Olá!

Cumprindo o sétimo tópico do Desafio 12 Meses Literários, o escolhido para leitura e resenha deveria ser um livro não tão conhecido. E Suflê é tão desconhecido que nem eu conhecia, rs. E quando você joga no Google "livro Suflê", aparecem diversas opções... de livros de receitas. Porém é um livro muito delicado e tocante, escrito pela turca Asli E. Perker.
SKOOB - O livro conta três histórias em uma: da Ferda, que vive em Istambul e está cuidando da mãe doente (ou que se finge de). Marc mora em Paris e não sabe como vai seguir com a vida após a morte da esposa. A filipina Lilia vive em Nova York e só na velhice descobriu que foi sugada até a alma por sua família.

É um pouco complicado falar sobre o livro sem se alongar, pois três histórias em uma só praticamente não tem como esmiuçar. Pois bem, comecemos com Ferda, a turca, que sempre viveu aquilo que esperavam dela: por ser a mais velha, ficou com a (amarga) função de cuidar da família, ainda mais após a morte de seu pai, quando ainda era criança, e com as falsas dores de sua mãe. O povo turco é muito ligado à família, então a pobre Ferda ficou com esse fardo. Casou-se com o homem que amava, teve seus filhos e acreditou que, quando chegasse a velhice, poderia descansar. Que nada. A senhora Nesibe - a mãe - sofreu um acidente e acabou ficando aos cuidados da filha.

Assim como Ferda, Lilia também fez aquilo que esperavam dela: sempre colocou os outros à frente. Casou-se com Arnie, cujo relacionamento foi minando ao longo dos anos até que chegou o ponto em que a convivência ficou insuportável. O casal adotou duas crianças vietnamitas - algo em voga nos EUA à época - mas que se tornaram dois monstros. Cada dia era igual ao anterior, até que Arnie tem um derrame e vai parar no hospital. A monotonia silenciosa dele é interrompida quando Lilia, para ajudar nos custos do tratamento, resolve alugar os quatro quartos de sua casa para alunos estrangeiros de uma escola próxima.

Marc sempre viveu à sombra de sua esposa Clara. Ela fazia absolutamente tudo por ele. E ele se sentia bem assim, em sua zona de conforto. O casal vivia num bairro simpático de Paris, onde Clara era querida por toda a vizinhança. Ela vivia indo a vários mercados, sempre comprando ingredientes para testar novas receitas, que Marc comia com prazer. Mas, silenciosamente, Clara morre, deixando o marido numa dor profunda e intensa. Como a cozinha era o local favorito da esposa, o viúvo resolve fazer uma mudança drástica: remontar o ambiente e tudo que estivesse nele.
Esse é o básico de cada um dos três protagonistas. O ponto alto da história é quando sabemos como a cozinha é importante na vida de todos. Ferda cozinha desde que se conhece por gente, já que a mãe vivia "doente" e o pai morrera cedo, alguém precisava cozinhar. Marc comia absolutamente tudo o que a esposa preparava. Lilia adorava cozinhar e servir às pessoas. Mas o que eles não sabem é que, em certo momento, em três lugares totalmente diferentes, três pessoas comprarão o mesmo livro: Suflê.

A cozinha - e o livro que ensina a fazer a sobremesa mais difícil do mundo - salvarão esses três personagens da loucura. Nela, eles saberão como é se sentir dono e senhor de sua vontade e desejos, e assim, vão viver um pouquinho melhor, já que a realidade está ali, lado a lado.

Como é maravilhoso eu poder frequentar uma biblioteca! Gosto de me surpreender com obras vindas dos mais distantes lugares, então foi uma surpresa para mim poder conhecer essa maravilha made in Turquia. A autora usa o suflê (nunca comi, será que é bom?) como uma espécie de metáfora para a vida. Os protagonistas podem ser qualquer um de nós, vivendo vidas rotineiras e monótonas, caindo na mesmice, mas que em um ou outro momento pode acontecer algum milagre, ou, algum ponto sai da curva.

Infelizmente, o livro não teve o alcance que merecia. Pelo menos nunca vi pra vender em lugar algum. Por sorte, ainda podemos encontrar na Amazon. Além do pouco (pra não dizer nenhum) destaque, a editora falhou em seu trabalho de revisão. Diversos erros foram encontrados durante a leitura. Erros de revisão dos mais bobos, o que mostra como a editora precisa melhorar - e muito - se quiser continuar existindo.

