Olá!

O resenhado de hoje foi um recebido da Arqueiro, parceira do blog, que me surpreendeu. É a primeira vez que leio uma obra do francês Michel Bussi. E não sei se terei palavras para descrever esse livro. Tentarei, eu juro. Confira a resenha de Ninfeias Negras.
Estamos em Giverny, um vilarejo no interior da França. Até aí, nada demais, se Giverny não tivesse sido imortalizada nas telas do único pintor possível, o gênio do Impressionismo, Claude Monet (1840-1926). Estamos em 2010 e o lugar foi palco de um terrível crime: o oftalmologista Jérôme Morval é brutalmente assassinato, à beira de um rio. Para tentar solucionar esse mistério, o detetive Laurenç Sérénac é designado para o caso.

Mas, quem nos contará melhor esse caso é a velha, uma mulher octogenária que anda pelos cantos, sempre vendo tudo, através do quarto andar do moinho de Chennevières, onde esconde sua maior preciosidade: um quadro, intitulado Ninfeias Negras.
A história dessa velha se mistura à história de outras duas mulheres: uma menina de onze anos, Fanette, que sonha se tornar uma grande pintora; e a professora Stéphanie Dupain, da escola local, que vive presa em um casamento sem amor.

Voltando ao crime, Sérénac e seu fiel assistente Sylvio Bénévides buscam provas e suspeitos nos mais diversos lugares, mas cada vez que procuram, mais difícil fica de desvendar o caso. Morval é um colecionador das obras de Monet e, antes de morrer, estava obcecado em conseguir um quadro de Ninfeias. Além disso, era conhecido por trair a esposa.

O livro é narrado sob as óticas de: da velha (primeira pessoa), do detetive Sérénac (em terceira) e de Fanette (primeira pessoa, mas com pensamentos em primeira), então temos vários pontos de vista para a mesma situação. Ah, e vale ressaltar que Giverny acompanhou tudo isso em treze dias. E várias histórias se desencadeiam a partir desse crime: o casamento frio de Stéphanie, o quadro que Fanette está pintando para participar de um concurso, a investigação de Sérénac...

Adorei o marcador!
Gente, eu não tenho palavras para descrever esse livro (sim, já disse isso no início do post, mas preciso repetir)! Nunca tinha lido um romance policial francês, ainda mais se passando numa cidade como Giverny, que respira Impressionismo, Monet e arte, muita arte! Um ponto muito positivo para Bussi é que ele inseriu muitos fatos reais na trama. Os locais, outros pintores, as histórias sobre Monet, alguns crimes de arte citados, tudo isso é real. E eu adoro quando fatos reais são inseridos na trama.

Apesar dos fatos terem acontecido em treze dias - dividido em duas partes -, a história não acontece às pressas, tudo é devidamente bem trabalhado, bem descrito, bem contado, fazendo o leitor entrar na história e assistir a tudo de camarote, junto com a velha.

Sério, eu preciso comentar esse livro com alguém, porque o final me fez levar às mãos na cabeça. Nem me passou pela mente a forma como o autor encerraria o caso. Você acredita em uma coisa durante todo o tempo, aí no fim, o autor vai lá e esfrega na sua cara que você esteve errado o tempo todo!

Bom, não posso falar mais sobre Ninfeias Negras porque qualquer coisa a mais que eu diga será spoiler. Porém, posso afirmar que a Arqueiro arrasou no trabalho. Não encontrei erros de nenhuma ordem e estou apaixonada por essa capa preta com um verniz que simula água. O marcador personalizado dá todo um charme à leitura. Durante a leitura, pensei em dar quatro estrelas no Skoob, por detalhes, mas por causa do final, cinco estrelas é muito pouco para essa obra!
Casa de Monet, em Giverny. Foto: site oficial de Giverny
Portanto, obra mais que recomendada, para mim foi uma experiência interessante ler um romance policial de um autor fora do eixo EUA-Inglaterra-Suécia. Vale muito a pena, ainda mais porque Giverny é muito linda!
Aureliano, de Luis Aragon.

36 Comentários

  1. Ola Kamila lindona, pelo visto a leitura foi maravilhosa, esse elemento surpresa é algo que cativa o leitor r precisamos falar sobre o livro com alguém né rss, confesso que a sinopse em si não revela muito dessa surpreendente história. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  2. Legal! Sou um grande apaixonado pela França, embora nunca tenha ido. A história parece fluir legal e a capa é bem bonita. Irei conferir um dia! Grande beijo meninas.

    ResponderExcluir
  3. Kamila, preciso confessar que estou namorando este livro já faz um tempo haha!E por causa da sua resenha fiquei mais curiosa ainda. Sou apaixonada por romances policiais e encontrar um que seja Francês e que ao mesmo tempo contém arte é um super bônus. A fotos estão maravilhosas e também me encontro sem palavras para dizer o quanto a capa é linda, espero um dia matar a minha curiosidade e tenho certeza de que vou ter uma grande ressaca literária ao terminar de lê-lo. Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Oie, adoro livros assim. Ele já mandou muito bem em o Voo da Libélula, então imagino que não seja diferente nesse livro.
    Adorei a resenha!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Li algumas resenhas, uma ainda hoje, que dizia que esse livri é moroso, mas que vale a pena, como você não comentou nada sobre, fico curiosa, achou moroso?

