Olá!

Último "Vida Literária" de 2015 foi escolhido pela Raíssa e fala de um livro que mostra como é querer dar um fim na própria vida, mas, quando você acha que tudo está perdido, alguém estende a mão para te ajudar. Antes que eu me esqueça, o projeto Vida Literária consiste em que eu, a Ani, do EC&M e a Raíssa, do O Outro Lado da Raposa leiamos um livro, comentemos e depois façamos a resenha, mostrando nossos pontos de vista.

Tudo o que disse aqui não chega perto da grandeza que é esse livro. Desfrutem meu ponto de vista de Como se Apaixonar, da irlandesa Cecelia Ahern, que, claro, entrou pra minha lista de autores favoritos. E o livro é meu favorito também.


Skoob | Saraiva | Cultura


Estamos em Dublin (capital da Irlanda) e Como se Apaixonar começa com Christine Rose tentando salvar a vida de Simon Conway, que está tentando se matar. Ela até consegue convencer Simon a não fazê-lo, mas dura pouco tempo. Logo, o homem atira na própria cabeça.

Depois de contar à polícia o que aconteceu, Christine está tentando voltar para casa, quando passa em uma ponte e vê um cara... tentando se matar. Ele quer se jogar da ponte, porque não aguenta mais as pressões que está vivendo. Após uma rápida conversa, ela consegue demover o homem - Adam Basil - a não se jogar da ponte. Depois, ela oferece ajuda a Adam para que ele não cometa novamente suicídio. Ele dá a ela um prazo de 15 dias. Em duas semanas, ele fará 35 anos e, se ela não conseguir, ele tentará novamente.

Ela, por outro lado, acabou de se separar de Barry, depois de um casamento fracassado que não durou um ano inteiro. Ela tem uma empresa de recrutamento, essas que fazem a ponte entre empregador e empregado. Mas ela fazia mais do que isso: ela ajudava as pessoas. Um exemplo da persistência da personagem é com Oscar. Ele dizia que o motorista do ônibus queria matá-lo, quando, na verdade, ele tinha TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e só entrava no ônibus se determinado lugar estivesse vazio.

Christine não é terapeuta nem psicóloga, mas não abria mão dos seus livros de auto-ajuda. Ela tinha muitos - muitos mesmo - e sempre tinha um para resolver qualquer problema. São títulos bem esquisitos. Como são citados muitos títulos ao longo do livro, não vou citar nenhum específico, mas posso dizer que tem uns bem engraçados.

Como fazer uma omelete sem quebrar os ovos


Entre outras coisas, Christine tem como missão fazer com que Adam recupere Maria - sua ex-noiva. Ela o traiu com seu melhor amigo e isso o deixou devastado. Além de Maria, Adam tinha que enfrentar seu pai autoritário, mas que estava gravemente doente, e a irmã Lavinia, que roubou dinheiro da fábrica de chocolates da família e que queria a todo custo tomar o controle da empresa.

E é entre ideias engraçadas e cômicas, que Como se Apaixonar mostra como duas pessoas estão tentando a todo custo, se apaixonar pela vida, ter vontade de vivê-la. Nem que seja necessário ler livros de auto-ajuda para isso.

Só tenho uma coisa a dizer: te amo Cecelia!!!! A forma como ela escreveu esse livro foi simplesmente maravilhosa! Ela foi delicada ao falar de temas delicados como suicídio e TOC. Ela mostrou como a depressão (sim, para mim, Adam tinha depressão) pode prejudicar a maneira de uma pessoa pensar e agir. A parte cômica da história fica por conta dos títulos dos capítulos (são 27): todos começam começam com "Como..." e alguns são até engraçados, mas tem também os mais sérios.

Além de Christine e Adam, tem também as irmãs dela, Brenda e Adrienne, que, junto com o pai, são advogados e bem engraçados. Tem também Amelia, amiga de Christine, que possui uma livraria à beira da falência e cuida da mãe, gravemente doente. 

Outro ponto que gostei no livro foi conhecer alguns pontos de Dublin, como a ponte Ha'penny (que tem um nome oficial, mas, se você quiser saber qual é, leia). Agora, sinto-me obrigada a juntar grana, se eu quiser conhecer essa cidade maravilhosa.

Me agarrei a estória com unhas e dentes e fiquei torcendo loucamente para que a Christine conseguisse convencer o Adam a seguir com sua vida. Mas, principalmente, torci para que ela mesma recuperasse o controle de sua vida e fosse feliz também! Mais uma vez a autora me pegou de jeito com sua escrita e me conquistou com seus personagens. Quem gosta de um bom romance divertido e dramático vai amar esse livro! Raíssa Martins

Cecelia tem uma forma maravilhosa, delicada, fluída de escrever. Isso se nota quando ela nos faz rir, com as cenas cômicas de Christine, ou quando está falando sério, com as cenas mais tensas envolvendo Adam. E ela aborda vários outros temas, mas sempre focando no principal: o suicídio. Ela te faz pensar porque a pessoa quer se matar e até como podemos ajudar. Porque, podemos não saber, mas podemos ter um amigo que está passando por situação parecida com a de Adam. Leitura mais que recomendada.

