Olá!

Antes de qualquer coisa, peço que leiam com atenção e carinho este post. Originalmente, era outro texto que estava aqui, mas devido a uma bruxaria do blogger, que foge à minha compreensão, perdi tudo. O tema era esse mesmo, mas estava bem mais escrito, já que eu tinha feito a resenha assim que terminei de ler. Nada do texto original foi recuperado e o post pode não ficar tão bom quanto estava. Mas não desista de mim e confira a resenha do segundo livro da série Millennium, A Menina que Brincava com Fogo.
Amo tanto essa trilogia, que ela é protegida pelos meus Minions guardas!
Skoob | Submarino | Americanas | Série Millennium

Resenhas Anteriores: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Livro | Filme

Dando sequência à doutrinação segundo "a palavra de Larsson", neste segundo volume, a Millennium está às voltas com sua nova edição e, para isso, ele contará com dois colaboradores: o jornalista Dag Svensson e sua namorada, Mia Bergman, doutoranda em criminologia. O tema da revista será o "comércio do sexo", que é um nome mais bonito para tráfico e exploração sexual de mulheres. Muitos nomes fortes da Suécia estão envolvidos, ou seja, uma edição que pode abalar as estruturas de poder no reino - lembrando que a Suécia é uma monarquia.

Por outro lado, Lisbeth Salander está gastando sua grana em uma viagem pelo mundo. Conheceu pessoas boas e ruins, estudou matemática (socorro) e sumiu da vista de todos. Colocou silicone nos seios e tirou algumas tatuagens e piercings (incluindo um íntimo, segundo o autor). Quando voltou, seu rosto estava estampado em todos os jornais da Suécia. 

Isso porque Dag e Mia foram assassinados. Além deles, Nils Bjurman também morreu e Lisbeth é a principal suspeita. Seu histórico também não ajuda: foi declarada perturbada mentalmente, fazendo com que ela se tornasse a inimiga número 1 do país. A favor dela, só mesmo Mikael Blomkvist, que sabe que ela é inocente, mas sabe também que seu conceito de ética é diferente do considerado "correto".

Além disso, Lisbeth recebe a notícia de que seu ex-tutor, Holgen Palmgren, está vivo mas debilitado em uma casa de saúde. Mas, o inimigo é maior. Zala. Ele é a chave da história. Seu passado está diretamente ligado à história de Lisbeth. Muito sobre Lisbeth é revelado - muito mesmo - e o ponto de partida é quando ela tinha 12 anos e o que ela chama de Todo O Mal aconteceu.

Posso ter perdido a resenha original, mas ainda me lembro de algumas coisas, como, por exemplo, o fato de que, neste livro, Mikael e Lisbeth só vão se encontrar uma vez, quando ela será salva do "gigante loiro", um cara alto e de dar medo. Outra coisa - essa eu não esqueço, rs - é que essa história é apaixonante! Do começo ao fim, o livro possui várias críticas à sociedade sueca, mas que, se trocarmos uma ou duas palavras, serve direitinho à nossa sociedade.

Por exemplo, em uma passagem do livro, Erika Berger pensa em seu relacionamento com Mikael. É um spoiler, mas lá vai: ela é casada com um artista plástico, mas possui uma sólida relação com Micke há uns vinte anos. E fica chateada quando "amigos" e "colegas" falam dela - pelas costas - sendo que o próprio marido sabe do relacionamento e ok, ele aprova. 
Fiel ao amante? Um belo paradoxo por parte de Stieg Larsson, rs.
Para quem não sabe, Stieg Larsson era anti-machista, antirrascista e um crítico fervoroso da extrema direita - aqui no Brasil, hoje, ele seria chamado de "mortadela", o que é triste. Aliás, é triste você ser taxado de qualquer coisa relacionado à política. Então, ele usa o livro para criticar o fato de que, como Micke é homem, ele pode "passar o rodo", mas Erika é mulher, então ela tem que ser fiel, porque se tem mais um homem é "vadia". Tem outro spoiler, mais legal ainda, mas não vou dar não, rs.

À distância, através do computador de Blomkvist, Lisbeth vai juntando documentos para provar sua inocência. Ela, sempre lançando mão de sua inteligência, precisará de muito mais frieza para não sair por aí matando todos os homens que fizeram mal para ela, inclusive um certo Peter Teleborian, que faz muita questão de mantê-la num hospício pelo resto da vida.

Se o assunto é Millennium, não esperem imparcialidade de minha parte. Eu amo esta trilogia e irei protegê-la. Mas, as 611 páginas do volume não assustam, pelo contrário, apesar da repetição de nomes que o autor coloca ao longo do texto, você devora cada página com o coração na mão. O que aconteceu a Lisbeth? Ela é perturbada mesmo? E Mikael, o que fará para ajudá-la? E aí, quando vê, o livro acaba numa parte crucial, em que você perde até o sentido da vida. Por quê??
Essa foto foi o que me fez perder o post original. Por favor, apreciem-na, sou péssima fotógrafa, mas essa ficou demais!
Uma equipe policial está atrás de Lisbeth, mas eles mesmos não se convencem da culpa dela. Muitas coisas não se encaixam. E, mais uma vez, uma crítica de Larsson está nas entrelinhas. O Estado. O Estado sueco falhou com Salander. Ela pediu ajuda a um monte de gente quando Zala a prejudicou. De nada adiantou. Para encobrir um cidadão, acabaram com a vida de uma menina. O Estado sueco falha. O Estado brasileiro falha. O que aconteceu com ela, infelizmente, pode acontecer com qualquer uma de nós.

