Olá!

Gente, antes da resenha, gostaria de avisar que estou participando do concurso #BrasilemProsa, da Amazon Brasil. Meu conto é o Uma História de Amor e Árvores, que está disponível gratuitamente na Amazon até este domingo, 26/07. Gostaria que vocês baixassem, lessem e me dissessem o que acham - aceito também divulgações, rs. Espero que gostem!!!!

Agora, falemos do que interessa. O resenhado de hoje é um relato autobiográfico. Três semanas com meu irmão é um relato de uma viagem que Nicholas Sparks fez com seu irmão, Micah.



A história começa com Nicholas mostrando brevemente sua rotina com a família: ele ajuda a cuidar dos cinco filhos e é responsável pela correspondência. E foi no meio das cartas de mais um dia comum em sua casa na Carolina do Norte, que Nicholas recebeu um panfleto de uma agência de viagens. Um tour por vários países, que duraria três semanas. Ele conversou com sua esposa, relutou bastante, mas optou por ir. E resolveu convidar seu irmão Micah.

No capítulo seguinte, o autor conta como seus pais se conheceram, muito jovens e se casaram muito cedo, como foi sua infância com Micah e Dana, sua irmã caçula.

Os capítulos sempre começam com detalhes dos lugares em que eles visitaram, e terminava com uma história do passado do autor. E com direito a várias fotos, tanto da viagem como da infância e adolescência de Nick, Micah e Dana.

E por mais incrível que possa parecer, a família Sparks passou por maus bocados. Eles viviam na pobreza de marré de si (será que eu escrevi certo? Hahaha). O autor afirma que chegou a viver abaixo da linha da pobreza. Não pude deixar de imaginar como ele sofreu. Sofreu mesmo. Se você acha que pobreza é triste, é porque ainda não sabe das duras perdas que ele sentiu.

Os locais que os irmãos passaram foram os mais incríveis que alguém pode imaginar: Camboja, Índia, Noruega... Claro que não vou falar todos, vou deixá-los curiosos, rs.

Nem tudo é tristeza nesse livro. Nicholas também conta como conheceu Cathy, sua esposa. Como ele quase se tornou um atleta e como é difícil criar cinco crianças, sendo uma especial. E ainda contou detalhes de sua vida como escritor, contando como, acidentalmente escreveu seu primeiro livro, Diário de Uma Paixão.

A edição que eu recebi da parceira do blog, Arqueiro, está impecável, mas encontrei uns errinhos - faltando artigos e pontos finais. Mas nada que não me fizesse devorar esse livro em dois dias - obrigada feriado de nove de julho! Fonte Times 14 e folhas amareladas contribuíram para o conforto durante a leitura.

A única coisa que pesou contra foi a demora. O livro foi lançado em 2004, mas chegou no Brasil mês passado. Em dez anos, Nicholas escreveu muitos livros. E se separou de Cathy. No livro ele fala da importância da esposa em sua vida, e aí me senti meio esquisita porque ele morre de amores por ela. Porém, eu li depois que eles se separaram, no começo de 2015. Fiquei triste. Não sei porque a Arqueiro demorou tanto em publicar - vai ver o autor não liberou os direitos, quem sabe.

Mesmo com o hiato de uma década, esse livro é recomendado porque te faz refletir sobre familia, perdas, fé e sobretudo, o amor. Se eu pudesse encontrar Nicholas Sparks, eu lhe daria um forte abraço e diria: você é um vencedor! E pediria um autógrafo, claro, rs.


22 Comentários

  1. oi flor, também o li recentemente e soltei a resenha hj pela madrugada, esse livro foi bom para que eu pudesse conhecer mais do Sparks homem e não só o escritor de sucesso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamila! Tudo bem?
    Primeiro, boa sorte no concurso. Eu curti o nome e já vou ler.
    Acabei de ler uma resenha desse livro. (por coincidência ou não, foi no blog da menina de cima)
    Achei estranho o livro estar sendo lançado aqui só agora. :/ A Arqueiro tem os direitos do Nicholas há muito tempo, já devia ter lançado bem antes !! Mas enfim... Ele é um daqueles "Vou fazer uma viagem e escrever um livro sobre ela". FDP. Pior que até se ele for em, sei lá, uma luta, a história vai ficar bonita contada por ele.
    Eu to com uma raivinha dele por causa dos últimos livros que li. Mas to pensando ainda se pego esse livro.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu soube desse livro tão superficialmente. Agora sim eu li uma boa resenha! Quero muito um livro assim que me ajude a refletir. Faz tempo que isso não acontece.
    Seu blog é muito fofo

    Beijos
    Ingrid
    devaneiosdalila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Eu não tenho curiosidade com os livros do Nick e vc sabe disso, mas deixando de lado, acho que é um bom livro para os fãs.
    Você lembra que as editoras tem calendarios, provavelmente isso atrasou o lançamento do livro.
    Fora que ele só se separou esse ano né? Não dava pra mudar o livro todo hahahaha.

    Que bom que gostou da leitura :)
    Adoraria um desse sobre a Meg <3

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamila;
    Sou apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks, simplesmente ótimos.
    Adorei a resenha, ainda mais porque não tinha lido nenhuma sobre este livro e nem imaginava que se tratava do contesto família.

    Uma graça seu cantinho, parabéns.
    Seguindo aqui, bom final de semana
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/07/resenha-fingindo.html#more

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha!
    Acredita que nunca li um livro desse autor?!
    Fiquei interessada porque a Noruega é um lugar que muito me atrai.