    Bem, dica anotada e teoria sobre a senhora e seu quadro formada na cabeça. rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria moroso, mas lento em algumas partes... mas vale a pena arriscar a leitura só pela reviravolta.

      Excluir
  6. Olá
    Essa pegada policial é o que eu mais gostei no livro, adoro mistério, ainda mais quando acontece em locais históricos como Giverny, fiquei bem curiosa com as perguntas que você fez.
    Preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Esse não é um gênero que costumo ler, mas gostei bastante da sua resenha, que acho que daria uma chance sim!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Esses dois primeiros meses de 2017 foi complicado pra mim na hora das solicitações de parceria, fiquei babando nesse livro e em vários outros a quem preferi dar prioridade nesse momento e acabei deixando Ninféias passar, mas ele ta na lista... gosto muito do gênero e preciso realmente deixar de procrastiná-lo... sua resenha só aumentou ainda mais minha vontade... Espero poder ler em breve.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Menina do ceu, minha colaboradora solicitou esse livro pra arqueiro e assim que chegou já me deu um comichão pra lê-lo. Eu sou louca em romances policiais e estou louca pra ler esse! Sua resenha ficou incrível e eu quero saber esse final surpreendente! Socorro!!!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Tenho lido muitos comentários positivos desse livro e a curiosidade para iniciar essa leitura só aumenta. Achei incrível a ambientação francesa, imagino que a menção as obras de artes e também à arquitetura, realmente seja um enriquecimento na história. Dica super anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Sou fã do autor Michel Bussi e terminei de ler esse livro recentemente! Mais uma vez ele me surpreendeu e esse livro já está na lista de melhores leituras do ano! Além da história ser muito bem construída, foi uma delícia relembrar meu passeio em Giverny! Ele descreve tudo tão perfeitamente que me senti lá novamente!! Amei!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,
    Já vi muitos comentários positivos sobre e esse livro e já quero ler.
    Adorei sua resenha, parece se tratar de um livro muito intenso. Dica reanotada rs!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila!
    Vi a divulgação desse livro e a sinopse brevemente em outros blogs, mas não sabia que tratava-se de um autor realmente francês, e é realmente interessante ler obras fora do eixo principal de EUA e Inglaterra. Pela sua resenha, por mais incentivadora que ela tenha sido, ainda não sei dizer exatamente se a premissa me chama mesmo a atenção, ainda que fique intrigada em saber como todos esses personagens e diferentes cenários estarão interligados no crime principal. Quem sabe em algum momento futuro não leia? De qualquer forma, valeu muito a dica agora, parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Sua opinião já me convenceu, vou com certeza procurar praler e espero encontrar no Kindle da Amazon. Adoro romances policiais e mistério e como vc tbm amo quando fatos reais fazem parte da trama, assim adquirimos mais conhecimento e a satisfação e maior.

    ResponderExcluir
  15. Está foi a primeira resenha que li deste livro, confesso que não faz meu gênero,mas achei interessante a forma como você elaborou a resenha e nos apresentou. Parabéns e fico feliz que gostou.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Essa é a minha próxima leitura e estou com grandes expectativas, visto que o livro ganhou vários prêmios. Espero levar as mãos a cabeça com o final também :D

    ResponderExcluir
  17. Olá linda,

    Estou interessada nesse livro desde o lançamento e depois de sua resenha que transmita contentamento com a obra e o desenrolar da história e dos personagens, minha curiosidade só aumentou e já estava até olhando os preços do livro para adquirir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila, não sou leitora de romances policiais, se é que esse livro se encaixa nesse gênero, foi a impressão que tive lendo sua resenha. Contudo ele parece trazer bem mais conteúdo do que apenas a solução de um crime. Também gosto quando autores inserem fatos e personalidades reais em sua trama, isso traz mais veracidade a obra e também um conhecimento que não buscaríamos de outra forma. Fiquei curiosa com o desfecho por você ter dito que ele é surpreendente, mas não vou dizer que leria, acho que se isso acontecer um dia vai ser quando eu não tiver nada mais na lista de leituras, então... rs

    ResponderExcluir
  19. Olá! Estou louca para ler esse livro! E fiquei mais ainda depois de ler sua resenha! É do estilo de livro que eu amo e parece ser intenso, forte e deixa o leitor doido!! E essa capa? Linda demais! Faz tempo que não vejo uma premissa bem legal como essa, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Li sua resenha morrendo de medo de pegar algum spoiler e acabar desistindo do livro, já que ele é uma das minhas próximas leituras. Mas, pelo contrario... Eu já estava querendo ler o livro, agora, fiquei ainda mais empolgada e curiosa, esperando curtir a leitura tanto quanto você curtiu. Que bom que ele é o próximo da fila :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  21. Oi lindona,
    Ainda não li esse livro, mas já li O Voo da Libélula e acho que a forma como a autor escreve interessante, mas achei a estória de O Voo da Libélula muito previsível, enfim.
    Sobre Ninfeias Negras o livro parece ser muito bem escrito e bem desenvolvido. Gostei dessa questão das óticas diferentes de narrativas.
    Claro que vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila, tudo bem?

