Olá!

Finalmente pude ler algo do Jo Nesbø! O norueguês (maravilhoso para alguns, superestimado para outros) me passou uma boa impressão de sua obra, mas espero mais dele. Confira o que achei de Sangue na Neve.
SKOOB - Sangue na Neve é o relato de Olav, um matador de aluguel que se vê as voltas com uma ordem meio difícil de ser resolvida. Mas ele não é um daqueles matadores maus. Bom, ele tem lá sua dose de maldade, mas foge do comum a partir do momento que pensa com detalhes os mais diversos assuntos. Mas não se engane, ele tem lá suas dificuldades: é disléxico, odeia matemática, não sabe dirigir devagar, se apaixona fácil e perde a cabeça quando se irrita.

Por causa desses defeitos, ele disse que não serviu nem pra cafetão nem pra traficante, restando-lhe apenas o ofício de matador. Hoffmann é seu principal cliente e o livro propriamente dito começa quando esse Hoffmann manda ele matar sua esposa, porque ela o trai com um homem que, depois de muita observação, sabemos que a agride.

Mas, por motivos que nosso protagonista não sabe explicar, ele não quer matar a sra. Hoffmann. Além desse "problema", Olav cuida de uma certa Maria, que assumiu a dívida do namorado drogado e, por algum tempo, viveu na prostituição. Ela é surda-muda e, sem saber, é seguida por Olav onde quer que vá. Uma trama bem escrita que se desenvolve em poucas páginas. Olav é um assassino e tanto!
Este foi meu segundo contato com um autor norueguês (antes de Jo, li O Mundo de Sofia, um porre), mas tenho certeza que este é o primeiro livro de Nesbø (Alt + 155 = ø) e posso dizer que gostei bastante! Sangue na Neve tem só 152 páginas, mas é tão bem escrito que não precisava acrescentar mais nada. Uma trama um tanto diferente, um protagonista focado em seu objetivo, mas que acaba ganhando a simpatia do leitor por sua sinceridade e bom humor - sem falar que odeia matemática e ama ler.

Estou na expectativa pelo filme Boneco de Neve, a ser lançado no fim deste ano, salvo engano. Mas como os livros dele são um tanto caros (principalmente os do detetive), resolvi começar com este, curtinho, deu pra ler em um dia, tem todos os ingredientes de um bom thriller/suspense, mesmo tendo um assassino como narrador (em primeira pessoa). Nesbø mostra como é versátil em sua escrita, sem deixar de fazer a boa e velha crítica social, tão em voga nesse gênero.

A edição da Record está muito bonita, com um vermelho vivo (como o manto de um rei) e um pouco de verniz, dando um efeito de pegadas em alto-relevo (espero ter explicado bem, vocês precisam passar a mão nessa capa, rs). Um livro pra ser lido nesses dias frios, porque super combina. Não há erros de nenhuma ordem e aproveitamos para poder conhecer um pouco de Oslo. Pra quem quer conhecer a escrita de Jo Nesbø, mas não quer começar pelos do policial Harry Hole, Sangue na Neve é uma ótima pedida.



34 Comentários

  1. Ola Kamila lindona, ainda não li nada do autor mas leio muitos elogios a sua escrita, confesso que fiquei bem curiosa com esse matador e sua personalidade. E aproveite e saio um pouco de minha zona de conforto. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamila, tudo bem? Nuna li nada desse autor e confesso que esse tipo de leitura eu raramente leio mas fiquei bastante curiosa e interessada depois de ler suas impressões.

    blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu estou querendo muito ler um livro desse autor, principalmente que me parece que eu vou amar a leitura e eu sei que vai sair o filme. Mas eu não sei se irei consegui assistir ao filme sem ler o livro antes. Gostei da resenha

    ResponderExcluir
  4. Eu não tive nenhum interesse de ler O mundo de Sofia e olha que tenho o livro em casa.
    Confesso que gosto de personagens sinceros e bem humorados, isso já conta muitos pontos comigo, ainda mais que a leitura parece ser bem fluída. Adorei a dica.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca tinha ouvido falar do autor, mas sim do livro, e muito bem, por sinal. Sua resenha apenas comprovou que pode ser um livro que eu goste, especialmente por ele ser um personagem bem humorado. Dica anotada!

    Beijinhos.
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Não conhecia escritor nem livro, parece ser um ótimo livro para quem curte policiais. Eu gosto do gênero,mas não sou tão fã e como tenho vários livros aqui em casa por essa vez deixarei a dica passar.Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que livro hein Kamila, eu realmente adoraria ter a oportunidade de lê-lo, sua resenha ficou ótima e simplesmente por ter morte o livro se tornou um dos meus queridinhos e quero saber como personagem enfrenta tantos problemas, principalmente por ser disléxico.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamila! Adorei a resenha, bem direta e ficou nos pontos principais do livro. Adoro personagens descontraídos e focados. Estou querendo ler algo do autor há muito tempo, mas nunca tive a oportunidade. Fiquei surpresa com a quantidade de páginas e com o quão bem o livro é bem escrito. Acho que também começarei por esse.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Li um livro de Jo Nesbo e me encantei pela escrita, então logo comprei Sangue na Neve! Ainda não fiz a leitura, mas confesso que sua leitura me deixou bastante ansiosa para ler. Essa capa realmente é lindíssima, o relevo é maravilhoso, de muito bom gosto. Essas traições, mortes e o fato de ser uma leitura rápida me deixou muito interessada em iniciar logo a leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Um personagem que odeia matemática e ama ler? Já me identifiquei!! Nunca li nada do autor mas estou com o Polícia aqui e pretendo começar em breve.
    BJs

