Olá!

Dando sequência ao projeto "Vida Literária", em parceria com as blogueiras Ani Lima, do Entre Chocolates e Músicas e Raíssa Martins, do O Outro Lado da Raposa, hoje trago para vocês a resenha de um livro legal, mas que deixou a desejar em algumas partes. Divirtam-se com Melancia, primeiro volume da série Irmãs Walsh, escrito por Marian Keyes. Sugestão da Raíssa.





Achei as duas capas bem bonitas, aliás.




Melancia conta a história de Claire, uma mulher que, aos 29 anos, acabou de ter seu primeiro bebê. Mas, o que era para ser um dia inesquecível, acabou se tornando um dia inesquecível, mas para o mal. Justamente no dia que seu bebê (uma menina) nasceu, seu marido James a abandona. Na verdade, a troca por outra mulher! Sim, o infeliz tinha uma amante. E, como não fosse suficiente, a amante era.. a vizinha! Que também era casada!

Claire, que morava em Londres, completamente arrasada, pega suas malas e volta para Dublin, para a casa de seus pais. E é nessa volta que ela conta muitas coisas sobre sua vida. Como ela tinha um emprego bom em Dublin e largou tudo para ir para Londres, ter um emprego de garçonete, como são suas quatro irmãs: Margaret e Rachel (que aparecem pouco no livro), Anna (menina hare-krishna) e Helen (a pior de todas, a língua ferina) e seus pais, neuróticos, porém engraçados.

Helen troca de affaires como troca de roupas, e é um desses affaires que ela leva para casa e que faz o coração de Claire disparar. Adam, o suposto ficante de Helen do momento, é um estudante bonito e um tanto misterioso, que vai fazer Claire perder a razão, sendo que, nesse meio tempo, ela ainda não conseguiu esquecer o que James fizera a ela.

Entre James, Adam, seus pais e irmãs, Claire ainda precisava reerguer sua autoestima e, ainda por cima precisava dar um nome à criança! A pequena recebeu o nome de Kate Nora (em homenagem às avós). Outras personagens que merecem destaque são Judy e Laura, amigas de Claire - a primeira mora em Londres e a segunda em Dublin. Elas vivem dando conselhos - dos mais sinceros aos absurdos, mas sempre dando apoio à amiga.

Esse livro é o primeiro da série escrito por Marian Keyes. Naturalmente, esse é meu primeiro contato com sua escrita. Foi uma ótima sugestão da Raíssa, que sempre lê livros com uma pegada cômica, sem deixar de ser romântica. A série possui cinco livros (um para cada irmã) e até podem ser lidos fora da ordem, mas recomendo ler na ordem, assim dá pra entender bem a trama.

Gostei muito da forma como o livro foi escrito, como se a Claire estivesse conversando com o leitor. Ela também sempre tem uma tirada engraçada, uma piada ou trocadilho para dizer, de modo que o leitor fique à vontade conforme vai lendo. Mas, isso tem um porém: conforme a autora foi brincando, ela foi se perdendo na história. Por diversas vezes ela passou muito tempo rindo de um trecho qualquer que poderia muito bem ser contado e passado para o seguinte. Ou seja, ela perde muito tempo contando coisas irrelevantes para a história. Coisas engraçadas até, mas que são irrelevantes. 

Melancia foi meu primeiro contato com a escrita de Marian e eu gostei muito do que me foi apresentado. A autora conseguiu criar personagens palpáveis que vão crescendo e evoluindo durante a história. Uma pena que haja tantos devaneios da personagem principal, pois tornou ele um pouco cansativo. Ani Lima

Pelo que percebi através desse livro, Marian gosta de abordar situações que podem acontecer com qualquer uma de nós, como depressão pós-parto, abandono, traição, etc. Logo, é possível nos identificarmos com algumas das situações que Claire vive. Como eu disse, ela perde muito tempo contando coisas irrelevantes, mas, quando ela não enrola, ela só passa por situações verdadeiras. Aliás, essa parte de enrolação fez com que eu deixasse um pouco a leitura de lado. Em dado momento, a leitura me deixou meio aborrecida, de tanto rodeio que ela fazia.

