Olá!

Trago para vocês a resenha do primeiro livro que recebi da Lendari, parceira do blog. É o livro Quando a Selva Sussurra - Contos Amazônicos, que como o nome já diz, tem como pano de fundo a Amazônia e seus segredos. É uma antologia com contos escritos por diversos autores. E já tem versão digital em todas as plataformas - Amazon, Google Play, Kobo e derivados.

Esse é o primeiro livro de contos que leio em 2016. Eu recebi da Lendari, uma jovem editora amazonense que tem tudo para dar certo! É o primeiro livro da editora, então li sem expectativas. Foi uma leitura maravilhosa, onde pude ler e reler diversas personagens folclóricas, como Matinta-Perera (apareceu várias vezes, rs) e o Curupira (fiquei com medo).

Os contos foram escritos por autores locais sobre histórias locais. Sério, como o Amazonas têm uma cultura maravilhosa. Eu e muitos que moramos no eixo Rio-SP só consumimos o que é feito aqui, às vezes o que vem do Sul e muito do que vem de fora. Mas lá no Norte têm autores incríveis que escrevem muito bem!

Cada texto começa com uma ilustração - segundo a ficha técnica, todas foram feitas por Rafael Rodrigues e Animeniac Xmao - que já diz o que devemos esperar da história. A coletânea foi organizada por Mário Bentes, que assina os contos "A índia que não temia a Noite", em que dois índios se apaixonam, mas não podem ficar juntos porque a índia tinha uma pele albina, ao passo que o índio tinha a pele queimada. (Claro que não é só isso, mas se eu conto mais, conto a história toda.). e "Manaos Railway", um conto que evoca os áureos tempos do Amazonas (às custas da borracha), através do seu Antonio Carneiro.

Poderia falar um por um dos textos, mas vou me ater só àqueles que mais curti: Filhos de Boto (pg. 67), A Longa Noite de Antonio Félix (pg. 81), A casa 26 (pg. 153), além dos já citados contos escritos por Mario Bentes. Os contos da foto são, de cima para baixo: Olhos de Icamiabas (pg. 107), Filha de Icamiabas (pg. 27), Manaos Railway (pg. 177).

Falando sobre a editora, a Lendari é bem nova no mercado - surgiu em 2014 - porém, ousada. Seu segundo lançamento foi essa antologia, voltada para contos que retratam histórias que, pelo menos, boa parte do país conhece, mas, que não são tão visados assim pelo público, só são lembrados no dia do folclore e olhe lá.

E, por ser nova, espera-se que ela faça um trabalho razoável para bom. Por que penso assim: se a editora é nova, ela não tem tantos recursos de edição, capistas, revisão e etc. Mas me enganei, o livro está com uma qualidade impecável! Não perde em nada para as grandes editoras do país! Não localizei erros de português, capa bem desenhada, condizente com a premissa, folhas amareladas e fonte Times New Roman em tamanho agradável, que minha miopia agradece, rs.

Esse é o segundo livro publicado pela editora. Em 2016, eles estarão na Bienal de São Paulo para lançar três livros. Porém, para que isso seja possível, a Lendari conta com a ajuda de seu público. Ela está fazendo uma campanha no Kickante (clique aqui para colaborar). Precisa-se de R$12 mil e, até o momento, pouco mais de dois mil e duzentos reais foram arrecadados. A editora estipulou como prazo o dia 30 de abril. Caso você colabore, você receberá um mimo por parte da editora. E se a editora não conseguir o dinheiro no prazo, o valor arrecadado é devolvido!
Portanto, todos, se puderem, colaborem! Eu doei, mas se você não puder doar, compartilhe, lembre-se que as redes sociais dão um boom impressionante em qualquer campanha. Então, fãs de literatura fantástica, realismo mágico e ficção científica, esses livros são para vocês! E mesmo que você não curta um dos gêneros citados, não custa nada divulgar essa promoção tão bacana!!


