Olá!

Mais uma entrevista aqui no blog! O entrevistado de hoje é um autor ainda pouco conhecido, mas que tem tudo para despontar no cenário nacional como sucesso! O Paulo Mateus é autor de Os Antigos e falou um pouco sobre sua vida e obra.

1- Diga para os leitores do blog: quem é Paulo Mateus?

Olá, bom, como começar? Eu sou uma pessoa que gosta de boas histórias, sejam elas contadas em séries, filmes, animes, livros, HQs e etc.
Eu admiro a inteligência e a capacidade das pessoas que criam histórias assim, fico imaginando como elas desenvolvem algo que consegue prender tanto a atenção do leitor ou espectador. Ou como seria diferente se uma determinada história fosse escrita por outra pessoa. Eu fico analisando isso e tentando entender esse processo, então quando assisto ou leio uma história estou também estudando como foi feita. Acabei fugindo um pouco do tema central da pergunta mas creio que isso me descreve bem.



2- Como você descobriu o gosto pela leitura? E quando você decidiu que seria escritor? Sua família te apoiou?

Creio que foi por influência da minha avó, e por influência de alguns amigos. Depois que comecei a ler eu descobri que não seria muito difícil tentar escrever as minhas próprias histórias, mas foi quando eu li alguns livros ruins que eu realmente pensei sério no assunto. Eu pensei: “Não é possível que publicaram isso, eu mesmo faço algo melhor do que isso”. E foi assim que surgiram meus primeiros livros. (risos) Escrevo mais como um passatempo, creio que minha família não liga muito para isso.



3- Em que (ou quem) você se inspira para criar seus personagens?

Essa é uma pergunta que não sei responder muito bem, creio que meus personagens sejam uma mistura das coisas que começam a surgir na minha cabeça quando começo a escrever. Claro que outros livros e personagens famosos também interferem no processo.

Clique aqui para conferir a resenha de Os Antigos

4- Sobre o livro Os Antigos, como foi o processo de criação?
Bom, Os Antigos surgiu naturalmente, tinha acabado de escrever O Feitiço do Mago e eu queria escrever uma história similar mas que fosse melhor do que a anterior. Acho que foi um processo de “evolução” como escritor. Escrevi Os Antigos em 3 meses, bem mais rápido do que O Feitiço do Mago que levou 6 meses para ficar pronto.



5- Sei que seu livro é independente, mas houve alguma dificuldade que você enfrentou antes disponibilizar na Amazon? Soa um pouco óbvio, mas você ainda sonha em vê-lo por alguma editora?

Não, nenhuma dificuldade, o processo de publicação na Amazon é extremamente simples (Aliás, parabéns para a Amazon). O mais complicado foi formatar e corrigir o texto por conta própria, além de fazer a capa (ao contrário de O Feitiço do Mago onde eu paguei para uma profissional especializada fazer a capa). Quero economizar e usar o dinheiro obtido com o livro para investir no próprio livro. Sim, acho que todo autor sonha em ver seu livro publicado por uma editora, mas não é fácil, especialmente para mim que moro no interior, onde as coisas são mais distantes. Mas felizmente o mercado de livros digitais está em expansão. :)


6 – Além d’Os Antigos, quantos livros você escreveu, (independentemente de ter publicado ou não)? Tem mais algum projeto novo, seja pronto ou engavetado?
Eu escrevi até agora apenas O Feitiço do Mago e Os Antigos, no momento tenho apenas algumas ideias e alguns rascunhos, nada que seja muito definitivo ainda.



7 – Uma polêmica: livro físico ou digital?
O livro físico tem a vantagem de você poder tocar e colecionar, mas o livro digital tem a portabilidade e a facilidade. Eu uso os dois com frequência, mas acho que a tendência é que os livros digitais comecem a tomar cada vez mais espaço no mercado, especialmente entre os jovens.


8 – Por favor, deixe um recado aos leitores do blog.
Quem tem um site ou blog sabe que quem faz as coisas acontecem são os leitores, então queria agradecer a todos que leem e comentam (e os que não comentam também). Não parem, continuem assim pois este blog só tem a crescer. Obrigado a todos. :)

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais do Paulo e espero trazer novas entrevistas para vocês!!


24 Comentários

  1. Olá
    Gosto muito de entrevistas com autores, ainda não conhecia o Paulo, pelos títulos acho que iria gostar dos livros dele.
    Também estou achando bem interessante as plataformas de autopublicação, tem uma moça aqui da cidade que começou assim, fez tanto sucesso uma editora portuguesa viu e publicou seu livro.
    Estou torcendo por ele.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista. Ele escreve rápido! Vejo autores falando que levaram mais de um ano para a versão final do livro. Três e seis meses é realmente rápido.