No mais, sei que é difícil, mas espero que mais obras da autora cheguem no Brasil, porque ela tem uma escrita maravilhosa - sem falar que é humilde e responde os leitores nas redes sociais. Leitura mais que recomendada.

Leitura participante do:





28 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu também não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou curiosa para lê-lo... É uma pena que não tenha tido o destaque merecido, né?!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oiii Kamila tudo bem?
    Logo que vi o nome do livro pensei em comida haahauhauahauahuauaha que fome que deu! Adorei saber que é um livro bem emocionante, sei que ao ler eu choraria muito mesmo e me emocionaria, são três histórias fortes que devem ser lidas com muito amor e atenção, adorei a capa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Se eu olhasse essa capa jamais imaginaria sobre o que trata haha. Pensei que fosse livro pra culinária.
    Gostei da premissa e acho que a leitura deveria ter sido mais divulgada ne. Uma pena.
    Mas vou procurar pra realizar a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamila! Nunca li uma obra turca, é realmente raro ver esses livros por aqui e talvez por isso houve erros de revisão (será que traduziram direto do turco ou pegaram do inglês?).
    Nossa, a história parece ótima, eu nunca imaginaria algo assim. É interessante que eu esperava que as três histórias se encontrassem, mas pelo visto não tem essa interação entre os personagens. Vou procurar por ele na Amazon, como vc falou. Será que dou sorte de encontrar em e-book?
    Obs: Adoro cozinhar e nunca me arrisquei a fazer um suflê justamente por saber da dificuldade de atingir o ponto certo. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Não conhecia esse livro ainda. O título e bem interessante. Gostei muito da resenha, por isso, vou procurar o livro no Skoob depois e quem sabe, assim que tive um tempo eu o Leia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila, que livro interesse e diferente! No momento que li as 3 vidas e vi qual o tipo da metáfora me senti uma personagem... Adoro livros assim que nos faz refletir... Estou precisando de leituras assim. Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Livro diferente... 3 histórias diferentes... título diferente....
    Não conhecia a obra e realmente nunca vi anuncio ou algo do tipo.
    Que bom poder conhecer então um pouquinho dessa história através de suas palavras...
    Obrigado pela dica! ;)

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Uma pena um livro tão interessante ser tão pouco conhecido.
    Gostei muito dessa premissa e se esbarrar com ele por aí acho que eu leria sim, mas não no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas sua resenha me deixou com vontade de ler. Pena que nem todo livro tem o destaque que merece. Parabéns por dar oportunidade a eles.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua dica de leitura, realmente é um livro pouco conhecido - eu nunca tinha ouvido falar. Achei a obra bem atraente e fiquei curiosa para realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Que pena que ele não foi bem divulgado e que existem problemas de revisão, fico triste quando isso acontece.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e ainda bem que li sua resenha porque pela capa teria uma noção completamente errada (achei que era livro de culinária hahahaha). A história parece maravilhosa! Adoro ler livros que se passam em lugares diferentes (a Turquia, no caso) e é uma pena que não tenha sido muito divulgado :( eu que amo histórias assim nunca tinha ouvido falar no livro. Mas sua resenha fez um ótimo papel na divulgação! Vou dar uma olhada na Amazon para saber mais hehe
    Beijosss <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila! Eu também nunca tinha ouvido falar desse livro haha, mas adorei a história, é muito interessante e me deixou bastante curiosa em relação a mudança que esses personagens terão em suas vidas ao longo da trama. Pena que ele não foi muito reconhecido. Sua resenha está ótima e espero conferir esse livro um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  14. Rsrsrs... eu também não conhecia. Lendo a resenha e conhecendo mais sobre a obra, achei muito bonito, alquímico, pois os personagens estão ligados pela cozinha, isso é afetivo, cozinhar é bom, preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi kamila, é triste mesmo quando vemos um livro bom que não tem seu destaque merecido. Eu mesma não o conhecia ainda. Vou dar uma conferida pela Amazon, e já agradeço a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!

