Olá!

Essa semana, li uma matéria no site do Diário do Grande ABC (quem mora fora de SP, o Grande ABC consiste nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano. E ainda tem Diadema e Mauá). sobre a presença e o apelo da autora Lygia Fagundes Telles durante uma reunião na Academia Paulista de Letras, em São Paulo.

Ela é bem clara na matéria: "Me leiam, não me deixem morrer". A matéria você confere clicando aqui. O apelo é para o leitor jovem, que, assim como eu, prefere ler os best-sellers internacionais - mesmo eu lendo nacionais, na minha prateleira domina o que vem de fora. Pois bem, no sábado 14, em mais uma ida a biblioteca, eis que encontro esse livro e, lembrando da matéria, não pude deixar de pegar emprestado. Vem conferir O Segredo e Outras Histórias de Descoberta, que, diga-se de passagem, é o primeiro livro que leio dela.

O Segredo e Outras Histórias de Descoberta é um livro de contos, tão curto que dá pra ler em duas horas (ou menos). São cinco contos em que crianças descobrem as primeiras sensações de ser adulto, como o amor, a dor da perda ou a traição. O livro tem 63 páginas. Os protagonistas de cada conto não têm nome, mas tem sentimentos que qualquer um de nós consegue se identificar. Cada capítulo possui uma ilustração, feita por Eloar Guazzelli.

O primeiro conto, Herbarium, mostra uma menina que se apaixona pela primeira vez, ao passo que ela brinca com as palavras. Enquanto ela busca folhas raras para um herbário, ela deixa de contar pequenas mentiras, para contar mentiras maiores, tendo em vista que está apaixonada pelo primo mais velho e que está doente. Esse conto eu não gostei, achei bem arrastado.

Depois vem O Menino. Aqui, o pequeno vai ao cinema com a mãe. Ele acha que vai ver mais um filme meloso, mas, na verdade, vai servir para que a mãe cometa adultério. O menino se sente traído, ao mesmo tempo que entende como é trair alguém. Eu gostei desse, fiquei com bastante pena dele, deve ser triste se sentir usado.

O terceiro conto é O Segredo, em que uma garotinha aposta com seu irmão se ela teria coragem de jogar uma bola em determinada casa e depois ir buscá-la. A casa em questão pertence a um grupo de prostitutas. Um lugar em que ela não deveria estar, mas acaba descobrindo um mundo novo, diferente de tudo que ela poderia ter pensado até então. Gostei desse, mas admito que fiquei preocupada com a menina, vai que algo de ruim acontece com ela?

Em seguida vem O Gorro do Pintor. Nesse conto, uma garotinha vai assistir a uma apresentação de música lírica com a mãe, mas ela fica impressionada demais com a performance da cantora, fazendo com que ela chore. Muito. Também gostei desse, ainda mais por mostrar como a criança se sente ao levar uma situação ficcional a sério.

E o último conto, A Rosa Verde, mostra uma garotinha que, após perder seus pais em um curto espaço de tempo, vai morar com os avós em um sítio de um tio. Enquanto isso, o avô quer criar uma rosa de cor verde. Gostei desse por retratar como uma criança reage à dor da perda. De um jeito simples e inocente.

O livro termina com uma análise de cada conto, escrito por Noemi Jaffe. E ainda vem com biografias básicas da autora e do ilustrador. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Lygia. Ela é simplesmente encantadora! Apesar de seus 92 anos, ela escreve como se tivesse coração de criança. Talvez seja por isso que o leitor jovem (me incluo aí) não leia tanto assim as obras dela.

Esse livro foi publicado pelo selo Seguinte, da Cia. das Letras. Foi feito um excelente trabalho de revisão (a própria autora revisou) e edição. Não encontrei erros e a capa está maravilhosa. Para quem gosta de contos e não sabe qual nacional ler, esse livro é uma ótima sugestão. E para a juventude, vou parafrasear um dos maiores sucessos de Alcione (rainha):

Não deixe a Lygia morrer, não deixe a Lygia acabar...

26 Comentários

  1. Legal Kamila!
    É um livro bem curtinho, deve ser tranquilo pra ler.
    Eu realmente não conhecia a autora, mas até que tenho lido muitos nacionais, então tô com a consiência tranquila! haha

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kamila.
    Eu não conhecia o livro nem a autora ainda para falar a verdade. Eu não leio um livro por ele ser nacional ou não. Eu leio um livro que me chame a atenção e me interesse seja por uma capa bonita, por um gênero que goste de ler ou por algum assunto que me interesse. Eu entendo que os autores nacionais queiram serem lidos mas acho que esse não é o caminho.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. oi

    Que legal contos curtos assim....
    não conhecia!
    Estranho os personagens não ter nome, sinto uma certa dificuldade de lidar com isso...

