Olá!

Dia de romance policial no blog e finalmente pude conhecer Henning Mankell. Tudo bem que li o último que foi publicado aqui no Brasil, pela Cia. das Letras, mas a ordem dos fatores não altera o produto (acho) então confira a resenha de Um Passo Atrás.
SKOOB - Um Passo Atrás começa com três jovens desaparecidos após saírem para uma certa comemoração durante o solstício de verão. A mãe de uma das vítimas sabe que algo está errado e pede a ajuda da polícia. Porém, ao receber um suposto cartão postal de sua filha, a polícia diz que nada pode fazer, que os jovens estão curtindo uma viagem pela Europa.

Enquanto isso, na delegacia da cidadezinha de Ystad, Kurt Wallander e sua equipe estão preocupados com o fato de que o detetive Karl Evert Svedberg não apareceu para trabalhar. Ele nunca faltava sem avisar. Kurt também falou com a mãe da jovem desaparecida, mas não estava convicto de que algo estava errado. Até descobrir que Svedberg fora encontrado morto em casa.

Algum tempo depois, os corpos dos jovens foram encontrados. Eles estavam em uma reserva natural, fantasiados com trajes do século XVIII e com tiros certeiros na cabeça. Desde então, Kurt sabia que algo estava errado e que a mãe de uma das vítimas – eram um rapaz e duas moças – tinha razão.

Para melhorar a situação, Kurt não gozava de plena saúde. Tinha péssimos hábitos alimentares e uma vida desregrada, o que, por consequência, o fez desenvolver diabetes. Além disso, ele sentia cansaço extremo é uma forte suspeita de que algo estava errado com sua saúde mental. Encontrar o assassino dos jovens e de seu colega o deixará extenuado, mas não vai se resignar e querer descobrir o que aconteceu, mesmo pressentindo que estava um passo atrás.
Queria dizer que as folhas têm a lateral verde.
Eu já assisti toda a série Wallander – disponível na Netflix, falei dela aqui – então comecei a leitura sabendo de algumas coisas sobre a obra (lembrando que cada episódio da série é referente a um dos livros) enquanto outras me surpreenderam. Adoro romance policial – principalmente se for escandinavo – mas tenho que dizer que, dessa vez, não me surpreendi com o desfecho – claro, eu já sabia como terminaria – mas ainda assim foi uma ótima leitura, pois pude conhecer a escrita de Mankell.

Por causa da série, tive uma ideia de como é Ystad. Porém, não tenho certeza se as gravações foram feitas na Suécia – a fotografia é muito bonita, diga-se de passagem – já no livro, as descrições foram tão precisas que pude ver com clareza como é o lugar. Wallander é incansável na busca por respostas, mas mesmo com sua equipe competente – Martinsson, Ann-Britt Höglund, Hansson, Lisa Holgersson e Nyberg – o assassino arquitetou tudo com perfeição, o que o ocasionou grandes problemas na solução do caso.

O caso, aliás, chocou todo o país, já que, depois dos quatro homicídios – será que havia ligação entre eles? – os policiais não sabiam como agir, sequer sabiam se ele iria matar novamente. É um livro eletrizante, pois o autor coloca pequenas pistas durante a leitura que nos faz sentir como se estivéssemos com o próprio assassino, já que a equipe policial não sabe de nada.

Para os fãs de romance policial que ainda não conhecem as produções suecas, faz-se necessária a leitura da série de Henning Mankell, pois ele popularizou o gênero fora do país, abrindo caminho para muitos autores e também fazendo a própria população pensar enquanto sociedade. Lembrando que os romances policiais fazem sucesso lá porque as instituições de Polícia/Justiça funcionam. É interessante ler para entender melhor um dos países que mais são bem vistos pelo mundo, além de, claro, conhecer um dos maiores autores que a Suécia já teve.

Compre aqui o seu exemplar de Um Passo Atrás.

31 Comentários

  1. Sou apaixonada por romances polícia, também pudera comecei a ler com Agatha Christie e sou muito afixionada por livros com essa temática. Mortes e um detetive.
    Esse livro, por fugir do foco da literatura com a qual estou acostumada, seria uma boa saída dos meus padrões. Vou anotar.

    ResponderExcluir
  2. Felizmente, sou amante do gênero e já li uma boa quota de livros suecos, excelentes por sinal. Não conhecia a série e mesmo que o final não tenha sido lá essas coisas pra vc pra mim pode ser que funcione, já que não tenho nenhum contato prévio com a obra. Vou anotar a dica, obrigada!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Que demais essa resenha menina, parece ser cheio de suspense e envolvimento, fiquei chocada e querendo desvendar esse mistério, achei a capa tão linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro os livros de Henning Mankell,não só os policiais, o genro de Ingmar Bergman! Autor sueco com uma visão mais ampla pois vivia seis meses por ano em Maputo, Mocambique, onde era diretor de teatro e compromissado com a cultura mas sem viés político evidente.Emociona vê-lo falar um português tão fluente e a paixão que se refere a África. Para quem quiser conferir sua visão humanista e solidária tem um link de um vídeo http://www.dw.com/pt-002/escritor-sueco-henning-mankell-fala-da-sua-rela%C3%A7%C3%A3o-com-mo%C3%A7ambique/a-3773261

    ResponderExcluir
  5. Que dica legal de livro! confesso que nunca parei para ler um romance policial mas fiquei bem tentada a ler este livro, a trama parece ser bem desenvolvida! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada de Henning Mankel e já me alertaram o quanto vou gostar. Amo romances policiais e por isso esse entrou para a minha lista de desejados.


