Olá pessoal, como estão? Espero que bem!

Hoje trago minha opinião desse evento, um dos mais aguardados do ano, que é a Bienal do Livro SP 2014, que está no pavilhão do Anhembi e começou na sexta 22 de agosto e vai até domingo, 31 de agosto. Aí vocês esperam que eu diga maravilhas do evento, certo? Errado, muito errado!!!!!! Foi uma tremenda decepção!!!

Eu fui no sábado 23 e, na verdade tive bons momentos, mas no geral foi decepcionante porque:

Organização: na porta do evento não tinha ninguém para direcionar o público, tínhamos que seguir a multidão.

Na foto acima, senti o mesmo que sente a galera que usa a linha vermelha do metrô. Em algum lugar dessa calçada, há um degrau. Não sei exatamente aonde, já que fui carregada pela multidão.

Espaço: Como há muita gente (não é possível que ninguém previu que lotaria no sábado?!), o espaço físico dentro do pavilhão fica disputadíssimo e, acredite, fica difícil andar.


Só pra constar, no estande da Novo Século tinha o livro Eleanor & Park, no valor de R$ 49,90. Se vocês pretendem ir a Bienal para comprar, esqueçam, os livros são caros. Vi alguns comentários de pessoas no facebook dizendo que a Bienal só visa o lucro. Conferi. Essa galera têm razão, infelizmente.

Preços: aí em cima eu disse que os preços são caros. Se fosse só isso beleza, mas eu passei DUAS HORAS E MEIA no estande da Nova Conceito (sou fã porque tem as melhores capas) para pagar UM livro. E ainda por cima, a maquininha demorou a aprovar a compra. Quando eu consegui sair do estande, a fila já contornava todo o local. Sem contar que um dos locutores do estande ainda queria que o pagamento fosse em dinheiro! Pelo amor de Deus, estamos em 2014, eu não ando com dinheiro em espécie, pago no cartão.




Pelo menos o estande estava espetacular!! Garanti mais um livro da minha wishlist e ainda ganhei marcadores (porque fui cara de pau e pedi à atendente, que foi super educada) e um bottom do gato Bob <3

Vocês acreditam que demorei pra entrar no estande do Grupo Editorial Record e, quando finalmente entrei, ainda fui mal atendida???????

Pois é, o estande da Record lotou e só entrava aos poucos. Novamente, na hora de entrar, me senti na linha vermelha do metrô. Só entrei lá pra ver se tinha o livro O Jogo de Ripper, meu sonho de consumo desde seu lançamento, em fevereiro deste ano. Dei uma olhada e não achei, aí resolvi perguntar a uma funcionária:
- Boa Tarde, onde estão os livros da Bertrand Brasil (pra quem não sabe, a marca Bertrand Brasil pertence ao grupo Record)?
O que ela respondeu:
- OS LIVROS DA CASSANDRA CLASIE (ou Classy, desculpem os fãs, mas não sei como escreve), OS DE FICÇÃO E OS JOVENS ESTÃO TODOS LÁ (na parte da frente, minha direita) LÁ ESTÃO OS DE NÃO FICÇÃO (minha esquerda)!!
Quando pensei em perguntar se tinha o dito livro, um homem me cortou a frente e perguntou se aceitava determinado cartão (não reparei o nome). O que a funcionária respondeu:
- SÓ ACEITAMOS DINHEIRO, NO MOMENTO OS CARTÕES NÃO ESTÃO FUNCIONANDO! EU AVISEI AGORA HÁ POUCO!!!
Desisti e fui embora. As falas dela estão em maiúsculas porque ela gritou sem necessidade, já que todos se ouviam perfeitamente. E eu não vi ela avisando que não aceitavam cartão naquele momento. E eu não vi o livro em questão, se eu tivesse visto nem compraria, já que não levei dinheiro.


Esse estande também estava bonito.

Agora vamos aos bons momentos:

Conheci o autor Leonardo Medeiros enquanto estava na fila da Novo Conceito. Ele escreveu um e-book chamado "A descoberta Omni". Entregou marcadores e um panfleto com a sinopse. Disse que a capa foi feita por um fã, achei digna. Foi super humilde e fofo (além de ser lindo!) e tem apenas 21 anos!!


Tirei a foto com a Monica Parade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estande da Turma da Mônica.


Passei na Livraria Francesa, mas não encontrei o livro que uso no curso de Francês, mas comprei o "Le Petit Nicolas", que virou filme (O Pequeno Nicolau). Fofinho.


Essa é a minha opinião acerca da Bienal 2014 e, sinceramente, não sei se iria de novo. Espero as opiniões de vocês!!






