Olá!

O nome dessa série passou na minha timeline do Facebook e, logo de cara me chamou a atenção por motivos de: romance policial escandinavo. O termo chave para me atrair para qualquer produção advinda dessa região. E o mais legal é que é uma produção islandesa, o que me é uma novidade, pois da Islândia só conheço a Björk e o escritor Arnaldur Indridason. Conheça Trapped.
Trapped nos apresenta o detetive Andri (Ólafur Darri Ólafsson), que depois de algum tempo morando em Reykjavik, capital da Islândia, volta para a cidade portuária onde vivia. Só que, devido a uma tempestade, a cidadezinha fica isolada. E nesse meio tempo, um tronco é encontrado no mar, ao mesmo tempo em que um balsa dinamarquesa ali aporta.

Porém, antes de começar a investigação do tronco, faz-se necessário voltar no tempo, em 2008, quando uma fábrica desativada é incendiada e a cunhada de Andri morre - era lá que a jovem se encontrava, às escondidas, com o namorado. Ele, inclusive, leva a culpa.

Tendo como ponto de partida o tronco, Andri e sua equipe policial de duas pessoas - é tudo o que ele tem disponível - os oficiais Ásgeir (é homem; Ingvar Eggert Sigurðsson) e Hinrika (Ilmur Kristjánsdóttir), terá que lidar com uma série de situações que acontecerão após esse tronco ser encontrado. Lembrando que a cidadezinha está isolada e não tem como o pessoal da capital mandar mais efetivo.
Em paralelo à investigação, Andri tem seus próprios problemas (como todo protagonista de romance policial deve ter): ele mora na casa dos sogros (confesso que demorei pra entender esse detalhe), junto com suas duas filhas. Sua ex-esposa está com outro, o que o deixa muito magoado, pois ele acreditava que poderiam reatar o relacionamento. Além disso, seu sogro não consegue entender como o namorado de sua filha caçula saiu da prisão, mesmo o jovem já tendo cumprido a pena.

Numa paisagem branca e imponente, Trapped mostra que até mesmo na Islândia ninguém está seguro. Não se pode perder nenhum detalhe, preste atenção em todos os nomes (mesmo sendo praticamente impronunciáveis), em todas as pessoas. Todos são suspeitos e Andri não tem muitas pessoas em quem confiar. Ele também tem seus segredos. Tem que encontrar o assassino ao mesmo tempo em que seu coração se parte mais e mais porque a ex está em outro relacionamento.

Diferente de outras produções, em Trapped não tem gente com padrão Hollywood de beleza (eu achei o Andri fofinho, confesso), o que pode ser um reflexo da população, os personagens são gente como a gente. Eu fiquei pensando como é viver num país que faz frio o ano todo e a neve, dependendo da tempestade, cobre o seu carro por inteiro. E aí não dá nem pra sair de casa. Como a série foi gravada toda no inverno, nem quero imaginar como deve ter sido difícil pro pessoal gravar as cenas externas, eu fiquei com frio por eles...
A série tem apenas 10 episódios e, até onde pesquisei, a segunda temporada vai ser gravada só ano que vem. Obviamente Andri é meu favorito, mas também criei afeição pela Hinrika (já virei fã da atriz), ainda mais porque sua personagem vai crescer ao longo da série, se tornando bem importante, assim como Ásgeir, que vai cometer umas burradas, mas vai se mostrar um policial bem correto. Enfim, uma pequena equipe que, unida, fará muitas descobertas.

Eu não sou a maior fã de maratonar séries, por isso demorei uns três finais de semana para ver tudo, porém, se você tem tempo livre/paciência, eu recomendo Trapped, provavelmente diferente de tudo que você já viu. A propósito, a fotografia é tão linda, fiquei com vontade de conhecer o país depois de conhecer Andri e sua história.

P.S.: fiquei sabendo que há um brasileiro no elenco.

