Olá!

O resenhado de hoje é um livro que eu só conhecia de nome e de resenhas, mas, após ler sem muitas expectativas, acabei me apaixonando pela história. Confira a resenha de Os Bons Segredos, de Sarah Dessen.
Os Bons Segredos começa com a jovem Sydney Standford junto com seus pais no tribunal, esperando para ouvir a sentença que seu irmão, Peyton, cumpriria, por dirigir bêbado e atropelar um garoto, deixando-o paraplégico.

Porém, a vida de Sydney não é lá essas coisas. Ela vive à sombra do irmão, sempre em segundo plano – ele é o mais velho – e sempre ignorada por seus pais. Syd está tão cansada disso que resolve mudar de escola. Logo no primeiro dia, ela nota a pizzaria que fica perto do colégio e resolve comer. Lá, ela conhece Layla, filha do dono e logo de cara empreendem uma conversa bastante interessante.

Logo depois, Sydney conhece Mac e Rosie, irmãos de Layla, e seus amigos, Irv e Eric, além dos pais de Layla, senhor e senhora Chatham. Uma família um tanto diferente. Em sua casa, Sydney se sentia um peixe fora d’água, totalmente ignorada por sua mãe, que tenta a toda custa proteger o filho e não consegue admitir que ele cometeu um crime (depois de uma série de infrações); já seu pai é um completo bundão: se falou cinco frases no livro todo foi muito, já que ele é conhecido por ser um homem calado. O amigo da família, Ames, é um cara sinistro, sério.
E é na família Chathan que Sydney descobrirá o que é uma família de verdade, mesmo eles vivendo em um mundo próprio, onde há amizade, carinho, confiança, sem falar que o coração de nossa protagonista vai bater mais forte por um certo rapaz...

Sempre vi muitas resenhas positivas a respeito dessa obra - e da escrita da autora - então, quando o vi na biblioteca, não pensei duas vezes. E não me arrependo. As 403 páginas foram devoradas em algumas horas de um sábado nublado. Isso porque a escrita da Sarah é gostosa, fluída e nos faz virar a página descontroladamente.
Sydney é uma garota legal, obediente, certinha, sem vícios. Mas ainda assim recebe toda a carga do que a família está passando. Está sofrendo uma culpa que não é dela, mas não é isso que os pais veem. Aliás, queria muito entrar no livro e socar a mãe dela, por todas as decisões absurdas que tomou contra a menina. O fardo é demais para a pobre Syd, mas até que me identifiquei com ela nessa história de ser invisível.
Sydney é a mais nova, eu sou a mais velha, mas isso é só um detalhe. Também já passei por invisível (na verdade, ainda passo, dependendo de onde estou), mas não porque tenho um irmão preso (não tenho, não se preocupem), mas porque meus dois irmãos menores sempre precisaram de mais atenção do que eu. Minha irmã do meio é autista (não preciso dizer mais nada) e o mais novo tem problemas respiratórios, o que exige atenção redobrada dos meus pais. A mim, só resta ficar no canto e não causar problemas. Hoje é mais tranquilo, mas quando eles eram bebês, era mais complicado, eu nunca incomodava...

Layla é super cheia de vida! Alegre, autêntica e tem um ritual esquisito na hora de comprar e comer batata frita. Ela vive pegando no pé do Eric. Eric, Mac, Ford e Irv tinham uma banda. A família Chathan era dona da pizzaria Seaside, que, não era como a pizzaria que Syd frequentava na escola anterior, que vivia cheia, mas tinha uma excelente pizza. Então, um dos bons segredos da protagonista era a família Chathan.
Bom, a capa feita pela Seguinte, selo da Companhia das Letras, é muito linda, só que o nome da autora está muito grande, o que tira um pouco do brilho, já que, antes de você olhar para o carrossel (ou realmente reparar na imagem), o nome da autora aparece e recebe todo o foco. Mas, olhando a imagem com detalhes, o carrossel é lindo - e condizente com a trama.