    Li alguns livros da autora e gosto muito da escrita dela....

    Olha eu também tenho mais livros de fora...isso precisa ser corrigido....

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  4. Olha eu não me senti muito atraida pelo livro não.
    A trama me parece boa, mas isso de personagens não ter nome. Como que vai identificar quem é um e outro? O.o Nossa, eu acho que ficaria maluca hahahahaa
    Mas mesmo assim pelo menos os contos são curtos e dá pra ler rápido, mas eu acho que esse ponto ai dos nomes é que atrapalha né? Mas mesmo assim eu acho que não leria, porque não estou na fase de ler contos agora. Preciso ler outros tipos de livros para sair de uma ressaca braba de romance =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-segredos.html

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Nunca li nada da autora mas quero, ainda mais esse que parece estar uma fofura, a capa e a edição estão lindas e sua resenha me deixou bem curiosa, espero ler em breve e curtir a escrita da autora

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi ...
    Nunca li nada da autora , mas , gostei da premissa de seu livro e fiquei tentada a ler :)
    Também leio nacionais , mas , minha estante predomina livros estrangeiros .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas os contos parecem maravilhosos. Eu gostei de todos!
    As histórias são muito envolventes e emocionantes.
    Eu anotei a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ká,

    Que apelo foi esse? Senti meu coração doendo por causa disso, sempre digo que devemos dá grande importância aos autores nacionais, e com certeza, depois desse apelo, vou comprar um livro logo dela para eu ler. Precisamos dá a devida importância aos nossos. Parece ser um livro curtinho, e por isso dica mais do que anotada.

    Beeijos e parabéns

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Eu não penso muito se o livro é nacional ou não. Se me chama a atenção entra na minha lista e eu leio.
    Não li a matéria, mas as vezes acho que os autores nacionais julgam demais quem não lê nacional - e eu sou da opinião de que o importante é ler, não importa o que. é claro que a gente pode dar uma ajudinha aos nacionais, mas essa de que o leitor tem que dar mais valor ao livro nacional para mim não serve. Dou valor os que gosto.
    E, infelizmente não sou a maior leitora de contos. Então, esse livro não me chamou muito a atenção.
    Ainda mais pelo fato dos personagens não terem nomes... Pode ser que faça sentido durante a leitura, mas sempre tenho a sensação de que falta algo. Então, esse eu passo.
    Quem sabe algum outro livro da autora me chame a atenção...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Nossa, que curtinho né? Gostei de como você escreveu a resenha, parabéns! Não ouço falar da autora por aqui, o que é uma pena, porque pelo que você escreveu ela é incrível. Irei procurar o livro, obrigada pela dica.
    Também não leio tantos nacionais assim, só leio aqueles que realmente me chamaram a atenção :/

