Olá!

Em abril do ano passado, escrevi um texto opinativo, onde eu falava sobre as pessoas que têm seus vídeos e fotos vazados na internet. Ele está disponível aqui. Pois bem, um ano depois, esse assunto volta à baila porque a Arqueiro acabou de lançar os livros Profundo e Intenso, da Robin York, cujo tema principal é a vingança pornô (revenge porn). E, através de uma blogagem coletiva, a editora quer transmitir a mensagem que a autora manda para todos.
Lá no meu outro texto, eu usei a Carolina Dieckmann como exemplo de pessoa famosa que teve suas fotos eróticas hackeadas para fins de extorsão. Mas, sempre tem um ou outro caso de vingança pornô passando no Datena ou no Marcelo Rezende. Vingança pornô é quando uma pessoa vaza fotos/vídeos íntimos de seu/sua parceiro/a - geralmente é o homem que divulga os "nudes" da ex-namorada, como forma de vingança. (Sentiram o cheiro do machismo?)

E se vocês acham que a Lei Carolina Dieckmann (clique aqui para conhecer) é fraca - ela não é fraca, é que o Código Penal não ajuda - pasmem, nos Estados Unidos, é legal! Imaginem que, no país onde todo mundo se espelha/inveja/idolatra simplesmente é permitido divulgar conteúdo erótico de terceiros!!!! E é isso que acontece com Caroline, protagonista dos livros Profundo e Intenso (logo abaixo eu deixo a sinopse). Dos 50 estados norte-americanos, só dois (DOIS) proíbem divulgação de pornografia não-consensual.

SinopseCaroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, tem que se defender da multidão de pessoas que a julgam.
Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa, tudo muda de repente. 

Bom, como fazemos parte de uma sociedade em que todos têm acesso à internet e smartphones, todo cuidado é pouco. Sabe o meme "manda nudes"? Então, ele é engraçado, mas só na internet. Vejam, se foi tenso pra Carolina Dieckmann, que é famosa - e viu o hacker ser identificado - imagina pra você e pra mim, que somos do povo e sabemos como a justiça funciona... Então, se você não confia tanto assim no seu namorado/a, sério, não mande nudes. Ou melhor, caso você goste de se fotografar, guarde para você. Não sou ninguém para julgar as pessoas que gostam (quem sou eu para isso?), mas você há de concordar comigo que, quando você não tira fotos assim ou tira e guarda as fotos, a chance de dar problema é menor, mesmo sabendo que a segurança digital brasileira é horrível e qualquer um - qualquer um mesmo - pode entrar no seu drive, ou roubar seu celular/câmera e assim ter acesso a tudo.

E sinceramente, não entendo as pessoas que gostam de mandar fotos/vídeos íntimos para o parceiro. Não é mais legal ver ao vivo??? Enfim, o alerta está aí e eu espero do fundo do meu coração que você jamais passe por isso (nem eu quero passar). Mas, se por uma infelicidade da vida isso acontecer, saiba que a culpa não é sua! A culpa sempre será do infeliz que divulgou sua intimidade. Sempre!

Pra encerrar, deixo um recado da Robin York, pedindo apoio da sociedade para que a vingança pornô se torne um crime nos EUA!



32 Comentários

  1. Olá,

    gostei da sua publicação, também divulguei o lançamento desses livros, eu não creio que o código penal não ajuda, não trata-se disso, o problema é a aplicabilidade da lei e os recursos que existem, o processo não é célere. Outra coisa, você compartilha fotos eróticas ou pornô tiradas com seu namorado ou esposo, com seu companheiro, é um risco as fotos vazarem, seja porque a relação terminou ou mesmo hacker, é algo complicado. Acho que se não quer correr riscos, melhor não tirar a foto, pois ele existe e é considerável, mas a opinião e pensamento vai de cada um! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu achei interessante abordar o assunto num livro.
    E fiquei bem chocada em saber que nos Estados Unidos não existe uma lei que imponha sobre intimidade vazada, por isso que nos filmes eles não dão tanta bola. Fiquei bem chocada.
    Acho que se acontecesse comigo iria surtar sabe.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Acho esse assunto muito importante. Muito legal trazer esse assunto em um livro. Mesmo com tudo que acontece tem gente que continua fazendo, então esse é um assunto que sim temos que estar sempre reforçando.
    Vou querer ler os livros, parecem ótimos!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu estou bem interessada pelos livros, acho que a personagem vai ter um desfecho melhor do que algumas vítimas reais desse crime que acabam se suicidando.

