Olá!

Mais uma vez trago um romance policial. Oficialmente, enjoei momentaneamente deles, porque li tantos nesse início de ano que não aguento mais ver um policial/investigador/escritor ou coisa que o valha - vou retomar o gênero com Millennium, no fim do ano, rs. Mas, antes de qualquer enjoo, é hora de conferir como foi minha experiência ao ler O Silêncio do Túmulo, do islandês Arnaldur Indridason (não me perguntem como se pronuncia).
A trama começa numa festa de aniversário que está rolando num bairro rico de Reykjavík, capital da Islândia (que me faz lembrar da Björk, rs). Até aí tudo bem, mas algumas das crianças encontram uns ossos, que depois descobriu-se que fazia parte de uma ossada humana. Esses ossos foram encontrados no "Bairro do Milênio", um canteiro de obras de uma região da cidade que está se expandindo rapidamente, graças à especulação imobiliária.

As investigações preliminares revelaram que a ossada estava lá há pouco mais (ou menos) de 70 anos, ou seja, desde o tempo da Segunda Guerra. E é aí que entra nosso protagonista, o detetive Erlendur (pra quem não gosta de nomes nórdicos, tá liberado reclamar). O policial está às voltas com um grave problema pessoal: sua filha, Eva Lind, viciada e grávida, está em coma, por causa de uma overdose. Ele e a filha não se dão bem, por causa da maldita alienação parental.

Erlendur briga com a filha, não fala com o filho e volta e meia toma uns gritos de Hálldora, sua ex-mulher. Paralelo a vida desse pobre policial, temos uma mulher. Ela vive no tempo da Segunda Guerra. É mãe solteira, com uma filha que sobreviveu a meningite infantil e ficou com uns traumas. Essa mulher - cujo nome não é revelado em grande parte da história - conheceu um cara e acabou casando com ele, assim, do nada. E passou a bater nela, dia sim e dia também. A mulher, que já era mãe da Mikelina, teve mais dois filhos desse homem, cujo nome também não é citado, mas ganhou o apelido de Grímur de um de seus filhos. 

Com a ajuda de seus colegas inspetores Sigurdur Óli (que tem uma namorada que beira a ninfomania e ele não quer casar com ela) e Elínborg (que é formada em Geologia e ama romances, além de ser uma das poucas policiais na Islândia, à época que o livro foi escrito). Além de toda a merda envolvendo a filha e o caso policial, uma situação do passado está atormentando nosso Erlendur. E agora, ele precisa desvendar o que aconteceu há 70 anos, com grande probabilidade de não resultar em nada porque muitos já morreram, vai saber.
Bem, apesar de ter enjoado momentaneamente de romances policiais, eles sempre terão um cantinho no meu coração. Eu o encontrei na biblioteca que frequento, perdido na seção de... romances policiais (ah vá). Preciso dizer que comecei a ler o gênero com James Patterson e sua maravilhosa série do Alex Cross e passei a gostar de vez por causa do mito/gênio/deus/fora de série/homão da porra Stieg Larsson. Então, não tenho como não dizer que me surpreendi com a escrita do Arnaldur.

Intrinsecado e bem escrito, ao longo da trama, vários personagens entrarão ao longo da mesma, e eles nos surpreendem, pois não sabemos se têm a ver ou não com o crime. A escrita dele te prende mesmo, a ponto de você não querer parar pra nada. E ainda dá tempo de conhecer mais sobre a Islândia, que é um país minúsculo na Escandinávia, onde, no verão, não existe noite e sua população total é de cerca 300 mil pessoas - e o presidente gostaria de poder proibir por lei o abacaxi na pizza

Com uma premissa original e autêntica, Indridason colocou a Islândia no topo, pois, com este livro, ele ganhou diversos prêmios, merecidos, graças a sua habilidade em fazer com que um investigador tenha que driblar sentimentos pessoais, ao mesmo tempo que tem uma dívida pendente com sua família e saber de quem diabos é a bendita ossada, além de sofrer com a mulher vítima da violência doméstica - uma triste realidade. É narrado em terceira pessoa, sob os pontos de vista de Erlendur e da mulher.
No começo do livro, tem um mapa que mostra a Islândia e outro que mostra a parte da cidade em que a ossada foi encontrada. E eu esqueci de tirar foto, mas garanto a vocês que o mapa do país cabe em uma folha. Sério. Pior que os nomes dos personagens são os nomes dos locais. Perceberam que só escrevi Reykjavík e Bairro do Milênio? Pois é, mesmo com o esforço hercúleo da editora em acentuar as palavras e facilitar a pronúncia, não dá, tentar pronunciar todos esses nomes dá um nó no cérebro.

