Olá!

Todo mundo sabe que amo a série Millennium e irei protegê-la, então, depois de muito torcer o nariz, resolvi ler o quarto livro, A Garota da Teia de Aranha. A leitura foi infinitamente melhor do que eu esperava, e assim como nos livros anteriores, não tenho palavras para descrever essa história.

P.S.: nunca, jamais, na face da Terra, (na minha opinião, claro) haverá outro Stieg Larsson. Ele foi um fenômeno único, então acredito que seja uma enorme falta de respeito comparar David a Stieg. De todos modos, Lagercrantz merece aplausos. É um excelente discípulo, seguidor fiel da "palavra de Larsson". Provavelmente haverá spoilers dos outros livros.
Resenhas Anteriores: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Livro | Filme
A Menina que Brincava com Fogo - Livro | Filme
A Rainha do Castelo de Ar - Livro | Filme
SKOOB - Estando consciente que David não é Stieg, antes mesmo de aparecerem nossos personagens favoritos, A Garota na Teia de Aranha vai nos apresentar o professor Frans Balder, considerado por muitos um gênio fora de série da informática. Ele trabalhava numa empresa no Vale do Silício, mas deixou tudo para trás e voltou para Estocolmo para cuidar de seu filho August, de oito anos, cuja existência só era lembrada no dia de pagar a pensão.

Enquanto Frans está no apartamento de sua ex-esposa, uma atriz que outrora fora exitosa, Mikael Blomkvist está em seu apartamento, questionando sua existência enquanto jornalista. Desde seu último grande furo (o plot twist de A Rainha do Castelo de Ar), ele vinha caindo numa espiral de trabalhos medíocres e críticas, muitas críticas. O ano é 2015 e as redes sociais estão a todo vapor. Há até mesmo uma indigesta hashtag em sua homenagem (#naépocadeblomkvist) em que as pessoas comentam que a Millennium está em derrocada e coisas que o valha.

Pior é que a revista realmente não está em seus melhores dias. O grupo Vanger, lá do primeiro livro, retirou-se do quadro de acionistas da Millennium e acabou indo parar nas mãos de um certo grupo norueguês, cujo representante (também jornalista) era podre de rico, mas sentia uma inveja descomunal de Blomkvist. Erika Berger continua dando o seu melhor, mas se vê envolta em dívidas quando resolve contratar dois profissionais de alto nível.

Lisbeth Salander, sempre vivendo à margem, resolve dar seu grande golpe quando resolve simplesmente hackear um órgão do governo norte-americano. Claro que ela tinha lá seus motivos, porém, por questões do momento, acaba descobrindo a existência do professor Balder, que está sendo procurado por Deus e o mundo. Balder, aliás, está em perigo iminente, mas deixa tudo isso de lado quando descobre que seu filho não é apenas autista (síndrome de Asperger, na verdade), mas um savant - alguém que tem uma grande capacidade intelectual, mas ao mesmo tempo não é tão inteligente assim. Ex.: uma criança que consegue calcular diversas sequências de números primos, mas ao mesmo tempo mal sabe assinar o nome.

Frans Balder é assassinado, por saber demais sobre um certo software, e seu filho é a única testemunha, o que faz ser procurado, mas acaba indo parar na improvável companhia de Salander, que terá apenas Blomkvist como seu aliado, porque, além de não confiar na polícia, está procurando por uma certa Camilla, com quem tem uma dívida bem antiga.

Socorro, me abana porque eu tô chocada com esse livro!!! Agora, quero confessar que, durante o ensino médio, eu fiquei de recuperação anual de matemática OS TRÊS ANOS. Então, por mais que eu ame Millennium, me sentia burra cada vez que Lisbeth nos deleitava com seus avançados conhecimentos matemáticos. Sou de humanas, então não quero imaginar o trabalho que o autor teve em pesquisar um monte de conceitos tanto de matemática como de informática e até de inteligência artificial.
Vem, Millennium 5, completar minha coleção!
Em entrevista, Lagercrantz disse que, enquanto escrevia os livros, ele entrou num estado maníaco-depressivo. Talvez eu o tenha entendido. Eu também entraria em depressão só de ter que pesquisar sobre curvas elípticas, números primos e toda a caralhada de coisa que ele descreveu, não só da Lisbeth como também do pequeno August, pra quem torci para que ficasse bem - pode ser o livro que for do gênero que for, se tiver criança especial (principalmente se for Asperger), vou torcer por ela.

Além de matemática, o livro não esqueceu de abordar os abusos do Estado contra quem não pode se defender, mas também focou em violência doméstica (a mãe de August apanhava do marido), na discussão sobre privacidade e claro, relações familiares. O casamento de Erika está em crise, Pernilla, filha de Mikael (sim, ele tem uma filha, que apareceu no primeiro livro, alguns segundos no filme americano e nem foi lembrada no filme sueco) aparece para dizer que vai começar um curso para "aprender a escrever de verdade", a família da Lisbeth... bem, essa é um caso à parte.

