Olá!

Hoje é dia de trazer uma resenha de um YA que vai mexer com a consciência de muita gente. Profundo, escrito por Robin York, tem uma mensagem forte a ser transmitida. Leiam a resenha e prestem atenção.
Profundo vai contar a história de Caroline Piasecki, uma jovem de classe alta, que teve seus nudes divulgados na internet pelo seu ex-namorado. A história vai começar quando West Leavitt dá um soco em Nate (ex da Caro) no meio do corredor, porém, Caro também acaba sendo acidentalmente agredida por West. Ele é a primeira pessoa que a defende publicamente após a divulgação das fotos.

West Leavitt é um cara que a sociedade considera como "errado". Vende maconha, tem um estilo de vida suspeito, mas é um bom aluno, além de possuir vários empregos. Eles se conhecem quando Caroline chega ao alojamento da universidade, logo no início do curso. Aliás, Caro estuda direito, quer ser uma advogada importante, como seu pai.

O pai de Caro deixa bem claro que quer que ela fique longe de West. Ela namora Nate. Namora é modo de dizer, porque o cara é bem cretino. Ela faz as vontades dele, porque acha que o ama. Não à toa, quando o namoro finalmente acabou, suas fotos íntimas (com ele, pra deixar claro) foram parar na internet.

Quando a universidade inteira vê as fotos, o mundo dela desaba, claro. Ela vê sua futura carreira indo pro lixo, se sente uma completa vagabunda, se sente culpada. Então, ela começa uma luta sem fim para tirar as fotos da internet. Isso até trocar as primeiras palavras com West, depois de ter recebido uma cotovelada no rosto.

Logo de cara, a atração é palpável. O desejo sexual também. Caroline sabia que West tinha algo que Nate não tinha. Mas como encarar essa novidade se ela se sentia humilhada e sozinha? Claro que ela tinha uma amiga, a Bridget, mas não era a mesma coisa. Ela não tinha a quem recorrer, não contou ao pai e às duas irmãs (a mãe é falecida) e tentava sozinha apagar esse detalhe de sua vida. Mas será em West que sua vida ao menos tentará dar uma guinada, em busca da recuperação de sua vida e dignidade.

Solicitei esse livro à Arqueiro, parceira do blog. Conheci esse livro através da campanha que a editora fez junto aos blogueiros parceiros: separar um post para falar sobre pornografia na internet, que, pasmem, nos EUA é permitido - aliás, só é proibido em dois estados deste país. Sim, Caro, nossa protagonista, praticamente não tem a quem recorrer.
Uma coisa que notei no livro - e que, infelizmente é assim na vida real  - é que as fotos íntimas tinham participação do casal, ambos apareciam na foto, mas só ela foi apontada como 'a vagabunda', 'aquela que merece ser comida' e outras coisas piores que não citarei. Tipo, pro cara está tudo bem, ele apenas está transando. Não importa se é com a namorada ou com uma prostituta, ele está de boa e ela que é a errada.

Então, voltando ao livro, uma coisa que me irritou foi que, na primeira vez que Caroline foi falar com West para pedir que ele não agrida mais o Nate, ela já queria ficar com ele. Gente, eles mal se conhecem, trocaram poucas palavras no corredor e só. Achei um pouco forçado, mas depois eles acabam se tornando uma unidade. De um jeito bem interessante, aliás. Caro e West são muito diferentes mesmo, inclusive na situação financeira,  mas nem isso os impediu de se unirem.

Vale a pena também prestar atenção em Bridget, amiga da Carol, Krishna, amigo do West e Quinn, que, usando o rúgbi, criará uma forte relação com Caro. Pessoas maravilhosas!

Por ser um Young Adult (acho que a classificação é essa, partindo da premissa que os personagens estão na universidade), claro que terá cenas hot. A parte boa é que são bem escritas. A ruim é que são várias, mas nada que te faça abandonar a leitura, até porque, a leitura flui tão bem que quando você vê, acabou o livro. Principalmente nos momentos finais, quando a bomba estoura e você fica "meu Deus, pobre Caro!".

O trabalho da Arqueiro, mais uma vez, está impecável. A capa é bem bonita - em detrimento da segunda, em que o cara está com cara de doente. A moça se parece mesmo com a Caroline e a lombada rosa indica que veremos o ponto de vista dela. Provavelmente o próximo falará sob a ótica de West. Aliás, o livro é intercalado entre os pontos de vista da Caroline e do West, mas o foco aqui é ela. Porque, no próximo volume, sofreremos com West.