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  7. Olá Kamila,
    Minha relação com o Nicholas é hora de amor e hora de ódio rs.
    Mas, esse livro parece ser interessante, ele prova que não somos capazes de imaginar a vida de uma pessoa como de fato o foi.
    Gostaria de ler e adorei sua resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Kamila,
    Esse é aquele tipo de livro para fã né? e eu como admiradora e fã do nich não posso deixar de tê-lo. tô só esperando um pouco para comprar, tenho todos os outros do autor publicado no brasil. e pode saber mais do Nicholas com homem não apenas como autor será um prazer imenso.
    Beijos,
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  9. Sou viciada nos livros do Nicholas Sparks e o que mais gosto nos livros dele é justamente o fato de ele expressar o amor de diversas formas , e com finais nem sempre felizes , ainda não li este mais é óbvio que pretendo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Kamilla. Esse com certeza é um livro do Nicholas que tenho que ler com o máximo de pressa. Adoro os livros do autor e creio que irei me apaixonar por essa história dele!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila, tudo bem?
    Primeiramente, te desejo muito sorte no concurso.
    Sua resenha está muito bacana, mas eu não consigo me sentir atraída pelo livros do Nicholas Sparks. Juro, já tentei ler algumas obras, mas não consegui terminá-las. Qualquer dia desses, talvez eu me arrisque novamente, quem sabe dessa vez flua...

    um grande beijo,

    www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ouço falar tão bem desse livro que ele já está na minha lista de desejados há muito tempo. Na realidade eu nunca li um livro completo do Nicholas, eu abandonei a última música e os outros nem tentei ler, mas esse me parece tão bom... Pode ser que esse seja a minha primeira leitura das suas obras e faça com que eu o ame como todos os leitores apaixonados por ele que eu vejo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Vi a capa desse livro algumas vezes no facebook e confesso que não me interessei muito pela obra, mas a capa é muito bonita. Eu li apenas um livro do Nicholas Sparks e não sinto vontade de ler outras obras suas, romance é um gênero que não tenho costume de ler e nem vontade, mas esse livro parece ser muito bom.

    Ótima resenha, beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamilla
    Eu sou uma fã assumida de Nicholas Sparks e ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, morro de vontade para isso e ele se encontra em minha lista desde o lançamento.
    Assim como vc tbm estranhei a demora em seu lançamento nacional e minha nossa perdi toda a noção de amor agora que o Titio Sparks se separou hahahaha se ele antes apaixonado já mexia com nosso psicologico, imagina agora divorcidado? Ferrou kk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Eu já li muuuitos livros do Sparks, mas faz um bom tempo que não leio mais, meio que perdi o interesse, ms esse parece ser muito bom, diferente dos demais. Talvez um dia eu leia :)
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamila!
    Há muito tempo deixei de ler os livros do Nicholas Sparks, e não havia me interessado por esse, até ler sua resenha. Por ser autobiográfico achei que seria um pouco chato, mas mudei de ideia. Parece ser um ótimo livro. E é uma pena ele ter se separado da esposa. Como escritores tiram inspiração, muitas vezes, da própria vida, talvez esse fato renda uma boa história. Vamos esperar para ver.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu não li nenhum do autor, sou meio sem graça pra leituras assim, agora só que ultimamente estou lendo por causa de um trauma de terror com outro que li.
    Bem parece ser interessante este, já ouvi falar dele, mas não sabia exatamente se era ou não a versão do autor e sua vida, é uma forma diferente de leitura nesse caso, já que tem o toque da vida do autor.
    Estranhei que demorou também pra chegar no Brasil, já que sempre os do Sparks é o primeiro a ser lançado toda vez.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  18. Oi kamila, sua linda, tudo bem
    Você me emocionou com sua resenha. E quando falou que sente vontade de abraçá-lo e dizer que ele é um vencedor, fiquei de coração partido. Não sabia sobre o que a família dele teve que passar e fiquei triste também ao saber que ele se separou da esposa. É triste ver um amor ser desfeito. Parece ser um lindo livro, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    Beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiê :)

    Eu tenho esse livro aqui e estou bem curiosa para ler. Amo Nicholas e sei bem sobre o contato dele com o irmão. Já me imagino completamente apaixonada por essa história.
    Sua resenha me deixou bem curiosa e emocionada. Já estou me preparando psicologicamente para essa leitura.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ka! Muita sorte no concurso!! <3
    Adorei a resenha, pois ficou muito bem escrita. Mas não gosto muito do Nicholas Sparks e não vi algo de "tuuudo isso" nesse livro.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá... tudo bem?
    Só li um livro desse autor até hoje e tenho quatro aqui que ganhei de presente para ler..... ainda não sei se conseguirei rs... minha primeira experiência com ele não foi das melhores e não consegui encontrar a emoção que tantas pessoas falam que os livros dele traz, talvez porque comecei com o livro errado sei lá kkkk. Esse com certeza não vou ler, porque a história apesar de parecer bonita e cheia de crescimentos, não me chamou atenção e segundo é auto biográfico e eu não curto esse tipo de leitura... só achei demorado o livro sair... poxa 10 anos... para quem é fã do cara deve ser uma leitura legal... xero!!

    ResponderExcluir
  22. Ei Kamila, tudo bem?
    O livro parece trazer uma história incrível, mas não me chamou atenção. Deve ser um prato cheio para os fãs do autor, e espero que quem leia aproveite bastante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)