Olá!

Meu recebido de março da Arqueiro é um livro que a editora apostou todas as suas fichas, dada a dificuldade que a autora impôs para que a obra fosse publicada; não seria qualquer casa literária que publicaria seu segundo livro, ela teria que ser convencida para tal. E nossa parceira conseguiu. Agora vem conferir a resenha de O Sol Também é Uma Estrela, de Nicola Yoon.
SKOOB - O Sol Também é Uma Estrela começa com a jovem Natasha depositando suas últimas fichas para reverter o praticamente irreversível: sua deportação. Ela e a família são oriundos da Jamaica e vivem ilegalmente nos Estados Unidos há nove anos. Ela precisa arrumar suas malas porque o embarque será em 12 horas. Entretanto, ela sai de casa em busca de uma solução para seu problema.

Daniel é um jovem que sonha em ser poeta, algo que sua família, de origem coreana, reprova. O pai quer que ele vá estudar medicina em Yale. Para a família de Daniel, ou você vira médico ou você vira uma decepção, assim como é seu irmão Charlie, suspenso das aulas em Harvard. Ele sai de casa para ir a uma entrevista, que pode carimbar sua ida para Yale.

E justamente nesse dia, que aparenta ser comum para muita gente, o Universo vai mexer seus pauzinhos e fazer com que Natasha e Daniel se conheçam numa rua movimentada de Nova York, fazendo com que suas vidas ganhem um novo sentido.

Natasha é a razão: para ela, tudo tem que ser exato, real e sucinto. Ela precisa controlar tudo, assim, saberá que está certa. O cérebro em primeiro lugar e quer estudar para ser cientista de dados, assim poderá trabalhar com fatos e argumentos. Ela não acredita em nada que não possa ver ou provar. Daniel é o coração: seus sentimentos são movidos pela poesia, é um sonhador nato, para ele é impossível viver sem sonhar.

Uma publicação compartilhada por Blog Resenha e Outras Coisas (@blogresenha) em


Apesar das apostas altíssimas da editora, para mim foi uma boa leitura. E só. Claro que, pelo fato da autora ter imposto uma certa dificuldade em aceitar qual editora publicaria este livro, a Arqueiro tem que mostrar ao mundo. E tem mesmo, o livro é lindo, mas a Natasha me irritou com seu ceticismo ao extremo. Eu também sou cética, é verdade, mas como ela, olha, nunca vi, tinha horas que eu só queria entrar no livro e socar a cara dela.

O livro é todo em terceira pessoa, mas temos vários pontos de vista: Daniel e Natasha são os principais, claro, mas também temos pontos de vista do pai de Natasha, do pai do Daniel, explicações sobre o cabelo, os olhos, entre outros temas que são abordados no livro, de acordo com o desenrolar dos fatos.

Eu deveria ter me irritado demais com o final do livro, mas, após concluir a leitura, tive que aceitar o fato de que a história acabou do jeito que deveria acabar, ou seja, acabar com o único final possível. Por mais que o jeito que Daniel e Natasha se conheceram seja um tanto improvável (se um cara me aborda do nada no meio da rua, não vou pensar coisa boa), a escrita da Nicola me fez acreditar que o Universo era legal a ponto de fazer com que duas pessoas completamente diferentes se apaixonem. Mas a Nicola foi gente boa e colocou um "extra" (é um spoiler, mas juro que vale a pena), nos deixando com o coração aquecido.
A capa da Arqueiro é igual à original americana. Aliás, essa capa é uma obra à parte. Feita à mão por uma designer australiana, essa arte, a princípio te faz admirar a imagem, mas conforme você vai lendo, vai entendendo a importância dela. É um trabalho de formiguinha, cujo final te deixa boquiaberto. Não encontrei erros de nenhuma ordem e os capítulos são tão rápidos (alguns duram meia folha) que, quando você vê, já acabou de ler - o que é ótimo, dado meu pouco tempo livre.

No mais, a história é linda sim, por mais que eu tenha dito que é "só uma boa leitura", eu gostei muito de ter conhecido a escrita da Nicola, além de saber mais sobre ela mesma. Com certeza alguém vai se inspirar (ou se identificar com) na Natasha ou no Daniel e assim, aquecer seu coração, porque é uma trama que todos os céticos deveriam ler. Aliás, quando recebi o kit com essa almofada bem confortável, o quote escrito nela me lembrou uma música da minha banda favorita, cujo clipe está logo abaixo, e, para mim, a mensagem de Marie e Per combina muito bem com esse livro.

No kit, além da almofada, veio um bottom com um quote do livro e uma cartela de tatuagens com todas as ilustrações que abrem cada capítulo do livro. Prestem atenção nelas, além da delicadeza iminente, elas têm um sentido incrível na trama. A cartela é como aquelas tatuagens de chiclete, precisa de água para grudar na pele. Mas eu não tive coragem de usar porque elas são lindas demais.