Uma excelente edição da Companhia, sem erros de nenhuma ordem e o único ponto negativo é que não há travessões nas falas, e sim aspas, no modo americano (ou francês?). Não o façam, por favor, é chato de acompanhar a leitura. Mas isso não é motivo pra desistir da obra, até porque o final te deixa com uma cara de "como assim, Brasil?". Aliás, pesquisando aqui, descobri que O Silêncio do Túmulo é o quarto livro da série do detetive Erlendur (o primeiro é o A Cidade dos Vidros, publicado pela Record), que já fazia sucesso fora da Escandinávia no fim dos anos 90 (muito antes de Millennium).

O que é surpreendente vindo de Arnaldur é que a Islândia é um país com baixíssima taxa de homicídios, então, haja criatividade pra inventar crimes! Aproveitem que esse simpático autor passou a morar no meu coração e confere essa entrevista aqui que ele deu pro site d'O Globo, em 2011, mas que é bem legal. Só tomem cuidado com os spoilers, rs.

Vida longa à Escandinávia, celeiro de grandes romancistas policiais :)


29 Comentários

  1. Olá Kamila!

    Adoro romances policiais, sobre enjoar acredito que é bom intercalar um pouco os gêneros , eu tento sempre fazer isso para não pegar birra de algum livro só por causa de não estar tão afim! haha

    Sobre essa história , fiquei muito curiosa! Obrigada pela dica!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei a história muito boa. E concordo com uma coisa, o País em questão por ter um índice baixo de homocidos, o autor usou muito bem a criatividade. Fiquei com vontade de ler o livro para saber como é a narrativa, gosto muito quando crianças acabam encontrando algo suspeito já no começo da história :o
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu não conhecia a obra e fiquei muito interessado. Estou lendo muitos thrillers desde o início do ano e não quero parar com esse gênero no momento, por isso irei dá uma oportunidade a essa obra e fazer a leitura o mais rápido possível. O fato do autor escrever bem e ter criado uma história original me anima muito! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    As vezes dá mesmo uma certa enjoada mesmo, no meu caso estou começando a ficar com vontade de ler mais policiais, gostei bastante da premissa do livro, esses casos que são investigados hoje mas que aconteceram muito tempo atrás são bem legais mas bem complicados também, fica anotada

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Achei interessante a premissa com passado e presente interligados. Fiquei curiosa para descobrir como a trama se desenvolve e qual a ligação entre os fatos.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ká.
    Adoro livros policiais inteligentes e adorei conhecer mais desse livro. Acho sempre bom fugir um pouco dos livros americanos e dar uma chance a escritores de outros países. Por isso já quero ler esse livro! Achei os nomes super curiosos, mas fiquei um tiquinho receosa desse lance das aspas nos diálogos. Espero lidar bem com isso!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamila! Quando você falou em Islândia, pensei no time de futebol que foi a sensação da Eurocopa, com aquela torcida maravilhosa, a sensação de que todo mundo era parente ou se conhecia. Até queria a camisa deles pra minha coleção! E quanto aos nomes, depois que li alguns livros sobre Mitologia Nórdica já não acho tão estranho - só fico imaginando como se fala. A trama parece instigante e do tipo que só te "liberta" quando termina. Não conhecia o autor. Obrigada mesmo pela indicação!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Bom, esse não é o tipo de leitura que me agrada, mas a sua resenha me deixou muuuito curiosa a realizar a leitura.
    Dica anotada.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila.

    O livro parece surpreendente através da sua resenha. Eu fiquei bastante curiosa pelo livro e ressaltando o único ponto negativo mostrando que não há travessões nas falas, acho que pode deixar de lado, porque a história tem tudo para entrar na minha lista de favoritos. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamila!
    Antes de mais nada, digo apenas que li o nome dos personagens bem por cima mesmo porque realmente não são minimamente fáceis para nós, e se você disse que as outras cidades são ainda mas complicadas do que as que você citou, já sei que seria uma leitura que me irritaria só por confundir os nomes à todo momento se fosse fazê-la, mas, enfim, rs. Bom saber, apesar disso, que a história é bem desenvolvida e prende a atenção durante a leitura, ainda que com breves ressalvas e seu enjoo do gênero, rs. Só fico me perguntando seriamente o motivo das editoras sempre lançarem livros policiais fora de ordem por aqui, já que você falou que esse é o quarto livro da série desse detetive. Que complô é esse? Só pra dificultar nosso envolvimento com o personagem às vezes, rsrs. Não é uma leitura que me chame a atenção justamente pelos nomes, mas o fato do escritor ser da Islândia até me deixa curiosa porque tenho lido pouquíssimo fora do eixo EUA/Brasil/Inglaterra. Se um dia me deparar com a oportunidade da leitura, lembrarei da sua resenha como incentivo para lê-lo. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  11. Oie amore,
    Nossa faz tempo que não vejo um título de livro despertar tanto interesse em mim e ser tão intenso.
    Mas, a vontade de ler fica só no título e na capa, porque lendo a sua resenha não me atrai pra ler não, então, passo a dica!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    No começo da sua resenha, eu torci um pouco o nariz para essa história. Acho que a falta de costume, pois já faz um tempo que li algo do gênero pela última vez. Contudo, achei a premissa o máximo e fiquei intrigada com o rumo da história.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii Kamila, tudo bem? Sua resenha ficou maravilhosa, adorei conhecer essa obra e já quero MUITO realizar a leitura. Achei a premissa bem interessante e não lembro de ter lido algum livro que se passa na Islândia! Já quero :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamila
    Ainda não tinha visto resenhas desse livro, nem o conhecia. Adoro suspense policial, então já me interessei, ainda mais sabendo que é bom. NO momento eu ainda não enjoei rs

    ResponderExcluir
  15. Hey!

