Olá!

Não posso começar esse post sem perguntar... já participou do sorteio?? Não!? Clica aqui para concorrer a esse super prêmio!!!!


"Nunca se deixe pisar por ninguém, filho. Este conselho é a única herança que posso lhe deixar."

O resenhado hoje é um livro que foi lançado em meados do ano passado, O Heroi Discreto, do Nobel de Literatura de 2010 e um dos meus ídolos, Mario Vargas Llosa.



O Heroi Discreto conta a história de don Felícito Yanaqué, um pequeno empresário que vive em Piura, uma cidadezinha no norte do Peru. Ele é proprietário da "Empresa de Transportes Narihualá" da qual se orgulhava, pois havia lutado muito para erguê-la.

Enquanto isso, em Lima, vivem don Rigoberto, seu filho Fonchito e sua segunda esposa, Lucrecia. Don Rigoberto era amigo de Ismael Carrera, proprietário de uma companhia de seguros, aproveitando-se de sua terceira idade – oitenta anos recém completados – para casar-se com sua empregada doméstica. Mas Ismael não contava com a reprovação de seus filhos.

Um certo dia, Felícito foi para seu escritório, como sempre fazia e chegando lá, viu que tinha recebido uma carta. Uma carta com tom de ameaça. Pediam suborno. Se Felícito pagassem o que pediam, não lhe aconteceria nada, nem a ele, nem a empresa. Ao receber a carta, Felícito temeu pela vida de sua mulher, seus filhos e sua amante, Mabel. Felícito recorre ao sargento Lituma, que, apesar dos recursos escassos e a preguiça inicial, resolve ajudar a descobrir o autor das ameaças, que ficou conhecido como “aranhinha”, porque sua assinatura era o desenho de uma aranha.

Aí, Felícito evoca a memória do pai, Aliño, um homem pobre que, sozinho, criou Felícito, já que foi abandonado pela mãe ainda bebê. E a memória do pai veio em uma frase: Nunca se deixe pisar por ninguém, filho. Esta é a única herança que posso lhe deixar. A frase do começo do post e que é citada por diversas vezes.

As histórias se entrelaçam quando don Felícito descobre que sua esposa tem uma parente em Lima. Até então, Gertrudis, a esposa, era um ser submisso, quase que inexistente.
Eu recomendo a leitura por vários motivos: é de um dos meus autores favoritos, claro. Não é só por isso, a trama está bem entrelaçada, tem mistério, suspense e um criminoso que vocês nem imaginam – nem eu, rs. A história foi bem escrita, todos os pontos se unem perfeitamente, os personagens, mesmo saídos de outros livros, se encaixam aqui e se o autor não fala – e você não leu – você não saberia que don Rigoberto, Lucrecia e Fonchito são protagonistas de “Elogio à Madrasta” e o sargento Lituma é o protagonista de “Lituma nos Andes”.

Nesse livro não tem relatos biográficos do autor, mas Piúra continua viva, como em todas as histórias do autor. É o Peru, que proporciona ambientes incríveis para as histórias de Vargas Llosa.



15 Comentários

  1. Oi, Kamila!
    Confesso que nunca li nada do autor, acredita?
    Um pecado, né?
    Acho que vou começar por O Herói Discreto. Gostei da resenha e da sinopse e o fato de ser no Peru. Acho que nunca li nada que passasse no Peru.

    Seguindo o blog.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    O cenário é diferente, nunca li nada que se passasse por lá. O enredo até é interessante, mas não tenho certeza se a história me prenderia..

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. OOoi,

    É meio novela mexicana né?
    HAHAHAHA não li nada dele e confesso que não me sinto interessada em ler. Pelo menos esse livro não. Mesmo com seus elogios para com a obra e escrita do autor, não curti o enredo :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Não me mate mas eu não conhecia o autor hehe. Me interessei pelo livro. Gosto de livros assim com reviravoltas dos personagens e adoro mistério. Se der lerei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu conheco o livro mas nunca li, me falaram muito bem desse livro e essa frase:"Nunca se deixe pisar por ninguém, filho. Este conselho é a única herança que posso lhe deixar." é tipo muito foda
    http://descrevendonuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila! Tudo bem?

    Não conhecia o livro.. e apesar de você ter gostado, acho que não o lerei... sabe, não faz bem o meu estilo :/

    Mas parabéns! Sua resenha está ótima!

    Abs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que não é muito meu estilo de leitura, mas acho que meu marido iria gostar.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e fiquei impressionado por ser vencedor do prêmio Nobel. A premissa me agradou. Vou querer ler, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Adoreeeeei essa capa! Preciso tê-la na minha estante!
    E essa história parece tirar o fôlego!
    bjo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Kamilla =)

    Não conhecia o livro, mas a premissa me pareceu bastante interessante.
    Dica anotada ^^


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica, não conhecia esse livro e o cenário que ele se passa e bem diferente! Vou anotar aqui :D

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Quando eu li que a cidade ficava no Peru, Meus olhos brilharam, com certeza vou ler!

    Abraços, Heitor!
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro mas ele é bem no estilo que gosto de ler.
    Gostei da resenha, dica anotada ;)
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parece ser bem interessante essa livro! Adorei a dica. bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila!
    Adorei a resenha, muito completa.. sabe que eu não li nada dele ainda, mas já comprei alguns e estão na estante esperando. Adoro os autores latino-americanos e preciso ler o Mario Vargas Llosa pra ontem!!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)