Olá!

Como vai o seu feriado? Espero que esteja ótimo, com muitas leituras! Eu estou, aos poucos, com a rotina voltando ao normal, já que o TCC está quase pronto (desde já, o produto final está espetacular!) Mas, a resenha de hoje era para ter saído há muito, mais muito tempo. Como não há justificativa para o atraso em postar, só me resta pedir desculpas ao autor e postar a resenha.

O autor Joe de Lima entrou em contato com o blog através do facebook para formalizar a parceria, me convidando a ler sua obra, Arcanista, um livro com pegada futurista. Isso foi em agosto, mas só hoje eu trago a resenha. Uma pena, pois perdi muito tempo e demorei demais para curtir essa história maravilhosa! Espero que tanto o Joe como você que me lê curtam a resenha de Arcanista, primeiro volume da trilogia Vera Cruz.

Blog do Autor | Facebook | Twitter | Skoob

Antes de mais nada, preciso dizer que esta história acontece em um tempo muito posterior ao nosso, em um território chamado Vera Cruz - que dá nome à trilogia. O arcanista é aquele/a que trabalha para a Arcanum, organização paramilitar que, junto com a Guarda Nacional, cuida da segurança do país e da família Regencial, que o comanda.

Sabendo disso, já posso apresentar nosso protagonista, Marcel Seeder. Ele é filho de um famoso arcanista e tem o sonho de seguir os passos do pai, que se aposentou após se ferir gravemente em um famoso combate. Como ele estuda em uma escola preparatória, o Instituto Beta, claro que ele já se inscreveu para as provas. Sua melhor amiga é Beatrix, que o conhece desde sempre.

Para passar nas provas, o aluno precisa cumprir, no mínimo, 70 pontos, mas, em toda a história do Instituto Beta, ninguém se tornou um bom arcanista com menos de oitenta. Nosso Marcel será o primeiro. Fora da escola, ele é um adolescente comum: mora com o pai, que é separado da mãe, cuida de seus peixes, gosta de uma certa garota...

Mas, a partir da cerimônia de graduação dos arcanistas, em que ele se aproximará de ninguém mais e ninguém menos que a futura Regente-Geral de Vera Cruz, sua vida vai virar do avesso, deixando de ser um simples arcanista para amadurecer de modo vertiginoso. Enquanto isso, o governo, a Guarda Nacional e a Arcanum precisam arrumar um jeito de dar um ponto final na Voz Verde, que no início era uma ONG tipo Greenpeace, mas acabou entrando na marginalidade por querer inculcar na sociedade o conceito de cuidar na natureza, principalmente do mana.

O Mana é a fonte de energia de toda a Vera Cruz. A matéria-prima é sugada da Terra de maneira desenfreada. Com ela, tudo funciona na mais altíssima tecnologia. Mais poderoso que o Mana, só as gemas que os arcanistas recebem, sendo representadas por: fogo, gelo, força, cura e mente. Pelo que entendi da história, a gema é uma espécie de poder que, concentrada na mão do arcanista, faz com que ele seja praticamente invencível. (eu queria a gema-fogo, só pra sair tacando fogo em tudo hahahah)

Esta distopia não perde em nada para as gringas!!! Gostaria de ter lido logo que o Joe entrou em contato comigo para ceder o livro em troca da resenha. Por força maior (vulgo TCC ft. raramente saio com meu Kindle de casa) adiei a leitura até agora. Até onde me lembro, a única outra distopia nacional que li (não toda, claro) foi a da FML Pepper (tão boa quanto esta) e, assim como a dela, a história criada pelo autor é inédita, ao mesmo tempo que faz uma crítica social (pude perceber isso nas entrelinhas, não sei se o Joe tinha mesmo essa intenção ou vi demais) ele monta uma nação que, apesar de toda a tecnologia que possui (tablet já existe, mas ainda não dá pra reproduzir hologramas...), ainda é tão arcaica quanto a nossa no quesito sociedade.
Como já disse, o autor que entrou em contato, me convidando para fazer a leitura da obra. Arcanista é o primeiro volume da trilogia Vera Cruz e, até onde pesquisei, só encontrei até o segundo volume, Armamentista, que obviamente está na minha lista de desejados. Em vários momentos da obra, visualizei as cenas, principalmente as de luta com gemas. Sabe que, se o Brasil tivesse estrutura para fazer filmes do gênero, o do Joe daria uma ótima produção? A forma como ele escreve, fluida e limpa, permitindo a visualização das cenas, abre espaço para a criação de um roteiro em cima da história original.

