Olá!

Estou feliz, mas por dentro estou chorando. Terminei de ler A Rainha do Castelo de Ar e, sei que de agora em diante nada mais será igual. A "palavra de Larsson" já foi escrita. Mas todo dia é um excelente dia para louvá-lo. Justamente por isso que hoje é a vez dele ser resenhado. Provavelmente haverá spoilers de A Menina que Brincava com Fogo.
Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Livro | Filme
A Menina que Brincava com Fogo - Livro | Filme
A Rainha do Castelo de Ar - Filme

SKOOB - A Rainha do Castelo de Ar vai começar exatamente do ponto de onde parou o anterior. Lisbeth comendo o pão que o diabo amassou nas mãos de Zala, o que culminou com um tiro na cabeça, sendo salva por Mikael Blomkvist. Ela e Zala são levados para um hospital, onde ficam separados por dois quartos de distância.

Lisbeth Salander está sendo procurada em todo o país, acusada de ter matado seu tutor Nils Bjurman, o jornalista Dag Svensson e sua namorada Mia Bergman, colaboradores da Millennium. Só que um novo personagem surge: Ronald Niedermann, que ninguém sabe que é filho de Zala, portanto, meio-irmão de Lisbeth, já que a mãe dele é alemã.

Niedermann estava junto com Zala na tentativa de matar Salander. Ele foi o único que conseguiu fugir, um homem de quase dois metros e que tem analgesia congênita - uma doença em que a pessoa não sente nenhum tipo de dor. Mikael consegue detê-lo, mas como o jornalista fez umas cagadas com os policiais que atenderam o caso, acabou fazendo com que, indiretamente, Niedermann fugisse, já que ninguém ligou pro que ele dizia (dois oficiais não são suficientes para segurá-lo).

No hospital, Lisbeth encontra no dr. Anders Jonasson um amigo, pois é ele quem opera seu crânio, retirando 32 fragmentos de ossos (sendo o maior deles invisível a olho nu). O dr. Anders vai cuidar dela, sem se importar se ela é uma jovem vítima de abuso ou uma assassina sedenta por vingança. Ela está isolada, proibida de receber visitas. Novas investigações comprovam a inocência dela do triplo homicídio, mas ainda tem gente que quer interná-la num hospício.

E essa gente é a Seção. Um grupo secreto da Säpo (a polícia secreta sueca, que existe de verdade, como muitos detalhes que o autor coloca ao longo do texto) formado por policiais nacionalistas (e racistas, diga-se de passagem) que resolvem dar asilo político a um certo Alexander Zalachenko, dissidente da KGB, a polícia secreta soviética. Essa Seção tinha como objetivo cuidar para que Zala permanecesse no mais absoluto sigilo.
Netflix, meu amor, que dia que os filmes voltarão para seu catálogo?
Só que Zala se relacionava com uma certa Agneta Sofia Salander. Batia nela dia sim e dia também, tanto que acabou tendo graves lesões cerebrais. Ela teve as filhas Camilla e Lisbeth, e foi Lisbeth que tomou a drástica decisão que mudaria sua vida: fez um coquetel molotov e tacou fogo no pai, o que a levou imediatamente para a clínica Santk Stefan, dirigida por Peter Teleborian. O primeiro de muitos abusos sofridos por ela.

Deixando um pouco da Seção e da vida pregressa de Lisbeth, Erika Berger, editora-chefe e acionista da Millennium (e amante de Blomkvist, com o aval do marido) recebe uma irresistível proposta do jornal Svenska Morgon Posten (que não existe), e depois de muito pensar, acaba aceitando, deixando-lhe num carrossel de emoções. No SMP, ela é recebida por Morander, que está em vias de se aposentar. Só que, de repente, ele morre e ela precisa cuidar de tudo.

Ela tem o auxílio de Peter Fredriksson e a hostilidade de Lukas Holm, o editor de Atualidades. Ele é bom no que faz, mas adora passar por cima das decisões dela. Fredriksson é assistente de redação. Os primeiros dias foram bons, mas Erika começou a receber emails ofensivos, com conteúdo sexual. Como não sabia a quem recorrer, foi deixando isso de lado.

