Olá!

Desde que li Como Eu Era Antes de Você (resenha aqui), passei a querer ler tudo da Jojo Moyes, e a oportunidade veio com Um Mais Um, que apesar de lembrar matemática, é um romance super fofo que vale a pena demais ser lido. Confira a resenha.
SKOOB - Um mais um conta a história de Jess Thomas, uma mãe solteira que vive para seus dois filhos. Ela tem dois empregos – faxineira e barwoman - e está sempre pensando em como melhorar a vida deles. Alem dos dois filhos, Jess também tem um cachorro, o Norman. A família Thomas vive em uma pequena cidade na Inglaterra. Seus dois filhos são Nicky, que é meio gótico, e Tanzie, uma garotinha que ama matemática. E por causa da matemática, Tanzie ganhou uma bolsa de estudos em um colégio super bacana – e caro. Porém a bolsa era de 90%, e os 10% restantes são uma quantia cara demais para Jess. Até que surge a Olimpíada de Matemática, uma competição em que os melhores colocados ganham um bom dinheiro – o suficiente para Jess pagar a quantia restante para a menina estudar.

Do outro lado temos Ed Nicholls, um nerd que se vê às voltas com a justiça quando, depois de se envolver com uma ex-colega de faculdade, é acusado de “repassar informações privilegiadas”, um crime que, na Inglaterra, pode dar até 25 anos de cadeia. Além disso, Ed está com um problema pessoal grave. Seu pai está muito doente, sem falar em sua ex-esposa, que tenta arrancar dinheiro sempre que possível. Ed vai encontrar Jess pela primeira vez quando ela vai fazer faxina em sua casa, mas ele a trata como se ela fosse um ser inferior. Entre um encontro e outro, Jess, no desespero, comete um erro grave.
Jess está preocupada porque não tem muita grana para bancar a viagem até a Escócia, onde seria realizada a Olimpíada. Mas a ajuda viria da pessoa mais improvável: Ed Nicholls. Ela, Ed, as crianças e Norman enfrentariam uma viagem não só em nome da matemática, mas também em nome das mudanças e do desejo de uma vida melhor.

Como a Jojo é maravilhosa! Esse livro traz um choque de conceitos: Jess e Ed, cada um com suas convicções, mas que sempre faziam por onde dar a volta por cima. A escrita da autora é leve e tranquila, sempre focando nos sentimentos de cada personagem, mostrando como podemos nos identificar com cada um deles. Além dos sentimentos românticos, ela aborda outros problemas, como bullying, cuja principal vítima é Nicky, tudo porque ele não se encaixa nos perfis impostos pelos valentões do bairro - Nicky usa rímel e calças justas, não por ser gay, simplesmente por gostar, - os pais que "abortam", aqueles que abandonam seus filhos à própria sorte - e aos cuidados da mãe.

Uma coisa que me surpreendeu foi a distância. Gente, como a Escócia é perto da Inglaterra! Não só pelo fato de que são parte do mesmo território (isso é óbvio), mas como é super fácil ir de carro. Tipo, "vamos ali na Escócia fazer uma prova", como se os dois países fossem bairros vizinhos. Mas muito vizinhos mesmo.
Amo este detalhe da capa e irei protegê-lo.
Jess é a típica mãe que faz de tudo por seus filhos, se desdobra em várias para não deixá-los desamparados, já que o pai resolveu ir embora, porque "estava cansado". Legal, né? E olha que essa história se passa no Primeiro Mundo, ou seja, nem lá as coisas funcionam perfeitamente. Quando o paradeiro de Marty, o pai, é revelado, minha vontade foi de entrar no livro e chutar a cara dele até dizer chega. Um completo canalha.

Apesar de amar matemática, Tanzie é um amor de menina! Com apenas 10 anos, ela é mais madura que muito personagem literário adulto. Para ela, tudo pode ser resolvido como se os problemas da vida pudessem ser resolvidos como equações e fórmulas. Ela é totalmente diferente de Nicky, mas ambos são unidos e, apesar das dificuldades, se sobressaem, e ainda vivem situações um tanto engraçadas. Norman é o mascote, um grande cão que, de início, mais parece um peso morto, mas que mostrará que sim, é o amigo ideal para a família - tão grande quanto o famoso Beethoven.

A edição da Intrínseca está muito linda, com essa capa simples, mas que transmite bem a mensagem da obra. A história é contada em terceira pessoa, mas com os pontos de vista de todos os personagens, não tem erros de nenhuma ordem e a autora fez um grande serviço àqueles que não podem viajar nos contando sobre como é a viagem Inglaterra-Escócia. A narração é tão perfeita que é possível visualizar como são as estradas e os locais que os personagens visitam. Enfim, mais uma vez Jojo nos mostra porque é a queridinha dos romances.




