Olá!

Trago para vocês uma resenha de um livro que abalou minhas estruturas. Um livro que todos devem ler, mesmo quem não é fã do autor. É uma história que marca e faz refletir. É o tipo de livro que deixa a gente de ressaca literária. Estou falando de O Resgate, de Nicholas Sparks.




Denise Holton é uma professora que teve que deixar a profissão quando descobriu que seu filho Kyle, tinha nascido com uma certa deficiência. Ela é mãe solteira; conheceu Brett, o pai da criança, em uma festa. Sexo sem camisinha e... nasceu Kyle. Mas ele não quis saber da criança, isso porque ele ia se casar com outra pessoa.

Cansada de falsos diagnósticos, - de dislexia do som a autismo - Denise larga tudo e vai embora de Atlanta rumo a Edenton (preciso dizer que é na Carolina do Norte?). Denise só tem Kyle, pois é filha única, seu pai faleceu quando ela era criança e a mãe morreu quatro anos antes de Kyle nascer. Agora, o menino está prestes a completar cinco anos e aparentemente é normal. Aparentemente. Isso porque Kyle não consegue se comunicar com as pessoas, não consegue falar.

A história começa com Denise e Kyle em uma estrada, em um dia de chuva muito forte. Essas chuvas estavam castigando a região de Edenton havia dias. Ela tinha acabado de parar em um posto de gasolina para abastecer. Saindo de lá, andou alguns quilômetros até perder o controle e bater o carro na estrada. Quando ela recobra os sentidos, conhece Taylor McAden, bombeiro voluntário, destemido e um pouco irresponsável quando se trata de salvar vidas. Foi ele quem encontrou o carro batido. Como se não bastasse, Kyle tinha saído do carro e sumido.

Após algumas (muitas) horas depois, Taylor acaba encontrando Kyle. Nesse meio tempo, Denise estava no hospital, com ferimentos leves. Lá, ela conhece Judy McAden, mãe de Taylor e amiga de infância da mãe de Denise. A partir daí, Denise vai começar a nutrir um carinho por Taylor, por ele ter salvo o filho, enquanto que Taylor nutre um carinho por Kyle, por ser uma criança (muito) fofa.

Kyle passa a ver Taylor como um pai, já que o bombeiro voluntário, que também é dono de uma empreiteira em Edenton, brinca com a criança, sem preconceitos. Mas nem tudo são flores na vida de Taylor. Ele guarda um segredo envolvendo seu pai, que também era bombeiro voluntário. Por causa desse segredo, ele carrega uma grande culpa. E, por causa dessa culpa, ele acaba afastando possíveis namoradas de sua vida. Denise também passa por dificuldades: ela trabalha como garçonete em um restaurante e ainda por cima, treina a fala de Kyle cerca de quatro horas por dia. Algo muito cansativo, ainda mais para ela, que não tem com quem contar.

Denise não tem amigos, ela costuma julgar suas amizades pelo modo como tratam Kyle: se brinca com ele, é boa pessoa, se ignora, não presta. Isso porque, as pessoas olham diferente para Kyle - tem quatro anos e não fala - ou seja, Kyle sofre preconceito. Mas Taylor e Judy são diferentes, eles têm carinho pelos dois. Nem preciso dizer que Denise e Taylor vão se apaixonar, né? 

O que dizer de Nicholas Sparks, um autor que tem um lugar privilegiado no meu <3? Por mais que ele escreva mais do mesmo, sem precisar sair da Carolina do Norte, ele sempre surpreende e nos brinda com algo para refletir e emocionar.

Esse livro ganhou um lugar especial no meu coração porque Kyle foi criado em homenagem a Ryan, o segundo filho de Sparks. Ele tem a mesma doença do personagem e todo o sufoco que Denise passa, o autor e sua esposa também passaram com Ryan: o problema de fala, os diagnósticos errados, os treinamentos diários para praticar a fala, o preconceito... Vocês acreditam que, durante a leitura, lembrei da minha irmã? Pra quem não sabe, ela tem Síndrome de Asperger, um grau leve de autismo - aquele grau que forma os "super gênios". OK, ela não é um super gênio, mas tem uma facilidade enorme de aprendizado de idiomas e - aprendeu a falar alemão sozinha, apenas com a ajuda da internet - também foi vítima de diagnóstico errado. A diferença entre eu e ela é de cinco anos, mas eu lembro do suplício da minha mãe indo a vários médicos para saber porque ela não falava com as outras crianças... Depois da surdez, os médicos passaram a acreditar que ela tinha rebaixamento mental, o Asperger só foi detectado há cerca de três anos. Mas hoje ela está bem, apesar de tudo o que sofreu desde que nasceu (inclusive não ter chorado quando nasceu), ela tem 16 anos, estuda em uma escola comum e interage bem. Pra quem tem Asperger.