No hospital, Lisbeth está isolada, mas vai contar com o apoio e a defesa inestimáveis de Annika Giannini, advogada especialista em Direitos da Mulher - e irmã de Blomkvist. Finalmente Annika vai receber o merecido destaque como a brilhante advogada que é, mesmo sem dominar muito o Direito Criminal, e tampouco receber muitas respostas por parte de Lisbeth, ela vai driblando as adversidades que lhe aparecem e assim tentar mostrar a todos que Lisbeth Salander é inocente. E rápido, porque o julgamento dela está próximo.

Existem romances policiais, existem romances policiais escandinavos e existe Millennium. Amém. No volume derradeiro escrito por Larsson, as mulheres terão muito destaque. Além da Lisbeth, que dispensa comentários, tem Annika Giannini, que se destaca pela persistência, apesar de ainda ter um pé atrás com o comportamento de Salander (como defender uma jovem que mal abre a boca para responder as perguntas?), tem Erika Berger, que controla o SMP com pulso firme (e não de ferro), tendo que aguentar tipos como Lukas Holm e o cara que vai assediá-la. Tem Sonja Modig, a policial que não se intimida diante de um Zalachenko que, mesmo doente e com uma machadada na cara, ainda se acha o senhor da razão, uma certa Rosa Figuerola, da Säpo, que, junto com Blomkvist, vai descobrir os pormenores da Seção, e assim por diante...
A Cia. das Letras também publicou a biografia de Stieg, que conta a história dele, da Suécia e dos romances policiais.

Diferente do filme, que cortou mais da metade da história em nome da agilidade que o cinema permite (senão o filme ultrapassaria fácil as três horas de duração), o livro conta com uma riqueza de detalhes impressionante: o passado e o presente de Lisbeth, o dia-a-dia de Erika no SMP, os pormenores da política sueca, misturando personagens fictícios com reais, e como Mikael, mesmo sendo o fucking jornalista que é, não consegue controlar o pinto, pra ele, não importa quem molhou, ele vai passar o rodo. Gente como a gente (ou não).

O mais incrível é que o livro tem incontáveis personagens, e ainda assim o autor não se perdeu e escreve a trama de um modo que o leitor não vá se perder, mesmo que ele more no Terceiro Mundo. Como é sabido, Larsson era de esquerda, anti-nazista, antirracista, feminista, antissemita, defensor das minorias (não à toa vivia sob ameaça, por isso nunca se casou e a mulher que conviveu com ele 30 anos não recebeu um centavo dos royalties), e isso é visível em Blomkvist (um possível alter ego?), ele defende Lisbeth com unhas e dentes, como o amigo que ele é, além de ter uma moral que beira o impecável.

Voltando às mulheres do livro, conforme eu ia lendo, minha vontade era de entrar na história e abraçar a Lisbeth, a Erika e a Annika, cada uma envolvida com um escândalo particular, mas, por incrível que pareça, elas estarão unidas em algum momento. Lisbeth foi vítima de abusos por parte do estado sueco por anos, porque preferiram dar asilo a um dissidente de uma república que logo depois se desfragmentaria a ouvir uma menina vítima de maus tratos. Erika vivia às voltas com seu stalker que, não contente em mandar emails pornográficos, invadiu sua casa e roubou um dossiê importante e diversas fotos de caráter pessoal. Annika precisa lidar com a desconfiança da polícia em garantir que Lisbeth seria inocentada, dada sua inexperiência em casos desse tipo.

Guardadas as devidas proporções, são mulheres como nós, que precisamos provar dia a dia que somos tão (ou mais) capazes do que os homens para fazer qualquer coisa. Seja dirigir um jornal diário ou dominar a informática. Aliás, o cérebro de Lisbeth continua inteligente e sua memória fotográfica - que ela não gosta - continua funcionando perfeitamente, para a alegria geral dos fãs! Inclusive, o cérebro dela funciona mais que perfeitamente bem, porque não é possível ela fazer aquelas benditas contas para saber quantos passos a separavam do quarto do pai, no hospital.

