Olá!

Mais uma resenha de livro do James Patterson aqui no blog! Mas, diferente dos livros que li dele, esse é um romance. Eu sabia que ele escreve de tudo, mas é a primeira vez que leio algo dele que não seja policial/thriller. Estou apaixonada por O Diário de Suzana para Nicolas.
O Diário de Suzana para Nicolas começa com a editora literária Katie Wilkinson sofrendo porque seu namorado, o poeta Matt Harrison terminou o relacionamento que tinham há cerca de um ano. Antes de sumir no mundo, Matt deixou um embrulho para Katie e, quando ela o abriu, se surpreendeu: era um diário. O conteúdo do diário foi escrito por Suzana, esposa de Matt. Isso mesmo, Matt era casado. E tinha um filho, o Nicolas. Junto do diário, uma mensagem do poeta, que poderia ser resumida como: “é cruel, porém real” (minha interpretação).

No diário, Suzana vai contando desde quando foi embora da cidade grande após passar mal, até quando conheceu Matt e os pormenores de sua vida de casada. Entre uma leitura e outra, Katie vai sofrendo, pois as palavras de Suzana machucam. Mas são palavras reais, que, conforme você vai lendo, vai se emocionando.

Bem, eu sou suspeita para falar de James Patterson. Ele me conquistou com seus livros da série Alex Cross (policiais/thrillers/suspenses) e em parceria com outros autores. Ele escreveu incontáveis livros sobre os mais diversos temas, mas essa é a primeira vez que eu tinha lido um de seus romances.

Outras obras: Os Assassinos do Cartão-Postal (c/ Liza Marklund) | Zoo (c/ Michael Ledwidge)
E estou apaixonada. Esse livro é lindo, chega no coração. Ao mesmo tempo que você vai sofrendo com Katie, querendo consolá-la, você também quer estar com Suzana, porque ela também precisa de ajuda. Quando você pensa que Matt é um babaca, a situação vai se revelando e você, no final, só quer ajudar a todos.

Em 2005, essa linda história virou filme, com a Christina Applegate no elenco. Não sei se pretendo ver, pois o final é forte demais. Arriscarei. Mas, enquanto isso, apenas elogios para a edição da Arqueiro. Não localizei erros de nenhuma ordem e a capa dá uma ideia de como é a ilha de Martha’s Vineyard (gostei do nome), que é onde a história de Suzana se passa.

A capa da Arqueiro é linda e os capítulos são curtos, sob os pontos de vista de Suzana, Katie e Matt. Recomendado pra quem ama aquele romance contendo dor e sofrimento, mas que no fim, tudo fica bem - ou para sair da zona de conforto do James Patterson.


34 Comentários

  1. Olá
    Morro de vontade de ler os policiais do autor, mas tenho um certo receio dele em outros gêneros, porque essa é a primeira resenha positiva que leio de um livro do autor em um livro que não é policial.
    Gostei muito da resenha e o livro parece ter um certo mistério, acho que vou assistir o filme primeiro.

