Olá!

Como vão nessa véspera de feriado? Espero que contando as horas para mais um feriado emendado (pra quem conseguir, claro!). Então, aproveitando que mais um feriado vem aí, trago para vocês a resenha de um filme que o mundo precisa assistir! E a melhor parte é que tem na Netflix. Estou falando do "O Segredo dos Seus Olhos", filme argentino vencedor do Oscar de melhor Filme Estrangeiro em 2010 e dirigido por Juan José Campanella.

Título Original: El Secreto de Sus Ojos
Ano: 2009
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella, Javier Godino, Carla Quevedo e grande elenco.
Duração: 2h9m

O segredo dos seus olhos começa a chegada da juíza recém-formada Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), para trabalhar na jurisdição de Benjamin Espósito (Ricardo Darín) e Pablo Sandoval (Guillermo Francella). Irene é a chefe de Benjamin. Logo de cara, o primeiro caso deles é o de Liliana Colatto (Carla Quevedo), que foi violentada e assassinada. 

Benjamin, que é oficial de justiça, conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da vítima. Espósito se afeiçoa ao caso e promete a Morales que vai fazer o possível para encontrar o assassino. Para isso, contará com as ajudas de Sandoval, que é seu melhor amigo, e Irene, que além de ser sua chefe, é seu grande amor.

O crime aconteceu em 1974. Passam-se 25 anos e Benjamin está aposentado. Ele resolve escrever um livro, pois as memórias referentes ao crime jamais se apagaram. Muitas lembranças são evocadas ao longo do filme, para contar o abuso que Liliana sofreu, ao mesmo tempo em que mostra os abusos da Justiça, e até mesmo a vida que Benjamin e Irene viveram nesse intervalo.

Após a morte de Viviana, muitas coisas acontecem. Sandoval, além de ser um alcoólatra incorrigível, mostra-se um grande amigo. E inteligente também, porque, até então, ele era só mais um daqueles funcionários chatos, que davam desculpas esdrúxulas (e engraçadas) para não trabalhar, mesmo sendo amigo do Espósito. Logo de início, dois acusados são presos pelo estupro seguido de morte. Porém, ambos são inocentes; foram torturados para poder confessar. A partir daí, de uma foto e de um elenco de time de futebol, nascerá uma trama que surgirá para abalar vários personagens, em um misto de emoções, surpresas e até mesmo uma grave descoberta.

Estou apaixonada por este filme! Ele é uma releitura do livro "La Pregunta de sus Ojos" que infelizmente não tem em português. Eu vim saber da existência desse filme no meu trabalho (que, aliás, voltei para lá depois de dois meses desempregada). Eu estava lendo o livro do Sensacionalista (logo trago resenha) e tinha a seguinte matéria:
Adendo: tem um post mais engraçado ainda, apenas cliquem rs: Sensacionalista | Papa sobre Santoro como Jesus: preferia o Darín

Claro que, até então, não fazia ideia de quem era Ricardo Darín, lá vou eu pesquisar no Google para entender a piada. Achei que tinha entendo. Fui trabalhar e qual a surpresa? Tinha que ver O Segredo de Seus Olhos. E ele é o ator principal. Me apaixonei sim ou claro? Óbvio que, depois de ver o filme, eu fui entender (de verdade) a matéria do Sensacionalista: o cara tá em todas porque é bom! Não só ele como a Soledad (Irene) fazem um casal incrível, empenhados em colocar o acusado de matar Liliana na cadeia, ao passo que precisam driblar seu sentimentos (sim, tem romance também!). 
Uma coisa que costumo fazer é ler as críticas das pessoas que viram os filmes antes de mim (faço isso com todos os filmes que vejo no trabalho). Com este não ia ser diferente. E, lendo uma das críticas, fui obrigada a concordar com o autor da crítica. Não vou lembrar com exatidão, mas a mensagem era: enquanto os brasileiros tentam copiar Hollywood e vender, a Argentina faz filmes com boas histórias, mais preocupado em fazer as pessoas pensaram. 

E é verdade. Brasil tem mania de copiar o que vem de fora, não à toa, só um em cada 10 filmes nacionais realmente prestam (e não adianta dizer que é complexo de vira-lata porque não é). Dos filmes mais falados recentemente, quantos realmente são bons? Talvez o "Que Horas Ela Volta?" e só. Já vi inúmeros nacionais e sabem de quantos eu gostei? Uns cinco e olhe lá: Cidade de Deus, Se Eu Fosse Você 1 e 2, Flores Raras. Tem também o Central do Brasil e o Que Horas Ela Volta?, que ainda não vi, mas dizem que é bom. Sério, é a minha opinião, enquanto o Brasil não fizer filmes pra gente pensar, só vai sair coisa ruim. Logo, esses que eu citei foram os mais falados internacionalmente. E ainda tem Tropa de Elite 1 e 2, que não vi, mas li o livro (é dividido em duas partes, mas só a primeira é boa). 

