Olá!

Mais uma sexta, dia mais que adequado para eu trazer para vocês uma banda que não para de tocar no meu celular. Acho que, de todos os posts de música que fiz aqui no blog - Laura, Céline, Carla Bruni e Gianna Nannini - eles são a primeira banda que falo, e acho, apenas acho, que eles são bem famosos. Eles são suecos e legais - não, não é ABBA (ABBA é legal, mas só gosto de The Winner Takes it All), o post musical de hoje é dedicado a Roxette, uma das bandas suecas mais bem sucedidas, famosas, e legais de todos os tempos. A próposito, a coluna de música agora se chamará "No Celular Toca".




A banda Roxette é formada por Marie Friedriksson (Ossojo, 30/05/1958) e Per Gessle (Halmstad, 12/01/1959). Antes de Roxette ser concebida, Per era integrante da banda Gyllette Tyler, muito conhecida nos idos da década de 1980. Enquanto que Marie peregrinava entre as bandas Strul e Mamas Barn, não tão famosas. Até 1986, Marie fazia alguns feats em álbuns do Gyllette Tyler, enquanto Per cantava e compunha tanto em sueco como em inglês. Cada um ganhou um prêmio musical nesse meio tempo. A banda se juntou só em 1986, em Halmstad, para a gravação do primeiro álbum Pearls of Passion, ganhando as rádios da Suécia. Até então, eles ficaram muito famosos só na Suécia e em alguns poucos países europeus, como Espanha e Alemanha.

O terceiro álbum, Look Sharp!, saiu em 1988 e foi por acaso que a banda ficou mundialmente famosa. Um (abençoado) estudante americano, de férias na Suécia, escutou numa rádio a música The Look e ficou fascinado. Comprou o CD e levou para os EUA. Implorou para uma rádio de sua cidade para tocar o CD e, aproveitando que o radialista gostou, o CD foi copiado e distribuído para outras estações. Como todos sabem, a banda só faz sucesso mundial quando bomba nos EUA. E foi isso que aconteceu com Roxette.

Aproveitando a onda de sucesso, It Must Have Been Love foi parar no filme Uma Linda Mulher. A música foi composta em 1987 e, como a banda não teve tempo de compor uma especialmente para o filme, foi essa mesmo. A banda explodiu e Marie e Per continuaram ganhando prêmios musicais na Suécia. 

Anotação mental: lembrar de ver Uma Linda Mulher

Depois de explodirem nos anos de 80 e 90, a banda caiu no ostracismo. Eles tentaram voltar ao sucesso de outrora lançando compilações e álbuns solo, mas o retorno não foi o mesmo. Para piorar, em 2002, Marie foi diagnosticada com um tumor cerebral, retirado no mesmo ano. Eles deram um pause, seguiram com carreiras solo e só em 2009, ensaiaram uma volta. Seu álbum mais recente, XXX - The Biggest 30 Hits, saiu no início de 2014.

Eu conheci a banda por acidente. Alguém aqui na minha rua tinha (ou deve ter, sei lá) um CD da extinta dupla sertaneja Cleiton e Camargo. E essa dupla regravou em português Spending My Time, que, na minha opinião, é um hino. A música se chama "Na Hora de Amar" e não vou colocar link aqui por motivos de: vergonha alheia. Pois bem, outro alguém na minha rua tinha (e ainda tem) um CD do Roxette que tem essa música. Só juntei os pontos. Joguei na internet a versão sertaneja e vendo um vídeo, alguém nos comentários disse que a música era regravação. Pronto, era tudo que eu precisava.

O legal das músicas deles são, primeiro, a idade - só música antiga - depois, a letra, o ritmo e a mensagem que transmitem. Pra mim, uma música boa tem que ter pelo menos três dos quatro requisitos. Eles juntam tudo isso em letras maravilhosas. Melhor do que isso, só mesmo cantar em espanhol. Sim, eles pegaram seus maiores sucessos e compilaram em um CD todo cantado em espanhol, no ano de 1996. Ficou maravilhoso. Eu realmente sou contra regravações em outros idiomas, exceto, se elas são feitas pelo dono da música - se não fosse assim, jamais ouviria Laura Pausini cantando em espanhol... Eles ainda afirmaram em seu site: 

"Melhores baladas do Roxette, em espanhol. Fizeram muito bem, considerando que nem Per nem Marie falam espanhol. Eles imaginaram se o ABBA conseguiu, eles poderiam, de modo que eles puderam."