Por ser uma edição independente, é mais comum encontrar erros de português, o que não é o caso deste livro. Encontrei só uns dois erros, nada grave. Porém, senti falta de várias preposições durante a leitura, o que exige uma maior atenção na revisão (não sei se ele pagou ou fez sozinho). Como é independente, ele mesmo pode arrumar os erros e publicar novamente na Amazon, sem muitos prejuízos.

No mais, peço desculpas ao Joe por ter demorado tanto na leitura da obra, mas adorei muito conhecer o Marcel e devorei o livro em três dias (seriam dois, se não fosse o feriado). Então, recomendo a leitura de Arcanista e que venha o Armamentista! E, agora sim, uma ótima parceria para nós, que renda muitos frutos para ambos!

P.S.: Se você, autor, quer que eu leia sua obra, só entrar em contato comigo através do inbox do Facebook ou pelo email kamilafm.14@gmail.com.



26 Comentários

  1. Oi,Kamila

    Gostei bastante da sua resenha, pois ela é muito humorada, porém o livro não me conquistou, apesar de gostar bastante de distopias. Senti a falta da sinopse do livro. Beijo

    Bela Quimera

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei da premissa do livro e notei umas similaridades com dois jogos que gosto muito Legend of Mana e Final Fantasy 7, onde também tem essa coisa de uso abusivo da energia mágica do planeta que é usado para tudo incluido para fazer gemas, Matéria no FF7, que é usada para fazer magia elemental, entre outras. Fiquei bem curiosa para saber como o autor usou as gemas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Essa série é bem legal, o autor tem uma proposta bacana e como vc disse, não perde em nada para as estrangeiras.
    Espero que o Joe chegue muito longe com suas obras, espero tb ver a resenha de Armamentista por aqui.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei a resenha do livro! Acho nossos autores nacionais têm muito talento à ser explorado e sempre devemos prestigiá-los! Gostei muito da estória e quem sabe mais p/ frente eu a leia! Já add na minha lista de desejados no skoob! Obrigada pela dica e parabéns novamente pela resenha! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, não é o tipo de livro que estou procurando no momento, apesar de que sua resenha ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Não conhecia o livro.
    Sua resenha está muito bem desenvolvida e a história parece bem interessante.
    Mas não fez muito o gênero que estou lendo no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Estou com os dois primeiros volumes da trilogia em minha lista de próximas leituras e em breve as farei.
    Adoro distopias e essa trama mais futurista, estou bem curiosa para conferir todas as consequências dessa aproximação de Marcel com a próxima Regente-Geral.
    Fiquei bem intrigada com as gemas e o poder que elas proporcionam aos arcanistas. Amei conferir suas impressões.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamila
    Ainda não conhecia essa distopia e fico feliz que tenha gostado. Eu gosto bastante do gênero e achei a premissa muito boa. Muitas obras nacionais são ótimas mesmo, às vezes melhores que algumas gringas.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Kah
    Nossa que enredo diferente e bem chamativo adorei a capa e gostei muito de conhecer o autor e a obra
    Beijuh

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    EU ainda não conhecia esse livro, e fiquei interessada em fazer a leitura. Mas como se trata de uma trilogia e eu tenho mania de ler a trilogia completa sem esperar as publicações, vou esperar o terceiro para ler de uma vez.
    Uma ótima dica, já anotei o nome para conferir.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Olá Kamila, tudo bem?

    Acredito que essa foi a segunda resenha que li sobre esse livro, e ambas destacaram pontos muito positivos na leitura. Com relação aos erros, mesmo você tendo informado que são poucos, acredito que não sejam comuns somente em publicações independentes. Tem grandes editoras que muitas vezes pecam no trabalho de revisão, dá até dó de ver.