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Que legal a entrevista ^-^ Não me lembro de conhecer o autor, mas desejo todo sucesso para ele e para os seus livros :D
    Parabéns pela entrevista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Entrevistas são sempre muito boas para trazer o autor e obra para próximo do leitor. Muito bom vc dedicar um espaço para esse tipo de post.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, que ótima essa entrevista! Gostei bastante, sempre tenho curiosidade de saber mais sobre o processo criativo dos autores e sobre esse meio literário.

    ResponderExcluir
  6. Excelente entrevista, muito bom conhecer e também divulgar nossos queridos autores nacionais.

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamis, tudo bom?

    Adorei essa entrevista! Adoro saber mais sobre o processo criativo dos autores, porque as pessoas acham que é super fácil escrever e na verdade vai muito além disso. Desejo muito sucesso ao autor e mal posso esperar para ler "Os Antigos" :)

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao Blog, por apoiar autores nacionais que ainda estão no início da carreira e buscam se firmar no universo literário; e parabéns ao Paulo, por acreditar em si mesmo e seguir em frente com seu sonho!! Desejo sucesso a ambos!!!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Kamila, tudo bem?
    Adorei ter tido a oportunidade de conhecer esse autor, realmente não conhecia as suas obras, adorei as perguntas, muito bem feitas. Desejo muito sucesso para ele.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Parabéns pela entrevista. Foi muito bacana conhecer mais um autor e sua obra, que aliás eu não conhecia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Ainda não conhecia o autor, mas adorei a entrevista!! É sempre bom conhecer novos autores nacionais :D
    Realmente a Amazon veio para facilitar a autopublicação!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamila
    Ainda não conhecia o autor e gostei da entrevista.
    Diferente a maneira com que ele pensou em escrever, mas confesso que já peguei lendo livros um pouco ruins e pensei "poxa, acho que escreveria melhor". Tem uma pouca modéstia nisso, mas que leitor nunca pensou isso..rs
    Sucesso para o autor.

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Fico feliz em ver que você está com diversas entrevistas, é sempre bom trazer um conteúdo diferenciado!! Não li nada do autor, não sinto muita vontade por causa do tema, não é meu estilo favorito, mas ele foi mega simpático! Adorei isso :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi

    Quando vejo esse tipo de entrevista me dá a maior vontade de tentar ser publicada também kkk
    Gostei das respostas dele, não conheço os livros, mas a entrevista ficou legal!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamilla...
    Adoro as suas entrevistas mulher!!
    Parabéns por mais essa.
    Não conhecia o autor, mas o achei bastante simpático e para falar a verdade, gatinho tbm haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Adoro entrevistas!
    Kamila, gostei muito de conhecer o Paulo e saber das inspirações dele e seus processos criativos.
    Adorei o fato dele ser apaixonado por histórias bem contadas. Quem não é, né?

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Olá, acho que já conhecia o autor de tê-lo visto em algum blog mas gostei de ler a entrevista e saber um pouco mais. Que ele consiga com esse novo livro, bastante sucesso e publicar em formato físico também.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kamila! Tudo bem?
    Adorei ter conhecido um pouco mais sobre esse autor! É bem legal ver alguns pontos do lado de quem tá escrevendo rsrs Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, adorei a entrevista, ainda mais porque eu não conhecia o autor, então já valeu por esse simples fato. Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oi linda,

    Gostei bastante da entrevista, porque o Paulo parece comigo haha.
    Eu li a resenha e vi que Os antigos é bem meu estilo de leitura e vou dar uma chance para o livro. Espero gostar e que ele lance mais e mais livros.

    Sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Adorei a entrevista, gostei muito do autor, tão simples e simpático! Espero que ele tenha muito sucesso e que atinja seus objetivos!
    Parabéns pelo post!
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu não conhecia o autor e achei ele meio vago nas respostas. Queria saber mais das histórias! Hahaha. Vou pesquisar. Também sou apaixonada pela Amazon e prefiro os livros digitais, o alcance é bem maior se pensarmos que qualquer pessoa no mundo pode ler e comprar ne? :P

    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  23. Oie
    que legal conhecer mais um autor nacional, não ouvi falar dele antes mas espero que ele faça muito sucesso pois seu livro parece encantador, ótima entrevista

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)