A única parte ruim é o começo. Ele é um pouco maçante, já que a autora dá muitas voltas para contar sobre Simon. Demorei pra engatar na leitura porque, alem do rodeio pra contar, eu li em versão digital e meu Kindle só sai de casa em dias estritamente necessários. Mas, as coisas, quando começam a acontecer, a leitura voa. E você se diverte também.

Demorei um pouco para engatar a leitura, mas já estou acostumada com os os livros da Cecelia que sempre possuem inícios massantes. Como sempre ela me conquistou, me fez torcer e me apaixonar pelos dois. Acho que o mais legal de tudo, é que em todos os livros dela SEMPRE tem uma lição a ser aprendida e considerada. Acho que quando um livro mexe tanto como o leitor, como fez comigo, ela alcançou o  objetivo. Entrou para lista de favoritos de 2015. Ani Lima

Como disse, li a versão digital, mas, pelo que pude ver, o trabalho da NC de edição e revisão ficou muito bom, só a capa (que é condizente com a trama) que achei simples demais. Mas isso é um detalhe irrelevante perto da grandeza que é essa obra. Não tenho mais palavras para descrever esse livro. Simplesmente leiam.

Melhor quote do livro, não à toa o marquei!
E o mais importante: esse livro NÃO é de auto-ajuda. Só a Christine que lê esse gênero. Portanto, não há o que temer com essa leitura.

Postagem participante do



27 Comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Olha, essa autora já é uma das minhas preferidas só por Ps Eu te amo e me dizer que auto ajuda é um aspecto que a personagem só lê, ganhou meu dia sabia?

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas convenhamos que julgamos um livro pela capa, mesmo tentando sair desse esterótipo, ainda sigo determinados padrões. E essa capa é linda demais!!!! Parabéns pela resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  3. eu ainda torço um pouco o nariz pra esse livro, por ser um livro da Cecelia eu esperava mais, em comparação com outros titulos achei simplório até!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!

    Eu AMEI essa leitura! Na verdade, adoro todos os livros da Cecelia e a forma como ela escreve!
    Os livros dela sempre me faz refletir sobre a vida e com esse não foi diferente. Fiquei muito feliz em saber que isso aconteceu contigo também!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Eu só não gostei muito das primeiras cinco páginas do livro. Depois disso amei cada instante em que o li!
    Ao contrário de você, amei a capa. Roxo é minha cor favorita e acho que a temática da capa é bem condizente com a estória.
    Ainda quero mais coisas da Cecelia!!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não faz o meu tipo de leitura, mas Christine é uma personagem linda, dá ânimo para ler
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  7. Eu ja li o livro Ps eu te amo, e fiquei completamente apaixonada, quero mt ler esse tb, sua resenha ficou otima.

    ResponderExcluir
  8. Sempre falo que Cecélia é Diva e repito, os livros dela são lindos e os temas são de nos fazerem rir, chorar e refletir. Adorei, sua resenha e com certeza, lerei este livro.

    Bjim e até mais...
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca deu vontade de ler, sobre o tema, li um livro recentemente sobre isso, que me fez chorar horrores. A partir daí estou sempre a procura de livros que abordem sobre o suicídio. Adorei a resenha, parabéns por ela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito de romances, mas tenho visto falar muito sobe essa autora, que até tenho vontade de conhecer a escrita dela e espero gostar. A capa é linda

