Olá!

A última resenha de um livro da série "A Seleção" foi no início de 2015. Muito tempo depois, finalmente consegui ler o quarto volume, A Herdeira. E, diferente de muita gente, adorei conhecer Eadlyn.

Resenhas Anteriores: A Seleção | A Elite | A Escolha
Contos (gratuitos na Amazon): O Guarda | O Príncipe

Passados vinte anos, a paz reina no castelo da família Schreave. America é a rainha e, por causa de sete minutos, sua filha Eadlyn é a sucessora do trono de Illéa. Isso porque ela nasceu sete minutos antes de seu gêmeo Ahren. Desde pequena, foi treinada para ser o que esperam dela: uma rainha.

Mas ela só tem 18 anos e vê uma Illéa às voltas com manifestações e rebeliões (a paz é só no castelo). Isso porque o sistema de castas foi dissolvido, mas não quer dizer que isso foi aceito com amor e carinho pela sociedade. Então, o rei Maxon toma uma medida drástica: organizar uma Seleção para sua filha.

35 rapazes de todo o reino. Uma única vaga. Mas tem um porém: Eadlyn não quer. Ela esta bem como está. Sozinha, com suas próprias preocupações, mas plenamente consciente do cargo que ocuparia. Ela seria a rainha. E não precisava se casar para isso.

Os 35 jovens foram escolhidos e, assim como nos livros anteriores, alguns terão mais destaque que outros, como Kile, filho da madame Marlee (amiga de longa data de America), que já morava no castelo, o Henri, que falava finlandês e vivia com um intérprete a tiracolo, Ean, o autoconfiante, Fox, o super humilde... Enfim, diversos jovens, cada um com suas ambições, mas eu gostei mais desses, portanto prestem atenção.
Bem, diferente de todas as resenhas que li - a grande maioria negativa - eu adorei o livro! Claro que, por mim, Kiera Cass parava no terceiro, mas, já que insistiu, insistiu direito: o livro flui super bem, como se não tivesse sido escrito às pressas, para lucrar. Durante a leitura, vários fatos dos livros anteriores foram relembrados (o que me ajudou bastante), então, se você leu os anteriores há muito tempo (como eu), pode ler esse na santa paz que não se perderá.

Sobre Eadlyn, a blogosfera foi unânime: taxaram-na mimada. Discordo. Ela não é mimada, e sim rica. Cercada de regalias e privilégios que nenhum ser humano de Illéa teria nem nos melhores sonhos, ela aproveitou todo o luxo e conforto que lhe foi proporcionado. Tudo nela achei com nexo: tendo tudo aos seus pés, humildade não faz parte de seu dicionário. Aliás, quando ela dispensou a primeira rodada de selecionados, tive uma certeza: ela é de Áries! Isso antes de ela revelar sua data de nascimento (é de Áries mesmo). Eu faria algumas das coisas que ela fez durante o livro - não necessariamente certas/éticas/morais/justas. Mas me imaginei nesses momentos.
(único gif possível)
Maxon e America aparecem na medida certa, sempre ponderados como os pais são. Mas esse livro está forrado de críticas. Tipo, a Seleção, em sua ideia original, não faz mais sentido, já que o sistema de castas foi dissolvido. Sabe a Lei Áurea? Ela foi assinada em 1888, mas sabe o que aconteceu então? Os senhores ficaram revoltados porque os escravos estavam todos libertos. Todo mundo ficou perdido, já que, da noite pro dia, senhores e escravos passaram a ser, pelo menos na teoria, iguais.

Em Illéa aconteceu parecido. O rei Maxon dissolveu as castas e todos ficaram sem saber o que fazer. De repente, os Cinco (pobres e artistas, como America) podiam cursar faculdade e os Dois (gente influente) poderia ser artista. Se o preconceito com os negros dura até hoje, tanto dentro como fora do país, porque ele não existiria neste reino fictício?

Além disso, a Seleção serviu para acalmar a população e evitar possíveis novas manifestações e/ou rebeliões. Ou seja, a lei do "Pão e Circo". E deu certo. Por alguns dias, o povo parou tudo o que estava fazendo para acompanhar todas as notícias sobre Eadlyn e seus Selecionados. Mas e ela, como estava?
Com medo. De início, ela não queria saber de Seleção e tampouco se importar com qualquer um deles. Mas não podia decepcionar nem seus pais nem seu povo. Porém, suas convicções foram mudando conforme foi conhecendo todos e cada um deles. Queria aterrorizar a todos, mas ela foi que ficou aterrorizada, conforme conhecia os garotos - e conforme eles a conheciam.