Voltando ao filme, preciso falar para vocês que, apesar do baixo orçamento (salvo engano, custou só cinco milhões de dólares), o filme é muito bem feito, muito real. As cenas são todas eletrizantes e, pra quem gosta de analisar planos de filmagem (americano, geral, médio, etc.), TEM QUE prestar atenção na cena do jogo de futebol. Spoiler: o plano-sequência mais bem feito que vi na vida!
Você diria não a este homem?
Portanto, aproveite esse feriado e não deixe de assistir esse filme maravilhoso, com uma linda mensagem - já disse que tem na Netflix? - e que tem atores de altíssimo nível! E vou deixar os quotes mais fortes do filme para que vocês possam ter ideia do que esperar! Ah, e tem a versão de Hollywood desse filme, o Olhos de Justiça, com Nicole Kidman e Julia Roberts. Eu dispenso, mesmo adorando a Julia, mas se vocês já viram, me contem o que acharam.
"Os olhos... falam! Os olhos falam demais. Melhor que se calem! Às vezes é melhor não olhar!"
"Como viver uma vida vazia?? Como viver uma vida cheia de nada? Não pense mais no que aconteceu, senão terá mil passados e nenhum futuro."
"O homem não pode mudar suas paixões, Espósito! Pode mudar tudo, mas não se muda de paixão!"


PS: fique à vontade para discordar de mim. Caso você conheça algum filme nacional que seja bom, pode deixar nos comentários, vou adorar saber novos pontos de vista!



29 Comentários

  1. O Ricardo Darín deveria ghanhar um prêmio só pela beleza e depois um pelo talendo dele, ele é muito versatil.
    Não assisti esse filme ainda porque tentei baixar ele umas 5 vezes e todos os links buggados.
    E nunca me dei conta de procurar na Netflix HAUSHASUAHSUAS, eita burra.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Gosto de filmes que tem como escopo o mundo jurídico e achei tão lindo o nome do filme *-* Não sabia que tinha na Netflix e também havia ouvido falar dele, com certeza vou aproveitar para assistir nesse feriado.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Kamia
    Faz tempo que estou querendo ver este filme.
    Já baixei ele e tudo e até agora nada rs
    Talvez tenha chegado este momento.
    Grande abraço
    Fernando
    www.fernufala.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não conhecia esse filme, mas, gostei muito da premissa e do nome, nunca assisti assisti nenhum filme argentino, acho que essa é uma ótima hora para mudar isso. Dica anotadíssima, com certeza irei assisti-lo. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi

    não conhecia esse filme e apesar da indicação ser ótima para quem gosta, eu passo...hehehe.... não consigo gostar de filmes assim, quem sabe um dia né????

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá lindona.
    Não conhecia esse filme, mas vou assistir nesse feriado.
    Tenho certeza que vou gostar. amei sua resenha.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o filme, mas vou procurar pra assistir, olha este ator! Hahahahahah
    Adorei sua crítica em relação ao filme, ficou ótima.
    Eu gosto de filmes nacionais, acho que temos muito filmes bons, talvez não recebam a devida mostra e divulgação, mas são filmes que mereciam um maior destaque, sem dúvidas. Viu um novo projeto do Ministerio da Cultura, para por um canal com filmes e documentários nacionais? Torcendo pra dar certo.
    Vou ver se encontro o filme pra assistir, fiquei bem interessada.

    http://blogliteraturanacional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ooi
    Não conhecia o filme, parece ser ótimo. Vou anotar o nome aqui, vou ver se assistir hoje mesmo haha
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie

    O Ricardo Darín é esplêndido! Eu já assisti esse filme tem um tempo e adorei! Muito bom mesmo e merece ser recomendado.
    Pena que não tenha o livro em português.
    Eu concordo com vc em relação aos filmes brasileiros.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não é a primeira vez que leio sobre esse filme, mas é o primeiro post sobre ele que realmente me fez ter vontade de assistir. Eu não sou muito fã do cinema argentino, nem do brasileiro, mas tem alguns filmes ótimos que valem muito a pena. Já anotei sua dica e será um dos próximos que irei assistir :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Saudações literárias! Uma excelente dica para esse feriado prolongado, já coloquei uma parte das leituras em dia e vou baixar esse filme para assistir. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, não vi ainda mas criei expectativas. Isso é bom né? Vou aproveitar o feriadão para vê-lo, espero gostar :D
    Bjos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  13. Olá Kamila, esse eu ainda não assisti e fiquei bem interessada. Como toda boa cinéfila eu já anotei a dica para a próxima sessão pipoca.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse filme mas gostei bastante do trailer, da resenha. Com certeza vou procurar