    Desejo uma parceria de muito sucesso pra vocês!

    Grande abraço

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  12. Olá! Amo distopias e gostei bastante da premissa desse livro. O universo que o autor criou achei interessante, parece ser uma leitura bem cheia de ação e emocionante, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  13. Olá
    bem legal o enredo pra quem curte o gênero, não é o meu caso então vou deixar a dica passar, mesmo assim, parabéns pela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    A natureza humana é meu assunto preferido, por isso as distopias mexem tanto comigo. Fiquei curiosa em saber se foi bom ou ruim ele se envolver com futura Regente-Geral de Vera Cruz. Será que ela é confiável? De que lado ela está nessa guerra? É tudo sempre poder, e mais poder. Não conhecia o livro, mas depois dessa resenha, com tantos elogios, fica difícil não querer ler. Espero que tenha a versão física.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, tudo bem!

    Primeiro, boa sorte no TCC, eu já fiz isso 3 vezes e sei como às vezes aperta mesmo, ainda bem que já está na reta final. Sobre a resenha, achei o livro muito bem bolado - a ideia do Mana sendo fonte de energia e sua exploração está acabando com um mundo é uma metáfora óbvia do Petróleo, achei bem pensado.

    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  16. Essa falta de tantas preposições considero erros de português também, e acabariam me incomodando. Amo distopias e achei a premissa do livro muito interessante, mas vou aguardar uma nova edição revisada para conferir a obra.

    ResponderExcluir
  17. OOI!
    Que bom que gostou do livro! Confesso que de início ele não me interessou muito, mas o decorrer da leitura de sua resenha ele passou a chamar minha atenção. Como amante de distopias, gostei da dica. Anotadaa! :)

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Eu não conhecia esse livro e vc não sabe que não sou muito fã de distopias... Gostei de saber que a obra te deixou animada para conhecer os demais livros. Infelizmente até em livros lançados por editoras temos erros, acaba sendo aceitavel livros independentes ter erros.
    Gostei da resenha e espero que consiga ler os próximos em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. achei bem interessante e diferente, adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  20. Querida, parabéns pela resenha que ficou incrível!
    Mas, infelizmente a obra em si não despertou meu interesse, por isso irei pular a dica, mas gostei muito de saber a sua opinião.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oiii!!!
    Que história incrível! Me pareceu um pouco de divergente, mas esse parece melhor kkkk.
    Fico feliz em ver que os autores nacionais estão cada vez escrevendo coisas muito, muiiiito boas. Com certeza pretendo ler e entender um pouco melhor como funciona esse universo de Vera Cruz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    A primeira resenha que li desse livro apesar de boa não me chamou a atenção. E, desde então, perdi o interesse em fazer essa leitura. Porém, gostei bastante dos pontos destacados em sua resenha e fiquei mega intrigada com o modo como a história se desenrolará. Ainda não conheço a escrita do autor, mas estou curiosa para fazê-lo.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Nossa é a primeira vez que ouço falar do livre do outro. Gostei bastante da premissa e do que envolve a história, porém fiquei meio chateada pela questão dos erros de português, confesso que isso me incomoda e muito. Aliás ele ser em ebook também não ajuda. Vou esperar, quem saiba um dia que lance em físico!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Depois de ficar hipnotizada pela sua foto querendo arrumar seus livros por gênero rsrs, vamos lá, vamos comentar sobre o livro. XD
    Ele não me despertou curiosidade, apesar de ver que é interessante pelas coisas que vc citou. Tem certos tipos de fantasias que até curto de assitir a um filme ou série, agora livro... é muito difícil eu pegar pra ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  25. Hello! Tudo bem?
    Adoro conhecer livros novos e esse da resenha eu nunca tinha ouvido falar.
    Achei interessante os pontos que vc abordou, acho que o livro tem a minha cara pra falar a verdade hehe.
    Gostei da capa e do enredo, acho que será um que vai me prender muito.
    Linda resenha, fiquei curiosa para saber que rumo os personagens tomaram.
    Bom que vc nao viu erros, sempre incomodam tanto ne?
    Vou tentar ler com certeza.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)