Olá!

Nada como começar a sexta com mais uma resenha de um recebido da editora Arqueiro! Assim como O Rouxinol, resenhado nesta segunda (clique aqui para conferir), Eva também foi uma leitura feita com atraso. Essa foi uma das leituras mais emblemáticas que fiz em toda a minha vida. Não tenho palavras para resenhar esse livro, mas tentarei deixar minhas impressões o mais claro possível.


O livro começa com John, um catalogador, fazendo suas orações matinais, quando recebe a informação de que um contêiner foi encontrado no mar. Dentro do contêiner, doze corpos de meninas e um corpo de um homem mais velho. Todos mortos. Sendo catalogador, John precisava fazer a contagem dos documentos pertencentes aos corpos. E foi aí que viu o engano. Encontrou documentos de um homem e treze jovens. Faltava um corpo. E foi procurando pelas paredes do contêiner que viu o décimo terceiro corpo. A menina estava viva, o que causou reboliço no lugar.

Lilly Fields, a sobrevivente, foi levada ao Refúgio, local parecido com um quarto de hospital, para que pudesse ser cuidada. Lá, ela conheceu Letty, uma anciã que vivia fazendo tricô, e os Sábios Gerald, sua esposa Anita e Simon. Depois, Lilly ainda conheceria a Mãe Eva, para testemunhar um dos momentos mais importantes para o cristianismo.

Lilly não sobreviveu à toa. Ela tinha uma importante missão a cumprir: ela seria Testemunha de um momento crucial na História da Criação. Mas seus medos mundanos a fizeram ter receio de fazer uma grande bobagem.

Que leitura! O que escrevi aqui não é um décimo do que o livro transmite. Porém, a leitura, não foi das mais tranquilas. Apesar da leitura ser fluida, os fatos eram monótonos demais – alguns também eram bem confusos – que várias vezes me peguei cochilando com o livro na mão.

Quando a leitura finalmente ficou boa – e eu já tinha dormido bastante – o autor revelou uma história até então inédita: tudo o que conhecia como a História da Criação parece ter caído por terra. Nesse livro, a história de Adão e Eva ganha novos ingredientes. Será que realmente Eva comeu a maçã por vontade própria? Lilith realmente foi a primeira mulher de Adão?


Segundo informa a contra-capa, o autor pesquisou por 40 anos as histórias bíblicas para poder chegar nesse livro, tendo como desafio tentar fazer uma trama plausível para gregos e troianos (ou religiosos e científicos, rs). Acredito que tenha conseguido não só trazer uma nova versão dos fatos, mas também abrir os olhos dos incrédulos (como eu). É como se o autor estivesse dando um recado. Eu entendi o tal recado. Agora, depende de você ler e entender a mensagem.

O trabalho de edição/revisão da Arqueiro ficou muito bom. Não encontrei erros e a parte gráfica ficou bem feita também. 


Apesar do sono que me deu, recomendo a leitura, mas somente se você estiver com os horizontes abertos, se estiver pronto para entender e respeitar os pontos de vista trazidos pelo autor. Se você for cristão fervoroso, então passe longe, pois você criticará quase tudo o que for ler.

PS: No fim do livro, o autor deixa uma carta explicando o significado da maçã. É algo incrível.


35 Comentários

  1. Nossaaaa Kamila... eu comprei este livro e dei de presente pra minha mãe (cristã fervorosa) e ela não gostou muito não... kkkkkkk.... dei pq ela ama a cabana e gostou muito da Travessia... eu estou super curiosa para ler... vc só fez aguçar mais minha curiosidade, até para conversar com a minha mãe a respeito... hehehehehe

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu achei essa capa linda! Acho que o problema com a leitura é que mesmo o autor querendo agradar a todos, fica dificil, principalmente quando se trata de religião. Acho que para ler tem que ter uma mente bem aberta e estar preparado para tudo.
    Eu particularmente não me interesso pela leitura, mas eu fiquei muito feliz em saber que houve uma pesquisa longa para compor a obra!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Então menina foliei esse livro semana passada e de inicio pareceu ser bem cansativo ai agora lendo sua resenha vejo que eu que não li nada mesmo da historia e que as coisas parecem ficar muito interessante e a historia muito bem contada, agora fiquei curiosa.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  4. Hum, agora tô em dúvida se o livro é bom mesmo ou não :(
    Se você disse que o livro te deu sono, imagina pra mim que se eu não curtir o livro eu não leio.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olha até então eu não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas sinceramente a estória não chamou minha atenção. Me parece ser uma boa trama, mas eu não me senti convencida sabe? EU amei a capa do livro. Achei linda. Mas não vai ser dessa vez que esse livro vai entrar para minha meta. Mais pra frente quem sabe...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/reflexao-parte-2.html

    ResponderExcluir
  6. Kamila,
    Eu sou evangélica, então dispenso a leitura. Foi bom saber, pela capa nem sonharia que seria assim.
    Eu ia ficar com raiva, isso sim!!!
    Beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caramba!!!

    eu já vi esse livro por aí, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, e vou te dizer que não é o que eu esperava! fiquei realmente surpresa...