Ou seja, se o ABBA conseguiu (em 1993), por que eles não conseguiriam?  A banda já esteve diversas vezes no Brasil, sendo a última em 2012. Há alguns meses, o facebook da banda colocou um vídeo da participação deles no extinto Programa Livre, do Serginho Groisman, com a seguinte legenda: "Uma possível viagem ao Brasil ano que vem?" Tomara que sim, quero ir vê-los!

Eles são bem ativos nas redes sociais. Há alguns meses, eu comprei o CD+DVD que eles gravaram no Chile em 2012 e postei no insta e qual foi minha felicidade quando... eles curtiram! Agora, vamos às rapidinhas:

- O Roxette tem esse nome porque Marie e Per curtiam uma banda, cujo nome da vocalista era... Roxette.

- O jornal britânico The Sun fez uma lista com as 50 cantoras que jamais serão esquecidas na história da música. Marie apareceu em 16º. A lista foi feita em 2008.

- Em 2005, Per recebeu da BMI, em Londres um prêmio pelas 4 milhões de vezes que It Must Have Been Love tocou nas rádios de todo o mundo até aquela data.

- No último dia 7 de outubro, Marie lançou sua biografia, escrita pela jornalista sueca Helena von Zweigbergk. Ela conta detalhes de sua vitória contra o tumor. Desde já aguardo tradução.

Falei demais, mas agora vem a melhor parte: música! Vou deixar as quatro melhores (o que é bem difícil, mas se eu colocar muitas, fica cansativo). Espero que gostem e as redes sociais da banda estão lá no início do post!!!

Spending My Time



Tímida (versão em espanhol de "Vulnerable")


It Must Have Been Love



Listen to Your Heart




40 Comentários

  1. Oi Kamila,
    Ai que post bacana! Eu pensei que não conhecia, mas depois de ouvir as músicas, lembrei que conheço sim, só não sabia o nome hahaha. Meu pai gosta muito e sempre ouve, é um som muito bom!
    Beijos
    Historiar


    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    Lembro tanto como escutava Roxette quando era mais nova.
    Você tem um bom gosto viu! As músicas da banda são muito boas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito deles, aqui em casa sempre escutamos músicas mais antigas, a maioria delas parecem ter mais sentimento do que muita coisa que temos hoje.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainnn Roxette é muito amor ❤
    As músicas são incríveis e de tempos em tempos coloco no celular ( quando enjoo excluo e quando sinto falta coloco pra tocar novamente )...
    Não lembro como conheci a banda, mas sei que uma hora parei e comecei a escutar e me apaixonei.
    Obrigada por informar melhor à respeito, já que além das músicas eu não conheço mais nada :)

    Abraço,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  5. Nossa que nostalgia! Eu não conhecia o nome da banda... mas quando ouvi a música me lembrei da minha infância, com os meus pais ouvindo as músicas deles. Ótimo post! Beijos, Carol.

    eicarolleia.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kamila.
    Eu não sou muito de ouvir musicas, e li a sua postagem toda pensando que não conhecia eles hehe. Mas quando cliquei ali no primeiro vídeo, lembrei. Eu amo justamente essa musica hehe. Tenho ela aqui no computador.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que post legal! Apesar de não ser tão ligada a essas musicas mas minha mãe adora!
    Beijos

    Blog Thays M de Lima

    ResponderExcluir
  8. Noooossa, amo as musicas delas, arrasou na postagem! :D

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
  9. Ai meu coração, Kamila. Amo Roxette, conheci na minha adolescência e desde então, sempre ouço algumas músicas da banda, nem que seja por nostalgia, kkkkkk.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Então gata, vamos por partes... Eu curto umas musicas antigas - e com antigas quero dizer boas - mas Roxette não é um dos artistas, conheci It Must Have Been Love mum tvz anos atrás e apaixonei, mas, só conheço essa mesmo, rs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia essa banda, adorei a indicação, e como citou que eles estão no uma linda mulher, tenho certeza que vou gostar, pois amo a trilha sonora do filme.
    Vou ouvir as que indicou com calma, e se gostar colocarei no meu celular tbm ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee.