Falei e falei, mas esqueci de dizer o mais importante: recomendo demais a obra! É um YA que tem muito a dizer - e conscientizar sobre fotos eróticas e como a vítima pode ficar quando elas vazam na internet. Agora, vou dar uma decantada nessa série e, até o fim do mês trago a resenha do Intenso, o livro dois dessa história.


25 Comentários

  1. Oi Kamila,
    Amei ler sua resenha, tinha lido apenas uma resenha e queria saber mais!
    Tenho muita vontade de ler este livro!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Esse livro trás um mundo de reflexões para a vida, não apenas a parte do drime das fotos divulgadas na internet, mas até certo machismo que aparece no livro.
    Li dois capítulos dele e me arrependi de não ter solicitado.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oláá!!

    Eu não tenho taaanta vontade de ler esse livro não sabe? Acho que a história é ótima para conscientizar maaaas esse negocio de muuiiitas cenas hots me irrita um pouco, talvez eu lendo posso mudar de ideia, mas no caso vou permanecer evitando a leitura.
    Espero que goste de Intenso :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kami!!
    Que livro tenso, hein? Assisti a inúmeros filmes de premissa parecida com a desse livro. As pessoas sofrem bullying através da internet e assim afeta também sua vida pessoal. Sempre tive interesse por livros que se relacionem a esse assunto. Nesse caso, pela resenha, parece que a principal sofre de um bullying psicológico, ao ver que sua vida está desabando pelo fato de fotos íntimas suas serem expostas na internet. Acho ótimo quando autores escrevem narrativas para essas conscientizações. Adorei a resenha! Bjs,

    Luiza Xavier

    Está rolando uma promoção no blog meu blog dos livros de Batman e Superman >>> http://estranhoscomoeu.com/2016/04/05/sorteio-batman-ou-superman-escolha-seu-time/

    ResponderExcluir
  5. Olá Kamila
    Achei bem legal sua resenha especialmente a reflexão sobre as fotos, incrivel com só as mulheres são julgadas, é de uma estupidez isso.
    Mas acho que não leria o livro, por que acho que me irritaria demais e por enquanto estou atras de livros mais divertidos.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que resenha maravilhosa, parabéns!
    O livro já está na mha lista de leitura, infelizmente esse é um crime que não está apenas nas paginas dos livros não é?
    A exposição de mulheres causada por homens que não aceitam fim de relacionamento tem se tornado cada dia mais frequente e infelizmente a justiça é muito falha nesse ponto.
    Não conhecia o livro, mas amei as capas de ambos, e com certeza vou comprar.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Achei bem bacana a ideia para a divulgação do livro. Aliás esse é um tema que precisa ser mais debatido e analisado. As pessoas ainda julgam mais a vítima do que a pessoa que divulgou suas fotos íntimas.
    Não conheço a autora, mas acho que leria o livro sim. Acho que o apelida da personagem no caso se escreve Carol, com o l no final.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Todos os dias vemos diversas formas de violência de parceiros contra suas ex ou atuais namoradas que partem de exibição de fotos íntimas na internet até agressão física e ficam por isso mesmo devido a falta de leis específicas e cumprimento das mesmas até como nos EUA que isso não é crime.
    O machismo transpira nesse livro que mostra que em muitos lugares a mulher ainda é vista como um objeto sexual e não uma pessoa com sentimentos e desejos e qualquer deslize e viramos putas e afins.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Kamila, tudo bem com você?

    Eu cheguei a participar daquele dia especial, onde foi abordado o revenge porn. Aprendi bastante sobre o que ele tratava, como faziam e como lidar com tudo isso. Mas é de longe o meu tipo de leitura. Por isso acabei deixando-os de lado. Mas quem sabe, quando eu amadurecer mais meu pensamento sobre o assunto, eu os leia.

    Beijos e parabéns pela resenha, super completa!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não é o gênero de leitura que eu aprecio mais, mas tem uma parte da sua resenha que prendeu minha atenção "cenas HOT bem escritas". Então é óbvio que vou ler HAHA

    Abraços,
    Ana Ruppenthal

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Eu não costumo mais ler YA, apesar de ter na minha estante alguns perdidos hahaha Então, conhecia esse livro, porém, não sabia mesmo o que se tratava. Algo que eu achei interessante na resenha foi você falar de a mulher ser conhecida como "vagabunda" depois desse acontecido, que acontece é aconteceu com várias mulheres pelo mundo. Fico também pensando o quanto a sociedade é machista e que a mulher continua sendo só aquela que deve manter seu valor, porém, na Bíblia diz que ambos, tanto homem quanto mulher precisam andar em santidade e guardar o coração... Mas, mesmo com esses acontecimentos e outros (como somente a menina mamter-se virgem e se ela falar que não é mais as pessoas já julgam, etc), a ideia de que a mulher quando vascila é a culpada me dá nos nervos.
    Bom, gostei da resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem?
    Achei a ideia incrível realmente, fiquei esperando desde o lançamento e acredito esta foi uma das primeiras que tive oportunidade de realmente ler e me encantei mais ainda, tanto pelo tema abordado, que vamos se dizer em alguns aspectos ainda é considerado tabu.
    Não vejo a hora de poder ler.
    beijão

