Olá!

Mais uma sexta novinha em folha e nada como começá-la com uma resenha de um livro maravilhoso. Esse quem me deu foi a Ani, do Entre Chocolates e Músicas, que me cedeu gentilmente para resenha no fim do ano passado. Lembro que ela me deu numa sexta e, no sábado, já tinha devorado a obra, de tão linda que é. E o mais impressionante: é uma história real. Confiram a resenha de Cartas de Amor em Paris, publicado pela Universo dos Livros.
Cartas de Amor em Paris é o relato autobiográfico da norte-americana Samantha Vérant. Em 1989, aos 19 anos, durante uma viagem pela Europa com sua amiga Tracey, ela conhece o jovem Jean-Luc, em um belo restaurante de Paris. Jean-Luc estava acompanhado do amigo Patrick. Os quatro formaram um belo grupo, e resolvem passear pela Cidade-Luz mas, em dado momento do passeio, os casais se separam e Sam e Jean-Luc vivem momentos incríveis. Mas, como nem tudo são flores, ela precisa seguir viagem, deixando o jovem em Paris, mas levando consigo sensações únicas.

20 anos depois, Samantha vê seu casamento ruir. Seu fiel escudeiro é seu cachorro Ike. Além disso, ela perdeu seu emprego de diretora de arte. Pra você ver que não tá fácil, ela tá endividada até a alma. E desempregada. Tracey lembra de Jean-Luc, como uma forma de dar alguma alegria para a amiga. E ela se lembra de sete cartas que o francês escreveu para ela ainda em 89. A amiga dá a ideia para Sam criar um "blog do amor", onde as pessoas mandariam suas cartas de amor e, se fossem tão boas quanto as de Jean-Luc, elas seriam publicadas. Mas Samantha teve uma ideia melhor. Resolveu responder as cartas de Jean-Luc. 20 anos depois. Sim, ela não respondeu as cartas do cara.

Ela postou na internet alguns trechos de algumas das cartas. Nesse meio tempo, criou coragem e, após pesquisa no Google, encontrou o email de Jean-Luc. Enviou uma mensagem, em que pedia desculpas. E qual foi a surpresa quando, além dele ter respondido, ele ter respondido positivamente! Primeiro, foi a troca de emails, depois, vieram as ligações, onde eles falavam sobre tudo: desde o casamento ruim de Sam, em que chegou ao ponto de ela e seu marido dormirem em quartos separados até o divórcio de Jean-Luc, passando pela falência iminente dela e da ciência de foguetes dele.

Por incrível (e ficcional) que possa parecer, mesmo depois de duas décadas, Jean-Luc não tinha conseguido esquecê-la. E ela também não o esqueceu. Incrível. Ele, então, convida Sam para passar dez dias em Paris - ela mora na Califórnia. E ela foi, mesmo estando quase falida (ele pagou a passagem com milhas acumuladas). E quando se encontraram, nem parecia que tinha passado duas décadas, já que a chama da paixão ficou acesa todo esse tempo - e pegou fogo de vez quando chegaram ao hotel.
Estou apaixonada por esse livro! Além de ser super romântico, ainda é engraçado! Durante vários momentos, me peguei gargalhando cada vez que Samantha pagava algum mico, principalmente quando ia falar algo em francês - em uma das passagens, ela queria pedir um canudo (une paille) mas acabou pedindo sexo oral (une pipe). Mas, mesmo com essas situações engraçadas/bizarras/constrangedoras, Jean-Luc mostra-se um completo cavalheiro, um príncipe encantado.

Romance sempre será meu gênero favorito por excelência, mas adoro um relato autobiográfico. E se for um livro que junte as duas coisas, a chance de eu amar é enorme! Não conhecia esse livro, pesquisei por ele no site da Universo dos Livros e resolvi pedir apenas lendo a sinopse. E não me arrependo! A edição está impecável e a capa está bem bonita, mesmo tendo rostos, que é algo que não curto em capas. Só achei dois errinhos, que me deixaram confusa, mas relendo, deu pra entender perfeitamente.

Apesar de eu não acreditar que possam existir homens maravilhosos e perfeitos como Jean-Luc, o livro de Samantha é uma ode ao amor verdadeiro. É como se ele dissesse "ei, apesar de tudo, é possível sim ser feliz!". E olha que a moça sofreu, tanto com o pai biológico (um lixo de pessoa) como com o ex-marido (um idiota), mas com Jean-Luc, tudo é diferente, bonito e legal.