    Não conhecia a banda e como não faz muito meu estilo musical não irei add na minha playlist, mas gostei muito de postagem.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamilla!
    Nossa, já ouvi muito as músicas dessa banda! Não sabia que a vocalista tinha passado por isso :O
    Ainda bem que conseguiu se recuperar \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie ...
    Roxette é uma banda muito boa :)
    Gosto bastante de Listen to tour hearth .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie ...
    Roxette é uma banda muito boa :)
    Gosto bastante de Listen to tour hearth .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Roxxette é muito bom!!
    é da época da mamãe mas eu gosto bastante hahaha Não tenho tooodas as músicas que você citou, aliás tenho umas 4 só no iPod >< e nunca parei para ouvir toooda a discografia. Mas gostei das escolhas e de conhecer um pouco mais da banda.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem ?

    Comecei a ouvir Roxette aleatoriamente em 2010, por aí. Não conheço todas as músicas da banda, na verdade, acho que meu conhecimento não chega nem a dez canções, mas uma delas, "Listen To Your Heart", acabou servindo como base para uma história que escrevi.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  18. Oláá
    Poxa, não conhecia esse, mas é bem o gênero de música que curto então com certeza vou procurar mais musicas para ouvir haha ótimo post e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamilla, muito bacana o seu post, eu já tinha ouvido falar dessa banda um pouco, mas para ser sincera nunca dei muita bola porque não é o tipo de música que eu gosto, mas adorei conhecer um pouco mais deles e os vídeos são muito bons!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kamila! Tudo bem?
    O seu post ficou muito completo. Essa banda eu ouvi muito pouco, nunca criei o costume, mas quando toca em alguma festa...... hahahaha

    beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ei Kamila. tudo bem?
    Gostei de saber mais sobre a banda Roxette, já que conhecia só por nome mesmo. Infelizmente não curti as músicas, não são do estilo que curto.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  23. Olá Kamila!
    Olha a pessoa: Ouço várias músicas da banda e não sabia que era dessa banda :o
    Adorei seu post e as músicas que você citou, todas incríveis!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu conheci a banda através da minha prima que era apaixonada por eles - e consequentemente eu também me viciei. Adoro e adoro!
    Minha preferida de todos os tempos é Never is a Long time, não é uma das mais famosas, mas é a que mais amo. E tem Crash Boom Bang que também é muito amor s2

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Kamila!
    Ouvi muito Roxette na adolescência, eu amava! E claro que minha preferido é It Must Have Been Love, por causa de Uma Linda Mulher que é o filme mais lindo que já vi, sou totalmente apaixonada por ele e nunca me canso de ver ♥

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  26. Olha de todos o que me chamou mais atenção foi UMA LINDA MULHER.
    Com toda certeza me marcou e eu adoro. A música foi bastante marcante e
    isso fez toda diferença no filme.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-aviao-de-noe.html

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Oi, menina, quando essa banda começou eu ainda era um bebe de meses e me lembro muito bem dessa primeira musica, amo demais e já cantei pra caramba, já até sofri ouvindo ela na adolescência,hahaha. Mas conheci na versão em português cantada por uma mulher, não era pela dupla que citou não, só mais tarde ouvi a versão em inglês.Não conhecia a banda pelo nome não, mas as músicas acho que todos conhecem na hora quando ouvem. Muito bom o post.