A respeito da capa e do trabalho de edição e revisão da Seguinte, tudo no mais alto nível, como é de se esperar. Aliás, pra mim, essa é a capa mais bonita de toda a série. Não lembro de ter localizado erros de nenhuma ordem e consegui ler as quase 400 páginas em um dia! Apesar de ter uma pegada distópica e toques de crítica social, todos os livros da série são mais que recomendados!

P.S.: A única pessoa que me irritou na história toda foi Josie, irmã de Kile. Realmente insuportável. Se eu pudesse, matava.




35 Comentários

  1. Ola

    Eu só li o primeiro da seleção e adorei espero conseguir ler os outros esse ano, eu ainda não sei se irei ler esse vou ler os três primeiros para depois ver se eu vou da uma chance vi varias pessoas não gostando desse livro e fiquei com medo. Adorei a resenha.
    Bjjj

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Essa foi uma fantasia que não me deixou muito empolgada de ler, nunca fui muito fã de "cavaleiros competindo pela mão da princesa em casamento" mas tenho uma amiga que ama a trilogia, não sei se ela leu os outros dois vou passar sua resenha para ela.
    Gostei bastante de sua reflexão sobre a protagonista, e concordo muito com você.

    ResponderExcluir
  3. Tu mataria a Josie? Coitadinha, ela só queria ser rica com a Eadlyn hahaha Concordo com você, quando vi as pessoas falando que "A Herdeira" era horrível e a Eadlyn mimada, fiquei sem chão. Mas como assim, gente? Não achei nada disso, gostei dela e isso só se firmou mais quando li A Coroa, aí nesse livro percebi o quanto eu estava certa e a Eadlyn era uma mulher forte.
    Ah, amei a escolha dela rs
    Amo essa série ♥
    Gostei da sua resenha.
    beijos
    Livrofilia | <a href="https://www.facebook.com/livrofilia/>Fan page Livrofilia</a>

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou louca para ler essa série! Inclusive já comprei os três primeiros, mas ainda não consegui dar um jeito de encaixar nas minhas leituras. rs Sua resenha realmente me surpreendeu, sempre vejo críticas negativas sobre esse livro. Estava até refletindo se valia a pena ler ou era melhor parar no 3. Mas você me deixou curiosa para tirar minhas próprias conclusões. rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amei a sua resenha! Eu sou toda elogios para essa trilogia (que não é mais trilogia) ainda não li esse e assim que lançou eu fiquei com essa pergunta na cabeça, se não há mais castas o por que de ainda assim ter uma seleção. Gostei muito da comparação que você fez sobre a Lei Áurea de fato é assim que funciona. Irei ler ele ainda, COM CERTEZA! De fato a Kiera é uma autora muito caprichosa na sua escrita, simplesmente a amo e as capas nem precisa dizer que são uma arte e tanto todas são lindas!

    Memórias de uma Leitora
    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaah eu amo essa série e esse livro pra mim foi um pouco complicado, a princípio parecia que iria ser apenas uma repetição da história da América e Maxon mas acabou que a Herdeira tomou seu espaço e nos conquistou! Ainda preciso ler os outros livros da série mas ela continua sendo um amor sem tamanho pra mim ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Menina, tenho amigas que falam tão bem dessa série, sua resenha foi uma delicadeza sem tamanho, mas... Eu tentei ler, fui até o final do primeiro capítulo do livro 1 e não me pegou. O mais estranho é que leio livros com nomes mega estranhos, mas menina, me perco nos nomes que vc cita na resenha, não consigo identificar quem é mãe, quem é pai, quem é filho... Acho que não tem mais jeito, o livro não é mesmo para mim

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu conheço esse livro e não gosto, a única coisa que me vinha a mente enquanto lia é: objetificar pessoas. Transformar seres humanos em mercadoria, não curto.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Eu nunca achei Eadlyn mimada.Ela cresceu com um enorme pesos nas costas.Eu só a achava muito arrogante ,mas a comprendo de certa forma.
    Gostei de sua comparação com a Lei Aurea.Mesmo eu tendo o costume de comparar com a India que tambem viveu um regime de castas que teve fim mas ainda existe com foi retratado na novela "Caminhos das Indias"
    O que mais gosto dos livros de "A seleção "além da capa lindas é a preocupação de Kiera com fatos historicos que fizeram parte da historia de Ilea.Cada um deles podemos ver que tem um plano de fundo politico qual em algum momento da historia mundial realmente ocorreu .
    Eu não li nenhuma serie de distopia completa , mas tive contato com o primeiro de outras duas e não notei essa preocupação.(posso estar caluniando as outras series).