Todos os envolvidos na publicação dessa história estão de parabéns.





18 Comentários

  1. uau!! Um livro que foi disputado para ser publicado não pode ser qualquer um. Pra falar a verdade, o enredo não me chamou a atenção mas essa disputa me deixou curiosa.. kkk
    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Oiiii tudo bem?
    Menina eu não vejo a hora de ler esse livro, até agora só li comentários super positivos, mas queria essa almofada viu que está linda demais! Gostei da resenha e dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Esse livro ta na minha lista e ontem fiquei namorando ele na livraria... A premissa dele é incrível e só vejo comentários positivos!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,

    Esse kit é um dos mais bonitos que a editora já montou *_*
    Eu estou ansiosa para ler esse livro e fiquei um pouco desconfiada de não ser tão legal por isso comprei em ebook, mas depois de terminar a obra, comprarei na forma física.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, confesso que adorei o kit que vc ganhou com o livro rs Só vejo comentários positivos sobre o livro, essa é a primeira resenha que vejo abordar dessa forma. Apesar do ceticismo da mocinha, ainda estou animada com ideia de lê-lo. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Já tive o hábito de dizer que leio qualquer coisa, mentira, não leio não.

    A sinopse desse livro não me pegou, não sei, acho meio pretensioso, não sei. Amei os brindes do kit blog, mas mesmo assim essa leitura vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  7. Ainn, que história lindaa! Adorei a sua resenha, o modo como você detalhou a questão do lançamento do livro e concordo que a capa ficou divina, a arqueiro realmente arrasou! Achei a história muito interessante, ainda mais por ser escrita em terceira pessoa e mostrar não apenas os pensamentos do Daniel e da Natasha como o dos seus pais. Bjss!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Desde que vi essa capa, eu me apaixonei ♥
    Sou louca para ler "Tudo e todas as coisas", e esse também entrou para a minha lista de desejados!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Eu não li nada da autora e não sabia que a autora tinha colocado dificuldades para a publicação. Que bom que ela está na casa certa.
    A obra está linda e parece ser bem escrita.
    Adorei a resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ka, realmente esta capa é uma beleza a parte... eu sou apaixonada nela, mas infelizmente o livro não me desperta interesse para a leitura... não me senti cativada pela obra, mesmo com alguns elogios que li em algumas resenhas e lendo a sua que foi boa. Xero!

    ResponderExcluir
  11. A Arqueiro sempre capricha ne?
    Eu acho linda a capa do livro, mas tb acho que a leitura seria mediana.
    Tenho vontade de ler algo da autora, e talvez escolha esse por causa do enredo.
    Gostei da sua resenha, bem sincera.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu realmente gostei deste livro, pela forma como a autora contou a história. A abordagem dela fez a diferença ao costurar os caminhos de duas pessoas completamente distintas e com algumas semelhanças que a gente não esperaria logo de cara. A almofada é uma gracinha! Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila!
    Eu amei O Sol Também É Uma Estrela! Quando comecei a ler sua resenha achei que você ia dizer que não gostou, que susto! Ainda não li resenha de ninguém que não tenha gostado, mas concordo com você de que esperava um pouco mais da história. Também achei o final perfeito, não poderia ter sido diferente, por mais que meu coração tenha desejado que tudo tivesse se resolvido de outra forma.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. O livro tá na lista, mas não pude deixar de invejar sue kit maravilhoso. Especialmente o botom, pq eu coleciono rs.

    ResponderExcluir
  15. Que pena que o livro não superou suas expectativas, mas ainda assim você gostou da leitura.
    Eu vou deixar a dica passar, pois pessoas pé no chão demais me irritam rs. Já basta meu namorado hehe
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  16. Oieeeee
    Terminei de ler esse livro faz pouco tempo, mas confesso que ainda estou mexida pela história, achei que você não tinha gostado, mas depois entendi. Realmente Natasha é bem pessimista, mas me identifiquei muito tanto com ela quanto com Daniel, é como se ela representasse meu cérebro e ele meu coração kkkkkkk, achei lindo o livro e realmente, ele não poderia ter tido outro fim.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  17. li esse livro e ele virou um dos meus favoritos! como disse na minha resenha, Yoon parece um monstro, escrevendo histórias e desenvolvendo personagens! ela é incrível e fiquei apaixonado pelos protagonistas! <3

    adorei a resenha! :D

    abraços! <3
    Alex, do blog Um Bookaholic.
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: instagram/twitter

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, o marketing estava tão lindo e bem feito que assim que o vi, o desejei.
    Adorei a resenha ♡

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)