    ResponderExcluir
  7. Ola, eu não conhecia nem o livro nem a serie nem o autor mais estou curiosa para conhecer vou anotar a dica pois estou muito curiosa para ler esse livro sua resenha me fez ter o livro em mãos para poder iniciar logo a leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamila, não vou garantir que não tenha lido nada de algum sueco, até porque sou meio desligada com estas coisas, mas gostei deste aqui, até por conta do gênero que eu adoro. Dica anotada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Normalmente, não me interesso muito por romances policiais, mas esse parece bem interessante, fiquei curiosa para saber o desfecho.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Tenho procurado ler mais sobre a cultura de outros países então sua resenha veio em boa hora, ainda não li nada sobre a suécia! Não sabia que tinha série e certamente vai entrar pra minha lista já, adorei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamila. Eu não conhecia nem a série nem o livro e já me interessei aqui por ambos. Adorei ver a tua resenha e espero realizar a leitura, pois realmente eu fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Que interessante! Não conhecia nem o livro nem a série, mas já me interessei. Adoro o gênero, e com certeza vou salvar aqui na minha lista para ler depois. Vou deixar a série de lado por enquanto, porque já estou com muitas atrasadas pra assistir hahaha

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Esse autor é novidade para mim e fiquei interessada. Gostei da sinopse e adorei sua resenha. Quanto a série, acredito que não assista, mas o livro me deixou bem curiosa! Livros dessa natureza eu prefiro ler, a ver! Valeu pela dica! Bjo
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que já tinha até adaptação na Netflix!
    Fiquei curiosa sobre a história, gostei da resenha e vou procurar saber mais desse autor e da obra em si!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Olhando a capa não daria nada, mas sua resenha mostra que é um ótimo livro cheio de mistérios e suspenses. E que certamente me agradaria a leitura.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. olá, eu amo romances policiais; ainda não conhecia esse mas depois do seu post já vou colocá-lo nos desejados. Quero muito descobrir quem está por trás desses assassinatos.

    ResponderExcluir
  17. Amo romances policiais. E confesso que me chamou muita atenção, parece um mistério e suspense, gênero que amo muito, estou muitíssima curiosa sobre os assassinatos. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Preciso ler mais livros de romance policial, faz tempo que não leio algum. Estou acostumada a ler apenas romance ou então o romance histórico. Ainda não conhecia esse título, mas anotei a dica para poder conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito fã do gênero e nem conhecia o livro, tampouco a série, mas a premissa de ambos (fui na postagem da série da uma conferida) e me interessei por mais que fuja do que estou procurando no momento pra ler. Irei anotar sua dica!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  20. Hummm amo romance policial, são as leituras que mais me envolvem e que gosto para curar ressaca, apesar que fico com ressaca em alguns casos. Ainda não assisti a série Wallander, na verdade, não sabia da existência, talvez eu me surpreenda com o desfecho por não ter visto a série, vou ler primeiro os livros.

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia a série de livros nem a da netflix.
    Gosto bastante de policial e acho que vou dar uma conferida.
    Gostei da resenha!!! Obrigado pela dica! Mais que anotado!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kamila! Eu ainda não tive a oportunidade de ler os romances policiais suecos, mas após a sua resenha eu fiquei bastante curiosa para começar haha. Adorei o enredo, rico em detalhes e o modo como as vítimas foram encontradas foi bem sinistro haha. A sua resenha está incrível e vou anotar a sua dica, bjss!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Kamila!
    Gosto de livros policias e esse parece bom. Não sabia que era um livro sueco e que tinha série na Netflix!!! Ah!! Vou dar pesquisa sobre os dois agora. rsrs...
    Beijão!
    https://www.instagram.com/juntodoslivros/
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá Kamila,
    Eu curto muito romances policiais e fiquei bem curiosa para ler esse, principalmente por saber dessa adaptação para série, apesar de achar um livro todo num ep muito pouco. Fiquei muito contente por, apesar de você já saber um pouco sobre o livro, não ter se decepcionado.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Curto muito romances policiais e esse me chamou a atenção. Ele é um pouco grande (mais de 500 páginas), mas já está na minha lista. Parece ser uma leitura incrível! Adorei o post! Boa sorte com o blog :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Oii.
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, já faz muito tempo que não leio um romance policial, mas o mês de fevereiro farei algumas leituras com esse tema. Então já vou colocando esse livro na listinha para sortear.
    bjs
    Mary

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem ?
    Parece ser um livro maravilhoso hein !?
    Não gosto muito desse gênero, mas minha meta em 2018 é ampliar os horizontes.
    Adorei a resenha.
    Beeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  28. Sua leitura me despertou o interesse tanto de ler o livro quanto de assistir a série. Preciso ler mais romances policiais, pois como você mesma disse são eletrizantes. Eu fico confusa com isso de acertar o desfecho de um caso. Por um lado fico muito satisfeita comigo mesma, me sentindo a gênia, mas por outro lado, me decepciono com a trama. Amei sua resenha. Um beijo e tudibom pra você. <3

    ResponderExcluir
  29. Olá! Eu adoro romances policiais e eu ainda não tinha ouvido falar do livro, para ser sincera, mas a trama principal me deixou bem curiosa e é o estilo de livro que costumo gostar de ler nos momentos livres. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Li poucos livros do gênero, mas esses já foram ótimos. Não sabia que os autores suecos são tão bons como você ressaltou, achei interessante e procurarei. Acredito que realizar uma comparação entre a justiça/investigações em ambos os país seja quase impossível. Fica difícil não a fazer. Adorei a resenha e dica :)

    ResponderExcluir
  31. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Adoro romances policiais e não sabia que exista essa série baseada nos livros, já anotei aqui a dica, vou tentar ver e ler como você. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)