    Amei sua resenha.
    E ai ta torcendo para quem ficar com a Eadlyn? Ou você ja ouviu um spoiler e ja sabe afinal quem é o escolhido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamila!
    Acho que sua resenha foi uma das poucas positivas que já li sobre A Herdeira! É bem o que você falou, todo mundo acha a protagonista mimada, mas talvez não entendam o contexto em que ela cresceu. Li os três livros d'A Seleção, gosto muito deles, mas não tive coragem de ler esse, para mim a história acaba no terceiro e está ótimo assim hahaha (mas isso só vale pra mim mesmo). E nossa, as capas dessa série são sempre lindíssimas, a minha preferida é a do primeiro mesmo, mas essa é maravilhosa também!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  11. Não sou fã dessa série, ate tentei ler o primeiro livro, mas de tanta resenha que já li, não consigo.
    Entendo o sucesso que toda a trajetória de Maxon e America fazem até chegar a filha deles, mas os livros não são pra mim.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  12. Oiiii tudo bem??

    Gostei bastante deste livro, e concordo com você a unica que me irritou foi a Josie, não tenho nada contra a Eadlyn. Entendo por que as vezes ela age de certas formas.
    Gostei da sua resenha, abordou vários pontos diferentes do livro, até alguns que não tinha prestado atenção. Gostei bastante.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila!
    Realmente essa segunda parte da então série da Kiera foi mesmo muito criticada por vários leitores, a Eadlyn foi mesmo taxada de mimada, rs, complicado. Não tenho muito o que falar sobre por não ser uma leitura que eu tenha mais qualquer interesse em fazer, ainda que tenha lido os dois primeiros contos lançados e tenha gostado mais do Aspen do que do Maxon, então provavelmente seria do Team contra da maioria se lesse a série, hahaha, mas, enfim. Gostei da forma como você relacionou as questões políticas do cenário atual de Illéa com o tempo da Lei Áurea, tem muito a ver mesmo essa assimilação, ainda que A Herdeira se passe muito tempo após, no futuro. Curti a resenha, se tivesse interesse na série certamente leria este terceiro mais calma e tranquila agora, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Lembro que quando esse livro foi lançado, eu sai igual uma louca batendo de livraria em livraria, até finalmente encontrar.
    Li em 6hrs, e esse final simplesmente me destruiu, queria logo a continuação, e ai foi mais um tempo de tortura kkk.
    A coroa é um amor, aposto que irá gostar!
    Adorei a sua resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Nunca li a série pelas resenhas negativas! Acho que é a primeira que da um ponto de vista diferente. Até fiquei curiosa agora! É sempre bom ver opiniões diversas!
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Mesmo sabendo dessas críticas envolvendo todas essas críticas no enredo, não tenho vontade de ler não.
    Acho que a autora perdeu a mão e escreveu demais! Realmente você foi a unica pessoa que curtiu a obra! Que bom hahaha.

    Ps: Para de colocar os signos nisso, ela só é chata...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Ka, tudo bem???
    Eu terminei desistindo de ler, mas não porque achei os dois primeiros livros ruins... foram os spoilers, eu já sabia com quem America terminou, sabia de muita coisa e isso me desanimou completamente. E depois que eu soube que teria uma "continuação" desisti de vez mesmo... Claro que para quem está lendo deve estar matando saudade de alguns personagens e confesso que a sua resenha sobre este livro foi a primeira positiva que li desde que o livro foi lançado e colocando seu ponto de vista em foco, percebi as suas razões e entendi o que quis dizer sobre o comportamento da personagem e considerei bem coerente ao contrário das resenhas que li... Achei super válido a resenha ter sido escrita a essa maneira, assim dá para percebemos as coisas de uma outra maneira. Xero!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Essa é uma série que não senti vontade de ler. Li várias resenhas positivas sobre todos os livros, mas a premissa em si que não me chamou atenção. Se eu leria el algum momento? Talvez, mas seria por causa da América, pois gostei da personalidade dela, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila!
    Eu amo A Seleção, é uma das minhas séries preferidas e praticamente devorei três primeiros livros. Contudo, até hoje não li nem esse, nem A Coroa pelo simples medo da decepção. Por mim teria acabado no terceiro, sabe?
    Fico feliz que tenha gostado do livro. Todo mundo fala que a Eadlyn é mimada e insuportável. Acredito que o fato dela ser rycaaaaa (adorei o meme - hahahaha) tenha contribuído muito para deixá-la com esse arzinho de mimo excessivo.
    Esse livro está na minha meta de leitura desse ano (era do ano passado também, mas não rolou) e acho que dessa vez vai. Espero poder gostar tanto quanto gostei dos outros livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oiii Kamila, tudo bem?
    Esse é um tipo de livro que não costumo ler muito não, mas fico feliz que tenha trazido a resenha para nós que lemos seu blog acompanhar, achei encantadora as fotos e compraria os livros só por essa capa se gostasse do enredo, ótima resenha!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  21. Achei muito interessante, inclusive você faz ótimas resenhas. Adorei mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila!
    Li somente a primeira trilogia de A seleção e adorei, apesar de querer bater na America por toda aquela indecisão.
    Já tenho A herdeira e pretendo ler, mas só via criticas negativas. Talvez a sua me ajude a ler hahaha
    E bem, contada na moça, acho que ela não tem que casar pra ser rainha, massss...
    Bj