21 Comentários

  1. Amo essas séries que se passam em outros países, pois nós fazem conhecer um pouco da cultura do pais em questão. Não sei você concorda Kamila, é que ultimamente tem tido mais séries com essa temática policial e com mistérios, eu particularmente amo. Não vejo a hora de ver todos esses episódios de uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Caraca, simplesmente adorei a indicação e acabei de adicionar a série à minha lista da Netflix. Parece ser muito boa, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Sou apaaaaixonada por séries mas gosto de maratonar e olhar toda, rs. Adorei essa indicação mas vou esperar ela ser lançada por inteira para ver!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A série está completa na Netflix, pode assistir sem medo!

      Excluir
  4. Oiee
    Adorei sua indicação, de verdade. Indicações de séries e livros sempre são bem vindas. Nunca assisti nada que tenha sido produzido na Islândia, mas já fiquei curiosa em assistir, principalmente por ser romance policial, que é um gênero que adoro. Dica anotada!
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  5. Olaaaaaaaaa
    Ameiiiiiii sua indicação, e nem vou esperar minha tv chegar para assistir , vou logo ver no note mesmo. Super curiosa, principalmente porque amo uma investigação. Bjus

    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Demorei um pouco para entender a história do tronco, hahahahaha. Parece ser uma ótima história, fiquei com vontade de conhecer melhor a série, deve ser muito boa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá Kamila,
    Não conhecia essa série, mas como estou a louca das séries, vou anotar a dica. Adorei a ideia de ser uma série mais investigativa e fiquei muito animada com sua postagem. A única coisa que não me anima muito é que vão gravar a próxima temporada só daqui um tempo, isso desanima um pouco :(
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  8. Adoro séries nesse formato e faz algum tempo desde que assisti uma série estrangeira que não fosse feita nos Estados Unidos. É bom receber uma dica como essa. Adorei a resenha! Boa sorte com o blog :)

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Também não conhecia essa série, mas talvez iria me agradar por ser policial e ter esse cenário gelado.
    Fico feliz que os personagens sejam pessoas comuns. Isso faz com que o telespectador se identifique com eles.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Nunca tinha ouvido falar nessa série, porém adoro uma boa série policial, só que não estou começando novas, tenho muitas para colocar em dia, por isso passo a dica por agora.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamila! Gostei da indicação, faz tempo que não assisto uma série policial. Só pelo cenário sueco já valeu a dica. rsrs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Adoro maratonar e sempre que vejo alguma dica vejo um episodio para saber se vou gostar e se gosto termino a temporada no mesmo di se deixar kkk
    Eu tinha visto Trapped como sugestão no meu perfil, mas não sabia do que se tratava, mas agora sei que devo dar uma chance e ver se o Andri me conquista.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila,
    eu adoro mistérios, por isso quando vi que a série era de investigação já anotei logo o nome. Nunca vi nada nesse cenário, só filmes mesmos. Acho que vou gostar, pena que a segunda temporada nem foi gravada.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi! Que é enredo interessante!
    Após maratonar a segunda temporada de Stranger Things semana passada, estou procurando novas séries para viciar rsrs
    E como adoro um mistério, vou anotar a dica.
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  15. Olá, já sou difícil de acompanhar séries...eu geralmente começo e abandono. Essa eu não conhecia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamis!
    Não conhecia a série, adoro um policial, kkk mas confesso que estou longe do Netflix até janeiro, mas vou deixar a dica anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não conhecia essa série ainda, mas achei a proposta bem bacana e com certeza vou assistir.
    Concordo com você, deve ter sido um terror gravar as cenas externas, ainda mais que eles gravam horas pra poder ter minutos de uma cena né

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tudo bom?
    Nossa n ão conhecia a série, mas amei essa indicação, vou adicionar a série à minha lista da Netflix e também falar para o meu namorado que vai curtir sem dúvida.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  19. Eu conhecia mas nunca assisti, já está na minha enoorme lista. Obrigada pela dica, bjs

    ResponderExcluir
  20. Adoro séries que se passam em outros países, é essa me pareceu ser bem interessante. Romance policial eu adoro, porque atiça a curiosidade! Adorei a dica!

    Um beijo, Pri

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)