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila!
    Eu estava com medo de ler esse livro, pois conhecia alguns comentários negativos sobre essa história. Mas assim que comecei a ler, não consegui mais parar, pois fui conquistada pela trama. A autora escreve super bem, tem uma narrativa envolvente, e quando você percebe, já foi fisgado pela história. Eu gostei muito desse livro.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Kamila, gosto muito do estilo de escrita da Cecelia.
    E só tive a oportunidade de ler P.S. Eu te amo.
    Espero poder ler esse e continuar encantada pela escrita dela.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ka,
    Eu vi a resenha da Ani e acho incrível que vocês tenham muitos aspectos em comum no gosto por esse livro e que tenham abordado coisas tão diferente na resenha.
    Esse lance dos livros de auto-ajuda, parecem bem interessantes.
    E os temas sérios escritos de forma leve e cômica.
    Agora quero ler mais do que nunca.
    Minha lista só aumenta :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamila.
    Sou muito curioso nos livros dessa autora e esse parece muito bom.
    Já vi várias positivas sobre essa obra e por isso já estava na minha lista de desejos.
    Romance divertido e com temas dramáticos.
    Deve ter uma escrita bem leve e que flui muito bem.
    Gostei do tema, achei muito interessante mesmo.
    Teria tudo para ser um livro carregado de drama, mas a autora consegue colocar muito bom humor pra tornar tudo mais divertido.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, tudo bem?
    Você e a Ani falaram tão bem do livro que é impossível eu não acrescentá-lo na minha lista. Estou lendo A Lista da mesma autora e já me apaixonei pela escrita dela e pela forma que ela conduz a narrativa, com certeza vai ser uma das minhas autoras favoritas também.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha lido esse título no Skoob, e achei bem interessante. Assim como você, a capa que não me agradou tanto. Para um livro tão recheado de temas importantes e que são abordados de forma inusitadas, merece uma capa bem legal, certo? Acho injusto, maaaas não devemos julgar pela capa, né (sempre faço isso, mas confesso que tenho que parar)?
    Sou muito fã das adaptações de livros para o cinema, e na minha humilde opinião, o livro combinaria demais com um filme. Quem sabe no futuro?

    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Quando li a sinopse desse livro simplesmente surtei, pq nossa parece mais que incrível. Também quero me apaixonar pela Cecelia. haha Amei a sua resenha. Parabéns!!!

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olha eu sinceramente gostei bastante da sua resenha.
    Me parece ser uma trama muito boa.
    Mas eu sinceramente não estou com animo para ler livros de romance agora sabe?
    Estou bastante enjoada pra te falar a verdade, mas vou deixar para fazer a leitura ano que vem dos livros que eu recebi da novo conceito, porque a maioria foi resenhado pelas minhas colaboradoras.

    Agora para encerrar o ano estou pegando alguns livros mais tranquilos para ler sabe?
    Estou lendo 2 ebooks e um livro. Então espero poder terminar antes do ano acabar =x
    Vamos ver ! hehehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/dia-de-quote-15.html

    ResponderExcluir
  19. Sabe que eu fico super empolgada e querendo ler esse livro quando leio uma resenha assim, que elogia tanto o livro. Mas ao mesmo tempo, me parece que falta alguma coisa para eu finalmente colocar ele na lista, sabe?
    Mesmo assim, fico contente em saber que mesmo o começo sendo meio lento o livro te ganhou e entrou na lista dos favoritos - é tão bom quando isso acontece, não é mesmo?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oie Kamila!!
    Como eu disse na resenha lá no blog da Ani, já li A Lista da autora e não fui cativada pela escrita da autora, então vou tentar ler Como Se Apaixonar e ver se a gente entra num acordo. Uma pena que o começo é assim meio maçante, mas já sabendo disso, a gente vai com mais cuidado na leitura e tenta superar isso!! Espero gostar muito do livro!!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é lindo ....
    Adoro...
    Adorei a tua resenha e concordo que o início se arrasta um pouco. Isso é b ruim. Eu quase desisti em alguns momentos. Mas depois a coisa anda.
    Eu achava que era auto ajuda até ler sabia? Mas não tem nada disso mesmo.
    Parabéns pela linda resenha. Como sempre.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é lindo ....
    Adoro...
    Adorei a tua resenha e concordo que o início se arrasta um pouco. Isso é b ruim. Eu quase desisti em alguns momentos. Mas depois a coisa anda.
    Eu achava que era auto ajuda até ler sabia? Mas não tem nada disso mesmo.
    Parabéns pela linda resenha. Como sempre.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Acho que todas as resenhas que li desse livro falaram do começo arrastado e isso me desanima, porque se o começo é assim eu custo engatar a leitura e acabo que deixando o livro de lado. Mas fico feliz que tenha gostado tanto assim da leitura, é maravilhoso quando um livro nos empolga anto assim.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Esse livro parece incrível, e estou vendo tantas ótimas resenhas dele que não tem como não gostar de mais uma obra da Cecelia.
    Os temas que ela abordou são realmente importantes, e fico feliz que ela tenha conseguido passar a mensagem com clareza.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, Kamilla. Li um livro da autora esse ano e adorei a escrita dela, super recomendo O Presente. Confesso que Como Se Apaixonar não me chamou muito a atenção, mas só por ser um livro dela, eu leria.
    A capa eu achei linda, a NC sempre capricha nessa parte.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  26. Mulher esse livro ♥
    Li outra resenha a pouco tempo e não adianta, terei de ler hahaja me apaixonei pelas duas resenhas ♡
    Bjs
    Tay do let it shine

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)