19 Comentários

  1. Olá!!! Eu nunca fui na bienal, mas gostaria muitooo de ir. Qm sabe ano q vem no Rio, eu vou e como escritora? mas pelo q vi aí, tbm não ia curtir muito não. Não gosto de muita gente reunida, sem lugar para caminhar e tal. E tbm iam me perder nas vendas, pq não ando com dinheiro tbm. Só o básico. Mas é legal para conhecer autores neh? Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Eu vou fazer um post sobre isso. Não fui para comprar, até vi um unico que estava barato 9,90 mas era o segundo, o primeiro táva 21,90.
    Na entrevista que fizemos, descobri que as editoras, além de lucrar (o que não acontece, tendo em vista os quase 21.000 pelo estande) querem mostrar para os leitores quem são. Ex. eu conheço a Meg e os Livros, mas será que conheço a Editora?
    O objetivo é esse.

    Sobre o cartão chega a ser compreensivel, o local era fechado, não havia sinal de 50% das operadoras, 3G então, quase nenhuma, fora o tanto de gente que estava lá. Por isso a demora, eu até consigo entender.
    Sobre no FDS estar lotado, escolhemos o dia com mais autores famosos. Ia ser impossivel, andar. Quero ir na sexta de novo, (porque tenho um ingresso ainda), tentar pegar mais marcadores, encontrar mais autores e tentar fazer podcast.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa estava uma loucura mesmo, muita gente..
    Só acho que os organizadores tem como prever quantas pessoas irão comparecer e deveriam ter se preparado melhor.
    Ouvi inúmeros relatos de desorganização tanto do público quanto dos organizadores, não adianta só reclamar da falta de organização e se comportar sem educação nenhuma!

    Beijoos

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  4. Que pena que o evento foi desorganizado... eu era doida pra conhecer a Bienal, mas depois do seu post, a minha vontade passou, hehehe.


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho é conhecer a Bienal um dia. Pena que mesmo depois de anos, algumas coisas ruins ainda acontecem. Ninguém merece ser mal atendido! Tenha uma semana abençoada, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. poxa essa bienal ta bombando, queria ir!
    li bastante sobre a desorganização e superlotação, mas confesso que também queria ta nessa muvuca, tirando fotos, comprando, conhecendo blogueiros e autores!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu fui em 2012, e estava tão lotado. Eu acho bacana, mais esses eventos é tanta gente que até desanima. Além de cansar, quase não da pra andar e ver as coisas direito. É por isso que eu nem fui! rs









    Vem me visitar?!
    Beijo,
    Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse ano ainda não fui, eu vou no ultimo dia, mesmo sabendo que vou passar por um sufoco, parece que esse ano a bienal está decepcionando muita gente no quesito organização!

    Boa semana!
    http://fabilimablog.blogspot.com.br/
    Beijos Kami <3

    ResponderExcluir
  9. Deve ter sido ótimo, adoraria ter ido!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  10. Poxa, sério que foi ruim assim? A última vez que eu fui foi em 2010, era cheia, mas não tinha essa falta de organização toda! Uma pena...

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de ter ido,porém moro beeeem longe! adorei saber um pouco mais através de você.
    bjs,

    http://opslia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. ah deu uma vontade de ir conhecer
    mas eu detesto lugar lotado
    acho que morreria
    beijos blogdaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila! Eu fui no domingo com receio, porque passou na TV sobre a desordem que a feira estava no sábado. Eu achei bem mais organizado e foi super divertido! Estou louca para ir novamente em 2016. :) Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Achei interessante sua opinião,porque como não fui ao evento ,queria saber como o evento tinha se saído.
    Mas ano que vem vai ser no RJ (e eu moro lá) e espero que tenha mais organizado hehe.
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  15. Olá,esse evento parece ser muito legal! eu já ouvir falar,mas pena que não moro em São Paulo,pois adoraria ir em um evento como este. Hihi
    Beijos,da Gio!

    http://perfeitocliche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ai eu queria tanto ir , uma pena morar tão longe :/
    Um beijo, te espero no blog
    ⋙ ♥ Blog livros com café SORTEIOS

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente não moro por ai, sou de Pernambuco! :(

    Http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão e ótima terça-feira ♥

    ResponderExcluir
  18. Também fui na bienal (e no mesmo dia que você! haha). E concordo com grande parte das coisas que você disse. Livros caros, organização falha, pouco espaço. Estava difícil mesmo. Acho que ir em fins de semana não vale a pena não, só pra ver algum autor em especial... Mas enfim, foi bacana até. Beijão! ♥

    Garotas de Mustache

    ResponderExcluir
  19. Ufa, alguém que entende o sufoco que eu passei! Puts, foi MUITA decepção. Em 2012 (e todos os outros anos) foi super organizado, sem tumultos, consegui meus autógrafos de boa, os livros não estavam um absurdo de caros, mas esse ano?? Tudo o contrário :( Estou com vontade de não voltar mais na Bienal, pelo jeitos os bons tempos já foram... Uma tristeza para quem é fã de livros :/

    Beijocas ♥
    http://oitoestacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)