Eu já vi os três filmes - sem palavras, mas vai ter resenha - e vou demorar a ler os volumes restantes, mas não posso deixar de recomendar uma trama tão apaixonante. Falando em tramas, a Suécia é terreno fértil para quem escreve romances policiais/thrillers/suspenses. Podemos classificar em três grupos: o primeiro, com os precursores do gênero naquele país, com autores como Maj Sjöwall e Per Wahlöö, nos anos 70. Depois vieram os best-sellers internacionais, como Lars Kepler (dois de seus livros foram publicados pela Intrínseca), Camilla Läckberg (publicada pela Planeta de Livros), Henning Mankell (morto em 2015) e Liza Marklund (o Brasil precisa conhecer essa mulher). Por fim, acima de todos esses, Stieg Larsson. E não porque sou fã, mas porque o que ele escreveu, dificilmente outro/a fará parecido. Tão cedo será superado.

Como eu disse, logo menos terá resenha dos filmes 2 e 3, mas por ora, por favor, vamos conferir essa trama elétrica, sem falar que tem muitas referências da cultura pop tanto sueca. Uma aula de história, de informática, de jornalismo, de ética... Arrisco dizer que esses livros são uma verdadeira faculdade!

P.S.: saiu no G1 que o David Lagercrantz vai escrever mais dois volumes, sendo um a ser lançado este ano. Parte ruim: não é o Larsson. Parte boa: vai ter mais Salander e Blomkvist sim, o que será maravilhoso! O link está aqui.


25 Comentários

  1. Kamila,

    Não costumo gostar muito do gênero policial, mas esse ano eu coloquei alguns desse gênero na minha lista para cumprir alguns desafios dos quais estou participando. Vou anotar o livro que você resenhou e depois eu te digo se gostei, ok? Seu blog é muito lindo! Adorei vir te conhecer!
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Por enquanto só vi o primeiro filme sueco, e achei muito bom, uma trama bem detalhada e instigante, tenho vontade de ler os livros, mas ainda não tive a oportunidade, mas, pelo menos os escritos por Larsson, já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Menina que coisa ein, deve ter sido bruxaria do blog mesmo pra você perder a resenha original, mas não te preocupa que a resenha ficou ótima. E é um tema que eu amo demais, então eu fiquei extremamente curiosa pra ler o livro. Parabéns!!!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamila. É tão bom quando a gente encontra algo que se torna tão precioso, né? Apesar de ainda não ter lido esta série, eu entendo, compreendo - é gritante a paixão em cada palavra sua - e acima de tudo respeito este sentimento, porque o tenho com outras séries e autores. Provavelmente se algum dia ler estes livros, será por "culpa" sua. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Estou com a série Millenium para ler tem um bom tempo. Já comecei o livro 01 três vezes, mas não consigo avançar. Não é ruim, pelo contrário, mas algo me faz parar, abandonar e voltar meses depois. Talvez ainda não seja o meu momento.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que pena que perdeu a primeira postagem, já passei por isso, nunca fica igual a postagem e é ruim também quando os comentários dos leitores some junto. Mas que bom que você não desistiu e fez a resenha novamente. Mesmo reconstruindo a resenha ficou muito boa. Que bom que essa história você acho apaixonante. Não pode dar spoiler se avisar antes 😡 avisa antes e não depois 😂 Gosto de filme do gênero mas ainda não experimentei ler o gênero, anotei a dica, que sabe não começo com esse. Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre quis ler essa série, mas sempre acontece algum coisa que acaba me impedindo de ler.
    Sua resenha está ótima, embora eu não tenha lido a antiga. Não fique preocupada! Super bem escrita.
    Fiquei sabendo dessa continuação que será lançada... é muito livro, meu pai!!! hahauauh
    Eu vi os 3 filmes e AMEI! as duas versões! :D

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Suas resenhas sobre essa série me deixam bem curiosa, já assisti ao primeiro filme e gostei bastante, imagina lendo o livro. Eu acho legal a maneira como o enredo é escrito, as intrigas que tem, não é à toa que você gosta tanto deles. Parabéns pela resenha, gostei bastante! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii!!