Melancia te faz dar risada de situações que, quando passamos em nossas próprias vidas, não achamos tanta graça. É igual a um filme de comédia romântica, tem todas as características de estórias assim, uma personagem meio descontrolada que acabou de passar por uma situação ruim e conforme o desenrolar dos acontecimentos ela vai superando a situação e até conhece um cara e se apaixona por ele. Não que isso seja uma coisa ruim, para quem gosta de comédias românticas (como eu). Raíssa Martins

Não sei a parte de formatação e revisão, porque li em e-book, mas a capa está bem legal e o título só fará sentido em determinado momento do livro - e nessa parte ela não enrolou, vai entender... Apesar das enrolações, a leitura é válida porque tem uma história bem legal, a Claire é super engraçada e a Marian escreve muito bem. Espero poder ter a chance de ler os demais volumes!

Naturalmente, já temos a próxima leitura do projeto. Eu escolhi A Rainha Vermelha, que, acredito que dispensa comentários.

Post participante do:







15 Comentários

  1. Olá, a pesar da enrolação me pareceu um livro bem divertido, e mesmo tratando de assuntos pesados como depressao pós-parto o livro é leve. No futuro posso reservar um tempo para ele.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamila,
    Curto livros no estilo. Minha prima adora essa autora.
    Espero um dia conseguir ler os livros dela, são bem grossinhos haha

    Também to doida pra ler A Rainha Vermelha!

    tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Olááá!

    Eu gostei muito da leitura desse livro, mas eu fiquei incomodada com toda essa volta que a personagem dava, acabou me deixando cansada e assim como você tive até vontade de desistir um pouco. Mas os personagens são bem descritos e com caracteristicas bem palpaveis, foi o que eu mais gostei no livro.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi ...
    Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora ! Acredita que até hoje não li nenhum ?
    Quero ler para tirar minha opinião :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamila! Adoro livros nesse estilo meio cômico, sua resenha me deixou curiosa! E esse James é um completo mau caráter hein? Ta anotado e na minha lista aqui de desejos. Já vi algumas resenhas que falam muito bem sobre a rainha vermelha e outras que nem tanto, dps quero saber suas impressões! Bjos

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Poxa, que pena que a autora enrola tanto na escrita, pois eu gosto muito de livros com pegada cômica. Confesso que ainda não li este livro, mas vontade não me falta. Já estou seguindo seu blog, bjs - http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha eu ganhei esse livro no amigo secreto do ano passado e até hoje eu nem sei quem me deu sabia? Mas eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura do livro. Espero ler assim que puder porque me parece ser uma estória bastante envolvente, apesar que já vi várias resenhas de pessoas falando que a escrita da autora é um pouco cansativa e as vezes enrolada, mas mesmo assim quero tirar minhas proprias conclusões. Espero gostar bastante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredos-dos-elfos.html

    ResponderExcluir
  8. Kamila, nunca li nada da Marian Keys e tenho muita curiosidade.
    Não fazia ideia que esse era o primeiro livro de uma série.
    Não curto muito essa pegada engraçada, mas mesmo assim quero ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, verdade o enredo demora um pouco mais depois ele é bastante cativante.
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  10. Tenho vontade de ler essa série, e ao mesmo tempo não tenho hahahaha.
    Dizem que mesmo tendo um tema legal, ela é muito enrolada, e você sentiu isso também, só que em menos intensidade, por isso não sei se leria esse livro agora

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu ainda não li esse livro, mas li o livro da Anna e da Helen! hahaha Sim, li fora de ordem... O da Anna tava em promoção, comprei por impulso e dizem ser o melhor livro da série. O da Helen porque é Helen, adoro a loucura dela. Pena que certas coisas deixaram a desejar, não irei com tanta cede ao pote mais!
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade ler este livro,vejo sempre nas Americanas e sinto-me tentado a adquirir,deixa a minha maré de pobrisse passar...

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro as capas dos livros dessa série e sempre fico namorando elas quando vou na livraria. Na próxima eu compro haha.

    E livro com um fundo cômico que ironiza situações cotidianas é bem minha cara.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma curiosidade enorme com essa autora. Todo mundo sempre fala muito bem dela e que os livros lembram bastante o que a Sophie escreve. Está na minha lista há anos e eu nunca li, nem acredito.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, tudo bem?
    Acho que sou a única que não tem interesse nessa série. Toda vez que vejo a sinopse sei que é aquele tipo de livro que não vou gostar e vou me arrepender de ler. Mas sei que faz muito sucesso e que muita gente curte.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)