Olá!

Depois de uma breve pausa, volto para cá para mais um Vida Literária! Dessa vez, eu convidei a Ana e a Raíssa para conhecerem uma leitura mais forte, que, pela convivência que tenho com elas, sei que não é um estilo que elas leem com frequência. Há alguns meses, eu fiz a resenha do filme O Segredo dos Seus Olhos, com o Ricardo (lindo) Darín, que é baseado no livro La Pregunta de Sus Ojos. Lá, eu disse que o livro não foi traduzido para o português. Mas, para minha surpresa, foi sim! E é dele que falarei hoje.
Skoob | Cultura | Saraiva

O livro O Segredo dos Seus Olhos, escrito por Eduardo Sacheri, basicamente conta a história de Benjamín Chaparro, que tem um cargo no Poder Judiciário argentino, mas como eu não entendo o sistema deles, digamos que ele um funcionário público, pra facilitar o entendimento. Assim como no filme, ele é chamado para cobrir a perícia no corpo de Liliana Colotto, que foi estuprada e morta. Ricardo Morales, marido de Liliana, e Chaparro acabam se afeiçoando.

Nesse meio tempo, uma jovem estagiária chamada Irene chega na jurisdição onde Chaparro trabalha. Óbvio que ele se interessará por ela, mas a diferença de idade (10 anos) e a timidez dele farão com que ele guarde esse segredo. Por 30 anos.

Assim como no filme, o assassino de Liliana é preso e depois solto via anistia. No livro é melhor explicado o motivo da saída. Spoiler: realmente, durante a ditadura argentina, um determinado preso comum ganhou a anistia, junto com vários presos políticos. Palavras do autor. O tempo vai passar e Chaparro vai se meter em encrencas, ao mesmo tempo que seu amor por Irene cresce.

E depois de 30 anos e várias aventuras, Chaparro vai se aposentar e aproveitar o tempo livre para escrever um livro sobre o caso de Liliana. O sentimento que ele tinha por Irene, agora juíza, não mudou um dia sequer. Ele vai revê-la no local de trabalho, e será uma máquina de escrever Remington com a letra A quebrada que reviverá tudo o que ele sente por ela.
Benjamin e Irene, no filme. Shipps estão autorizados.
Sou suspeita para falar quando o assunto é literatura latino-americana. Gosto muito do que nossos vizinhos produzem. E se o filme correspondeu às minhas expectativas - antes mesmo de saber que era derivado de um livro - imagine então minha alegria ao terminar de lê-lo! Primeiro que, quando minha amiga do trabalho disse que tinha e-book, mas parei o que estava fazendo para garantir o meu. Como tenho muita coisa pra ler, eu ia adiar a leitura, mas como era minha vez de escolher o livro para o Vida Literária, nem pisquei.

O filme foi bem fiel ao livro, mesmo em algumas cenas terem trocado o personagem - no livro a cena foi com X e no filme com Y, por exemplo - ou a mesma cena ter rolado de jeitos diferentes. Mesmo com as 212 páginas, Eduardo conta uma história tão incrível que nos prende do começo ao fim. Não há pontas soltas, ao longo das páginas vamos tendo uma amostra de como era a Argentina nos tempos de Onganía - que não era muito diferente da nossa ditadura. Em vários momentos me senti como se estivesse ao lado do Chaparro.

Aliás, Pablo Sandoval, que é a melhor pessoa, está aqui. E muito mais relevante do que no filme. Apesar de beber como doido, ele é um cara perspicaz, foi crucial em vários momentos durante a obra. Já a Irene aparece menos no livro do que no filme. Aliás, praticamente revi o filme enquanto eu lia.
Benjamin e Pablo Sandoval, melhor pessoa.
Como dito, li a edição digital da Suma de Letras. Eu não gosto de capas de livros que replicam pôsteres dos filmes. Primeiro que já não gosto de rostos em capas, pôster então, menos ainda. Mas, quem está na capa é o Ricardo Darín e a Soledad Villamil, aí eu tive que abrir uma exceção. A capa é tão linda... Sobre edição, por ser e-book, não tenho muito o que dizer.

Mesmo sendo um livro sério, ele te arranca algumas risadas, sem contar que você torce para que o Chaparro se resolva com a Irene. Enfim, Sacheri nos brinda com uma excelente história de justiça, vingança e, por que não, amor? Livro recomendado - e o filme também, claro. Até porque, se o livro virou filme e o filme ganhou um Oscar, não é de se desperdiçar a chance, não é mesmo?

A escrita do autor é incomum e fora do padrão, o que pode afastar leitores de best sellers contemporâneos. Mas o filme que é uma adaptação do livro até ganhou um Oscar, o que prova sua qualidade. Esse definitivamente é um livro que tira o leitor da inércia e amplia suas percepções, foge do que está acostumado. Pelo menos foi assim para mim. (Raíssa)

Diferente do que eu imaginava, O Segredo de Seus Olhos é um livro denso e envolvente. O fato dele ter um narrativa mais lenta do que estou acostumada atrapalhou um pouco no inicio, mas depois valeu a pena. É um livro bem escrito e cumpre seu papel de romance-policial, focando mais no policial. (Ana)


21 Comentários

  1. Oii!

    Acho que essa é uma boa dica pra quem quer explorar uma estória diferente e bem escrita.

