Olá pessoal!

Para hoje, eu tenho uma resenha de um livro que me deixou surpresa: Peter & Wendy, de J.M Barrie. Não, a história contada por Walt Disney não é original. Peter & Wendy data de 1911 e é uma história infantil, mas com tiradas cômicas que só os adultos conseguem sacar. Digamos que o autor conversa com o leitor adulto enquanto este lê a história para a criança. Ok, agora vamos à história.

O livro conta a história de Peter Pan, um menino "que não quer crescer" e que vive na Terra do Nunca, "vivendo aventuras e alegrias que nenhuma criança jamais viveu". Enquanto isso, Wendy é a mais velha do casal Darling. Quase não foi criada pelos pais, pois o sr. Darling ganhava pouco e teve que fazer diversas contas - do ponto de vista de um brasileiro de 2014 - para poder criá-la. O mesmo aconteceu com seus irmãos John e Michael. A vida dos três garotos muda quando o sr. Darling amarra Nana, a babá-cachorra em sua casinha. É aí que entra Peter Pan, a fada Sininho - a versão da Disney é muito fofa, mas a original sofre do que chamamos de recalque - e a Terra do Nunca. Lá, os cinco passam por diversas aventuras, enquanto o temido Capitão Gancho procura vingar-se de Peter.

Eu fiquei um pouco perdida no começo, é um tanto confusa mesmo, mas se você ler com atenção, vai ver - e participar, por que não? - de uma história fantástica, com comentários - um pouco ácidos para um pequeno leitor, mas engraçados para um leitor mais velho - do próprio autor, como eu disse acima. A história ainda conta com uma mensagem subliminar - mas irreal no mundo de hoje - de que enquanto houver "crianças alegres, inocentes e sem coração", as coisas continuarão a acontecer, mas - infelizmente - sabemos que não é assim, não é possível generalizar as crianças, mas Barrie faz isso com tanta segurança, que mais parece um psicólogo - invejaria até o próprio Freud!

Como eu falei lá no começo, a história contada por Walt Disney e todos os outros são adaptações, e por ser um texto bem antigo - originalmente publicada em 1911 e corrigida várias vezes até ser publicada definitivamente, em forma de peça teatral em 1928 - quase ninguém ouviu falar nesse autor. Mas vou falar brevemente sobre ele.

James Matthew Barrie nasceu na pequena cidade de Kirriemuir, Escócia, em 9 de maio de 1860. É o nono filho do casal David Barrie e Margaret Ogilvy (na Escócia, as mulheres conservavam o nome de solteira). Era uma família pobre, mas faziam de tudo para dar uma boa educação aos filhos e manter a família unida,o que aconteceu ao longo de suas vidas. Todos os filhos eram criados com cuidado, mas era evidente a preferência pelo segundo filho, David, era o favorito de Margaret. Ela queria que David se tornasse um pastor protestante e ficasse famoso em toda a Escócia. Mas, em 1867, David morreu após sofrer uma grave lesão enquanto patinava. 

A mãe ficou muito depressiva e Barrie resolveu se dedicar ao máximo para restabelecer a felicidade da mãe, isso o motivou a entrar no mundo da literatura. Não adiantou muita coisa. Foi infeliz em sua vida amorosa, logo, não teve filhos. Chegou a ter uma forte amizade com os filhos da família Davies, que conheceu nos jardins de Kensington. Especializou-se em literatura pela Universidade de Edimburgo. Escreveu diversas obras de ficção, não-ficção (aí inclui-se uma biografia de sua mãe) e óperas. Mas foi com Peter & Wendy que seu nome ganhou projeção dentro e fora da Escócia. A história é considerada uma das três maiores obras da literatura infantojuvenil de todos os tempos, junto com "As aventuras de Huckleberry Finn" (1884) e "O mágico de Oz" (1900). Faleceu em 19 de junho de 1937.

A novidade vem agora e fica por conta da editora Cosac Naify: a sobrecapa é feita de papel vegetal e se transforma em uma linda luminária, com belas imagens ilustradas por Guto Lacaz, como conta com detalhes o site da editora.


Espero que tenham gostado! Deixem suas impressões nos comentários!
Nos vemos na próxima segunda :)




14 Comentários

  1. Ahhhhhhhhhh que livro lindo *u* Fiquei com MUITA vontade de ler, sério! Adorei a resenha, ficou ótima ♥
    Um super beijo <3
    http://docesexpressoes.blogspot.com.br/2014/05/meus-canais-de-culinaria-favoritos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou da resenha! e se eu fosse vc, incluiria Peter & Wendy na lista de livros pendentes!

      Excluir
  2. Não sabia desse livro, nunca li nado do Peter Pan, só assisti, a capa ta bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muuuuito bom, fiquei com vontade de ler *u*
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem bacana. Adorei!
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muuuuuuito bom! Quero ler AGORA!!
    Beijos,
    www.bellaquebela.com

    ResponderExcluir
  6. Ual que fantástico! Eu já sabia que a Disney muda bastante alguns contos infantis, mas não passava pela minha cabeça que Peter Pan seria um deles!
    Se eu tiver a oportunidade, com certeza lerei esse livro, me parece bem intrigante!

    Beijinhos Kamila ♥
    Garotas Comuns

    ResponderExcluir
  7. Na primeira foto, eu fiquei "nossa, que capa linda!" *-* Mas aí veio a segunda, a luminária e... =O *vomitando arco-íris* kkkkkkkkkkkk
    Linda sugestão, adorei!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou da sugestão! e sim, eu amei a luminária, pena que não pude montar a minha, já que o exemplar que li é emprestado, rs
      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  8. Ah, parece legal! Gostei. Não imaginava que houvesse uma segunda versão... beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sabe que nunca pensei em ler este livro? Mas agora, conferindo sua resenha, penso que seria muito interessante conhecer a história original do Peter Pan. *3* Eu gostei muito de saber que a Cosac Naify dedicou um layout maravilhoso para a obra… Na verdade, essa editora só publica com qualidade (por isso seus livros são meeeega caros – eu acho, rs). Espero ter a oportunidade de lê-lo um dia.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não acho que o preço salgado é exclusividade da Cosac Naify, mas concordo que as capas são super bem feitas! se vc ler, não vai se arrepender!
      :)

      Excluir
  10. Adoro Peter Pan! Lembra demais minha infância!!

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)