    Dá uma olhadinha no post novo :)
    http://estantemineira.blogspot.com.br/2016/04/aplicativos-para-estudar-ingles.html

    ResponderExcluir
  15. Oiii Kamila, tudo bem?
    Eu assisti esse filme a um tempo atrás e realmente gostei muuuuito, soube na época sobre o baixo orçamento, e vi comentários que acreditariam que o filme não seria tão bom assim, e me surpreendi, nem me lembrava mais direito da história, e lendo seu texto deu saudade de assistir e sentir cada emoção. Realmente fiquei surpreendida em saber que é baseado em um livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Oiii, não conhecia esse filme, mas fiquei bem curiosa. Buscarei saber mais sobre ele e assisti-lo.
    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Kamila, já ouvi falar muitooooooooo desse filme, mas cadê que criei vergonha na cara e fui assistir? Mas desse fim de semana não passa.
    O ator, Ricardo Darín, está em muitos filmes latinos que assisti. Ele é ótimo mesmo.
    Infelizmente nosso cinema não chega aos outros...

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kamila.
    Muito bom você não fazer parte mais da lista de desempregados, parabéns!!!
    Sobre o livro não conhecia e também não vi o filme rsrs
    Mas fiquei interessada e vou prestar atenção na cena do jogo de futebol, pode deixar!! A história parece ser bem interessante.
    Beijos e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kamila.
    Puxa, por ser um filme argentino eu não dava muita bola pro filme, mas a seu resenha me deixou realmente interessado em vê-lo.
    E saber que teve até uma produção de Hollywood, com a Julia Roberts, me leva a crer que o filme só pode ser sensacional demais.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  20. Nunca havia ouvido falar desse filme, mas adorei a premissa. E concordo com você em relação ao filmes nacionais, é extremamente raro eu assistir algum, não costumam me atrair. Apesar de não gostar de futebol, fiquei curiosa pra ver essa sequência que você comenta.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Oie! Achei bem bacana a sua análise, o trailer é ok, mas não me animou a assistir, bom, pelo menos não agora rs.
    Quanto aos filmes nacionais, eu adoooro O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro, ok, Tropa de Elite tem seu valor... nós temos coisas boas. ^^
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  22. Oii,

    Não sabia desse filme, e com certeza vou assistí-lo. Ainda mais por que tem no Netflix..hahaha
    Gostei da dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Kamila, não conhecia o filme, (também praticamente não tenho assistido filmes, pq o pouco tempo que me sobra aproveito para ler). A sua resenha está maravilhosa e cumpre um dos papéis que é despertar o interesse em assistir ao filme. Gostei do enredo e com certeza é um filme que me interessa.

    Bjo
    Tânia Bueno Faces

    ResponderExcluir
  24. Hi baby, tudo bem? ainda não tive o prazer de assistir esse filme mas já ouvi falar dele... sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de assistir! concordo com o que você disse do nosso cinema nacional, são poucos filmes que realmente valem a pena! eu deveria assistir mais filmes estrangeiros, sei que os Argentinos mandam muito bem!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oie
    recentemente me falaram mega bem do filme e estou super curiosa para assistir, vi que tem no netflix e espero poder finalmente ver em breve e gostar bastante, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Ka, tudo bem??
    Nossa nem sabia da existência desse filme e pra falar a verdade não curti muito não... sou fresca pra escolher filmes e claro que gosto de filmes que me façam refletir, porém esse não me cativou muito, mesmo com toda a sua empolgação na descrição do enredo que ele propõe rs... de qualquer forma, não está descartado, vai que dá a louca na minha pessoa e eu o assista? Está no Netflix está valendo... xero!

    ResponderExcluir
  27. Oi Kamila

    Eu AMO os filmes do Darin!!! Assisti quase todos e recomendo muito. Você assistiu O Filho da Noiva? É lindo!!
    Adorei seu post. Quanto aos filmes nacionais eu gosto de vários. Procure Estômago, do João Miguel e depois me conta o que achou :)
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que Horas Ela Volta é uma porcaria.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)