    Não conhecia o livro, nem tinha ouvido falar, não sou aquela fã de livro de romance policial (confesso que os poucos que li não me atraíram) e o livro não me atraiu tanto. Vou passar a dia, obrigada...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ka, tudo bem??
    Menina devo confessar que nunca tinha ouvido falar neste livro e para ser bem sincera, não me interessei pela leitura. Eu gosto muito de romance policial e de suspense, mas o livro tem que chamar a minha atenção de alguma forma. Inicialmente na sua resenha eu não curti muito a descrição do personagens, fiquei um pouco cansada só de imaginar eu lendo este livro, seria um que eu desistiria facilmente, mas depende muito do leitor não é mesmo... mas valeu pela sua experiência, porque percebi que curtiu a leitura. Xero!

    ResponderExcluir
  17. Parece ser bem interessante, especialmente por se rum lugar com uma taxa de homicidio bem baixa. Adorei a premissa e já me interessei pelo livro. Obrigada pela resenha, e tô indo ler a entrevista rs.

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!!

    Eu não conhecia esse livro e na realidade não faria muita questão de ler no momento.
    Eu tô meio de bode com policiais e imagino o quanto vc deve tá de ressaca hahahaha.
    Gostei da Resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Enjoar, quando se lê muito um gênero, acontece, dê um tempo e quando retornar a eles vai adorar. XD

    Que país pequenino, que legal! O trem da pizza, super apoio o presidente, e olha que eu gosto de abacaxi, mas não rola essa mistura, não! XD

    Quanto ao livro, eita, quanta "treta" (problema),gostei. Dica mais do que anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Heiii, tudo bem?
    Gosto mto de conhecer novas obras literárias e ainda nao conhecia o livro "O Silêncio do Túmulo".
    A ideia do livro é interessante, desde a sinopse já me motivou a ler e conhecer mais.
    Muito boa a resenha, gostei do que falou do livro e acho que vou gostar tb como vc.
    Também gosto mais de travessão para indicar falar, aspas me confundem mto.
    Mas ainda assim é uma ótima dica e a capa está tão linda, adorei a arte.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    A primeira coisa que pensei foi: Como pronuncia esse nome meu Deus?! kkkkkk
    Confesso que esse gênero eu não tenho muito contato, mas quero sair um pouco da minha zona de conforto e ser surpreendida, de modo que sempre anoto as dicas rsrs
    Estou curiosa para saber o que você nos trará a partir de agora no blog!
    Fiquei pensativa tentando saber como ele conseguiu criar tudo isso já que em seus país não tem quase homicídios. Ele deve ter feito muita pesquisa.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!
    Infelizmente esse não é um genero que me agrda e que nem estou acostumada a ler, mas sua resenha me deixou bem curiosa, pretendo sair um pouco da minha zona de conforto, vou anotar esse livro na wishlist.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Confesso que ainda não sabia sobre o livro, assim como é o quarto volume de uma série.
    Vou anotar essa dica para poder conferir futuramente, assim como encontrar os livros anteriores e assim conferir todos em sequencia. Uma ótima indicação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  24. Hm, confesso que não achei lá tão original assim. Acho que é, na verdade, bem comum colocar os investigadores em algum tipo de conflito pessoal.
    Eu adoro o gênero. Faz tempo que não leio algo do tipo, mas com certeza daria uma chance, apesar da fórmula já ser meio conhecida :)


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito fã de livros dos gêneros, porém essa questão de ser original e autêntica me chamou atenção. Confesso que também me vejo começando em romance policial por causa do James Patterson. Acho as sinopses dos livros deles fascinantes. Adorei a resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Kamila, achei interessante a história se passar na Islândia porque é diferente do que já estamos acostumados, mas a história não desperta minha atenção.
    É que romance policial não faz nada meu estilo.

    ResponderExcluir
  27. Oiii!
    Que resenha maravilhosa a sua, muito bem escrita e explicada.
    Não sou de ler romances policiais, até tem alguns na minha lista, mas eu gosto bastante de filmes e séries policiais, então quero começar a ler mais do mesmo.
    Fiquei realmente interessada em ler esse livro.
    Tanto para saber do desfecho, como para conhecer mais do País.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Não conhecia a obra, mas so pelo nome já fiquei interessada. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  29. Até gosto do gênero, mas poucos livros me interessam. Esse, por exemplo, não me atraiu, apesar de me fazer ficar curiosa pra saber o que acontece e de quem os ossos pertencem.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)