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Quando eu vi essa postagem, fiquei muito contente e até mesmo tocada pela vida de várias pessoas que foram sendo perdidas diante de publicações de mau gosto. Achei a ideia diferente do comum para ser escrito em um livro, no qual eu realmente me interessei. Irei dar uma olhadinha no seu texto.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post e a iniciativa da autor por falar de um assunto polêmico como esse e da editora por ajudar na divulgação!! Parabéns!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Realmente é um assunto polêmico e triste pois acontecem com muitas pessoas, muito legal um livro tratar desse tema que é bem atual.

    www.pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Não sabia que os EUA é legal espalhar esse tipo de fotografia. Acho um absurdo.
    Já vi muitas vezes esses livros por aí, mas não sabia do que se tratavam e gostei de saber que o foco é esse.
    Adorei seu post, é um tema que merece muita atenção.

    ResponderExcluir
  9. Que absurdo algo assim ser legal lá fora! Não sabia do tema dos livros e vou ter que ler! Me deixou muito curiosa para saber como a autora retrata o assunto.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  10. Pois é menina, eu também não entendo a graça de mandar nudes, mas enfim o conteúdo também pode vazar mesmo sem a pessoa ter enviado, ás vezes um aparelho quebra e vai pra manutenção e (nem sempre e nem todos) o técnico pode pegar essas imagens e vazar sem a pessoa nem mesmo ficar sabendo. Eu achei o alerta desses livros muito importante e esse tema precisa ser discutido com mais seriedade.

    ResponderExcluir
  11. "Sente o cheiro do machismo?"
    De longe amiga!
    Concordo em relação ás leis, infelizmente elas são falhas. No Brasil então, nem se fala..todas as leis do nosso país tem brechas que dão aos criminosos "vantagens" em que eles pensam que o crime compensa.
    É como você disse, se ficou dificil pra Carol Dickman que é famosa, imagine para nós, meras mortais?
    Infelizmente o homem ainda acha que a mulher é sua propriedade,e que ele pode se vingar por que ela não atendeu aos seus caprichos...
    A editora está de parabéns por criar a blogagem coletiva, e a autora por abordar o tema, adorei. Já anotei a dica dos livros para ler.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  12. Incrível como com tanta informação disponível hj em dia, e tantos casos conhecidos e privados, os jovens continuam fazendo esse tipo de besteira, e o pior, perseguindo e julgando as meninas que são VÍTIMAS desse CRIME, como se as culpadas fosse elas - isso tem até nome Slut Shaming (algo como "humilhar a puta" em inglês). Triste,vergonhoso e assustadoramente comum, um bom tema, esse livro deveria ter leitura obrigatória nas escolas de Ensino Fundamental e médio.

    ResponderExcluir
  13. Concordo contigo, todo o cuidado é pouco! E se o celular for roubado, ficamos nas mãos de estranhos? Sem contar os casos de namorados de má índole!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  14. depois quando eu falo que a mídia social vem pra trazer muito coisa ruim, brigam comigo!

    claro que tem coisa boa, mas essa exposição é meio perigosa né.
    uma amiga está louca pra ler e resenhar esses livros, achei o tema forte e complicado, vamos ver como ficam essas resenhas...

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Acho que quando vocês diz para as pessoas não tirarem fotos de si mesmas é a mesma coisa que dizer para uma pessoa não sair com determinada roupa na rua para não sofrer assédio. Essa não é a solução.
    A solução é que as pessoas passem a ter mais consciência e deixem de divulgr as particularidades de seus ex-parceiros, ou parceiros atuais sem a permissão dos mesmos.
    A questão deve ser amplamente discutida e esse tipo de ação deve ser cada vez mais feita, para que quem tenha que mudar de atitude seja quem está fazendo algo de fato errado, que é expor as pessoas por maldade.

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi kamila, tudo bem?
    Fui lá ver meu comentário na postagem do ano passado e fico feliz que eu tenha mudado bastante desde então. Antes eu pensava "tirar foto para quê?" "tem que se proteger". Eu ainda acho que devemos nos proteger, mas não acho mais que a solução é não tirar as fotos. Nudez é natural e lindo. E a gente não devia se envergonhar disso. Mas só quem pode decidir se quer fotos e vídeos espalhados por aí é a própria pessoa. Mas eu realmente gostei do tema abordado, a gente precisa alertar que é crime e se a gente ver, precisa denunciar, caso contrário, somos cúmplices também.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, me admira muito a atitude e originalidade dessa autora. Nunca vi nada parecido, realmente me interessei muito na obra.
    Tenho tanto nojo dessas pessoas que divulgam fotos íntimas de terceiros, principalmente quando se trata de uma ex-parceira, pois a parti da hora que ela o enviou isso mostra o quanto ela confiava.
    Já vou até pesquisar mais sobre os livros, estou até pensando em ler.
    Beijos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Kamila, concordo muito com você.
    Nada a ver mandar foto ou vídeo intimo. É bem melhor ver pessoalmente, é roubada se deixar filmar ou fotografar assim.
    E sim, a pessoa que passa por isso tem que entender que é vítima e não tem culpa de nada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Eu achei bem interessante esse post até porque não conheço nenhum dos dois e fiquei bastante interessada em ler, para conhecer melhor sobre o assunto. Mas acho que a dona da foto também é culpada por ter tirado. Se não quisesse correr o risco, não faria isso.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Olá parabéns pelo post, muito bom! Fiquei pasma de saber que nos EUA não é crime! Isso deveria ser crime em todo mundo. Mas, também acho que as pessoas tem que ser cuidados, ficar se expondo dessa forma...Mas, como diz minha mãe, cada cabeça com seu guia...Beijos!