33 Comentários

  1. Gente eu morro de medo até hoje do Curupira. Sério, apesar disso, iria ler o livro sem problema, sou fascinanda por contos e um que tem tanto do nosso País é uma mobra que merece atenção. Gostei das ilustrações dão um charme a parte.
    Eu também doei, acho a iniciativa ótima, fiquei sabendo que precisava dos 12 mil e fui doar. Já ajudei com outras publicações assim também sabe
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Acho a proposta do livro bem interessante pra quem curte livros desse genero.
    A campanha da editora é bem interessante e com certeza irei doar.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Que demais saber desse livro <3
    Eu gosto desse estilo de livros porque são ótimos para leituras rápidas e saber que outras culturas são abordadas, é sensacional.
    A resenha está ótima.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Achei a edição muito bonitas, com essas ilustrações e a capa.
    Não sei se leria porque não sou muito fã de contos.
    Mas achei a proposta do livro de modo geral muito legal, por falar do nosso país!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ual que diagramação, capa e que lindeza na verdade heim?
    Espero que a editora prospere muito.
    Infelizmente não me atraio pelo gênero, já li tanto sobre quando criança que não gosto mais. Porem que bom que gostou e isso que importa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi..
    Adorei as ilustra do livro, são atrativas..
    Sucesso p editora, espero que consiga o valor pedido.
    abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamila!Tudo bem?
    Para um segundo lançamento a edição está linda! A editora é amazonense e o título do livro tem tudo a ver. Sou bem chega aos contos folclóricos. Lia muito na infância, então por isso tenho certa afeição. Muito sucesso para a Lendari!!

    Beijos!


    Está rolando promoção no blog ---->>> http://estranhoscomoeu.com/2016/04/05/sorteio-batman-ou-superman-escolha-seu-time/

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamilla!! Não conhecia a editora e ja amei esse nome. Poxa, muito bacana que autores regionais se reuniram para escrever sobre as lendas locais. O Brasil é rico em histórias, e isso tem que ser explorado na literatura. Eu gostaria de ajudar agora, mas não estou podendo. Com certeza vou compartilha. Esses outros títulos estão com capas maravilhosas!! Vou torcer pra dar tudo certo. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não sou muito adepta de ler antologias, ainda que as ache bem bacanas, raramente as leio.
    E eu não ou muito adepta de Curupira e essas criaturas que, pra mim, me causa certo medo. rs
    Enfim, ainda assim, como disse, acho a proposta bacana, se vir a ter a oportunidade, quem sabe não leio.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi falar desta editora, justamente quando aderi a esta campanha deles pra publicação na bienal. Fiquei feliz por esta editora, o apoio local aos autores nativos é muito importante.
    Sua resenha ficou ótima, os livros da Lendari já estão na mha lista de leitura>

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hahaha ri com o "Curupira (fiquei com medo)" hahaha.
    E tenho que concordar com você, eu sou do Rio, e realmente lemos mais autores do sudeste e sul. Agora que fui conhecer a Ananda Veloso, uma baiana mara!
    "Quando a Selva Sussurra" parece bem interessante e é muito legal saber que temos algo nosso, rico em cultura brasileira, conquistando seu lugar.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Eu confesso que não sou o público alvo de antologias, por isso não leria. Mas não posso negar que o enredo dos contos parecem ser muito bons, além de nos enriquecer com nossa cultura e folclore. Para quem gosta, é uma excelente dica. Desejo que a editora consiga alcançar sua meta e os livros sejam publicados.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu gostei dessa ideia da editora, ajudando na publicação ou na divulgação dos livros. No começo sempre é mais complicado, mas com ajuda dá tudo certo! Gostei desse livro de contos, com histórias locais, deve ser interessante acompanhar essas histórias.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Tudo bom?
    Esse livro parece ser muito bom, tão diferente do que estamos acostumados né?
    Espero que a editora continue com livros bons e que consiga arrecadar o dinheiro necessário para a bienal.
    Adorei saber mais sobre o livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Que livro bom, a Amazônia é uma das mais belas e desconhecidos regiões do nosso país. É preciso que haja mais livros como esse, que apresentem essa maravilha para todo o país conheça mais um pouco da nossa maior riqueza.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Ka!
    Também recebi esse exemplar e confesso que estou com receio da leitura, não consigo me apegar a contos e isso acaba dificultando muito o desenrolar das páginas, sua resenha me deixou um pouco mais tranquila, vou tentar em breve