    Acho esse tema muito interessante e certamente, agora que sei como é, mesmo meio monótono, lerei...sem dúvida!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu já tinha visto esse livro diversas vezes, porem nunca tinha visto uam resenha dele que fosse, está foi a primeira, e tenho que dizer, foi muito bem feita, parabens.
    Sobre cochila lendo o livro mesmo ele sendo bom, bem... está arte eu domino não se preocupe. kkkkk
    Fico feliz que tenha gostado do livro, que mais venham com essa intensidade toda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Sonho é parceria com a Arqueiro, parabéns pelo blog, gostei da ideia de fotos dos trechos do livro ^.^
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila! Eu não conhecia este livro, e apesar da parte monótoma ter me deixado com receio, as descrições positivas venceram e quero muito conferir a leitura.
    Parece ser um enredo inteligente e polêmico, adoro tudo isso rsrs.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu sou muito fã desse és rito. E fiquei bem feliz pelo lançamento. Até Pq essa sinopse me deixou de boca aberta, gosto de livros nesse estilo. E o trabalho da capa ficou bm legal. Espero poder lê lo em breve.
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    40 anos de pesquisas para escrever um livro, deve ser muito complexo e como você mesma disse, pode me agradar, mas pode não agradar ao outro. Eu li a cabana e gostei, mas fiquei com um pé atras com este.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar, já comecei a ler, e tirei uma conclusão: Não curti muito, não me interessei. Acho que depende muito do TIPO de livro que a pessoa gosta. Pelo menos esse

    ResponderExcluir
  14. Oi Ka,
    Vi esse livro em uma vitrine linda da Livraria Martins Fontes aqui em São Paulo, mas nem parei para verificar a sinopse.
    Estou realmente bem surpresa com o conteúdo o livro.
    A coisa do container e dos corpos das meninas dentro, tipo :O
    Quero saber tudooooo.
    É claro que é importante lembra, como você bem disse, que esse não é um livro qualquer, ele irá desconstruir algumas coisas que nos ensinaram por anos.
    Ele autor tem uma forma de incrível de ensinar, por meio de histórias simples ele passa grandes mensagens. Fiquei interessada mesmo, vou procurar ler.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu já havia visto essa capa, a qual acho belíssima por sinal, mas não havia parado para saber sobre o que tratava. Mesmo tendo sido para você uma leitura monótona em grande parte, eu me interessei pela obra, gosto de livros que te trazem uma nova reflexão sobre questões bíblicas, me recordou um pouco de Caim, do José Saramago, com relação a nos fazer refletir sobre o surgimento da humanidade e tudo o mais.
    Espero apreciar a leitura.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  16. Olá! A cabana foi um sucesso sem igual, e agora espero conseguir ler Eva, espero gostar tanto quanto a cabana ^^ Alias, adorei seu cantinho e estou seguindo!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Oi linda, tudo bem?
    Estava esperando ler uma resenha desse livro pois já me deparei com ele algumas vezes em livrarias mais não tive coragem de comprar antes de saber qual era a opinião das pessoas em relação a ele. Lendo a sua resenha eu tive sim a curiosidade de ler, minha vó é católica praticante e eu gostaria de ler esse livro e tirar as minhas próprias conclusões sobre a narrativa e ver se eu ia curtir mesmo. Outra coisa que me chamou atenção foi a linda capa desse livro, achei muito show por ter sido muito bem feita! Adorei a sua resenha, parabéns! Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-extraordinario-rj-palacio.html

    ResponderExcluir
  18. 40 anos de pesquisa????? Poxa vida!! Não sei se entendi bem, mas não foi escrito como ficção? Quando comecei a ler a resenha achei que seria super empolgante com os corpos e tudo mais. Mas livro pra dar sono não, mesmo você recomendando depois. Acho que vou passar ou deixar para outro momento! hehehehe

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua resenha e nao conhecia o livro!
    Nao sei se vou gostar da historia, pq te deu sono. Mas achei a capa bem bonita.
    A Aruqueiro é a minha editora preferida, por isso eu acho que vou tentar ler.
    Beijo.