    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Kamilla, adorei essa ideia de blogagem coletiva principalmente porque quem mais visita blogs são jovens que são alvos geralmente mais fáceis pela inexperiência e medo de não serem aceitas. Super apoio e quero ler, absurdo no EUA ser algo permitido, é algo inaceitável, a autora ta super certa em querer mudar isso.
    Beijos parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem.

    Gostei muito desta blogagem coletiva, pois é um assunto importante e que deve ser discutido. Pois é absurdo alguém ter suas fotos, vídeos exposto sem sua autorização. E ainda ter que aguentar o julgamento de alguns, para mim tem que haver punição sim, pois é um crime, e fico feliz por esta lei Caroline D.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie
    muito legal você abordar aqui esse tema que ainda é bem polemico nos dias de hoje, eu não sei se teria mt coragem por medo de vazar e tal, mas realmente nunca é culpa de quem manda e sim da pessoa sem noção e tato que começa a mostrar para todos. Bem legal o alerta

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gostei de publicação e achei genial a ideia do livro de mostrar como isso é prejudicial e tentar "desincentivar" tal situação. Gostei principalmente da carta da autora a respeito.
    Chegou a dar vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  25. eu acho que se a pessoa quer mandar, mande. não condeno quem se deixa gravar ou fotografar. mas a pessoa que expõe por vingança é que tem que ser punida... apesar de me interessar pelo tema, estou meio receosa com o lançamento... só vendo resenhas pra formular alguma ideia... agora questão de capa, essas não me agradaram...

    ResponderExcluir
  26. Olá, o assunto abordado até que é interessante, mas eu não me identifico muito com esse tipo de leitura, acredito que essa obras irão agradar muito os fãs do gênero.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá! Achei muito bacana estes lançamentos da Editora. O tema sem dúvida é importante e precisa ser tratado com mais seriedade e responsabilidade por todos nós. Seu post ficou muito bacana adorei as informações que você acrescentou. Não sabia que lá fora isso era permitido. =/

    Um abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  28. Oi, conhecia os livros de capa, mas não sabia do que se tratava, achei bem interessante o tema abordado nos livro e fiquei com certa curiosidade em conhecer a obra.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá... achei bem legal essa iniciativa da blogagem coletiva... mas eu concordo com você que ao vivo é bem melhor... esse negócio de filmar... que fica só entre a gente não rola pra mim... nem foto... eu sou bem desconfiada... e posso morrer de amores.. mas nessa eu não caio de jeito nenhum... aliás... respeito a vontade individual de cada um... mas acho meio estranho ficar tirando a foto de si nu... aff... se olha no espelho e pronto rs... Xero!

    ResponderExcluir
  30. Devemos tomar um cuidado imenso com os snaps da vida. Sei de gente da minha idade (17) que teve fotos vazadas pq terminou com o namorado. Claro que foi errado o namorado passar, mas eu também não recomendaria uma garota da idade que eu citei tirar fotos e enviar. Mas cada um sabe o que faz, né? Respeito. Só acho estranho

    ResponderExcluir
  31. Oi, Kamila, tudo bom?

    A internet é realmente muito perigosa caso não soubermos usar direito, pois nossas informações, uma fez postadas, já estarão na rede pra sempre... E esse caso de Revenge Porn é realmente muito comum, infelizmente. Não sei porque as pessoas se sentem no direito de divulgar e vazar fotos e vídeos de outra pessoa só para se sentir "melhores"... Apesar que o ser humano faz tantas outras coisas sem explicações também... É um assunto bastante polêmico.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Kamila, tudo bem?

    Li outra resenha falando sobre esses dois livros, e gostei bastante de ler outra matéria sobre eles. Se tratando de um assunto tão sério como esse, acho importante ler/ter diferentes opiniões sobre.

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)