    ResponderExcluir
  23. Nunca li a coleção A Seleção e nem fiquei muito interessada, mesmo após ler resenhas atrás de resenhas. Não sei se é por ter sempre livros atrasados ou porque o tema em si não me atrai (amo distopias, mas montadas em romance não rola, to mal do coração). Concordo com você que nem sempre ter grana = a ser mimado, se você ostenta, ostenta com orgulho! rsrs... Espero um dia tentar ler a coleção, só pra saber se eu sou chata mesmo ou se eu tinha razão. ;)

    ResponderExcluir
  24. Eu confesso que por muito tempo fui relutante em relação a essa saga, mas hoje dia estou louca para ler o livro um. Enquanto isso, acompanhando as resenhas para saber mais.
    Sobre a filha da América, eu não acho que estar rodeada de grana seja um motivo para ser mimada, tem muitos pais que ensinam os seus filhos outros valores a não ser o dinheiro, mas entendo que possa acontecer.

    ResponderExcluir
  25. oie
    gosto muito da kiera , mas me decepcionei um pouco com o desfecho do relacionamento da America.
    Que bom que A herdeira foi uma boa leitura para vc. eu achei meio fraquinha a história, talvez por já estar meio decepcionada.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Heiii, tudo bem?
    Acredita que até hoje nao li nadinha da Seleção?!
    Tenhos todos os livros, comprei pela capa, haha... e já li tanta resenha positiva que tenho fé que vou ler esse ano ainda.
    Adorei a sua resenha, deu pra entender melhor esse mundo todo novo e gostei dos pontos abordados.
    Sempre tem um personagem que a gente quer matar hehe.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  27. Olá lindona,

    Eu li os dois primeiros e cansei dessa de America e depois Maxon...eles me deixaram muito louca durante os livros que acabei cansando de saber o futuro de ambos. Até penso em terminar a série, mas depois que sair da mídia.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  28. OI!!


    Realmente essa foi a primeira resenha diferente que li sobre essa série, não possuo bases para julgar pq por mais famosa que autora seja ainda não li nada dela. Enfim, quero ler essa obra e saber um pouco mais sobre America e consequentemente seus descendentes, mas sempre acho que pode ter um livro melhor.Obrigada pelo seu ponto de vista Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu não sei não... Eu realmente tenho a impressão que a distopia dessa série se perdeu desde a primeira página hahahaha. Geralmente falam muito mais da seleção e dos romances... De fato vi algumas pessoas falando mal desse livro, fico feliz que tenha gostado. Acho que a autora ter colocado pequenos "lembretes" de acontecimentos passados foi ótimo, também sinto falta disso quando demoro a ler continuações. Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? EU AMO A Seleção. Eu praticamente venero a Kiera Cass nesses três primeiros livros, mas quando chegamos em A Herdeira, tudo decaiu. Eu não gosto da Eadlyn não pelo fato dela ser mimada, e a questão das atitudes delas. Tendo os pais amorosos que tem, torna-se uma pessoa assim é bem destoante. Eu sei e sempre concordo que as vezes temos filhos com personalidades diferentes dos pais, mas a frieza embutida nela é como se a autora quisesse que a gente engolisse a protagonista de qualquer jeito. De todas as formas, o livro todo não me desceu mas é opinião pessoal. Como muita gente diz, essa segunda parte da história ou você ama ou você odeia.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Esse livro realmente dividiu opiniões na blogosfera hahaha. Eu ainda não tive oportunidade de ler a série.
    Mas que bom que no geral a leitura te agradou, e a protagonista não te irritou. Tirando esse personagem que você queria matar hahaha
    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Olá, eu adorei a série...mas confesso que os últimos dois livros falando sobre a filha mais velha do casal me decepcionou um pouco, eu queria mais sobre a vida de América e Maxon...achei bem rasa as aparições dos dois (ao contrário de você), e no próximo ainda piora.

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Oii.
    Confesso que essa série não me agradou, parei no primeiro livro, pois não gostei da personagem América e dizem que a filha é um pouco pior kkkk. Achei que o universo distópico não foi explorado satisfatoriamente. Por isso não sei se irei ler os outros volumes das séries.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu adorei a sua resenha! Acredito que foi a primeira que não vi falarem mal hahahaha eu tenho muita curiosidade em ler e espero não odiar a Eadlyn como todo mundo, já que a personalidade dela é muito diferente da America.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)