Olá!

Depois de uma leitura densa e cheia de sangue, nada como uma leitura leve, rápida, que nos faz rir e ainda por cima dá para ler num dia só. Estou falando de Holy Cow - Uma Fábula Animal, de David Duchovny (trabalhou no Arquivo X).
SKOOB - Holy Cow conta a história da vaca Elsie Bovary (há boatos de que não é parente da Madame), que deve ter algum problema de déficit de atenção, porque ela já começa o livro nos bombardeando com divagações. Mas até aí tudo bem, ela é uma vaca. Elsie mora numa fazenda e tem sua melhor amiga, a Mallory, que está caidinha por um dos touro magya do lugar.

Até que, um certo dia, o filho mais velho do fazendeiro, que consegue ordenhar uma vaca e enviar mensagens no celular, deixa o portão aberto e Elsie e Mallory acabam saindo de seu cercado. Por uma questão do momento, Elsie acaba brechando a janela da casa da família e vê todos quietos diante do Deus Caixa. O Deus Caixa está mostrando uma coisa cruel a respeito de diversos animais, entre eles, as vacas.

Desesperada, Elsie bola um plano para fugir de lá e ir para a Índia, porque, segundo o Deus Caixa, as vacas são sagradas na Índia. Mas, no meio do caminho, ela encontra Shalom, um porco convertido ao judaísmo (isso mesmo) e Tom, um pavão muito magro que tem um celular, que é tudo que Elsie precisava para continuar seu plano.

Assim como Elsie quer ir para a Índia, Shalom quer ir para Israel e Tom, para a Turquia. E eles viverão altas aventuras, cheias de diversão, para chegarem a seus destinos e fugirem de seus destinos óbvios.
Quando vi esse livro pela primeira vez, achei que era um livro engraçado e só. Mas não, não contente em ser engraçado, Holy Cow mostra que, até mesmo uma simples ação pode dar um ponto final em conflitos antigos. Conflitos do tipo Israel-Palestina, quero dizer. Elsie é uma vaca autêntica, divaga mesmo e fala na cara o que pensa, mesmo sua editora não gostando muito disso.

No livro, além dos personagens engraçados, tem umas ilustrações bem bacanas, feitas pela Natalya Balnova. David colocou diversas sacadas ao longo da histórias, mas eu não saquei muitas porque ou não gosto de rock ou simplesmente não nasci na época citada, mas tudo bem, nada que você não possa pesquisar rapidamente. Esse livro foi escrito para crianças, porém, com tanta referência à cultura pop (muitas vezes a pedido da editora de Elsie), não tem como os adultos não gostarem. Enfim, é um livro para todos.



29 Comentários

  1. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar nem nesta obra nem no autor, mas só pela capa já me conquistou! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Nossa a leitura parece mto divertida e diferente. Nunca li histórias narradas por animais, ou outros seres.
    Acho mto bacana, quando até a mais simples das história n9s faz pensar sobre assuntos reais e problemas/conflitos antigos.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu já li esse livro, e mesmo não gostando totalmente da história, a narrativa achei bem divertida.
    E olha que a dição desse livro está ótima! Faz um tempo que li o livro, mas alguns dos detalhes eu não me lembro totalmente. è um indicação para quem gosta do gênero.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho curiosidade com esse livro e acredito que ele vai me agradar bastante. Gostei de ver a sua opinião sobre ele, ótima dica.

    ResponderExcluir
  5. O livro da vaquinha <3
    Tenho uma amiga que leu esse livro e amou, eu quero muito fazer essa leitura.
    Adorei a sua resenha, beijoos

    ResponderExcluir
  6. Eu quero tanto ler esse livrinho da vaquinha, com toda certeza irei adorar e me apaixonar, até hoje só li comentários positivos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia essa história, mas me parece ser bem gostosa a leitura.
    Vou procurar pra baixar. Fiquei encantada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Primeiro eu preciso te dizer que amo demais o autor deste livro, mas não como autor e sim como ator... David Duchovny é amor!!! Ainda não li o livro, mas tenho uma baita curiosidade!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas achei bem legal a forma como a história é desenvolvida. Fiquei curiosa para saber que aventuras esses animais passam até chegar ao seu destino. Achei esse livro bem legal para ler com o meu filho.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar desse livro e acho que curtiria demais essa leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Faz um tempinho, acho que 2015, não recordo, que li esse livro e não gostei, ele não é ruim, mas a forma como algumas vertentes foram tratadas em nada me animou.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!
    Eu acho que não tem como não ficar feliz ao ler livros infantis com mensagens boas.
    Gostei da sua Resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Nossa! que livro diferente!
    Achei a premissa bem interessante e curiosa!
    A capa é muito bonitinha e as ilustrações também.
    Legal conhecer o livro!
    Obrigado pela dica!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Heeeey!