    Eu sou apaixonada por romance policial, gosto de ver como os autores vão construindo o crime e desvendando-o o mesmo tempo. Ainda não li nada do autor, mas fiquei bem curiosa, principalmente por saber que o final lhe surpreendeu e que no geral o livro consegue cativar o leitor. Já vou anotar a dica e espero ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oiee Kamila ^^
    Bem difícil encontrar livros que não sejam de autores norte-americanos ou ingleses, né? Vale para todos os gêneros, infelizmente. O Heitor, resenhista lá do blog, também gostou bastante deste livro, mas não 100%. Estou curiosa para ler, mesmo não sendo muito fã de romances policiais e coisas do tipo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  24. Oi Kamilla.
    Gosto quando um livro de suspense/policial é escrito com vários narradores porque posso conhecer vários lados da história.
    Monet é meu pintor favorito e saber que a história se passa num lugar onde ele já pintou, só me deu mais vontade de ler <3

    ResponderExcluir
  25. Terminei de ler esse livro hoje e, ao contrário de você, acabei me decepcionando. Sim, o final realmente é incrível, mas a maior parte da leitura não conseguiu me envolver, então foi bem difícil para mim chegar ao fim; não engrenava de jeito nenhum e tive que fazer várias tentativas. Que bom que funcionou muito melhor pra você!

    ResponderExcluir
  26. Sou apaixonada por romance policial, já até li um francês, mas pelo jeito não chega a ser tão maravilhoso como este parece ser. Tenho lido diversas resenhas positivas da obra, e a cada vez mais fico ansiosa para ler. Gostei demais da premissa, e saber que é uma leitura ótima e com uma ambientação maravilhosa dessas me deixa muito empolgada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olás!!

    Eu acho que darei um tempinho de livros do gênero, mas achei o enredo ótimo! E o que eu mais gostei foi que houve uma mistura de visões e de tempos narrativos que não parece ter deixado a história confusa, nem nada disso. Gostei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bom?

    Confesso que não conhecia o livro mas já quero muito ler, parece ser uma história muito boa, que prende bastante o leitor.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  29. Olá.

    Não sabia que esse livro era um romance policial. Achei que era terror ou algo parecido, visto que nem a sinopse eu tinha lido. Agora de ler sua resenha fiquei com uma super vontade de ler. Achei bem interessante e cativante. Espero gostar também.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  30. Oiii.
    Assim que foi lançado eu fiquei super curiosa para conhecer a história, mas infelizmente ainda não tive tempo de ler. Eu particularmente adoro um bom romance policial e esse tem tudo para me agradar.
    Adorei a resenha.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  31. Oiii Kamila
    Esse livro está fazendo um sucesso hein, muitos comentários positivos e todo mundo enlouquecendo querendo ler, sua resenha me deixou um tanto convencida para que eu adquirisse a obra e lesse, gostei da narradora, parece aqueles contos sabe de filmes com livrão e tals hauahuahaua chego até criar a voz, com toda certeza pretendo ler.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  32. Oi Kamila, tudo bem?

    Meu Deus, que resenha cativante!! Confesso que, pela capa, nunca me interessaria pelo livro, mas a forma como falou dele realmente me fez dar um segundo olhar!

    Amo mistérios, mas faz um bom tempo que não encontro um que me cative da mesma maneira que Ninféias Negras fez com você além de amar essas reviravoltas finais que me deixam chocada! É tão incrível quando o autor consegue construir uma história tão incrível que te faz se sentir um pouco detetive também, não é?! haha'

    Fiquei curiosa!

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Eu estou vendo muita gente falar super bem desse livro e estou bem curiosa para ler. Também nunca li nada francês, mas acredito que essa obra é uma boa pedida para começar, e espero gostar tanto quanto você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Gostei da resenha. É tão legal quando a leitura é boa! Eu vi o lançamento desse livro na news da Arqueiro, mas não tive curiosidade de ler. Não faz muito meu estilo, então vou passar a dica.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Já li algumas opiniões não tão positivas sobre esse livro. Estava com muitas expectativas, pois adoro um bom suspense e a história desse livro é bem diferente. Mas acabei me decepcionando um pouco, por isso não leria. Mas fico contente que para você tenha até sido muito mais do que esperava, é tão bom quando isso acontece!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)