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Quando vi o lançamento desse livro fiquei curiosa, pois eu adorei ler A cabana e agora lendo sua resenha (não havia lido a sinopse ainda) fiquei morrendo de vontade de ler, adoro livros que abordem temáticas religiosas com outros ângulos, pena que algumas pessoas levam tudo ao pé da letra e depois criticam a obra de ficção. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Ei, tudo bem?
    Vi muitos comentários sobre esse livro e tenho certeza que vai agradar muitas pessoas. Eu não gosto de livros religiosos, não consigo me prender na leitura e nem assimilar nenhum conhecimento, então eu não o leria. Mas tenho certeza de que é uma obra maravilhosa e bem estruturada.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  22. Gostei da premissa do livro, estudos bíblicos, mistérios, mortes, todos os ingredientes para um livro fascinante.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  23. Kamila, eu não fazia ideia que esse livro tinha relação tão próxima assim com a criação e principalmente que teria a ver com Lilith, agora estou curiosa para lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Oi Kamila, tudo bem?

    Eu ainda não comprei este livro, mas tinha interesse por causa da capa que chamou muito a minha atenção. Como você comentou que há alguns fatos um pouco monótono, vou repensar se realmente irei comprar tão rapidamente.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi! Tudo bom?

    Já vi várias resenhas desse livro e confesso que estou curioso para saber mais sobre ele. Esse começo dos corpos no contêiner me lembrou muito Dexter! Você já assistiu a série? A premissa é bem interessante, mas pelo o que li, você achou a leitura monótona em algumas vezes, né? Bem que o autor poderia ter utilizado mais artimanhas para o desenrolar dessa história, com certeza teria sido muito melhor. Mesmo envolvendo religião, culturas e tudo o que conhecemos, quero muito ler esse livro. Adorei sua resenha.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  26. Taí, acho que eu curtiria o livro pela história, mesmo com o efeito de sonolência inicial, rsrsrs...
    Parece ser uma história interessante, e bem explicativa. Uma ficção baseada em textos religiosos tene a ser polêmica sempre (vide Dan Brown), mas nos garante um bom entretenimento. Acho que a visão diferente do autor sobre um tema já bem arraigado leva a boas discussões.
    Seu texto tá ótimo!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  27. Eu não sabia que era a história de Adão e Eva! Que legal! Uma premissa totalmente nova, o que me fez muito querer ler! Nao sou cristã, mas conheço bem a história bíblica e vou adorar conhecer essa versão! Pena que deu sono em você!
    Bjus
    www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Kamilaaaa, tudo bom? Então, eu não tive sono como vc, mas não consegui me envolver com a história. Achei monótona sim, e li com a mente superrrr aberta, mas achei sim a estruturação dos fatos confusa. Eu recomendaria pelo simples fato de ser um livro bem diferente mas não entrou pros meus favoritoskkkk bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?
    Parece ser um livro muito complexo, tod livro que retrata religião precisa ser lido por pessoas que estejam muito interessadas ou que tenha a mente muito aberta.
    Eu não me interesso por tais livros, mas achei sua resenha bem completa, retratando bem o livro.
    Parabéns *-*

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oiiie
    Sua resenha ficou ótima e acho que leria o livro se tivesse oportunidade, parece ser muito interessante e é um gênero que curto, obrigada pela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Kamilla!
    Eu não sou cristão fervorosa, na verdade, quando se trata de religião, eu não sei muito bem o que sou, só que não sou nada fanática, rsrs. Mas não é por isso que passo longe do livro, é porque você disse que te deu sono, e não estou podendo com leituras assim.
    Bjs!

    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  32. Oie Kamila!
    Já tinha visto esse livro algumas vezes na livraria, mas confesso que ainda não tinha parado para saber sobre o que ele falava. Fiquei muito curiosa com o enredo. Achei a história bem original e sua resenha ficou ÓTIMA!
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oieee, Kamila!
    Não sei porque não solicitei esse livro. Acho que, no fim, fiquei com medo do que iria encontrar no livro, achei que não fosse tudo isso que você conta na resenha. Me interessei bastante quando você diz que tudo o que a gente conhece da História da Criação cai por terra. Nossa, ele pesquisou 40 anos? Que bacana!!! Vou procurar ler assim que der!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    A capa desse livro é linda, porém não sou muito de ler esses livros, mas eu fiquei curiosa com a história. Que pena que a leitura te deu sono, odeio quando isso acontece rs' Muito bacana saber essas informações de pesquisa do autor.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu há havia lido A Cabana do autor e gostado bastante, Eva parece uma obra interessante, acredito que em breve procurarei por essa leitura e tentarei não dormir kkkk..

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)