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu li esse livro recentemente, e gostei bastante da trama apresentada. Além do romance ser bem envolvente, ainda tem o caso da vingança porno que eu gostei de como foi tratado, mostrando o quanto isso atrapalha o psicológico da protagonista. Um livro bem envolvente, que não consegui parar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamis, tudo bom?
    Estou morrendo de curiosidade para ler esse livro, sério! Adorei a sua resenha, mal posso espera. É um livro que vai gerar polêmica, adoro! Gosto de ler assuntos diversos! Mal posso esperar para ler esse. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá flor, a divulgação desse livro foi um verdadeiro sucesso...8 em cada 10 blogs que eu visitava tinha alguma notícia sobre o lançamento. Confesso que não curto muito a temática, mas para os fãs do gênero parece ser uma ótima leitura. Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Tenho muita curiosidade em ler esse livro, principalmente pela campanha que foi feita pela arqueiro acerca da temática e posso dizer que sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conferir a obra. Um ponto no qual você tocou na resenha - e que me incomoda muito nessa temática - é a mulher ser sempre a mais afetada nessas situações! O homem geralmente não é atingido pela polêmica, enquanto a mulher é sempre taxada com vários termos pejorativos. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Tudo bom?
    Já vi tantas pessoas recomendando esse livro que estou cada vez mais curiosa para ler!
    Como você falou, é um absurdo que quando esse tipo de coisa aconteça, só as mulheres sofram. Infelizmente o machismo ainda é muito forte na sociedade...
    Adorei sua resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Amei sua resenha, muito bem feita!
    Se fosse só pela sinopse acho que não teria interesse em ler esse livro, não faz muito meu gênero mas com a resenha gostei.
    Fiquei de boca aberta, não sabia que nos EUA é permitido pornografia na internet.
    Outra coisa, meio absurdo mesmo, o casal na foto e a mulher que é tachada de vagabunda. Absurdo!
    Como falei realmente adorei sua resenha!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Hello!
    Interessante a temática do livro. Nunca tinha visto algum que relata sobre o vazamento de fotos íntimas na internet. Fiquei curiosa.
    Porém, por ser um livro que puxa pro erótico, desanimou minha leitura.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Confesso que não esperava muita coisa desse livro, mas sua resenha me fez mudar de opinião. Imagino como o mundo de Caroline desaba ao percebe que as fotos estão na internet, como trabalho com TI sei que é praticamente impossível tirar as fotos da internet.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  21. Oi Kamila

    linda resenha!!!

    Esse tema é meio assustador né? esse tipo de coisa não deveria acontecer, e no caso de acontecer a punição deveria ser grande! é um desrespeito postar fotos de outros assim....

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Adorei a resenha! Que tema difícil, imagino para a Caro, coitada, ter as fotos divulgadas por alguém em quem ela confiava, sentir seu mundo desabar, ver as pessoas falando dela e ainda tem o machismo... Imagino o que aconteça com as pessoas na vida real também, não acredito que isso não seja crime em todos os lugares!
    Fiquei muito interessada pelo livro e em saber como a protagonista lidará com tudo isso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Oi Kamila, adorei a resenha! Já tinha lido outras do livro, mas que focavam mais na parte do vazamento das imagens do que nor resto da história. Esse livro certamente vai pra minha lista!

    Beijos, Cass

    ResponderExcluir
  24. O tema do livro é muito atual e, por isso, bastante relevante. O livro parece ótimo, já havia lido outras resenhas, e gostado bastante da premissa. Gosto muito das capas dessa duologia. São livros que eu, certamente, leria. Aguardo a resenha do Intenso.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    eu não curto romances e por esse motivo vou deixar a dica passar. Mas o tema do livro é bem interessante e vem acontecendo muito na vida real que é a exposição de relacionamentos de forma nada sadia pela internet.
    Se fosse comigo eu me sentiria muito envergonhada. Acho que esse livro mostra que nem sempre podemos confiar nas pessoas com que nos relacionamos. Muitas vezes conhecemos uma pessoa de fato somente quando o relacionamento acaba.
    bj

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)