    Que pena que esse livro não teve destaque necessário pois parece ser um livro bem bacana.
    Pela resenha pude perceber que a obra é bem escrita e trabalhada.
    Fiquei curiosa em relação a metáfora...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Ka... eu não conhecia o livro e nem a autora, aliás você sempre traz coisas interessantes de leitura em seu blog, acho isso magnifico. Eu curti a premissa deste... é bem diferente de tudo que já li, mas eu fiquei encantada com a coincidência de todos os personagens estarem na cozinha. Sua resenha ficou bem inspiradora. Xero!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Logo de cara, pensei que fosse um livro culinário, e olha que amo suflê de batata doce com bacon (tenho gostos esquisitos). Achei legal o modo como você apresentou o livro e amei poder conhecer essa obra, fiquei encantado pela premissa e com certeza daria uma chance para ele.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Desde que entrei na faculdade, há 4 anos, também tenho tido muito interesse em ler livros além do óbvio (geralmente dos EUA). Acho que a literatura européia também é muito pouco vista. Não sei dizer - assim, de cabeça - se já li algum livro turco, mas fiquei muito interessada nesse, justamente por ser desse país. A narrativa me instigou, porque fiquei com curiosidade para conhecer mais a cultura familiar do país. Não me agrada saber que o livro tem tantos erros, geralmente isso sempre acaba prejudicando a minha leitura (fico atenta demais aos erros e vai desanimando com tudo). Mas obrigada pela dica, vou procurar! :) Adorei sua resenha, acho que por isso despertou o meu interesse!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oie! É bem chato quando encontramos uma obra muito boa, mas que definitivamente merece um reconhecimento maior do que tem. Fiquei curiosa para ler a obra e saber mais sobre o enredo e cada um dos personagens. Achei incrível o fato de eles comprarem o mesmo livro ao mesmo tempo. Quero saber como isso vai influenciar a vida de casa um. Também gostei de a cozinha ser o que eles têm em comum. Só não gostei de saber que o livro possui tantos erros, isso sempre me irrita durante uma leitura. Amei a resenha e com certeza anotarei a indicação.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ai que livro fofo. Fiquei com vontade de ler, mas como a leitora acima um livro com muitos erros me irrita e me desanima de ler, um dia quem sabe, né. A sua resenha ficou ótima, não conhecia seu blog. Parabéns!! Beijoo

    ResponderExcluir
  22. Olá Kamila,
    Eu não conhecia esse título, achei ele peculiar. Confesso que não fiquei interessada em fazer a leitura, pois não simpatizei muito com Marc, não gosto de personagens dependentes dessa forma, então, vou passar a dica.
    Fico contente que você tenha gostado da leitura e acho bem ruim que o livro não tenha tido o conhecimento merecido, pois acho que ele pode agradar muitos leitores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? De fato um livro bem desconhecido mesmo porque nunca nem ouvi falar. Gostei dessa forma da autora usar o suflê como metáfora. Espero também me encantar pelas três histórias. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Também nunca comi suflê. rs
    Bem, a premissa é diferente do costumo ler, mas confesso que fiquei curiosa sobre o desfecho. A vida é algo que os pega de jeito quando quer, e temos apenas um escolha: fazer algo com o que ela nos impões.
    Realmente, nuncs tinha visto nada sobre esse livro por aí, uma pena.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Oi kamila, sua linda, tudo bem?
    Confesso que pela capa e pelo título, não compraria o livro. Mas depois de ler sua resenha, como percebi que o livro é muito mais do que a capa e o título oferecem. Eu já vi um filme que também baseou a vida dos personagens pela cozinha e amei. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua leitura, nunca li tantos livros ligados à cozinha, acredita? Preciso. Parece ser uma história bem envolvente com personagens que nos cativam, espero ter a oportunidade de ler um dia!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  27. Oi, Kamila
    Ainda não conheço a autora, mas o livro parece ser bom. Realmente ele não é muito conhecido, pelo menos por aqui.
    Também me incomodo com muitos erros de revisão.

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Apesar de sua resenha positiva e empolgada, a premissa do livro não conseguiu atrair minha atenção, até achei o enredo diferente do habitual, mas...
    É uma pena livro bons não terem o reconhecimento que merecem.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)