    ResponderExcluir
  11. Oiê!
    Não me interessei muito por esse livro, mas confesso que a capa dele é muito bonita e o título é bem chamativo, logo, se visse na livraria, pararia para ler as orelhas e ver se gostaria.
    Sua resenha ficou ótima, muito clara e objetiva =)

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Não conheço nem o autor e nem suas obras, e essa parece interessante mas não sei se daria uma chance. Vou anotar a dica, quem sabe no futuro eu arrisque a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li nada do autor, já sabia quem era justamente pelo livro O Mundo de Sofia q só de olhar já sabia q era um saco... Kkkkkk.... Então acabei deixando de lado, qnd vi o lançamento de Boneco de Neve foi que alguma coisa despertou o meu interesse. Achei bem interessante a história ser contatada pelo ponto de vista do assassino, mesmo q vc tenha esperado mais do autor, acredito que apesar dos pesares vale a pena dar uma conferida.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Esse autor tem bastante livros, né?! Já vi várias obras dele... Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa para ler este livro...

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Não conhecia ainda essa edição. Amei a capa.
    Não é um gênero que eu tenho costume de ler, na verdade sempre que dou uma chance não funciona, mas achei a premissa interessante, mas acho que dessa vez vou conferir o filme primeiro... Ótima resenha

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamila.
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nada desse autor norueguês que tanto ouço falar pela blogosfera.
    Dá para perceber que o personagem principal é bem composto, tem suas particularidades e tem uma grande caraga psicológica. Mesmo sendo um matador, tem sua carga de humanidade.
    Abraços.

    Blog Impressões de Maria

    ResponderExcluir
  17. Pelo que vejo, esse autor está muito na hype e todos estão lendo. Até nas livrarias, vejo vários livros dele.
    Infelizmente ainda não li nenhum, mas estou mega curiosa.
    Bom saber que gostou da leitura.
    Melhor ainda foi conhecer um pouco mais sobre a história aqui no seu blog.
    Dica anotada.

    Beijo!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Estou muito curiosa para ler essa obra. Tenho curtido cada vez mais esse tipo de leituras.
    Quero tentar ler antes de lançarem o filme assim consigo comparar com a obra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Oiii tudo bem??

    Ainda não li nada do Jo Nesco, mas de todos os títulos, este é o primeiro que realmente me chama atenção. Adorei o protagonista não ser um herói e a trama ser bem trabalhada apesar de curto.
    Quero ler, adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  20. Olá Kamila,
    o Nesbø é o mesmo autor de O Mundo de Sofia? Isso foi uma novidade para mim.
    Ainda não conhecia esse título do autor, mas achei a premissa dele bastante interessante e gostei de saber que a trama é um tanto quanto diferente, mesmo porque, normalmente, encontramos tramas parecidas em livros do gênero. Vou anotar a dica, pois sinto que vou curtir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi kamila, não li nada do autor ainda, apesar de ter muito interesse neste livro, ainda mais por conta do gênero policial que eu amo. O filme deve está bem interessante também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada desse autor,mas a história parece ser muito interessante e foge do lugar comum.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Pela a sinopse do livro já quero ele!
    Sou apaixonada por livros de suspense policial com aquele terror e mistério.
    Parabéns pela a resenha, espero um dia ler-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi, Kamila
    Adoro personagens bem humorados e um bom livro do gênero. Que bom que gostou, esse é bem curtinho mesmo. Estou lendo no momento um livro do autor, Polícia e estou gostando bastante de sua narrativa.

    ResponderExcluir
  25. Oie!

    Nunca li nada desse autor, mas o nome dele não me é estranho, e como sou apaixonada por livros policiais com certeza vou atrás de ler algo dele e tirar minhas próprias conclusões sobre o que acho de suas histórias e escrita!

    BJss

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não consegui ler nada do autor, mas pretendo fazer isso ainda esse lendo antes que seu filme seja lançado. Adorei saber mais sobre o personagem e por ter apenas 152 páginas,me anima mais para esse primeiro contato.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Eu já li alguns livros do autor, e adoro a narrativa assim como a história.
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse título, mas vou anotar a dica, pois fiquei bem curiosa para conferir. Dica anotada!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  28. Oiii!

    Eu não li nada do autor e não consegui passar em frente em O Mundo de Sofia hahahaha. Cê sabe que eu não leria no momento, mas que foi que não foi uma leitura perdida.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o título mas parece ser realmente um livro bem interessante, vou anotar a dica para uma próxima leitura, pois adorei sua resenha.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, Kamila!
    Legal, não leio muito policial, mas de vez em quando eu curto um, e esse por ser curtinho, vou deixar salvo na lista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Olá Kamila! Ainda não li nada do autor, já tinha visto esse livro mas não imaginava que a história fosse interessante assim, fiquei curiosa, ainda mais que é um livro curto, a leitura é bem rápida, beijos!

    ResponderExcluir
  32. Ola flor, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse autor, oh se já tinha ouvido falar!Sempre olhei uma, duas ou até três vezes para um livro dele. Tenho uma paixonite por livro assim. E gostei muito de saber que esse é diferente. Só pelo fato de seguir a vida do assassino já fiquei absurdamente curiosa!
    obrigada pela dica,
    bjus

    ResponderExcluir
  33. Heiii, tudo bem?
    Assim como vc tb li Mundo de Sofia e achei chaterrimo!!!
    Nunca li mais nada dele e esse Sangue na Neve eu achei bemmm interessante.
    Adoro suspese e esse parece ser um prato cheio, tb quero ver logo o filme que baseou num livro dele, ja vi que vou virar fã depois de ler.
    Amei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Gostei muito da sua resenha e consegui ter um vislumbre excelente da história. O livro parece ser uma leitura que vale a pena e com certeza já está na minha lista. Excelente post!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)