    Que livro bacana, já me ganhou pela capa, a premissa também me pareceu bem legal um livro narrado por um animal é algo diferente e me chamou atenção.
    Obrigado pela dica, já quero meu exemplar.

    ResponderExcluir
  15. OI!!

    Não conhecia a obra e a mesma pareceu muito pertinente. Parece algo leve e engraçado e como ressaltado por você politico e reflexivo. Enfim, não estou podendo adquirir financeiramente os livros que desejo, mas esse está na minha lista. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu já li algumas resenhas desse livro, parece ser um livro razoável, alguns elogiam bastante e outros tecem críticas negativas, no final é só lendo mesmo para opinar. Uma coisa é certa, a capa é bem legal!

    ResponderExcluir
  17. Também já li e resenhei o livro. Realmente o livro é tudo o que você comentou, mas não gostei do modo como Elsie relata os acontecimentos, com muitas gírias e um linguajar carregado de modernismo exagerado. Apesar disso a história tem sua mensagem subliminar que nos faz refletir sobre o lado negativo do capitalismo e consumo desenfreado.

    Sim, a música está presente durante toda a história e a maior parte das escolhas de Duchovny foi ótima, apesar de ter sido meu primeiro contato com as canções, elas combinam perfeitamente com a história.

    Mas enfim, se tivesse lido mais sobre a história, com certeza não teria lido. 2,5 de 5
    estrelas, não me empolguei. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com
    www.viagensdepapel.com/2016/06/02/resenha-holy-cow-de-david-duchovny/

    ResponderExcluir
  18. Oieee, ahhhh que livro mais fofo, já quero, com certeza é garantia de altas risadas, obrigada pela dica, quero o meu pra ontem!

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ká.
    Adorei sua resenha e vou querer esse livro com certeza.
    Por gostar de Rock e ser um pouco mais velha, acho que vou entender bem as referências do autor! Já me animei!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Desde que conheci esse livro, antes de ser lançado no Brasil quero ler ele, mas ainda não comprei.
    Fiquei curiosa sobre as referências que o autor trás.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Heiii, tudo bem?
    Amei qdo li Holy Cow, achei tao divertido e ao mesmo passa uma mensagem sobre esse mundo carnivoro que vivemos.
    Achei a aventura da Elsie bem loka, mas ao mesmo consegui entender a lição do livro.
    Acho a capa engraçadinha demais.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila, tudo bem?

    Não conhecia o livro e já estou aqui me coçando para lê-lo. Quando comecei a ler sua resenha achei que a obra seria apenas um livro engraçado de se ler, mas gostei de saber que tem muito mais coisas inseridas no contexto, pois é isso que me encanta. Acho que adoraria a Elsie e suas loucuras. Já quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Faz um tempo que estou com esse livro na minha wishlist! Gostei de saber que o livro não é apenas engraçado e com diversas referências ao mundo pop, isso é super agregador..Amo esses livros que são direcionados ao público infantil , o que não nos impede de lê-los obviamente. Espero ler o quanto antes!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  24. Eu conheço o Duchovny por seu talento como ator, mas juro que não sabia da veia escritora. E quem diria que aquele personagem tão soturno quanto Mulder conseguiria ser tão divertido? Si, eu também achava que o ator era caladão e sério... Gostei da Elsie e da história, acho que por ser mais das antigas (quase 40 na cara) perceberia as sacadas. Vou anotar a dica! ;)

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem?! Eu achei a analogia desse livro sensacional. Usar a fazenda e as vacas para poder discutir as questões de domínios e conflitos de interesse foi muito inteligente. Assim como aquele desenho: A Fuga das Galinhas. Eu gostei bastante dessa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, porém só ao olhar a capa já fiquei curiosa. Após ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa. Inclusive, parabéns, está muito bem escrita! Já adicionei a obra em minha lista de desejados. Espero poder estar realizando a leitura em breve.

    Beijos,
    www.paginasincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem?
    Realmente essa capa é bem divertida e tem uma premissa bem diferente e uma protagonista pra lá de inusitada né? Afinal é uma vaca hahaha. Não conhecia o livro mas fiquei com uma super vontade de ler, espero ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    tudo bem?

    A capa do livro é bem divertida, porem não me chamou a atenção, acredito que seja por não ser liros ao qual estou acostumada a ler .

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)