A edição está muito bem feita, sem erros, e fonte confortável mais folhas amarelas garantem uma boa leitura, minha miopia (que aumentou mais um pouco) agradece. Sarah e suas personagens humanas ganharam meu coração, agora estou aceitando mais sugestões de obras dela - deixem nos comentários se conhecerem alguma!


39 Comentários

  1. Olá
    Eu não sei porque eu olho esse livro é não sinto curiosidade, e só depois que começo a ler a resenha penso, nossa que livro bacana, preciso ler.
    Acho que pode ser por causa desse detalhe da capa que você citou, como não conheço a autora o nome dela acaba não me dizendo nada então acabo desviando o olhar para algo que me chame mais atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá, antes de ler sua resenha eu já tinha vontade de ler esse livro, por também já ter lido elogios à escrita da autora. Depois dessa sua ótima resenha, quero ainda mais ler Os bons segredos. Gosto de livros que falem sobre amizade, sobre entender como deveria ser uma família.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este livro foi meu cartão de visitas para a autora, que não conhecia. Gostei da escrita, da forma como ela aborda os personagens e da jornada que construiu para cada um. E como você disse, é uma leitura que a gente nem percebe o tempo passar! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Também já li algumas boas resenhas desse livro e quero muito ler.
    Acho que Sydney apenas que viver um pouco de algo mais "normal" ou o que não seja tão pesado, afinal de contas ela vive em segundo plano e sempre senti que ela tem um peso grande dentro de casa.
    É um livro com questões familiares boas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, só vejo resenhas positivas e a sua opinião me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kami.
    Já li vários comentários positivos a respeito dessa autora e seus livros, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita dela.
    Os Bons Segredos parece ser um bom livro, estou de olho nele há um tempinho, espero ter a oportunidade ler logo.
    Fico feliz que a autora tenha lhe surpreendido e que você tenha gostado do livro!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, faz um tempo que vi esse livro e nunca tinha lido uma resenha dele, ate agora.
    Gostei bastante da premissa, e a história em si, parece bem interessante.
    Dica anotada, um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Mesmo com esse mundo de criticas positivas sobre os trabalhos da autora, não tenho muita curiosidade para ler esse ou outros trabalhos dela. Mas meu motivo é pq estou um pouco saturada do gênero, o dia que passar tenho certeza que darei uma chance, infelizmente agora, não ma acende aquela luzinha sabe? Fico feliz que tenha dado uma chance e se apaixonado.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Heiii, tudo bem?
    Esse foi o primeiro livro da Sarah que eu li e gostei mto.
    Já fiz resenha no blog e falei super tb, recomendo demais.
    Acho que tem partes mais demoradas, mas ainda assim a historia nos encanta, gostei.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá ♥
    Sou louca para ler algo da autora sempre vejo comentários positivos sobre suas obras e sua escrita. Gostei bastante da premissa desse livro, até por que ele já é um dos meus desejado. Ter um plano de fundo familiar me agrada muito.Creio que iria me identificar com a personagem principal muito rápido, mesmo sendo filha única tenho amigos que passam pela mesma situação da protagonista. Espero em breve poder fazer a leitura desse livro. Beijos"

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila.

    Tem alguns livros que deixa a gente com uma enorme vontade de entrar dentro dele para socar um determinado personagem. Pelo caso a mãe da protagonista é uma delas. Eu já tinha vontade de conhecer a história e lendo sua resenha, não restou nenhuma dúvida que preciso adquirir este livro logo. Gostei da sua opinião sincera para conhecer a escrita da Sarah.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar bem da escrita da autora, seus elogios só confirmam que é boa, fico curiosa para conhecer a obra. Achei bem interessante mencionar que pegou emprestado na biblioteca, já que muita gente não tem o hábito de usar hoje em dia. Realmente o nome da autora tá tão enorme que acaba atrapalhando apreciar a capa.

    ResponderExcluir
  13. Não me interesso muito nesse estilo de historia, porém, não é a primeira vez que leio uma crítica positiva deste livro. Estou me interessando...