    ResponderExcluir
  2. Kamilla, já li vários policiais do James Patterson e gosto muito dele e da sua escrita (e de toda sua equipe, né? Ele não escreve sozinho).
    Esse eu ainda não li, mas quero, principalmente depois da sua resenha.
    Acho que vou chorar, sofrer e me emocionar.
    E não sabia que tinha filme. Vou querer ver só depois de ler.
    Bem melhor, né?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  3. Menina, nunca li nada dele (ainda). E juro que fugi deste livro porque imaginei que era algo tipo Nicholas Sparks (nem chego perto dos livros dele, porque gosto de ter direito de sonhar sem alguém implodir minha bolha ao ler um livro). Bom saber que, mesmo após sofrimento, haverá um bom desfecho. Vou guardar a dica!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa alguém que leu esse livro finalmente!!!!
    Eu também não sabia que ele escrevia romance, porém esse livro é o único do autor que eu li.
    Eu amo de paixão essa história, ela é tão simples mas tão cheia de amor, tristeza e tragédias, fiquei com pena demais de todos os personagens.
    Não sabia que existia filme, claro que vou ver.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamila ^^
    James Patterson é um mestre mesmo! 💙
    Amo demais a escrita do autor e lembro que não época de lançamento desse romance fiquei bastante chocado pois o mesmo gosta de escrever romance policial e ver somente um romance quase que dramático ser exposto foi um choque! Fora que essa capa é muito Nicholas Sparks então buguei. Kkk
    Mas conforme as resenhas que li da obra pude constatar que ele é um ótimo escritor e provou que pode escrever sobre outros gêneros literários.
    Desconhecia que a obra já tem adaptação cinematográfica!!! Fico muito tentado a assistir sem nem ter lido o livro ainda.
    Parabéns pela resenha, Kamila. Fico muito feliz de ver outra pessoa com o amor depositado no Patterson. 😍
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi qual o nome da adaptação pro cinema? Vi um filme muito parecido e quando vc começou a falar do livro tive a impressão que estava falando desse filme que penso. Mas não lembro o nome.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adoro James Patterson! Mas ainda não li esse livro. Gostei muito da forma como apresentou o livro. Me deu muita vontade de conhecer um pouco mais sobre essa história. (=
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro o James tbm, estou namorando esse livro há anos, mas confesso que tinha medo justamente por ele ir por um gênero que não estamos tão habituados né? Adorei saber um pouco mais sobre a trama e acho que vou deixar meus receios de fora e tentar ler em breve.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila! Sou louca para ler os livros da Série Alex Cross porque amo livros de policial/thriller e estava muito curiosa para ler alguma obra do autor. Quando li James Patterson na capa, a minha curiosidade despertou rapidamente kkk mas fiquei bastante surpresa com o conteúdo da história. Como assim o Matt tem outra família? Estou super intrigada com esse personagem, com pena da Katie e querendo muito descobrir o que a Suzana escreve no diário. Amei sua resenha e a história parece ser super envolvente. Vou adicionar esse livro a minha lista com certeza kk,bjss!

    ResponderExcluir
  10. Oie amore,
    Gosto de livros “diários”, e esse parece ser muito bom pelo que li em sua resenha. Curiosa pela leitura.
    Fiquei curiosa pelo “chega ao coração”, então, dica anotada!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto comentários sobre esse livro mas nunca tive a oportunidade de ler. Eu sou suspeita pra falar porque adoro a escrita do autor, com seus capítulos curtos e as páginas que viram sem você perceber. Já li Os assassinos do Cartão Postal, Lua de Mel e Primeiro amor (esse último é um romance teen muito fofo) então eu conheço as múltiplas facetas dele e te confesso que adorei todas! Pelo o que você falou desse livro tem tudo para eu me apaixonar e querer ler novamente. Adorei a resenha!

    beijinhos,

    http://leiturize-se.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu já li esse livro e é ótimo! Me surpreendi bastante com a narrativa do autor, pois só tinha lido os livros de investigação do autor.
    A trama é bem emocionante, e me envolveu bastante.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Hey!

    Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas pelo que li ele parece ser incrível e eu fiquei super curiosa para conhecer mais.

    Sucesso.
    http://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não recordava desse livro na Arqueiro, acho que não estou prestando atenção ao catálogo. E esse enredo é bem interessante, imagina descobrir que seu namorado é casado ou foi enquanto esteve com você? Que loucura. James Patterson realmente é um autor que conquista.

    ResponderExcluir
  15. Oiee tudo bem?

    Olha só, tenho varios livros desse autor mas não li nenhum acredita? ouço falar tão bem dele, mas sempre que pego para ler desanimo! não sei qual o meu problema mas a leitura não me prende....

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que esse autor escreve de tudo porque tem uma equipe enorme de pessoas diferentes escrevendo por ele hahahaha.
    Enfim... A maioria realmente é thriller né? E, apesar de adorar o gênero, não sinto muito interesse em ler o autor. Com romances muito menos, porque não sou nada fã do gênero hahaha. Acho que não daria certo...

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, mas conheço o autor e sempre, que tenho a chance, leio um ou outro livro dele. Ele escreve de tudo. Gosto muito em autores, pois, assim, eles não se prendem somente a um gênero literário. Gostei da premissa do livro e acho que ele deve ser bem emocionante.

    http://www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kamila
    Todos falam que amam mesmo esse livro e que ficaram com o coração na mão. Do autor só li um juvenil, mas morro de vontade de ler essa obra. Adorei saber que se apaixonou pela história. Se demorar para ler, vou assistir ao filme, confesso que nem sabia da existência da adaptação.