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei recentemente a ler mais literatura latino-americana, e estou tendo experiências muito boas. Adorei sua resenha de O Segredo dos Seus Olhos e agora fiquei empolgadíssima para lê-lo! :D Espero ter a oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ka!
    Confesso que mesmo com sua resenha tão positiva, o livro em particular não me chamou atenção. Não curto muito temas investigativo, tanto em livros quanto em séries. Sempre acabo desestimulado. Não tenho paciencia para o mistério que se arrasta.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamila,
    Terceira resenha que leio desse livro e me sinto tentada a lê-lo.
    Será algo mais denso e lento, mas a premissa me agrada.
    Ou vou assistir ao filme, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não conhecia o livro e nem o filme e infelizmente a premissa não me conquistou muito. Concordo com vc a respeito de livros com a capa do filme... bom! concordo em partes kkkkk algumas capas eu até curto, mas definitivamente essa não é uma delas.
    Amei sua resenha,muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  6. Oie, achei a premissa desse livro interessantíssima. Eu ainda não conheciavo livro ou o autor mas já quero ler imediatamente.
    Mesmo com uma leitura mqs lenta eu curti o enredo.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Romance com um toque de humor, ainda com discussões sobre justiça e vingança? Um prato cheio pra quem gosta de histórias bem escrita - espero que o autor trabalhe bem o enredo. Gostei muito da sua resenha e fiquei curioso com a obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Fiquei muito feliz com a leitura, foi diferente do que estou acostumada e muito proveitosa. É bom sair da zona de conforto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oiii Kamilla, como vai garota?
    Eu realmente tenho muita vontade de ler essa obra, ainda não tive oportunidade, mas depois dessa sua resenha me atraiu muito e quero desvendar esses mistérios e matar minha curiosidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Acredita que ainda não conhecia o livro e nem o filme? E olha que gosto de enredos nesse estilo.
    Gostei de saber da fidelidade do filme quanto ao livro. Adorei conhecer.
    Eu não ligo para capas com imagens de filmes.
    Adorei a dica!

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Olá, ótima resenha.
    o filme e o livro não me chamou tanta atenção, acho que entre os dois iria preferir o lviro mas sim por causa da quantidade de história sobre a argentina antigamente, adoro história, seja do nosso país ou de outros.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamilla!
    Não sabia que esse filme tinha sido baseado em um livro (estupidez minha, né? quase todos os filmes são!). Mas adorei saber e quero ler o livro também, achei o filme muito bacana e pela sua resenha, o livro é ainda melhor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila! Acredita que eu nunca li nenhum livro argentino? Mas me interessei por este. Ele parece ser muito bom e muito bem escrito. Sua resenha despertou em mim interesse fe ler mais livros latinos. Acho que falta divulgação deles aqui no Brasil, por isso não ouvimos falar. Eu tbm não gosto de livros com capa de filme, mas como vc disse que esse livro é bom eu vou abrir uma exceção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, realmente não conhecia nem o filme e nem o livro e no início imaginei algo completamente diferente. Conforme fui sabendo mais sobre a obra passei a gostar e até me interessei, mesmo que fuja do que geralmente leio. Achei bem interessante essa história com uma temática forte (Assassinato e estupro) e esse amor conservado por tanto tempo! Me despertou o interesse e definitivamente quero ler assim que eu tiver um tempinho.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Oi linda,

    Gostei bastante do enredo e dessa história de amor que conquista todos com essa delicadeza e drama.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Muito bom ler algo bom e gostamos. Não sabia que tinha filme e ainda ganhou o Oscar, estou totalmente por fora. Anotei para assistir em breve.
    Não sei se teria coragem de ler, quem sabe em outro momento.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  17. Olá Kamila,
    gosto de um bom romance policial, e gosto bastante dos livros da Suma de Letras. Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas se além de ser adaptado ainda ganhou o Oscar deve ser bom mesmo rsrsrs
    Apenas quando vc comentou é que reparei que não costumo ler autores latinos, será que estou perdendo algo?! Me deixou curiosa.
    Como tenho muitos livros na minha lista de leituras vou ficar com o filme.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  18. Dá até vontade de abraçar a TV quando uma adaptação sai fiel ao livro né? A gente até assiste de novo só p garantir que foi certinha msm.... Gosto de alguns livros latinos, especialmente os da Allende, mas estou bem focada nos nacionais este ano. Essa premissa para ser ótima e pelo seu texto parece ser uma delícia de livro. Na dúvida, está anotado para que eu possa tentar ler. Se n der, cato o filme. ;)

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Que bom que você encontrou o livro, alguns não são bem divulgados e a gnt acaba conhecendo pelos filmes, tem alguns filmes que eu também não sabia que foram baseados em livros. Gostei da história e acho que vou ver o filme primeiro pq tenho muitas leituras empacadas, e já que a adaptação é bem fiel ao livro vou matar a curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Já assisti o filme junto com um amigo Argentino, gente e amei muito. É lindo demais. Eu nem sabia da existência do livro, acrêdita? Quero ler logo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Ka,
    Eu acho tão gostoso quando nos apaixonamos por um filme e descobrimos que ele é uma adaptação de um livro e ter o prazer de ler a obra.
    A história me parece bem bacana, e fiquei bem curiosa com o porque dele carregar esse amor por 30 anos e não se abrir com ela!

    Ótima resenha!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)