Então, no meu caso, eu tinha que torcer tanto para o casal Denise e Taylor como para a melhora de Kyle, que era vítima de preconceito por parte de outras crianças - e de seus pais - e meus olhos encheram de lágrimas, mas me segurei, até porque eu estava na sala de espera de um hospital. Eu comecei a pensar: caramba, se as crianças segregam Kyle por ele não falar, é porque aprenderam em casa. É triste que, em pleno século XXI, pais demonstrem aos filhos a segregação entre pessoas com deficiência - lembrando que os filhos aprendem mais com os atos do que com as palavras dos pais, pelo menos eu vejo assim.

No final do livro, Nicholas esclarece o porquê de ter escrito essa história, com detalhes de seu caminho com Ryan até o garoto conseguir dizer uma frase simples para a mãe. E essa nota do autor não é spoiler porque ele a escreve após a conclusão do livro, então não vejo problema em citá-la. Mesmo eu já sabendo sobre Ryan, que o autor tinha contado no "Três Semanas com Meu Irmão (resenha aqui).

O Resgate é mais que recomendado, além de um romance típico de Sparks, tem um relato real de uma mãe que abdicou de tudo para cuidar da vida do filho - uma fofura de pessoa - e ainda assim, sonha com um amor que nunca teve.

PS: o autor explica qual a doença de Kyle e Ryan.

PS2: preciso parar de comparar os personagens com minha irmã especial. É estranho, além de que não sei se você que me lê se incomoda com isso.


26 Comentários

  1. É sim uma estória bem legal mesmo, emocionante e tal. Mas por enquanto ainda estou um pouco enjoada do Sparks, quem sabe mais pra frente?
    Mas ele é sim um ótimo escritor, sabe deixar a estória palpável e sempre acerta no romance.
    Já me emocionei muito com os livros dele!

    ps: você tem que parar de se preocupar com o que os outros vão achar da sua resenha.


    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    É tão bom quando nossos autores favoritos conseguem nos supreender né? Mesmo sendo mais do mesmo. Você sabe que eu não tenho curiosidade em ler as obras dele né? Mas eu acho interessante a forma como ele sempre consegue se reinventar. É bom quando nos conseguimos nos conectar com o enredo e torcer tanto pela vitória do personagem.
    Me conectei assim com Extraordinário e isso o fez o livro mais lindo que já li.
    Confesso que fiquei curiosa em saber qual é a doença e qual o fim que se deu aos personagens.
    As capas são sempre um padrão né?


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    O Nicholas é um autor incrível! Ainda não pude ler esse livro, mas fique muito interessada agora!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamilla!
    Gosto muito desse livro, mas não é dos meus preferidos do Nicholas Sparks.
    :)
    Quando fiquei sabendo que foi inspirado no filho dele, vi o livro com outros olhos.
    E é claro que ia ser na Carolina do Norte.
    Mulheres solteiras, o que vocês estão fazendo que não foram para lá ainda? Hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Os livros do Nicholas sempre nos puxam por um lado diferente do nosso coração. Não sei como ele faz isso. Ainda não li esse, apesar de ter em casa. Sempre são muito fortes.
    Para você que enxergou com outros olhos devido a sua irmã, deve ter sido mais forte ainda. Mas eu acredito que mesmo que não tem alguém nessa situação por perto sente uma vontade de revolucionar o mundo, de sair por aí explicando que o preconceito não ajuda em nada e que somos todos seres humanos e devemos lutar pelo bem uns dos outros.

    Lindo o blog! *_*
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nicholas Sparks é meu autor favorito! Gostei muito da resenha, parabéns. Apesar de saber que os livros dele são mais do mesmo, não consigo me distanciar, preciso de mais e mais. Que ele venha na Bienal outra vez! ♥

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  7. Olá !
    Bem, os livros que li do tio Nicholas (A Última Música e Um Amor Para Recordar) não me animaram muito para alguma "futura próxima leitura", mas lendo sua resenha decidi dar uma nova chance aos livros do autos, alias tenho alguns ainda aqui em casa para ler e não acho certo comprar e deixar jogado na estante sem nem ao menos dar uma chance né?
    Ótima resenha ! Blog super lindo ♥
    Beijo :*
    sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamila!
    Há muito tempo deixei de ler os livros do Nicholas Sparks. Eu meio que enjoei deles por serem muito água-com-açúcar, sabe? Mas mesmo assim um dos meus livros favoritos é de autoria dele. Quem sabe um dia eu volte a ler seus escritos.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olha primeiramente tenho que te dar os parabéns, porque sua resenha ficou muito bem escrita.
    Eu amei. Sério, eu ainda estava com receio de ler esse livro, mas se tratando de romance eu acho que vou gostar bastante. Amei a maneira como você abordou tudo sobre a história e esse relacionamento entre mãe e filho. Acho que vou me envolver bastante e espero fazer a leitura assim que tiver chance.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-boston-boys.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila, eu sou apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks, eu ainda não li O Resgate, mas com certeza irei atrás dessa obra!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá ...
    Acredita que nunca li nada de Sparks ? Pois é , é um absurdo ! Principalmente , por ser apaixonada por romances :)
    Tenho na minha estante "O melhor de mim " e estou louca para ler ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamila! Pra não dizer que não gosto de Nicholas Sparks sem nunca ter lido nada antes, tentei ler Uma Longa Jornada, por não ter muito foco em romance e etc, mas nem esse eu consegui, infelizmente...