Como eu já disse lá no início, David não é Stieg, mas seu trabalho é digno de aplausos. Ouvi dizer de algumas pessoas que o livro mais parecia uma fanfic, outros disseram que Lisbeth apareceria só dois segundos, enfim, chuva de críticas. Mas ele escreveu uma incrível história, relembrando personagens dos livros anteriores e inserindo novos, sem perder a espinha dorsal da trama, tampouco desvirtuando ou modificando as personalidades dos principais personagens.

Lisbeth Salander continua sendo meu ideal de mulher, lutando com unhas e dentes por sua vida e seus interesses, inteligente, linda, maravilhosa e autêntica - o que é mais importante. Mikael Blomkvist é meu ídolo do jornalismo, continuo com a mesma impressão que fiquei quando assisti o primeiro filme (lembrando que vi o filme antes do livro e antes mesmo de saber quem raios era Stieg Larsson): se um dia eu tiver 10% da capacidade dele, estou satisfeita. Erika Berger segue com a mesma garra e comando (e o mesmo marido e o mesmo amante) e prestem atenção num certo Andrei Zander, novato na Millennium, mas de grande potencial.

Vale ressaltar que, agora sim, este livro foi traduzido direto do sueco. E isso é uma coisa que valorizo muito num livro, se foi traduzido de alguma edição anglófona/francesa ou da língua de origem. Os meus exemplares anteriores são da capa antiga (muito mais bonita que essas novas) e traduzidos da edição francesa. Ficou bom, mas nada se compara a ler traduzido do idioma de origem, praticamente não se perde nada de tradução.

No mais, que venha os próximos volumes - o quinto eu comprei na pré-venda e o sexto só em 2019. David Lagercrantz já avisou que o sexto é o último, então vou ler bem devagar, que é pra não acabar. (Na verdade eu queria mesmo era ler o volume inacabado que Larsson deixou, que está em poder da viúva e embargado pelo pai). A Companhia está de parabéns pela edição impecável. A única vantagem de eu ter as capas diferentes é que terei duas coleções em uma: três de Stieg e três de David.

P.P.S.: rezando para a versão cinematográfica desse filme esteja à altura. Rooney Mara foi descartada e Noomi Rapace não quer mais interpretá-la. Daniel Craig (também descartado, graças a Deus) voltou a ser James Bond e Michael Nyqvist morreu no meio do ano. Desconheço Claire Foy, mas é visível que ela não tem cara de Lisbeth. Nem quero ver quem será o novo Mikael Blomkvist... O filme de A Garota na Teia de Aranha tem previsão de estreia para outubro do ano que vem.




24 Comentários

  1. Ola flor, nunca li nada de Millennium e jurava que só tinha 3 livros. Estou meio certa então? haha (Me sentindo burra) Porém vindo de uma fã que a história realmente está boa, menso não sendo escrita pelo autor mesmo, sinto que foi uma boa decisão escrever.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei que só tivesse 3 livros menina,de verdade mesmo, acho que é porque tem aquele box, sua resenha ficou ótima e quem sabe futuramente eu daria uma oportunidade, por ser algo que eu goste e aprecie, mesmo com outra autoria adoraria ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro aqui mas ainda nem li a trilogia original, então não sei quando lerei. Li só o primeiro livro e adorei a Lisbeth, e quero muito ler o restante, mas falta tempo. De qualquer maneira, é ótimo saber que você acabou se surpreendendo, apesar de ter torcido o nariz. É muito bom saber que o outro autor respeitou a personalidade das personagens e não perdeu a espinha dorsal da trama.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora acredita? Assim como você sou de humanas e pelo visto também criaria um odiozinho pelo personagem, fiquei curiosa afinal gosto de livros com personagens que tenham personalidades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu também adorei esse livro, Lagercrantz respeitou a obra de Stieg Larsson - como deveria mesmo - mas soube caminhar com as próprias pernas e isso é muito bom! Esses que falaram que parece fanfic que me perdoem, mas ou não leram direito ou não deram uma chance e reclamariam de qualquer coisa que ele escrevesse.

    Amei sua resenha, está bem detalhada e cheia de paixão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Estou louca para ler essa série, e por ser da exatas esse livro me pareceu extremamente atraente. Quero conseguir comprar os livros com essa capa nova, estão maravilhosos, e se não me engano vem mais alguns por ai ne??
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Ahhh sou louca para ler essa série Millenium, acho as capas novas lindas e todo mundo elogia.
    Eu até que nao tive problema com a matemática na escolha, hehe..acho que vou gostar de tudo do livro.
    Amei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Tudo? Já ouvi muito falar da série Milenium e confesso que tenho curiosidade em conhecer. Não sabia desse novo livro muito menos que eles estavam fazendo um filme. Aliás como estou mal de dim dim estava pensando em assistir ao filme antes do Milenium para depois ler o livro, vi que você fez isso será que vale a pena? Enfim, gostei da resenha e vou acompanhar mais sobre.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Já tinha visto este livro por aí, mas não havia me interessado. Porém, depois de ler sua resenha, fiquei bem curiosa para ler a obra.