19 Comentários

  1. Oi, Kamila! "Como eu era antes de você" também foi o livro que me encantou e deixou-me querendo mais pelas obras da Jojo. E esse livro parece ser tão maravilhoso quanto, adorei a Jess, ela parece ser uma mãe incrível e muito dedicada aos seus filhos. Espero que dê tudo certo na Olimpíada. Eu também não fazia ideia de que a Inglaterra e a Escócia ficavam perto uma da outra, mas gostei de saber haha. A capa é realmente linda e combinou mesmo com a história, sua resenha está ótima e já vou adicionar esse livro na minha lista. Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?!? Essa é uma das histórias que mais gosto da Jojo. Adorei essa família, que não é perfeita mas que é visível o carinho. A menininha então é uma fofa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Ainda não li nada da Jojo Moyes, mas tenho uma certa curiosidade. Gostei da história e fiquei curiosa para saber como essa história vai terminar. Mas antes quero ler o Como eu era antes de você, que também estou bem curiosa.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Ainda não li nada da Jojo e fiquei feliz em saber que tem um livro que pode se encaixar no que eu gosto - uma história leve, engraçada, de gente com problemas reais e que não perde o otimismo. Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita da Jojo todo mundo fala tão bem dela. O livro parece bem fofo e otimista, estou precisando de uma história assim.

    ResponderExcluir
  6. Como era antes de você para mim teve significado completamente diferente do seu... hahahahaha. Peguei odio da escritora e tudo que eu tentei ler depois dela me parece a mesma coisa e me desperta raiva... Essa dica eu passo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, depois de ler sua resenha já quero muito ler esse livro. Acho muito bacana livros que envolvem viagem, no caso, da Inglaterra até a Escócia. E essa mãe de família e esse nerd parecem personagens bem diferentes um do outro, mas essa viagem pode ser bom para eles.

    ResponderExcluir
  8. Olá Kamila,
    Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade de ler.
    Fiquei contente que você tenha gostado e estou muito apaixonada pela Jes, pois ela parece ser uma mãezona, inclusive foi ela que a Jojo citou que gostaria de ter como amiga.
    Espero ler esse livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de dar uma conferida na escrita da Jojo. Desse livro eu nem sabia, assim como tb não sabia que Escócia e Inglaterra eram tão próximas que uma viagem de carro simples é possível (talvez pq a cidade onde os personagens estavam fosse perto da fronteira, sei lá). Única coisa estranha foi vc dizer que a menina era um amor apesar da matemática... Quem gosta de matemática não é nem pode ser um amor? rsrs... Se um dia eu conseguir ler Jojo, esse estará na fila. bj!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila, tudo bem?

    Não posso falar muito dos livros da Jojo Moyes, pois até hoje só consegui ler dois: Como eu era antes de você e Depois de você. Iniciei "A Garota que você deixou para trás", mas a leitura simplesmente não fluiu, faltava algo que não sei explicar bem o que era.
    Esse livro em especial parece ter uma história lindas, daquelas que sempre me fazem bem e me levam a refletir sobre a vida e suas voltas, certeza que eu iria mar! Com toda certeza vai para a minha listinha, principalmente por ter matemática, algo que amo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oii Kamila, como vai? Adorei sua resenha. Eu já li dois livros da autora e apesar de não ter gostado nada de A Garota que Você Deixou para Trás eu simplesmente amei Como Eu Era Antes de Você, então quero sim dar outras chances as obras da Jojo, e Um Mais Um é um dos que tenho mais curiosidade! Ainda mais depois de conferir sua opinião. Espero ter a oportunidade logo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Tudo bem?
    Sempre fiquei bem curiosa para ler Um Mais Um, por ser escrito pela Jojo. Além disso, adorei a capa e a sinopse do livro. Sobre a sua resenha, me deixou ainda mais curiosa. Acho que me apaixonaria pela Tanzie. Ela aparenta ser muito fofa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Nunca li nada da autora, e pra falar a verdade, nunca tive muita curiosidade sabe? mas lendo a tua resenha me pareceu que este é um livro que eu vou gostar! obrigada pela dica!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Eu li outro livro da autora e também me apaixonei por ela. Como fã de romances fofos não vejo a hora de ler esse também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!

    Eu não li esse livro, na realidade, eu não li nada dela e até tenho curiosidade... Gostei de saber um pouco mais do enredo e o que eu mais gostei mesmo foi saber dessa troca de narrativa. Isso é bem bacana ❤

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Ola Kamila lindona, li muitos elogios a esse livro, para ser sincera somente assisti o filme da Jojo, ganhei um livro dela de uma amiga, adorei essa sinopse e as diferenças entre os protagonistas. Estou muito curiosa para conhecer a menina e me encantar com ela. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Acredita que ainda não li nada da Jojo, apenas assisti ao filme Como eu era antes de você. Tenho só um livro dela aqui que é o que deu a origem ao filme, mas não estou tendo tempo para lê-lo. Fiquei agora curiosa com essa obra também.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  18. Realmente esse livro é maravilhoso,esse livro é muito bom

    ResponderExcluir
  19. Amei o livro a história, os personagens, me sentia como se estivesse dentro do livro, imaginando cada cena, ansiosa por cada pagina, cada ato que acontecia, já li todos da Louisa Clark amei cada livro.. ansiosa pra que todos os livros virem filmes..

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)