    Fanzoca... Eu vi a saga da resenha perdida... Como sabe eu não li as obras ainda... Mas fiquei feliz em saber que mesmo com toda a repetição (que é uma coisa que me irrita muito) é uma obra agradavel. Curti o tema da matéria e fiquei um pouco mais curiosa em relação ao livro.
    Para quem perdeu tudo, reescreveu muito bem!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Acredita que ainda não li nenhum dos livros?
    Eu preciso ler desde o primeiro livro dessa história. Acreditp que vou gostar muito, pois sempre estão me indicando essa série.
    Gostei bastante da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oi, quase terminei essa série, e supergostei, e super recomendo! Amo a lisbeth, amo personagens femininas fortes, e definitivamente ela é uma. Sabe o que você me fez ver, essa história de que a suecia é um terreno ferti para autores do gênero. Nunca tinha percebido isso. Vou até procurar livros dos autores citados.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii Kamila, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, até agora não tive muito interesse em ler, sua resenha ficou incrível!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Que bruxaria foi essa hein?! Uma pena você não ter conseguido recuperar nada do original, mas adorei a resenha aqui apresentada e achei que ela ficou bem completa sim.
    Confesso que não é uma obra que pretenda ler no momento, mas fiquei intrigada para descobrir todas as respostas para os apontamentos que fez aqui, sem contar que quero saber qual final foi esse que deixa até desnorteada! rsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Assim que li o titulo me lembrei de uma coisa que me falavam quando criança. "Quem brinca com fogo faz xixi na cama.". kkkkk
    Mas enfim, gostei bastante da premissa do livro, já vou até procurar sobre o primeiro volume. Parece ser uma obra envolvente com tantos mistérios. Dica anotada!
    Beijoos!

    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila! :D
    Ler e sentir sua empolgação durante a leitura me deixo animada para conhecer essa trilogia, que pelo jeito não é mais trilogia. Já tinha escutado falar, mas não sabia com detalhes o que acontecia. Vou querer ler e espero gostar tanto quanto você! <3

    ResponderExcluir
  16. Oi linda,

    Eu li o primeiro e assisti ao filme e adorei cada palavra que Stieg escreveu.
    Também odeio quando as pessoas são taxadas dentro da área política. Stieg sempre posicionamentos corretos que permeiam assuntos críticos como machismo e preconceitos raciais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Menina, confesso que pulei partes da resenha com medo de pegar spoiler do primeiro livro, porque essa é uma saga que eu realmente quero ler. Quero aquela edição bonitona, mas, por ser cara, estou esperando hahaha. Parece muito interessante, estou disposta a encarar os calhamaços :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee Kamila ^^
    A segunda resenha nunca fica igual à primeira, né? Isso já aconteceu comigo, mas nunca com o blogger *-* Eu até que gostei do livro que o David escreveu, mas, como você disse, não é o Larsson...haha' e lendo "A garota na teia de aranha", fica bem perceptível a diferença entre um autor e outro. Lembro de ter visto o primeiro filme (nas duas versões) e o segundo, mas não lembro se cheguei a ver o terceiro *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá! Já ouvi falar sobre essa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler nem de assistir aos filmes. Tráfico de mulheres realmente é um assunto muito polêmico, ainda mais se conta também com exploração de mulheres. 611 páginas assustariam qualquer pessoa, mas se são rapidamente devoradas, creio que valha a pena ler. Se você ama a trilogia e super recomenda, vou ler mais sobre ela para ver se entra em minha lista.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Não conhecia o livro e gostei bastante da premissa embora seja um gênero que eu não curto muito, não leria o livro pois realmente não acho que aproveitaria tanto a leitura, mas fiquei feliz em saber que você curtiu e que embora seja um livro grande a leitura flui bem.
    Uma pena que o autor repetiu muitos os nomes.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  21. Menina, ri litros com sua introdução, juro que não desisti de você. Sobre Stieg Larsson, realmente, ele seria chamado de mortade, petista, comunista, comedor de criancinha, abortista, gayzista, enfim, qualquer coisa na tentativa de agredir.
    Eu vi os filmes, mas, ainda não li os livros, infelizmente. apreciei sua resenha e a forma como relacionou a temática. ^^

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu sou apaixonado pelo gÊnero policial, e esta série me parece ser uma prato cheio de suspense e de bons mistérios. Não conheço os filmes ainda, mas agora fiquei na dúvida se devo ler os livros logo ou ver os filmes. Adorei sua resenha, você me deixou bastante curioso;

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Confesso que não sou fã do gênero não, mas os Stieg sempre me chamaram a atenção desde que eu vi os filmes. De lá pra cá, infelizmente nas minhas pesquisas, soube da morte do autor e desanimei. Não sei se livros de outro autor teria a mesma pegada dele, e tenho absolutamente medo de adorar e não ter a continuação que queria. Apesar de vocês rasgar elogios, ainda tenho uma dúvidas pontuadas quanto a ler. Quem sabe futuramente? Beijos!
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho a Trilogia em casa e já o li o primeiro e assisti as duas versões do livro, sim preciso MUITO me programar para ler o segundo volume, já conhecia a história por alto, mas acho que é a primeira vez que vejo uma resenha do segundo volume, e na verdade me deixou um pouco ansiosa para saber como é a história.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  25. Olá!! Fiquei muito interessada em ler essa trilogia! Eu já ouvi falar sobre esses livros, mas nunca tive a vontade de conhecer realmente. Eu adorei o spoiler paradoxo "Fiel ao amante" e saber que o autor se identifica com causas das quais eu também me identifico. Sua resenha está maravilhosa, parabéns! Mesmo que tenha sido refeita, nem parece! E faço questão de ler sobre o 1º livro também! Muito obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)