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila,
    Já li a trilogia principal e sou apaixonada por ela. Por conta dessa paixão, não tenho a mínima vontade de ler.
    Fiquei contente por ler sua resenha e por saber que o livro te agradou, mesmo não sendo do mesmo autor. Também achei muito bacana você ter dito que se sentiu raiva da Lisbeth por mostrar seu domínio de matemática. Por amar a matéria, seria um paraíso pra mim.
    fiquei curiosa para ler agora e ver o que esse autor nos reservou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu já vi alguns comentários sobre essa série, mas ainda não havia lido nenhuma resenha sobre esse volume. Gostei de ver a sua opinião sobre a leitura e de conhecer um pouco sobre a história.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Sempre vejo comentários sobre essa série, mas ainda não tive oportunidade de lê-la. Já vi os filmes, e lembro que na época fiquei muito interessada em ler os livros, porém com a morte do autor fiquei meio desanimada depois. Sua resenha foi clara e objetiva e gostei do que você mostrou.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Que bom que as críticas não tiraram a sua vontade de ler a obra nem mesmo foram motivo para que você arrastasse a leitura e tals. Como você sabe, não li ainda a série e não sei se leria no momento, quem sabe no futuro.
    Fiquei muito feliz em ver que o livro não desapontou em relação ao autor "oficial" da série.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti os filmes. O primeiro é ótimo, por sinal. Tenho vontade de ler os livros, mas ainda não tive oportunidade. Não deve ter sido uma tarefa fácil escrever esse livro, sando que seria comparado o tempo todo com o autor dos livros. Que bom que o livro não decepciona.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu preciso ler todos esses livros, ainda não tive a oportunidade de começar.
    Eu já assisti os filmes, então tenho uma ideia da história, mas o livro sempre é diferente. Preciso fazer isso para ontem, é um livro que me interessa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. OIe,
    Adorei sua resenha, principalmente porque ela me encorajou a ler o livro 4. Ficava meio receosa por ele ter sido escrito por outra pessoa e achei que seria péssimo.
    Lizbeth também é a DEUSA DA MINHA VIDA, CASA COMIGO!!!!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla!
    Você não sabe como estou feliz em ler essa resenha, tbm acho a Salander um exemplo de atitude rs
    Eu tenho esse livro em e-book faz tempo e estava com receio dele estragar toda minha sensação com a trilogia tanto que não leio resenha sobre ele ( exceção da sua) e que bom que só me animou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gente!!! Mas que delícia ler a resenha de uma série que desconheço, por uma amante da mesma. kkkkk' Fiquei perdidinha aqui na sua resenha, pq não sei nadica do que vc está falando, não vi o filme e nem li nada de Millennium, mas seu amor chegou em mim. Já quero essa série, preciso conhecer esses personagens!!! Acho que vou me apegar ao garotinho com Asperger tbm, e já amo a Lisbeth sem nem conhecer. Pronto, já tem mais uma porção de livros para eu ler. rs. Amei sua resenha. A convicção que passou com suas palavras vai atrair muitas pessoas para conhecer a serie. Beijos. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Tudo bom?
    Nossa que post bacana, eu me divertir muito, embora eu nunca tenha ouvido falar dessa série, já estou doente para ler kkk.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Ainda não tive oportunidade de ler esse livro mas parece ser muito bom.
    Sua resenha despertou minha curiosidades, vou anotar a indicação.
    mega bjooo

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Por ter gostado muito da trilogia e achar que ela teve um ótimo final, não me senti atraída por esse quarto livro, até porque não é o mesmo autor, e mesmo que ele seja ótimo, para mim não é o mesmo sabe.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem?!? Olha os três primwiros livros da série são sensacionais. Eu me encantei com os personagens,principalmente Lisbeth, e com as escrita do Stieg Larson.
    E apesar de ter achado sua resenha sensacional, não vou me arriscar a ler com esse novo autor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, Kamilla.
    Eu pensava que essa série de livros abrangia um tema completamente diferente. Apesar de não ser uma leitura para o momento, a dica já está anotada. Vejo comentários extremamente positivos a respeito dos livros, acho que não irei me decepcionar!

    ResponderExcluir
  24. Eu não sabia ler, mas amei o primeiro livro completamente. Eu vi que eles farão uma adaptação e Claire Foy será Lisbeth, o que eu acho excelente. Eu também vi que Sylvia Hoeks fará parte do elenco e estou muito animada para vê-la. Blade Runner 2049 é um dos seus filmes mais recentes dela, é maravilhoso! Esta atriz nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)