Olá!

A resenha de hoje é de uma coletânea de contos de um autor que muita gente não conhece, mas esse cara é um dos maiores contistas de todos os tempos, na minha opinião. A coletânea em questão é “A Dama do Cachorrinho” de Anton Tchekhov.

Sim, enquanto muitas garotas leem Nicholas Sparks, Cassandra Clare, Rainbow Rowell, entre outros super falados na blogosfera, eu, que serei a futura Velha dos Gatos, leio literatura russa. Se todos lessem um pouco que seja de literatura russa, seja o Tchekhov ou o Dostoievski ou outro qualquer, esse mundo seria outro. Pena que tem gente da minha idade que sequer ouviu falar nesses caras. Eu acho isso muito triste. Mas vamos ao que interessa. E, antes de me julgar, saiba que eu também leio a literatura jovem atual, incluindo Nicholas Sparks.



A Dama do Cachorrinho é uma coletânea de 36 contos que a Editora 34, a melhor em publicação de obras russas e a única que conheço que traduz as obras para o português direto do russo. (um dia ainda aprendo a língua russa!) Nesses contos, Tchekhov retrata a sitaução da Rússia de seu tempo – virada do século XIX para o XX, um tempo que, pelo que percebi, a desigualdade social era imensa, em que os ricos – em sua maioria burgueses funcionários do czarismo – adoravam humilhar os seus empregados, inclusive agredindo fisicamente. Constatei que isso acontece em vários livros de vários autores. Antes que eu me esqueça, A Dama do Cachorrinho é o último conto do livro.

Por que ler Tchekhov?

O autor retrata os sentimentos humanos de uma forma muito íntima – muito se deve pelo fato de ser médico – são como tapas na cara da sociedade. Ele consegue dizer tudo o que quer nas entrelinhas, às vezes só com o silêncio ele já transmitiu sua mensagem.

Uma coisa que acho muto legal nas obras de Tchekhov são os nomes dos personagens: muitas vezes, os nomes são sinônimos de palavras não tão engraçadas, por exemplo no conto "A Morte do Funcionário" o protagonista, que era um policial, se chamava Tcherviakov, traduzindo: verme; eu gosto desses trocadilhos que o autor usa pra descrever um personagem antes mesmo de narrar o conto. E ainda por cima, tem bastante cultura russa embutida no texto, um prato cheio pra quem gosta!

Eu sugiro pra vocês os seguintes contos - é bem verdade que todos são recomendados, mas os seguintes são mais que recomendados por motivos de: são espetaculares!

Bilhete Premiado
Casa-se a Cozinheira
Homem num Estojo
A Morte do Funcionário
Do diário de um auxiliar de guarda-livros
A Dama do Cachorrinho

E você, se interessou pelo livro e/ou pela literatura russa?



8 Comentários

  1. Nossa uma historia russa, acho que quando eu vejo livros assim penso que a leitura vai ser super dificil mas eu simplesmente me apaixono. Creio que dificilmente vou conseguir achar esse livro em uma livraria mas vou procurar porque me deixou curiosa.
    http://descrevendonuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Primeiramente, eu não estou acostumada com leitura russa, alias acho esses nomes de personagens, mesmo tendo trocadilho, ruins, pelo menos para mim é tenso tentar lembrar. Eu gostei de saber dos temas dos contos, aprendi a ler contos e acho muito legal os ensinamento que estão embutidos.
    Ao contrario de você não acho que seja triste uma pessoa ler Cassandra Claire e não ler Tchecnov, acho que todo tipo de leitura é valido, independente do estilo de leitura, se é clássica ou não. Acho que qualquer leitura nos traz ensinamentos. Não vai adiantar ler clássicos e não se identificar ou ler para ser cult, tem que ler por gostar de ler. Eu por exemplo não sou fã de classicos, leio todos os autores atuais e consigo tirar ensinamentos otimos. Acho que é de pessoa.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila!

    Certa vez tentei ler "Anna Karenina" e "Guerra e Paz", mas achei o texto muito lento... Acabei desistindo >.<
    Mas em minha defesa, já li alguns contos do Bukowski e adorei xD

    Livros & Cores – Resenha nova! "Quero ser Beth Levitt"

    ResponderExcluir
  4. Nunca li esse, parece bom! Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo dizer que tenho um pé no passado e outro no presente! Tenho um fraco terrível por literatura de outros tempos, entre ela a russa então já comecei a ler tua resenha com interesse dobrado!

    Tchekhov é um autor pelo qual nutro uma grande curiosidade, apesar de atualmente está mergulhando mesmo é na obra de Dostoiévski, ironicamente também em uma tradução da "Editora34" que nos ultimos tempos tem investido muito em divulgação de seus trabalhos, nunca vi tantos nas vitrines das livrarias!

    Acho fantastica essa capacidade que os literatos possuem de colocar nas letras a realidade na qual vivem, acho que por isso vivo lendo textos de outras epocas, para ampliar meus conhecimentos sobre o passado.

    Curtir sua resenha e suas impressões!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Kami,
    Não estou familiarizada com a literatura russa, gosto mais de literatura inglesa. Tenho vontade de ler, mas ainda não encontrei edições que me chamassem atenção. Essa, por exemplo, tem uma capa tão feinha que eu nunca teria lido se você não dissesse que é bom. Também não conhecia a Editora 34, mas vou ficar ligada.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oláá!
    Bem, me pareceu bem interessante, creio que possa ser legal sim.
    Vou procurar depois.
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Kamila! Tudo bem?
    É a primeira vez que entro no seu blog, gostei muito, já estou seguindo aqui.
    Sobre o livro, eu AMO contos, porém nunca consegui escrever um, parece sina. Hahaha' Assim que minha lista de livros desejados diminuir eu irei lê-lo.

    Beijocas, Jay.
    Ah! Tem coluna nova no meu blog, caso você não conheça...
    http://aprateleira2014.blogspot.com.br/2015/01/coluna-top-3-filmes-depressivos-para.html

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)