meu segundo detetive favorito (porque o primeiro é o Kurt Wallander) tendo suas tão sonhadas férias interrompidas. Exatamente 24 horas depois de encontrar sua família numa ilha onde descansariam, ele precisa voltar para sua delegacia, pois há um desaparecido.

O Ministro do Exterior o convocou para que ele cuidasse do caso do desaparecimento do jornalista Alf Matsson, que foi pra Budapeste, capital da Hungria, e sumiu. Porém, o caso de Alf é mais difícil do que se imagina, pois é como se ele simplesmente nunca tivesse existido, pois há muito pouca coisa sobre ele. E mesmo sendo um desaparecimento que aparenta ser comum, Beck tem aquele instinto tão comum em romances policiais de ir até o fim de cada caso.

Beck, que segundo as más línguas, tem o dom de "entrar numa sala e fechar a porta atrás de si quase ao mesmo tempo em que batia nela no lado de fora", esbarra na falta de interesse das autoridades húngaras para encontrar o jornalista. Em Budapeste, ele contará com a improvável ajuda de um certo major, que é um tanto desconfiado, mas muito inteligente.
Mas, o que seria apenas mais um caso de desaparecimento, mostra-se um complexo caso envolvendo altos escalões, tráfico de drogas e algumas coisas que tem de sobra no Leste Europeu. E Beck terá que focar em encontrar uma solução - ou achar o cara - e deixar de lado suas tão sonhadas férias na cálida costa da Suécia. Para isso, terá a ajuda de seus colegas Melander e Kollberg.

Com muita dor no coração, tenho que dizer que esperava mais dessa leitura. Amo romance policial, isso não é segredo, mas percebi que faltou aquele impulso que o leitor precisa ter para querer desvendar o caso, é como se os autores, na figura de Martin Beck (que não estava resfriado), quisessem entregar tudo mastigado para o leitor. Muitas descrições, pouca ação. Quando o leitor percebe, já se concluiu o assunto.

Vale ressaltar também que esse livro foi escrito em 1966, portanto, no auge da Guerra Fria. Então encontraremos na leitura vários termos como Cortina de Ferro, e também certos países como Tchecoslováquia, Iugoslávia e União Soviética. Para nós contemporâneos, todos esses nomes soam velhos e históricos demais, mas serve pra gente lembrar que tudo isso existiu mesmo, rs.

Infelizmente, a Record publicou só dois dos dez volumes da série, escrita entre 1965 e 1975. Diferente do volume anterior, Roseanna (link no começo do post), esse foi bem fraquinho, mas ainda assim foi uma boa leitura porque podemos conhecer a mentalidade daquela época, refletida nos valores de Beck e também nas descrições de pessoas e lugares. Apesar de eu ter esperado mais da obra, a única coisa que salva é saber se o homem virou fumaça mesmo (o título em Portugal é "O Homem que se Desfez em Fumo", não consigo não rir).


23 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Parece ser uma história muito boa, porém é uma pena que falte mais, como você disse. Ainda assim, acho que daria uma chance, principalmente pelo momento em que a obra foi escrita, adoraria saber mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de romance policial, mas nunca li nada escandinavo.
    Uma pena que a leitura não tenha te surpreendido, eu particularmente nem sei o que esperaria de um livro das gringas assim rsrs
    Só tenho que torcer para você aprender sueco para dar continuidade na série e saber se realmente vale a pena.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa! São dez volumes, tô pulando trilogia, mas qdo a gente gosta não tem jeito, olha só Poirot de A Christie, GOT, Mr Mercedes rs haja tempo e paciência.
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que pena a leitura não ter fluido como você gostaria. Mas mesmo assim achei a temática muito interessante. Não curto muito livros do gênero, mas acho interessante fazer uma leitura de livros escritos em épocas anteriores. Os autores estavam vivenciando as situações e como você disse é importante relembrá-las!