    Beijokas

    ResponderExcluir
  17. Olá Kamilla, realmente o norte é bem pouco explorado pela literatura contemporânea, gostei bastante da sua resenha na Amazônia tem tanta riqueza cultural que separar um livro com contos foi realmente uma bela ideia. As ilustrações estão lindas, e espero que a editora consiga arrecadar esses v dinheiro para seguir em frente, a lei Rouanet deveria servir para ajudar esse tipo de causa... Mas.... >.<
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Não conhecia o livro ainda mas parece ser bem legal para quem curte essa parte mais fantasiosa, não é o meu caso então não fiquei tão curiosa mas pelo enredo, parece ser uma boa leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem?
    Antologias não são o meu forte, mas admiro o trabalho realizado... eu morei no nordeste muitos anos e dançava em um grupo afro brasileiro, então tínhamos apresentações temáticas e o Curupira foi uma delas, o lado bom foi o conhecimento sobre a história cultural que tive... infelizmente o livro não chama a minha atenção para a leitura e desejo boa sorte para a editora... espero que ela atinja seus objetivos... Xero!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a tua resenha, mas como eu não gosto de antologias, contos e afins, passo a leitura...mas a dica é super interessante para quem gosta do tema né???

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá... que livro bacana.! Faz tempo que não leio contos e, principalmente, folclore brasileiro... é uma premissa bem interessante, porque existem muitos personagens no nosso folclore, mas quase não conhecemos!

    Parabéns pelo post e pela iniciativa!
    Bjs
    Keyla Vilela

    BLOG LEITURATERAPIA

    ResponderExcluir
  22. Não costumo curtir contos nem um pouquinho, mas esse livro me interessou por ter esse foco no folclore, e ser algo difícil de encontrar. É bom saber que mesmo sendo uma editora nova ela já se preocupa com a qualidade do livro e tem tanto cuidado com capa, diagramação e revisão. Fiquei com bastante vontade de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. poxa, não conhecia a editora nem o lançamento, mas fiquei super curiosa, pois leio pouquissima coisa relativa a cultura do norte... e por ser de contos, acredito que eu iria gostar do livro... vou tentar ajudar de alguma forma na campanha deles :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  24. Kamila, não conhecia nem livro e nem editora.
    Adorei as ilustrações e apesar de amar contos esses não conseguiram despertar meu interesse, infelizmente.
    Dessa vez passo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Olá Kamis, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro e nem a editora, mas fiquei bem curiosa! Não leio muita coisa com esse tema, uma pena né? Quem sabe não iria gostar? Vou tentar ajudar a campanha e divulgá-la também, espero que consigam!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  26. Também tenho parceria com a editora e gosto da proposta deles, fora que essa capa é linda, né? Lá no blog quem vai resenhar esse mesmo livro será a Paac, queria muito poder dar uma foleada, pois andei pesquisando algumas coisas sobre a editora e autores e curti o posicionamento deles. A proposta desse livro é exatamente o que o Brasil precisa, conhecer a própria cultura.

    ResponderExcluir
  27. Olá, que livro bacana, a capa é linda e a diagramação incrível...gostei do enredo que você apresentou, já anotei a dica aqui!

    Parabéns!!!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  28. Que livro incrível! Preciso ler. É extremamente importante que nós brasileiros conheçamos a ampla cultura existente em nosso país, de norte a sul.
    E espero que o pessoal da Lendari consiga arrecadar o suficiente no crowdfunding.
    Muito interessante os livros deles.

    ResponderExcluir
  29. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia a editora Lendari e achei a diagramação dela bem bonita.
    O livro Quando a Selva Sussurra parece ser bem interessante mesmo, apesar de eu nao gostar de ilustrações assim no livro, fiquei curiosa com a leitura.
    Um dia pretendo ler todos esses contos.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  30. Oiii!
    Faz tanto tempo que não leio um livro de contos! Adorei a dica que você deu, esse livro parece ser bem legal, e a diagramação e ilustração são lindas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Oiii
    O livro não me despertou interesse, mas achei a edição bem bonita.
    Achei legal também o projeto. Quero conhecer mais a editora lá na bienal.
    Bjus

    ResponderExcluir
  32. Olá1
    Eu não sou muito de ler contos e preciso e quero mudar isso, e cara eu tenho medo dessas lendas folclóricas rs' Curupira entre outros. Parece ser um livro muito interessante e com muito conteúdo. Parabéns aos autores e quem organizou o livro, é sempre bom conhecer mais outras culturas, ainda mais do nosso país!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  33. Oi!!
    Nossa não conhecia esse livro e já estou imaginando que deve ser bastante interessante esses contos.
    Ah eu quero esse livro acho o máximo ler sobre personagens folclóricos. As ilustrações são o máximo, vou procurar esse livro aqui na livraria.
    Amei a dica.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)