Pesquisando no site da autora, vi que em abril de 2017, ela vai lançar seu segundo livro "How to Make a French Family: a memoir of love, food and faux pas" (Como fazer uma família francesa: uma memória de amor, comida e gafes, em tradução livre). em que ela vai contar seu dia a dia na casa nova, no sudoeste da França, com seu marido e os dois filhos adolescentes dele (de um relacionamento anterior). Só espero duas coisas: 1) que ela tenha conseguido ter seu filho (o que acho difícil, já que ela reencontrou Jean-Luc beirando os 40) e 2) que a Universo dos Livros traga esse livro para o Brasil.

Essa é a leitura mais que adequada para curar uma ressaca literária. Uma história real, romântica e engraçada também. Daria um ótimo filme pra Sessão da Tarde (de preferência com Jennifer Aniston). Agora só me resta entender o que leva uma pessoa a ignorar cartas de amor. Por 20 anos. E como consegue aplacar a saudade todo esse tempo...

P.S.: as cartas são divulgadas ao longo da trama. E é uma mais linda que a outra.


32 Comentários

  1. Olá
    Não sou chegada em romances, mas estou gostando muito de ler autobigrafias, ainda mais em Paris, deve ser muito gostoso. Mas acho que vou preferir o segundo, estou apaixonada pelas cidadesinhas rurais da Europa

    ResponderExcluir
  2. Moça já ouvi falar desse livro mas nunca tive a oportunidade de ler. Sua resenha me fez querer ler o livro, afinal amo Paris kkk e gosto de livros bons pra curarem ressacas, são ótimos pra mesclar com livros mais pesados!!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas fiqeui bem curiosa. Ele retrata a temática que mais chama a minha atenção e arrebata meu coraão. Como uma amante dos amores perfeitos, acho que amaria a história do início ao fim! Vou anotar a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, para tudo! Amei a sua resenha, que livro mais amor! Com certeza é o tipo de leitura que muito me agrada!
    Já coloquei na minhas, e já estou indo a caça dele nos sites, risos.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gente, que lindo! Como pode uma autobiografia parecer tanto uma fantasia e vice e versa?
    Fiquei super interessada e acho que vou chorar horrores durante a leitura haha
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a história desse livro e achei muito legal! Parece ser típico do livro envolvente que te prende haha não sou muito fan de romances, mas as vezes cai bem, não é?

    ResponderExcluir
  7. Oi Ka!
    Que legal a autora retratar o romance dela como um livro. Isso foi uma tirada bem diferente. Gostei de saber que é uma leitura ótima para ressaca literária devido ao seu envolvimento com os personagens, mas confesso que atualmente não é o tipo de leitura que estou procurando. Passei dezembro inteiro lendo esses livros mais contemporaneos e agora quero minhas fantasia de volta. Mas adorei a dica

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Kamilla,

    Sou uma eterna apaixonada por romances e vou te falar estou louca nesse livros. Já li muitas resenhas positivas, algumas negativas e outras onde os leitores ficam " em cima do muro", porém as positivas me deixaram com os olhos brilhando para conhecer esse enredo que parece ser maravilho.
    Fiquei muito feliz em saber que a autora vai lançar uma "continuação" e por saber que o livro é um bom cura ressaca. Essa dica já esta anotada faz tempo. Amei saber sua opinião sobre ele.

    beijos
    Bella

    ResponderExcluir
  9. Oiii Kamila, tudo bem?
    Que livro mais fofo menina, fiquei bastante interessada e adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, achei a capa linda e provocante ahuahaua leria com toda certeza! Você sempre arrasa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não conhecia esse livro e a autora, mas fiquei muito interessada em ler, ainda mais por se tratar do gênero romance que é o meu favorito. Já esta anotadíssimo aqui para futuras leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Li hoje mesmo a resenha do livro no blog da Ani, e é a mesma resenha? o.O Bem...
    Como eu disse lá, eu não curto biografias, nem nada do tipo. Mas, gostei bastante da história da autora, e saber que é divertida me deixou animada para conferir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Sei que a obra é um relato autobiográfico e que a autora provavelmente romantizou um pouco os acontecimentos, afinal não consigo ver hoje em dia uma situação como essa acontecer realmente e que Jean é esse homem perfeito, mas creio que a mensagem tenha sido exatamente essa ode ao amor!
    A premissa é interessante e deixarei a dica anotada para tentar a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Eu fiquei muito feliz em ver que você gostou da obra! Parece ser um livro ótimo mesmo!
    Que continuemos com essa parceria hahahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?
    Eu me interesso por livros biográficos ou baseados em fatos reais, então com certeza vou procurar saber mais sobre esse livro. ^^

    Beijokas da Mylloka :*
    https://myllokasecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Li uma resenha desse livro hoje mesmo, e como disse lá, parece realmente divertido acompanhar as gafes da protagonista. E simmm, parece história de filme, coisa fictícia mesmo de tão lindo. Muito legal saber que de fato isso aconteceu com alguém <3

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu fiquei muito interessada neste livro, porque adoro este tipo de história. Já anotei para procurar e poder me divertir e me apaixonar por ele. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Kamilla.

