Olá!

Desde seu lançamento que eu estava com vontade de ler essa belezinha, mas por causa de seu preço salgado, acabei adiando, até que, graças às trocas que fiz no Dia Mundial do Livro, lá no Villa-Lobos (minhas costas doem até hoje), finalmente pude conhecer Simon vs a agenda Homo Sapiens, da Becky Albertalli.
SKOOB - Como já podemos ver, Simon é o protagonista dessa história, em que ele é gay e troca e-mails com um certo Blue, até que ele é descoberto por Martin, seu colega de classe. Simon tem uma família meio doida, mas que o adora - e ele os adora também, claro - e seus amigos Leah, Nick e Abby.

Martin, ao descobrir que Simon é gay, resolveu chantageá-lo: ou Simon "agitava" Abby para Martin ou ele ia revelar o conteúdo do e-mail no Tumblr oficial da escola em que estudavam. Como Simon - obviamente - queria manter segredo, acaba cedendo à chantagem.

*Agitar é gíria para "convidar para sair" ou "ficar" (pelo menos na época que eu estudava, usava-se muito esse termo. Eu usei muito esse termo).

Porém, conforme o tempo vai passando, a troca de mensagens vai se intensificando e seu maior desejo é saber quem é Blue. Nosso protagonista ama Elliott Smith, biscoitos Oreo e morre de medo de sair do armário. Ele mora no estado americano da Geórgia, que, pelo que percebi na trama, tende para o lado Republicano (o lado do Trump, caso não tenham entendido).
Como tudo mais o que eu diga pode ser spoiler, posso afirmar que Simon vs a agenda Homo Sapiens foi uma grata leitura. Já é o terceiro ou quarto romance LGBT que leio e a Becky conseguiu, com maestria, sair dos clichês e, ainda assim, abordar diversos problemas, como bullying e homofobia - talvez o fato da autora ser psicóloga tenha ajudado.

Simon é um amor de pessoa, que conhece Leah e Nick desde sempre e, mais recentemente, Abby. E, como eles estão no Ensino Médio, os hormônios estão à flor da pele! Como estão em idade escolar, tudo é mais difícil de entender, para eles tudo é mais complicado, mas tudo é mais divertido também. O grande dilema de Simon, nesse momento, é evitar que seu segredo com Blue venha à tona, mas, ao mesmo tempo, ele quer saber quem é o tal amigo...

Desde que vi esse livro na Turnê Intrínseca do ano passado me apaixonei por ele! Essa capa, toda trabalhada no vermelho é sexy sem ser vulgar, rs. Realmente é muito bonita. As 270 páginas passam num piscar de olhos, isso porque a escrita da Becky é fluida e de fácil compreensão - totalmente voltada para os jovens. A obra é pequena em tamanho, mas grande na mensagem que transmite. Impossível não ser fã da Becky e espero que mais obras dela cheguem no Brasil.




21 Comentários

  1. já li muitas resenhas sobre esse livro e morro de curiosidade de conhecer mais sobre a história. assuntos polêmicos tem sido discutidos bastante né? e é importante estarmos por dentro :)

    amei ^^

    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Eu mesmo venho tentando acrescentar mais personagens LGBT nas minhas histórias, mas sem clichês. Talvez eu dê uma conferida

    ResponderExcluir
  3. Oie!!
    Também conheci esse livro na turnê do ano passado, mas por se tratar de um livro passado no colegial acabei correndo dele D:
    A trama é bem interessante e pelo que você teceu de elogios conseguiu passar uma mensagem bem legal a respeito do tema!

    Beijos

    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ká.
    Já tive dias em que queria muito ler esse livro, outro que já não queria mais... Hoje, depois de ler a sua resenha, estou querendo ler!! Rs...
    Conheci a autora no ano passado e ela foi tão incrivelmente fofa, que preciso ler o livro nem que seja por ela!! Só preciso é conseguir um exemplar dele!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá Kamila,
    Sempre que leio elogios para essa obra, meu coração enche de alegria!
    Achei muito bacana você ter curtido a leitura e ter achado que a Becky fugiu do clichê, pois foi exatamente como me senti. Esse livro me fez pensar muito na vida como um todo e ele me mudou, de verdade.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Acho esse livro muito bom, uma leitura que vale a pena, toca onde tem que tocar e ainda parece fugir do lugar comum.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, ainda mais por ter esse tema lindo!
    Amei a resenha, e espero apreciar a leitura.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oláaa! Tudo bem?
    Eu li bem poucos livros LGBT. Mas com certeza iria amar esse livro, tenho certeza que iria amar os personagens.
    E essa capa vermelha é linda <3
    Adicionando na lista JÁ!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamila! Acredita que eu já tinha visto essa capa várias vezes,mas nunca soube do que se tratava a história? Adorei a sua resenha e achei o enredo bem interessante, também fiquei indignada pelo Martin estar chantageando o Simon e bastante curiosa em descobrir quem será o misterioso Blue. Parece ser uma história bem envolvente mesmo, espero conhecer a escrita da Becky um dia haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar desse livro, o título até me chamou um pouco a atenção, mas não sabia nada a respeito dele. Adorei sua resenha e me interessei muito pela história, acho que nunca li um romance com temática LGBT, pelo menos não me lembro agora e preciso mudar isso já! =)

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Já vi muito esse livro por ai mas até então não li nenhuma resenha dele e fiquei animada com a sua opinião final acerca da obra. Adoro livros de temática LGBT e quero muito saber como a autora abordou o assunto, ainda mais depois de saber que passou longe do clichê haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie! Li algumas resenhas sobre o livro e ainda não tinha me me despertado pela leitura. Gostei muito da sua resenha me fez enxergar alguns pontos interessantes!

    Valeu mesmo pela dica!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nem imaginava qual a história. Achei bem legal o livro abordar o tema LGBT, não li muitas coisas com a temática e super resenha positiva me deixa bem curiosa. Bom saber que o livro traz mensagens, gosto muito quando tiro algumas reflexões da leitura.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Gosto dos temas propostos e já vários livros LGBT, mas ando tão sem paciência para dramas adolescentes ultimamente que acho que vou passar a dica ao menos por hora.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou curiosa quero entender se essas trocas de e-mails vão dar em algo e se ele vai sair do armário. Achei a ideia de troca troca de livro sensacional!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  16. Já li outros livros LGBT e ainda não tinha me atentado para o Simon vs agenda homo sapiens. Pelo que você falou, tem vários elementos que vão me agradar. Vou colocar na minha lista para procurar e ler. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oie amore,

    Já adiei leituras pelo preço salgado... sei como é...
    Gosto da temática... vou anotar a dica por aqui!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    tbm tenho curiosidade em ler essa obra, mas não consegui ainda. Gostei de saber que e uma leitura rápida e envolvente. Faz tempo que não leio nada do genero, mas fiquei mais animadinha. Quem sabe um dia desses eu não pego um e-book?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Que legal que conseguiu ler!
    Esse livro também me chamou a atenção na turnê. XD
    Ah, queria que rolasse um evento de trocas em Floripa tb. :D

    Que bom que o livro lhe conquistou, show! Valeu pela indicação!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Oii
    Realmente a capa é linda e eu compraria só por ela rs
    Que bom que ele transmite muitas coisas, deve ser emocionante de se ler!
    Beijos..

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)