Olá!

Pra começar essa semana, tem resenha de filme francês! Desde que comecei a trabalhar na distribuidora de conteúdo, prestando serviços pra Netflix (favor não me pedirem filmes), assisti vários filmes, de todos os gêneros e nacionalidades imagináveis (menos pornô, graças a Deus). E pude ver a diferença entre os filmes franceses e os americanos.


Título Original: Des Vrais Mensonges
Ano: 2010
Elenco: Audrey Tautou, Nathalie Baye, Sami Bouajila e elenco.

Duração: 1h45m

Já tinha aprendido essa diferença na faculdade: os filmes franceses são os de amor - tem uma mensagem a transmitir. E os filmes americanos são de ação - visam o lucro. Claro que existem exceções nos dois tipos, mas, a grosso modo, é assim que funciona. Justamente por isso, passei a amar os filmes franceses, são lindos demais, não melosos ou frescos, mas lindos.

E por considerar pakas os filmes desse país, trago hoje a resenha de um filme que tem muito amor envolvido e humor também. E ainda tem a talentosa Audrey Tautou, que ganhou fama mundial ao protagonizar o filme "O fabuloso destino de Amélie Pouchain", em 2001. Além de ser linda e talentosa, pra mim, ela tem os olhos escuros mais lindos do mundo - lembram jabuticabas. <3 Desfrutem a resenha de "Uma Doce Mentira".

Uma Doce Mentira conta a história de Émilie Dandrieux (Audrey Tautou), cabeleireira e dona de um salão de beleza, o “As Intosáveis”. Ela é sócia de Sylvia e tem como funcionários Jean e Paulette. A história começa com Émilie recebendo uma carta anônima. Uma carta de amor anônima, que ela lê e imediatamente descarta. Na verdade, a carta não é tão anônima assim, quem escreveu foi Jean, que a ama desde o primeiro dia que a viu.

Nesse meio tempo, Maddy, a mãe de Émilie, está em depressão, desde que seu marido a trocou por uma moça mais nova que Émilie. E ainda por cima, a dita madrasta está grávida.
Para ajudar a mãe a sair da tristeza profunda, Émilie pega a carta que recebeu e a reescreve para a mãe, de forma anônima. A mãe fica radiante ao receber tal carta, mas, obviamente quer saber quem enviou. E quer receber mais cartas.

A cabeleireira então escreve mais duas cartas. Mas são muito ruins, em comparação à primeira. O problema surge quando Maddy acha que Jean, que ama Émilie, é quem está enviando as cartas. E a confusão está armada. Enquanto que Émilie tem um sentimento estranho por Jean, ela fica, digamos, meio boba na frente dele, nunca sabe o que dizer, nem como dizer - a pobre tem dificuldade com a gramática e Jean é que nem eu: corrige sempre que pode, rs.

Émilie é uma personagem de bom coração - meio burra, mas de bom coração - ela tenta ajudar a mãe a sair da fossa, que foi abandonada há quatro anos pelo marido e, sequer teve forças para assinar o divórcio. Jean é formado em Harvard, mas trabalha como eletricista. É um cara tímido, mas que sabe o que sente por Émilie. Ele é o galã que toda mulher queria ter. Sylvia e Paulette também tem sua importância na trama - elas são as mais engraçadas. E Maddy (apelido de Madeleine) é uma mulher ainda jovem, mas que está com uma aparência velha, devido seu sofrimento.

Esses personagens garantem arrancar suspiros e risadas do público. Com uma trama leve, Uma Doce Mentira nos faz refletir sobre o amor, depressão, esperança. E também nos faz rir, principalmente pela Sylvia, que é muito tímida e está sempre em rabo de foguete. Sem falar que Jean é um gato - provavelmente tenha descendência argelina, o que deixa ele mais sedutor, rs.

Sério, assistam esse filme, só vendo pra acreditar que os filmes franceses não perdem em nada para os blockbusters dos EUA. Vale a pena pela história, pelos personagens, pela fotografia e porque tem a Audrey Tautou, que é um charme a parte - já falei que sou fã dela?

Pra galera que tem Netflix, só posso dizer que, em breve Uma Doce Mentira estará no catálogo deles, portanto, não vejo motivos para não assistirem. E vejam legendado, porque o francês é uma língua linda demais para ser deturpada por dublagens. E quem ver legendado, se virem que a legenda não está boa, podem reclamar comigo, fui eu que sincronizei a legenda, rs.

Assistam a cena da franja (bem no começo): pra mim, melhor cena do filme. Além do trailer, vou deixar pra vocês uma matéria que achei na internet, uma entrevista que a Audrey Tautou concedeu à Veja quando veio pro Brasil divulgar Uma Doce Mentira. Só posso dizer que ela tem talento e humildade, essa linda <3 Pra conferir, só clicar nesse link.






