Olá!!

Hoje trago a resenha de um ebook - o primeiro que li!! - que peguei grátis no APP do Kindle para Android. O ebook é um conto ficcional, claro, mas retrata uma situação que, com certeza, vocês já presenciaram ou presenciam: a gravidez na adolescência. O ebook é o Se Ele Vier..., da brasileira Janaína Vieira.



Aproveite e leia também o artigo da Janaína Vieira para o portal InfoEscola, clicando aqui.

Se Ele Vier... conta a história de duas amigas, Samara (Sam) e Tatiana (Tati). As duas são melhores amigas desde sempre. Elas moram no Rio de Janeiro, mas por causa do trabalho de seu pai, Sam é obrigada a se mudar para São Paulo. Tati permanece no Rio.

As duas trocam emails quase que diariamente - o livro aliás, é escrito em forma de email - e contam tudo o que rola nas duas cidades. Naturalmente, por serem duas jovens de 17 anos, acabam por namorarem. Sam começa a namorar Alex e Tati começa a namorar Du.

Entre as trocas de email, Tati descobre que está grávida. Seu mundo desmorona. Mas, como o raio nunca cai no mesmo lugar duas vezes, Sam também engravida. Elas reagem de formas diferentes, seus pais e sogros também.

Esse livro - bem curto, aliás, só 98 páginas - é um pouco confuso por causa da imensa troca de email entre as meninas - quase em sua totalidade - mas ajuda a refletir sobre nossos atos enquanto jovens. O livro serve como alerta: pense antes de agir! Mas como isso, às vezes, é bem difícil entre os jovens, o jeito é remediar. O final é surpreendente, tanto para Sam como para Tati.

Recomendo esse ebook, apesar do excesso de "vc" na história e uns erros gramaticais imperdoáveis. De resto, é uma boa obra, que nos faz pensar quanto uma gravidez antes do tempo pode ser inconveniente.




8 Comentários

  1. OOOiii,

    Ebooks Gratuitos <3 <3

    Eu sempre fui contra contos porque são curtos, mas estou mudando essa minha visão...Gostei da resenha, mas não leria.
    Uma pena que a autora não prestou atenção nos erros, será que não foi por causa dos emails adolescentes??


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamila!
    Parece um livro bem dinâmico.
    Vários anos atrás eu li dois livros que também retratam o tema da gravidez na adolescência: um é E Agora, Mãe? e a seqüência dele é E Agora, Filha?
    Ambos são muito bons também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamila! Fiquei com vontade de ler este livro! É bem diferente de tudo o que já li! Não consigo me ver grávida aos 17 anos. Acho que ficaria louca! Meus pais surtariam, mas tenho certeza de que depois aceitariam... quero ler para ver os dois lados da moeda! Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, bem curtinho mesmo.
    Fiquei até curiosa de ler.

    www.rockcomluxo.com
    www.youtube.com/natypottersena

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Acho que no caso os erros gramaticais foram de propósito, já que a maioria das pessoas na internet escrevem errado.
    É legal que seja curto, assim a história não se torna cansativa. Eu leria com certeza.

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
  6. Aaah os e-books, depois que eu entrei nesse mundo não quis mais sair! Desde o primeiro vieram tantos! Tenho uma relação de amor descarada e irrestrita pelo meu kobo!

    Gente, amo romances epistolares - baseados em cartas - adorei essa de um romances escrito com base em e-mails, moderno.

    O tema gravidez na adolescencia nunca se esgota e é sempre bom debate-lo, assim como sexo seguro, diga-se de passagem. Apesar dos erros de gráfia, que bom que gostou do livro.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li em e-books, ótima oportunidade me apareceu agora. Me parece meio estranho ler dessa forma, mas vai que eu experimento e simplesmente amo?!
    Amei seu blog, o meu é: http://doceneve11.blogspot.com.br bjs Gi

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)