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu gosto bastante dos livros da Sara, apesar da minha decepção com uma canção de ninar, onde eu esperei mais do que ela ode nos oferecer, esse livro é excelente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Que livro mais lindo e interessante! Assim como você teve vontade de entrar na história e socar a mãe, eu tive vontade de entrar na história e abraçar Sydney. rs Não é muito o tipo de livro que costumo ler, mas sua resenha está impecável! Parabéns!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  16. Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Sabe aquela lista de leitura que é enorme e nunca acaba, pois é... Me parece que a autora provoca reações diversas nos leitores e isso sempre é muito legal! Dica mais que anotada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Ola lindona ainda não li nada da autora, porém leio muitos elogios, estou curiosa com a premissa do livro, e conhecer a história da protagonista ao estar sempre a sombra do irmão. Pelo visto a trama foi muito bem desenvolvida te conquistando. Dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Comigo aconteceu o mesmo. Comecei a ler sem expectativa nenhuma e fui totalmente surpreendida. A protagonista me cativou e todas as mensagens que a autora transmite por trás dos acontecimentos e comportamentos, são geniais.
    Uma ótima leitura, com certeza!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Ola
    Tb acho a escrita da Sarah gostosa e fluída. Li outros livros dela tb por conta disso.
    Gostei da sua resenha e das fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, Kamila!
    Que bom que sua experiência com a autora já começou bem! ^_^ Para mim não foi bem sucedida assim, já que o primeiro - e até agora único - que li dela, O Que Aconteceu com o Adeus, não me agradou tanto como eu esperava e, mesmo quando tentei ler Os Bons Segredos pouco após o lançamento, não consegui me envolver de verdade à leitura e nem mesmo aos personagens dela que, apesar de humanos, muito me irritaram ou sequer se destacaram de forma alguma para mim durante a leitura, então acabei desistindo de Os Bons Segredos na época e não tenho mais arriscado nada dela, infelizmente. Espero que suas próximas leituras dela continuem sendo ainda melhores que esta primeira! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  21. Olá! Tenho bastante curiosidade em conhecer a escrita da autora. Sempre vejo críticas positivas sobre esse livro. Imagino como deve ser complicado não receber a atenção devida e sentir um estorvo. No caso das Syd, acho que super valorizaram o primeiro filho, mesmo com suas falhas. Mas, no seu caso, sei que deve ser complicado, mas não se sinta assim, seus irmãos não tem culpa, não deve ser fácil para os seus pais também. Desejo tudo de bom pra você, beijos

    ResponderExcluir
  22. Impossível não se identificar com a história de Syd e sua família, na realidade, acho que todo mundo passa por isso. Eu até entendo que a mãe e o pai passem dando atenção ao mais velho, porque tipo, ele causa mais problemas e tals. Mas humilhar a garota e a tratar como nada já são outros quinhentos.
    Em relação a resenha, gostei demais e realmente, a capa é linda (sem o nome da autora gigantesco).

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Que legal que você gostou da história. Eu li algumas resenhas sobre este livro e mesmo que a maioria seja positiva eu ainda não consegui sentir vontade de ler. Mas também sou sou suspeita pq se puder evitar drama familiar, evito! rs

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Faz um tempo que estou querendo comprar esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Da autora, eu só li "Uma canção de ninar" e foi uma leitura que eu amei. Aliás, recomendo muito.
    Fico feliz de saber que você gostou do livro e fiquei ainda mais curiosa para ler. Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Quem não quis socar a mãe dela, né?
    Uma coisa era se o irmão precisasse de mais atenção por conta de algum problema, outra coisa é a louca da mãe tratá-lo como injustiçado quando ele cometeu sim um crime grave.
    Amei muito essa leitura, a escrita da autora é mesmo bem gostosa e fluida.

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Nossa que bom que você só tinha visto resenhas positivas antes, confesso que já vi algumas reclamando de alguns pontos que bate justamente no que não curto em alguns livros. Nunca tive contato ainda com a escrita da Sarah, mas ainda quero ler algo dele nesse ano. Não sei ainda se é uma boa pedida para mim esse livro, mas sua resenha me instigou a ler algo dela.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi linda,

    Estou bem curiosa em ler esse livro, porque nunca li nada dessa autora e essa história parece ser aquelas que passam na sessão da tarde que nos comovem e acabam tocando em nossa convivência familiar.