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu leio muitos nacionais, mas para falar a verdade tenho diminuído um pouco a quantidade porque já tive que aguentar mimimi de autor duas vezes por causa de resenhas negativas no meu blog... dureza. Quanto a esse livro, não curto muito contos, então acho que não leria, e acredito que a autora poderia ter colocado mais contos nele... não ficou nem com 100 páginas, afinal, por serem histórias curtas. Mas achei legal isso das crianças descobrirem as primeiras sensações de ser adulto. E que bom que achou a escrita da Lygia encantadora e gostou de quase todas as histórias!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá Fiquei muito feliz com a sua resenha, É triste mas é pura verdade que hoje em dia os jovens estão cada vez mais lendo livros internacionais e séries. Então às vezes um autor bom passa despercebido no meio das enxurradas de livros, Gostei muito de conhecer a Cyntia pela sua resenha, A leitura de sua obra parece ser cativante.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Fiquei emocionada ao ler sua resenha, ao ler a matéria onde a escritora faz o apelo. Realmente, deixamos muitos escritores de lado. Vou retomar Lygia Fagundes Telles porque ela émuito boa. Obrigada mesmo pela sua iniciativa e por abrir os meus olhos.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Raramente leio livros de contos, mas achei essa premissa bem interessante e também já ouvi muitos elogios para essa autora. Com certeza quero ler um dia algo dela. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Isso que você falou de os livros internacionais dominarem as prateleiras é a mais pura verdade, é incrível a preferencia da maioria pelos livro de fora, até ano retrasado era muito raro eu ler um livro nacional, só obrigada mesmo, ainda bem que mudei ao longo do tempo, leio muitos agora, mas ainda não se compara a quantidade dos internacionais. Esse livro aprece ter contos mais delicados, lembra até um pouco O Caio Fernando Abreu, acho que vou procurar esse livro aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Li Lygia quando era beeem nova, lembro da escrita dela e gosto bastante. Concordo quando diz que devemos valorizar o que temos aqui, mas não podemos deixar de apreciar o que vem de fora também.
    Gosto de contos, mas não li esse :D
    Espero fazer algum dia :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ká,
    Nunca li nada da autora e me sinto até envergonhada depois desse apelo.
    Quando eu ainda estava na escola e vivia enfiada na biblioteca na hora do "recreio", costumava ler muitos nacionais, entre eles Martha Medeiros, Lygia Bojunga Nunes e qualquer coisa mais curta que desse para ler no pequeno intervalo, como poesias, contos e crônicas...
    Mas depois que cresci meu gênero foi mudando e desses o que leio ainda são crônicas, mas não são meu forte.
    Que bom que você aceitou o desafio e se propôs a ler algo da autora, é uma ótima ideia.
    A edição está bem linda mesmo, ainda mais com essas ilustrações.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Essa questão de livros nacionais x livros internacionais é um tema que vem sendo muito discutido.. e eu acredito que esteja começando a mudar a cabeça das pessoas. Há várias autoras brasileiras fazendo muito sucesso e figurando na lista dos mais vendidos. Não acho que seja apenas uma questão do jovem gostar mais de livro estrangeiro, acho que é um conceito brasileiro como um todo, de valorizar o que vem de fora, e não apenas os livros. Porém, esta questão, que é cultural, está mudando e já podemos ver frutos dessa mudança no mundo literário =)
    Já tinha ouvido falar da autora e de seu apelo e, na minha opinião, achei um pouco demais... Há muitos e muitos autores bons lutando para serem lidos, acho que não precisa apelar tanto....
    Eu não sou muito fã de livros de contos, e o fato de os personagens não terem nome não me atraiu muito, acho que faria uma grande confusão, rs.
    beijos!

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    os contos parecem bem tocantes, é icnrivel como não lembramos das nossas primeiras descobertas e acredito que é essa imagem que a autora quer passar: as nossas primeiras impressões do mundo.
    Gostei bastante da sua resenha e espero que um dia tenha a oportunidade de leitura. Beijos,

    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Tudo bom?
    Mesmo o livro sendo curtinho e sendo de uma autora nacional, infelizmente não chamou minha atenção, por se tratar de um conto, não me sinto atraída por esse tipo de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Kamila, sua linda, tudo bem
    Eu confesso que não sou fã de livros de contos, gosto de ler uma história por livro, bem desenvolvida, por isso não leria. Mas independentemente disso, adoro histórias com crianças e a do garotinho que foi ao cinema com a mãe e foi usado e o último conto A Rosa Verde, parecem bem tristes pelos sentimentos que eles terão que enfrentar, esses me tocaram.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Saudações literárias! Literatura nacional? Super topo! Amei sua resenha e já tinha ouvido falar da autora, porém que eu me lembre nunca tinha lido os livros dela. Vou marcar esse livro como desejado.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia o livro, não sou muito de ler contos, mas sempre que vejo e leio comentários sobre eu fico interessada. Esse parece ter contos lindos e que de alguma forma vão tocar o leitor. Quem sabe em breve eu não de uma chance?

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  24. Kamila, já li Lygia, mas na época da faculdade.
    E acho muito importante não deixarmos as histórias dos nossos autores nacionais morrer, temos que ler mais e dar mais valor.
    Adorei o livro de contos e me interessei muito em ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Nunca li nada dessa autora, então graças a deus não tenho nenhum trauma dela \o/
    Confesso que se fosse comprar pela capa ficaria de fora, pois ela remete muito a livros clássicos e antigos, mas adorei os contos que citou, eles são fortes e possuem ótimas mensagens.

    ResponderExcluir
  26. Olá

    Não conhecia a autora e nem o livro, amo contos e gostei da forma que foram organizados e tal, dica mais que anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)