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Acredita menina que tenho esse livro aqui em casa parado a mais de 2 anos? Tenho que mudar isso já, adorei tanto a sua sinopse que acho que vou ler ele depois dos livros que estou lendo.
    Ainda não li nada desse autor, mas tenho três livros dele na estante :/

    Bjux ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
  20. Ain... A sua paixão pelo livro me fez ficar apaixonada também. Gostei muito dele. Vou adquirir com certeza! Grata pela dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ká.
    Eu gosto muitos dos livros do James Patterson, mas não sabia que ele tinha esse romance.
    Adorei saber mais sobre o livro e sua resenha me deixou super animada!
    Obrigada!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kamila!
    Eu não conhecia o autor, mas gostei muito desse livro.
    Mesmo achando bem estranha essa coisa de dar o diário da esposa para amante, aliás, acho que essa foi a coisa que mais me deixou curiosa em relação a obra. Gostei!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Já li esse livro, foi o primeiro contato com a escrita dele. Chorei horrores, é um livro lindo demais, uma história doce, maravilhosa e forte! E que final! Me destruiu emocionalmente! Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Kamila, tudo bem?

    Você não vai querer me matar se dizer que nunca li nada do autor?! Não conheço a escrita dele, mas depois de tantos elogios teçados por você, fiquei muito curiosa. O livro parece-me ser do tipo que mais gosto, aqueles que me afetam profundamente e mexem com meu interior em todas as doses. Com certeza leria, principalmente depois da sua fantástica resenha! Gostei da ideia do autor para criar a história, deve ser bem interessante!

    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Eu não li esse livro ainda, maaaas eu sei como a escrita do autor é ótima!
    Gostei de saber que você ficou envolvida com a leitura. Isso é ótimo e importante! Quanto mais envolvido mais a história fica na cabeça.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi Ka, tudo bem???
    Eu acho que tem a resenha desse livro no meu cantinho, foi uma de minhas resenhistas que fez, e lembro da emoção com que ela foi escrita e senti isso aqui também... tenho vontade de ler algo do altor, mas ainda não tive a oportunidade. Pelo que percebi é uma história de emocionar e abalar as nossas estruturas e ainda nos levar para grandes reflexões. Gostei. Xero!

    ResponderExcluir
  27. nossa! não conhecia o livro nem sabia que existia a adaptação!!
    Sua resenha me passou uma história linda e estou super curiosa.
    Vou deixar o filme por ultimo e vou tentar ler o livro...

    obrigado pela dica.

    beijinhos

    Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Ultimamente ando bem saturada de romance, apesar de adorar o gênero. Pra ser verdadeira não gostei muito dessa história, pois me lembrou muito os livros do Nicholas Sparks, que eu particularmente não gosto nada. Talvez eu tentaria algum dos outros livros do autor.
    Beijos
    Livrofilia | Fan page Livrofilia

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Acredita que ainda não li nada do autor?!
    Deve ser porque não me interesso muito pelo gênero policial/suspense. Mas meu bem, esse romance me deixou mega intrigada para fazer a leitura e ir vivenciando tudo isso junto com as personagens. Creio que ficaria dividida entre Katie e Suzana. Quero entender porque Matt fez tudo isso com ambas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nada do autor, mas sempre acompanho resenhas sobre seus livros. Achei interessante este ser um romance romântico, pois achava que ele só escrevia suspense. Bom ver quando o autor escreve vários gêneros. :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?

    Meu Deus, tô tentando definir se sua resenha me deixou com vontade de ler ou não. Sua resenha está muito bom, mas quando você disse que tem um final sofrido eu pensei: "Ok, acho que não quero". Não gosto de finais muito impactantes, por exemplo: Um Dia. Comecei a ler o livro mas não tinha dinheiro para comprar, vi o filme e depois quando comprei o livro eu não quis ler, porque já sabia o que iria acontecer, rs.
    Tenho Os Assassinos do Cartão Postal, desse autor, mas ainda não tive a chance de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá.
    Esses dias estava assistindo um vídeo da Pamela se não estou enganada do livros e fuxicos e ela estava indicando esse livro. Ainda não tinha lido nada a respeito, não sabia exatamente do que se tratava e fiquei completamente apaixonada por essa premissa. Adorei sua resenha e saber que a história chega no coração, que sofremos junto com a personagem é simplesmente algo que amo.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  33. Nunca li nada do autor, mas fiquei muito curiosa por essa trama, que me pareceu bastante rica. Fiquei me colocando no lugar de Katie, e acho que não seria fácil ler esse diário e fazer certas descobertas quando ainda está tentando superar o término do relacionamento.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  34. Ja tinha ouvido falar do James, mas esse foi o primeiro livro dele que eu realmente me interessei a ler e agora estou começando, estou um pouco distante dos romances mas só vejo boas críticas sobre esse livro, espero gostar.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)