    Linda sua resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    O que tem me desgastado ultimamente são livros assim, com pouca ação e muita descrição, as leituras tem ficado massante demais. E no caso de um livro policial acho que isso ainda é pior.
    No momento estou fugindo de série longas e essa minha nossa que grande viu, uma pena a editora ter interrompido a publicação dela aqui no Brasil, mas isso pode ser fruto também de pouca divulgação. Só agora com sua resenha que fui saber da existência dela.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  6. Essa história parece super diferente do que eu costumo ler, mas achei interessante. Talvez num momento que eu queira variar um pouco, vou anotar essa dica.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    É tão ruim quando esperamos mais da história, e ela não nos agrada.
    Uma pena, pois acabamos terminando a leitura bem decepcionados. Mesmo assim, vou anotar essa dica para conferir futuramente.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamila! Eu não conhecia essa série, mas fiquei bastante curiosa para conferir. Também amo o gênero policial, é bem frustrante quando os outros livros de uma série não são lançados aqui no Brasil. Gostei do enredo e achei a história bem interessante e envolvente. Fiquei intrigada por haver poucas informações sobre o jornalista desaparecido, sua resenha está incrível e vou anotar a sua dica, bjss!

    ResponderExcluir
  9. Esse é o gênero que eu mais gosto e a premissa me pareceu que seria um livro e tanto, mas pela resenha eu percebi que não é bem assim. Eu gostei da sua resenha e da sua sinceridade, até fiquei curiosa para ler, mas se for comprar e ler já vou começar sem grandes expectativas.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo livros se suspense policial e deste autor eu nunca nem tinha ouvido falar. Confesso que fiquei bem curiosa, depois vou procurar por ele.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas já gostei da premissa, pois sou apaixonada por romance policial, tanto quanto você. É uma pena que a Record só tenha publicado os 2 primeiros livros de uma série de 10 livros, isso é bem triste. Uma pena também que que o segundo volume não tenha sido tão bom quanto o primeiro, e não supriu suas expectativas. Como sempre, bela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adoro romances policiais. Não conhecia esse livro mas pela sua resenha fiquei bem interessada em lê-lo. Dica anotada!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não sou amante de romance policial, mas esse me pareceu interessante.
    Chato quando não lançam toda a coleção, não é? Mas enfim.
    Não teve uma boa leitura nesse, mas teve no anterior e quem sabe terá uma melhor ainda no terceiro? (se lançarem né? rs).
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oi kamila, estava gostando até você dizer que só publicaram dois dos dez volumes da série!!!!! deste jeito não dá para começar...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Gosto bastante de romance policial escandinavo. Acho que eles sempre têm histórias violentas e com análises psicológicas muito boas. Mas não sei se me animo a ler um livro que não tem continuação... Vai ficar incompleto, sabe?

    Quem sabe se a editora publicar o resto...

    ;*

    ResponderExcluir
  16. Esse negócio de a editora não dá sequência à série me irrita bastante. Eu desconhecia a série e os autores e amei a indicação, o estilo que curto, apesar de minha frustração por a editora não ter publicado tudo. Sua resenha está na mesma, perfeita!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Odeio quando a editora não dá sequência em uma série. Não sei exatamente os trâmites que rolam, mas eu acho falta de respeito com o leitor.
    Uma pena que esse segundo livro deixou mais a desejar também. Não sei se arriscaria a leitura, mesmo que provavelmente é possível fazer as leituras sem ordem cronológica, mas a trama em si não me chamou a atenção. Em compensação, vou procurar pelo primeiro livro rs.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Caraca, 10 volumes? Acho que o fato de você ler diversos livros do genero faz com que essas decepções aconteçam. É uma pena que não tenha curtido tanto.

    Beijihos

    ResponderExcluir
  19. Olá!Tudo bem?
    Parece uma série bem legal,pena que não publicaram o resto.
    Gosto de romances policiais é tentador não coloca na lista.Que pena que não foi tão bom como o 1.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Kami!!!
    O livro parece muito bom! Também ando viciada em policiais, mas confesso que desanimei ao saber que a Record não lançou os outros da série.. fico p da vida quando isso acontece!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Adoro livros policiais, nunca li nenhum sueco, mas a premissa desse é super interessante, espero poder lê-lo em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Ahh que pena saber que a leitura não foi tão proveitosa assim pra você.
    Eu amo livros com suspense e a premissa tinha me chamado atenção.
    Espero que consiga ler um dia principalmente para experimentar a escrita de um autor diferente.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  23. Oii!!
    Que pena que a editora só publicou dois livros e não deu sequência. Os únicos livros que foram escritos originalmente em sueco que eu já li foi a trilogia Millenium que é excelente.
    Eu achei bem interessante essa história, principalmente por ter sido escrita 1966. Fiquei bem curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)