    Amei a forma que você conta a história desse romance. Não vou negar que gosto do gênero, ainda mais quando o final é cor de rosa. Meu ceticismo quase me derruba em alguns momentos, mas como eu já passei dos 40, meu médico que ainda posso ter filhos e tenho um amor há mais de 20, tudo é possível....

    bjss
    #Bel Góes#

    ResponderExcluir
  18. Oi linda,

    Eu adorei esse livro porque traz uma história de romance fascinante e cativante e instigou minha curiosidade para lê-lo e me encantar por esse homem que pode existir por aí, mas que ainda não tive a chance de conhecer haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Amo romances, mas ainda não tive a oportunidade de ler um que seja um relato autobiográfico, então acredito que esse seria perfeito para a leitura. A história do casal parece ser muito bonita, já que se reencontraram depois de tanto tempo, esse livro mostra bem o quanto a vida nos reserva surpresas. Já está na minha lista de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Bem legal teu post
    Amei o livro ainda não tinha lido nenhum desse jeito pretendo realizar essa leitura. Amei a resenha

    ResponderExcluir
  21. Ai Kamila eu quero tanto esse livro!!!! Sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa para conferir a história e que edição linda! <3 A Universo dos livros está de parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Não curto ler histórias autobiográficas, e apesar dessa parecer ser extremamente romântica e de você ter se pegado gargalhando em alguns momentos, não chamou minha atenção. Que loucura o cara ter escrito tantas cartas pra ela e ela ter decidido responder só 20 anos depois...

    ResponderExcluir
  23. Um romance autobiográfico, que amooor!
    Não conhecia o livro, mas já quero lê-lo. Sua resenha me deixou bastante curiosa.
    deve ser uma leitura muito interessante. imagina, você lendo e sabendo que aquilo realmente aconteceu. Adorei!
    Dica anotada!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  24. Quando vi a premissa do livro, vou ter de confessar correndo o risco de apanhar, achei mega brega. Primeiro ela não responde o cara e depois resolve sair publicando as cartas? Mas... To numa fase meio amorzinho, e acabei até curtindo a história de se encontrarem 20 anos depois e continuarem se amando e tal. Dá... esperança pra minha vida amorosa ultra complicada! rsrs... E a capa do livro combina divinamente, dando todo o ar de romantismo que permeia a história. Gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  25. É uma história real???? MEU DEUS!!!! MENTIRAAA!!! Parece realmente cisa de cinema, como você disse "daqueles filmes para passar na 'sessão da tarde'..."

    ResponderExcluir
  26. Oiee Kamila ^^
    Eu cheguei a ler uma resenha deste livro na semana passada, e já tinha me apaixonado pela história naquele instante. Ver que você gostou me deixou ainda mais animada. Parece ser uma história tão maravilhosa, tão linda, tão emocionante! E eu estou mega curiosa para ver as cartas....hehe' Eu adoro romances, e adoro ainda mais quando os personagens pagam mico...hehe' rindo da desgraça alheia *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  27. Logo de início eu fiquei encantada com a história. parece ser mesmo um livro incrível a forma como você vai encaixando as palavras para fazer o texto, é brilhante e bem criativa. Faz a gente se apaixonar bem mais pela história.

    ResponderExcluir
  28. Olá, adorei saber que o livor mistura o romance com momentos hilários e divertidos. É um bom livro apara aliviarmos leituras pesadas. Gostei de conhecer suas impressões e você conseguiu deixar-me bastante curioso para conhecer esta leitura em breve.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não tive experiência com audiobooks, mas deve ser bacana. O melhor, deve super disciplinar.

    Eu gostei do enredo desse livro e me surpreendi por não ser ficcional. Realmente, dá uma alegrada para ser mais positivo.

    ResponderExcluir
  30. Que interessante este livro. Amo biografias e livros autobiográficos, mas confesso que nunca li um assim, com essa pegada romântica. Achei muito interessante. E trocas de cartas sempre é muito lindo. Anotei a dica e sua resenha ficou linda. Beijos

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha! Nunca li tal temática mas espero que esta seja a primeira vez!

    ResponderExcluir
  32. Olá, que resenha fofa!
    Amo romances baseados em histórias reais, é muito gosto ler e viajar e pensar que tudo pode ter acontecido exatamente como estamos imaginando.
    Com certeza uma bela sugestão de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)