Com muita dor no coração, termino de ler a palavra de Larsson. Claro que temos os filmes e a sequência do Lagercrantz (que espero ansiosamente, confesso), mas Stieg faz falta demais, mesmo tendo passado quase treze anos de sua morte, ainda não me conformo que ele tenha deixado sua obra incompleta - e uma legião de fãs. No último dia 15, todo mundo que curte literatura policial lembrou de seu aniversário - faria 63 anos - e eu, claro, escrevi um artigo em sua homenagem lá no site da revista Nova Millennium. Talvez esteja meio sem pé nem cabeça, mas foi porque escrevi de coração, sem roteiro e em 40 minutos. O texto é este aqui.

"No fim das contas, o tema principal desta história não são nem os espiões nem os organismos secretos dentro do Estado, e sim a violência de todos os dias cometida contra as mulheres, e os homens que tornam isso possível."



23 Comentários

  1. Só magino como deve ter sido horrível e triste para você terminar uma série, eu sempre fico seriamente abalada e não sei como seguir adiante, gostei muito de saber a sua opinião e ver que o livro segue fielmente a continuação, só assisti aos filmes e amei muito, ótima resenha e essas edições são fabulosas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamila!
    Eu parei a série no segundo livro. Meio que não quis ler o terceiro, porque não queria que terminasse (mesmo tendo toda aquela tensão no final e sabendo que seria sequência). Meio que vejo o final da série Millennium nesse livro e não tenho muita vontade de ler a suposta continuação.
    Analisando tudo o que você falou em sua resenha, eu vejo que essa série poderia muito bem ser intitulada "Os homens que odeiam as mulheres", porque é um grau muito grande de machismo e misoginia que vemos nessas páginas - não enaltecendo essas características, mas justamente criticando-as. Sua resenha me fez ter vontade de voltar a ler a história de Lisbeth e acho que está na hora de eu me despedir dela também, mesmo que por enquanto.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu também amei essa trilogia e quando terminei (apaixonada por Salander) achei em e-book A Garota na teia de Aranha livro 4 da série Millenium escrito, é claro, por outro escritor. Ainda não li por receio, mas sei que vou ler! rs

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamila, sou louca para ler esta trilogia, mas até hoje não consegui!!! São poucos os autores que conseguem colocar tatos personagens em um enredo e não se perderem ou mesmo confundirem seus leitores. Um grande ponto positivo desta série.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a triologia e nem sabia que existia um filme. Fiquei bem curiosa, ainda mais por ter essa relação com a realidade!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler esses livros, mas nunca li. Entretanto já vi o filme que tem a Ronnie Mara no papel da Lisbeth. É um pouco pesado mas é muito bom! O primeiro livro tá na minha lista há anos já. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu não conhecia essa série, mas por suas palavras certamente é uma boa pedida. Além de adorar romances, gosto de quando o autor mescla dramas, aventura e nos envolve com seus personagens.
    Espero um dia poder ler e conhecer Lisbeth, Zala e todos através da minha leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Não conhecia essa obra e nem seu criador. Pela sua resenha, a história parece ser incrível, porém não me agradou muito. Então eu dispensaria essa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila,
    Há muito tempo tinha vontade de ler essa trilogia, eis que adquiri os livros e devorei muito rapidamente. Desde então, essa história não sai da minha cabeça. Fiquei muito contente por você ter gostado tanto assim do livro, eu também o adorei, e acho que o Larson é um dos melhores autores que já tive o prazer de ler, principalmente, pela importância à mulher que ele traz em suas obras, faço das suas e das dele, as minhas palavras:

    "No fim das contas, o tema principal desta história não são nem os espiões nem os organismos secretos dentro do Estado, e sim a violência de todos os dias cometida contra as mulheres, e os homens que tornam isso possível."