    P.S: Estou terminando de ler seu livro e amando <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Serve de estímulo quando nos identificamos com a protagonista, né? Embora nem sempre o motivo seja dos melhores...
    Gosto muito dessa capa, mesmo com o nome da autora sendo maior... Não sei, acho diferente.
    E fiquei surpresa com o fato de você ter lido tão rápido. Mas, apesar disso, a história não enche muito meus olhos :/


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!!

    Acho que é ótimos nos identificar com alguns personagens pois isso faz a leitura fluir. Já conferi muitas resenhas para essa obra e na maioria foram bem negativas, fiquei feliz que tenha gostado de ler.
    Não sei se leria no momento, mas dica anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Oi Ka, tudo bem minha linda... eu amei a leitura deste livro... eu adoro a escrita da autora... e depois disso pretendo ler sempre que ser seus livros, porque apesar do livro ser completamente fora de minha zona de conforto, é uma autora que faço questão de ler sempre que der... adorei a sua resenha e mais ainda em saber que você gostou da história... Xero!

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bem? Primeiro gostaria de dizer que a capa desse livro é simplesmente incrível, fiquei apaixonada pelo carrossel. Mas concordo com você o nome da autora está muito grande e se você olhar rápido pode não perceber que é um carrossel =/ Com relação ao enredo gostei bastante e fiquei curiosa para ler. Na verdade tenho o livro e me animei ler pelas páginas amarelas rs gosto muito. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  32. Lembro de ter lido algumas resenhas sobre o livro e delas serem 50/50 nas opiniões. Pelo que percebi é um bom drama familiar, e com muitas lições de vida. Você se identificou bastante. Sobre a capa, as editoras costumam fazer isso, colocar o nome do autor em destaque. Já vi capas em que o nome do livro passa bem despercebido... Marketing literário é muito louco! ;)

    ResponderExcluir
  33. Oi kamila, sua linda, tudo bem?
    Eu também estava louca para ler esse livro e nossa, ele superou todas as minhas expectativas. Foi uma leitura muito intensa, com personagens muito bem construídos. Acho que sou a única que gostei da mãe dela, não pelo o que ela fez, mas achei a personagem fantástica!!!! Agora quero todos os livros dessa autora!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Esse foi o segundo livro que li da autora, e gosto muito da escrita dela. Realmente é aquele tipo de história que você iniciar despretensiosamente, e quando vê é arrebatada! Eu adorei a trama. Quero muito ler mais livros da Sarah. E realmente o nome dela na capa está enorme, hahaha. Mas a capa é muito lindinha.
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Oi Kamila!
    Esse livro está na minha lista de desejados a um tempo, só tive oportunidade de ler um livro da autora e curti bastante, suas personagens são humanas, nada superficial! Gostei de saber sua opinião e que o livro é bom, isso me anima ainda mais para ler! Realmente, o nome da autora ofuscou o título, acontece né haahaha

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. olá Kamila,
    Já li esse livro e foi como você: li em uma sentada.
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei contente por eu não ser a única invisível nesse nosso mundo louco. Também tenho um irmão mais novo e, apesar de ele não ser doente, ele chama muita atenção e meus pais estão sempre mais focados nele, mas meio que me acostumei.
    Confesso que ler sua resenha deixou aquele gostinho de querer reler essa obra para ontem rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi Kamis!
    Esse livro também foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e assim como vc me apaixonei logo de cara, a história é um mimo e a escrita dela super ajuda! Já estou louca para ler o último lançamento dela!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  38. Olá,

    Sou doida para ler algo da Sarah Dessen, tenho uma enorme curiosidade sobre seus livros e sua escrita. Ainda não li esse livro, mas pela quantidade de comentários positivos que já li sobre, acredito que será uma obra que me agradará bastante.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oii Kamilla
    Assim como você, eu só conhecia esse livro por resenhas... Curti a sua também, antes eu não tinha me empolgado muito com a história, agora estou mais interessada, quem sabe não o leio.

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)