23 Comentários

  1. Oi...
    Fiquei super curiosa para assistir o filme .
    Nunca assisti nenhum filme frances :(
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Meu namorado AMA esses filmes franceses, eu particularmente acho parado e normalmente fico com sono em alguns enredos.
    O Fabulo Destino (...) foi um dos que eu não consegui concluir, mas não desisto tão facil. Vou esperar entrar no catalogo :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca assisti esse, nem conhecia, mas gostei da estória. Esse seu emprego até que tem suas vantagens, você tem que admitir!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi um filme francês,
    mas parece ser uma bos experiencia
    vou assistir, ótima dica

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse filme. E a Emilie é meio burra mesmo HAHAHA

    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de filmes franceses de ação, quando quero ver história no meio das correrias e explosões é só ver um filme francês.
    Não sei se assistiria este filme em si, mas valeu pela indicação ^^

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por filmes franceses! Acho o enredo lindo, a maneira como levam a história
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  8. Trabalho legal, hein <3
    Filmes franceses, adoro!
    Pela sinopse, resenha... por tudo, sei que amarei esse filmes quando puder assisti-lo <3

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Primeiro gostaria de dizer que achei seu trabalho muito legal haha Ótima forma de conhecer novos filmes! Eu conheço alguns filmes franceses (italianos também) e acho que eles não perdem em nada para os americanos, porque são igualmente bons. As pessoas têm um certo receio ainda porque dizem que é estranho assistir em outro idioma que não seja inglês, mas existe a dublagem, né.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  10. eu adoro a audrei tautou, fiquei curiosa pra ver!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Olha eu gostei bastante de saber sobre o filme.
    Eu ainda não o conhecia, mas fiquei bastante interessada em assistir, até porque ando procurando alguns filmes novos para poder ver pelo meu computador e acho que sua postagem para mim veio na hora certa! heheehe...Espero poder gostar. Eu acho que vou ver ele por esses dias. Eu anotei o nome aqui. Parabéns pelas suas impressões, espero gostar também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenhas-surfistas-beijos-e-um-pe-de.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila!
    Ahh, eu conheço a Audrey do filme da Amelie Pulain, adoro!!!! <3
    Não costumo assistir muitos filmes franceses, mas até hoje só não gostei de um (que não me recordo o nome, mas lembro que foi traumatizante - rs).
    Gostei do enredo desse, sou mega apaixonada por romances! E esse Jean parece ser uma fofura! <3 E a trama, apesar de leve, fala de assuntos bem delicados, né?
    Vou procurar e assistir, espero gostar. :)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila, eu não conhecia o filme ainda, mas confesso que agora fiquei super curiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Gente quanto babado pra um filme hein
    Hahahahahaha
    Então, cinema francês é tipo um amorzinho, mas o excesso de naturalismo - nudez mesmo - me brilha um pouco.

    Bjs Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  15. Ka, acredito eu que eu tenha visto poucos filmes franceses. Nada contra o gênero, mas parando para pensar os americanos estão ganhando por aqui. Esse filme eu ainda não conhecia e me deu uma vontade de ver.
    Não sabia que você trabalhava nessa sincronização de legendas, que coisa boa!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia o filma. Aliás não sou de ver filmes franceses.
    Mas achei a história bem legal. Vou procurar e assistir um dia desses.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante do que você falou sobre. Não sabia dessa diferença gritante entre os filmes franceses e americanos, mas se a gente observar os americanos só visam isso mesmo. No aguardo por esse filme no netflix, quero ver! kk
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  18. Oii Kamila!

    Esse nome me é familiar... acho que já ouvi falar no filme, mas não sabia que ele era francês. Concordo com você! Os olhos da atriz me lambra jabuticabas hahahaha
    Vou anotar a dica e ver mais tarde :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da sua resenha, vc fala muito bem sobre cinema! Eu particularmente amo filmes franceses e adorei a dica! Quero assistir para ver como vai se desenrolar toda essa confusão rsrs!!! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  20. O filme parece ser bem divertido mesmo, e ainda mais por tratar do tema depressão de uma forma tão descontraída mas fiel assim.
    Com certeza vou procurar assisti-lo

    ResponderExcluir
  21. Oi Kamila que emprego mais legal o seu menina kkkkk
    Confesso pra vc que eu nunca assisti um filme francês e eu gostei muito dessa história e da sua resenha.
    Tem ele no Netflix? kkkkkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Olá Kamila!
    Muito bom saber essa diferença, não sou muito de ver filmes franceses, agora sabendo dessa diferença vou procurar mais filmes franceses para assistir! Gostei da sua resenha e fiquei com vontade de assistir!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)