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Acho que é bem claro o quanto você gosta dessa trilogia e do autor. E é bem claro tbm a forma como a escrita dele te encanta e eu acho isso bem bonito. Meeeesmo não tendo tanto contato com esse tipo de literatura eu acho muito legal ler as resenhas para a obra.
    O problema mesmo é a infinidade dos detalhes. Eu não gosto muito, e vc sabe isso, então talvez empacaria um pouco na leitura
    Espero que a continuação faça jus a escrita dele!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que esses livros que deram origem ao filme com o Daniel Craig. Fiquei com vontade de ler mas pulei algumas partes para não pegar spoiler heheheh

    As capas são muito bonitas e é um petardo heim, mas deve ser muito interessante pelo que você falou. Quero conferir já!

    Parabéns pelo texto,
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Na verdade, o filme com o Craig veio bem depois, acho que em 2015, por aí, antes disso, a Suécia já tinha feito os três filmes - um para cada livro!

      Excluir
  12. Já vi o filme sueco que achei infinitamente melhor que o americano, entretanto nunca li a saga.
    Um dia, quem sabe? rs

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Primeiro quero elogiar suas fotos, elas são incríveis! Parabéns!
    Segundo, você escreve muito bem e dá para ver que gosta do livro/série.
    Infelizmente esse gênero não me atrai muito. Nem o filme eu vi. Mas sua resenha foi maravilhosa!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila!
    Acho que nunca vi uma resenha tão grande no seu blog! rsrsrs
    Mas eu entendo, quando a gente ama um livro é difícil economizar palavras, e Millenium é quase uma paixão internacional. Não conheço ninguém que leu e não gostou. Concordo com você em relação aos filmes, eles cortam muita coisa da história, mas se não fossem assim durariam horas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tudo bem?

    Eu acho as capas dessa trilogia muito lindas, mas nunca senti vontade de conhecer as histórias mais de perto, e nem pelo filme mesmo, mas adorei sua resenha, e por causa dela senti certa curiosidade em relação a essas obras, irei procurar mais sobre elas para quem sabe as ler!

    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    EU não conhecia ainda essa obra mas imagino como foi triste terminar essa série, pois geralmente quando termino uma trilogia ou série sempre fico sem saber o que fazer e revivendo momentos importantes da trama. Embora pareça uma obra excepcionalmente incrível, eu não leria porque no momento estou fugindo de calhamaços, mas fico feliz em poder conferir sua opinião! Adorei as fotos e que bom que a obra se manteve fiel ao cenário anterior.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oiii Kamila, tudo bom? Fiquei o post todo com um sorriso besta nos lábios! É tão bom saber que outras pessoas são apaixonadas por Millennium!! É minha trilogia favorita da vida, e Stieg estará sempre em meu coração nas dezenas de releituras que pretendo fazer. Estou morrendo de saudades dessa história, desses personagens (principalmente da Lisbeth, a melhor personagem EVER). Me recusei a ler A Menina na Teia de Aranha, pois morro de medo do que esse autor fez com a história, e quero manter a trilogia imaculada na minha cabeça, como a perfeição que é.

    Seu post ficou maravilhoso, deu pra sentir daqui seu amor pela trilogia!

    Super beijo!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Sempre tive coragem de ler a série, porém ainda não tive oportunidade, principalmente pelos elogios ao escritor. Boa resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Que livro incrível! Não sabia nada sobre ele, e amei a premissa dele, e espero ler assim que possível!
    BJs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Amei a sua resenha! Estou na seca para começar a ler esses livros, mas infelizmente sempre deixo para depois por causa das mil e uma leituras pendentes!
    Eu amo romance policial, mas esse me chamou atenção justamente por ter esse fundo feminista, onde a violência contra a mulher é criticada.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  21. Olá! Essa série me foi super bem recomendada! Tanto nos livros quanto nas telonas. E estou vendo, pela sua resenha, que realmente compensa ler e assistir ao filme! Adoro quando, apesar de ter muitos personagens, o autor sabe conduzir bem a história. Também curto livros com personagens femininas fortes, que precisam demonstrar o seu valor a cada momento. Vou ler com certeza.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Sempre quis ler esse livro, gostei muito da sua resenha e futuramente pretendo me aventurar nessa história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)