Olá!

Como eu não tenho nenhuma resenha pronta, mas tenho três leituras pendentes, hoje vim falar de um tema recorrente: intimidade exposta na internet.



Como muitos sabem, e se não sabem, vão saber agora, eu gosto de novelas estrangeiras, de diversas nacionalidades, mas os enlatados mexicanos são os primeiros da lista porque eu conheço de outrora. Naturalmente, como eu acompanho as novelas, acompanho também as vidas dos atores e atrizes (não se preocupem, eu trabalho, estudo e cuido da minha vida) através das redes sociais dos famosos e de grupos no facebook. E foi justamente através de grupos que fiquei sabendo que, na semana passada, um determinado ator (é o David Zepeda, inclusive algumas de suas novelas foram exibidas no Brasil) teve um vídeo erótico vazado na internet. Claro que sua vida veio abaixo, o México não falava de outra coisa. E foi pensando nisso, que me veio a ideia desse post: o que leva uma pessoa a gravar sua intimidade e colocar na internet?

Claro que, há casos que a pessoa não sabe que está sendo filmada e o vídeo é usado para extorqui-la. Mas também têm os espertos que se filmam e põem na web e depois fazem cara de coitados. E não são só vídeos, tem gente que publica fotos íntimas também.

Quando pensamos em intimidade exposta na web, logo nos vêm à mente a atriz Carolina Dieckmann, que teve suas fotos vazadas. Tudo porque ela deixou essas fotos em seu e-mail, que foi invadido por hackers. Não sou ninguém para julgar se a Carolina errou ou não em guardar as fotos em seu e-mail, a vida é dela e faz o que der vontade, mas, você que me lê, concorda que ela poderia ter evitado um enorme constrangimento se não tivesse se fotografado pelada? Mas, como há males que vêm pro bem, ela, usando sua fama, conseguiu que fosse aprovada uma lei que puna as pessoas que invadem computadores para roubar e divulgam qualquer conteúdo sexual alheio, é a Lei Carolina Dieckmann.


(fez diversas novelas, mas sempre lembrarei dela raspando o cabelo ao som de Lara Fabian)

Só que essa lei sozinha não adianta, precisaríamos ter um código penal forte. Não vemos muita vigilância das autoridades na internet, nem as pessoas que divulgam esses conteúdos vão para a cadeia, já que a pena é de seis meses a dois anos de prisão e neste país das maravilhas, ninguém que é condenado a menos que quatro anos de cadeia fica preso.

Fico pensando nas pessoas que são expostas na internet, seus momentos eróticos são compartilhados sem sua permissão. Como será que essa pessoa reage? Eu sei que não vai comemorar, lógico, mas deve ser uma sensação tão vergonhosa estar na boca do povo e ser apontada na rua como "o fulano de tal vídeo ou de tal foto", que chega a ser compreensível quando ela toma medidas extremas, como o suicídio. E olha, que sou contra o uso do suicídio como válvula de escape!

Mal dá pra saber se é pior pro famoso ou pro anônimo, ambos são atingidos de tal forma que acabam ficando no mesmo barco, o da humilhação. Mas o famoso tem a vantagem de, quando sai um material erótico seu na net, a policia faz de tudo pra achar o/s culpado/s, enquanto que, nem sempre é assim com o anônimo.

Enfim, o ditado "melhor prevenir que remediar" nesse caso é muito válido. A melhor forma de evitar material erótico seu na web é não se filmar/fotografar em momentos íntimos. Mas, e quando é outra pessoa que filma sem você saber? Aí complica, eu mesma não sei o que faria se alguém me fotografasse/filmasse sem roupa e jogasse na internet... Mas, lembrem-se suicídio não resolve, pelo contrário, só aumenta o ibope e faz com que o povo queira ver o motivo da pessoa querer acabar com a própria vida. (meu Deus, como o brasileiro adora ver a tragédia alheia!)

Se isso acontecer a você que me lê ou a alguém que você conheça (espero que isso jamais aconteça!), não pense em suicídio, vá a uma delegacia e se informe sobre a Lei Carolina Dieckmann, clicando nesse link! São esses instrumentos existentes para dar um basta nesse crime muito nojento!

No aguardo de suas opiniões sobre o tema.



7 Comentários

  1. Oie!
    Pois é, acho que redes sociais e internet é um caso sério, já tive MUITOS problemas com facebook no inicio de namoro e também depois, com gente querendo me fazer mal =/ Nunca passei por nada com relação a fotos nem nada, mas gente deixando mensagens ofensivas e etc

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Kamila. É difícil para pessoas que gostam de se fotografar nuas deixarem de fazer isso rs. E esses atores e atrizes parecem que gostam muito de fazer isso. O problema mesmo está no cuidado. Confiam demais de que esse tipo de invasão jamais acontecerá com elas e acabam se descuidando. As pessoas estão ávidas por atenção nas redes sociais e na mídia e isso acaba fazendo com que se exponham demais. E isso acaba gerando conflitos e problemas. Precisamos tomar cuidado, melhor confiar num hd externo do que deixar as coisas na rede rs. Grande abraço. òtimo post :) Bjss
    www.fernufala.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu acho que esse é um tema delicado, pouco debatido (??) que só acontecem quando algum famoso se expõe ou algum jovem se suicida.
    Acho que as vezes no "calor do momento" acontece de uma foto ou outra, ou até mesmo de um video. Tem gente que gosta disso - o casal no caso - e eu não critico, até porque quando as duas pessoas estão conscientes daquilo. O que eu acho errado é quando a pessoa não sabe que está sendo filmada e como você disse é chantageada por isso.
    Enfim, seu texto está muito bom!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Acho que deveriam haver leis melhores para punir pessoas que expõe outras na internet.
    As pessoas deveriam ter o direito de tirar foto do que quiserem sem ter que ficar se preocupando se aquilo vai ou não ser vazado.
    Não acho errado quem tira as fotos e sim quem sai por ai vazando elas.

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Oi! Isso me lembra, também, aqueles casos de garotas que enviam fotos íntimas para namorados e depois acabam tendo o conteúdo divulgado. Deve ser realmente uma humilhação terrível, concordo que é melhor prevenir e não tirar este tipo de foto ou vídeo ou enviar só para pessoas de muita confiança mesmo!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ka, tudo bem??? Achei bem relevante o tema abordado aqui, mas complicado. Veja só: Eu concordo com você. Mas tem muita gente que não pensa assim: "a culpa nunca é da vítima" eles dizem. E claro que não é. Mas, se eu posso evitar alguma coisa, eu evito. E essas coisas são assim. Basta um deslize e foi. Dias atrás vi uma comédia assim. O casal se filmou e sem querer salvou na nuvem. dai já viu né????
    Não lembro o nome do filme, mas acho que pode servir de alerta pra muita gente.
    Eu não tiro essas fotos e nem filmo. Já pensou se perco a câmera ????
    Mas acho que não optaria pelo suicídio. Não por causa disso. Já passei por tanta coisa pior que isso seria só mais uma. É aquela velha história de " pra quem rodou tanta estrada, perder uma vez não atrapalha nada." mas infelizmente nem todos são fortes o bastante :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Deve ser uma situação extremamente constrangedora.
    O único jeito 100% eficaz para não passar por tal situação é não fazer fotos ou vídeos íntimos.
    Mas, fora isso, a internet e as redes sociais também podem ser utilizadas para difamar e agredir pessoas.
    Bela postagem. Assunto bem interessante.
    Abraços,
    http://www.diegomorais18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)