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Simplesmente apaixonada por sua postagem! =D Acho que é uma das melhores listas sobre música que já vi. Muito bem escrita. Valoriza a música, mas também o conteúdo! Adorável! =D

    Parabéns! Eu também tenho alguns critérios para selecionar as músicas que ouço. =)

    Abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  30. Muito amor por Roxette!! Spending my time é hino :D
    Sempre bate aquela nostalgia gostosa quando escuto as músicas deles. Listen to your heart é a música da bad pra ficar ainda mais na bad, hehehe.
    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá Ka!!!
    Adorei o post musical kkkkk bem bacana mesmo! Eu adoro as musicas da Roxete, mas vou te contar que sou péssima pra nomes de musica, então se tocar eu aei cantar, mas se perguntar o nome lascou kkkk

    Beijokas

    ResponderExcluir
  32. Oi Kamila!!
    Amei o post, não sabia muitas coisas sobre Roxette e adorei... adoro as músicas principalmente Listen to your heart e it must have been love... ahhhhhhhh uma linda mulher *.* *.*
    Parabens pelo post...

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  33. Olá

    Eu adoro essa banda, ultimamente não tenho ouvindo muito ela,mas não tô ouvindo quase nada mesmo,mas sempre que tô ouvindo alguma coisa,essa banda sempre aparece entre elas.

    Bjss

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bom?
    Nossa, agora há pouco estava ouvindo uma música dessa banda que tocou em uma das playlists do youtube que eu ouço dçsajlfajsd
    Adorei conhecer mais sobre ela e ouvir Timida, que eu ainda não conhecia.
    Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Kamila!
    Eu adoro as músicas da banda, conheci através do meu pai, que adorava músicas dos anos 80.
    Muito bom saber mais sobre a banda e gente eu não sabia que a Marie tinha sido diagnosticada com um tumor cerebral, imadino o baque que teve ter sido. Percebi que a banda tentou voltar a ativa, mas não deu muito certo, uma pena eu acho, são ótimos músicos, suas músicas são maravilhosas e lindas. A minha favorita Listen To Your Heart, Spending My Time, entre outras. Parabéns pelo post!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  36. Olá! Achei bem legal e interessante a história da banda e nunca tinha ouvido falar deles, mas acho que não faz meu estilo :/

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  37. Olá.
    Tudo bom?
    Eu gosto de poucas músicas deles, mas achei bem interessante sua coluna e ficou muito bem desenvolvida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a banda, e infelizmente nunca vi o Uma Linda Mulher. Mas eu adorei a musica Spending My Time, eu curti muito o estilo da banda.

    ResponderExcluir
  39. Oie, tudo bom?
    Eu já conhecia a banda porque tenho uma amiga super fã. Acho que Listen to You Heart é uma das mais famosas e muito tocada nas rádios até hoje.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Só algumas correções. O nome da banda de Per gessle não era Gylette tyller, e sim Gylenne Tider, que em sueco significa Anos dourados. Roxette não era vocalista de uma banda, é um nome feminino tipico da suécia e eles retiraram de uma música chamada Roxette, de uma banda chamada Dr Feelgoo. Roxette não caiu no ostracismo. Surgiram em 1986, fizeram um enorme sucesso nos anos 90. Mas em 2002 a vocalista marie teve um tumor cerebral e ficou com diversas sequelas como: perda de memória, perda da visão do olho esquerdo, perdeu parte dos movimentos corporais, perdeu a capacidade de ler e e fazer cálculos matemáticos. O câncer dela foi maligno e ela foi diagnosticada com apenas 5% de chances de sobreviver. Ela teve esse cancer aos 44 anos de idade, e para o tipo de tumor que teve, apenas pessoas na faixa etária entre os 20 e 30 anos conseguem sobreviver. Per continuou a carreira solo após o tratamento de Marie que durou 3 anos, cirurgia, quimio e radioterapia. Aos poucos ela foi voltando, gravando um album em ingles, gravou outro em sueco, gravou com a banda do marido dela. Depois voltaram com o Roxette no final de 2010 com o cd charm school e em 2012 com travelling. E tem um saindo do forno agora em 2016.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)