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise, concordo com você apesar de Sparks escrever mais do mesmo ele ainda assim consegue nos surpreender, não vou dizer que sou fã do autor, mas os livros que li dele não gostei de apenas um , mas me emocionei em todos. o Resgate ainda não li e tbm não sabia que ele tinha se inspirado no filho para criar um personagem, muito interessante isso

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kamila. Esse livro parece ser bem diferente dos outros do Sparks, gostei bastante da premissa dele. Acho que a história deve ser bem emocionante por ele ter colocado um pouco da história pessoal dele no livro. Com certeza irei lê-lo!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, tudo bem??? Acho que já comentei que não sou muito fã do autor né? Mas esse me chamou a atenção, por que tem algo de muito especial. Sabe que eu também tenho um irmão (agora ele tem 12 anos) e ele também tem alguns problemas. Mas o maior é que minha mãe não aceita.
    A gente diz pra ela que não é normal ele com essa idade não falar direito ( sem falar que ele começou a falar super tarde também), ter dificuldades de aprendizado e atenção. Mas ela não aceita. Ela diz que a gente é que não aceita ele. Mas a verdade é que a gente só quer ajudar. Ele é super inteligente para algumas coisas na verdade. Adoro ler, escreve e até faz músicas. Mas a gente percebe que tem alguma coisa diferente. Mas vai dizer isso para uma mãe?
    Particularmente, acho bem bacana você trazer suas experiências. Eu gosto, acho essa troca muito importante.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Kamila e suas resenhas maravilhosas! Adorei a história! Adoro o Nicholas, mas nunca li "O Resgate". Gosto de livros que nos façam refletir, por isso já o coloquei na minha listinha! :) Obrigada pela indicação! Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamila!
    Adorei tua resenha, ela realmente me empolgou em ler este livro, isso que ando meio "saturada" de Sparks, sabe?
    Enfim, acho que quando um livro nos toca realmente, e no seu caso ficou claro o quanto ele te tocou, falamos sobre ele com mais paixão, o que acaba encantando que lê ou ouve nosso relato sobre a leitura!
    Beijinhos,
    Alice
    www.woderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, não curto tanto os livros de Sparks, mas por ele sempre colocar uma reflexão na história, gosto de lê-las. Achei esse um pouco parecido com o meu, não em relação ao enredo. Mas na reflexão social mesmo.

    aguardo sua visita:
    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila
    Eu amo o Nicholas e sempre amarei kk
    Mas ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro, a história parece ser incrivel e vc me deixou com muita vontade de ler esse livro. Acho que é isso que vc disse, por mais que sejam parecidas as historias, sempre tem algo diferente, ele sempre dá um toque especial aos seus livros.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Acredita que nunca li um livro desse autor? Mas adoro os filmes...rsrs
    Acho bem legal escrever sobre sua irmã pq leitura sempre tem a ver com nossa experiência pessoal.
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  21. Não gosto dos livros do autor. Mas conheço pessoas que amam incondicionalmente.
    Parece que você gostou e valeu a pena a leitura. Isso sempre é bom.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro os livros do Nicholas Sparks! Acho romances super leves e fofos... Sempre me envolvo com os personagens! <3 Amei a resenha!

    www.diadeescrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oii!

    Estou louca para ler um livro do Nicholas ^^ Esse e vários outros já estão na listinha :)
    Adorei a resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Tem muito tempo que não leio nada do Nicholas Sparks, mas acho que a premissa desse livro é muito cativante por causa do filho da personagem. Fiquei interessada porque estou cansada dos romances repetitivos do autor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Os livros do Nicholas Sparks não me chamam atenção xD eu tenho a impressão de que são todos iguais a cada resenha que leio hahahah

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia esse livro do Nicholas Sparks, talvez seja por que não goste muito dos livros e não tenha interesse em conhece-los, mas adorei a sua resenha.
    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)