Olá!

Perfeito para restaurar a fé na humanidade, Querido Mundo, Como Vai Você é mais que um livro, é uma mensagem de que sim, podemos fazer um mundo melhor. Mais um livro da Fontanar, selo do grupo Companhia das Letras.

SKOOB - Toby é o garoto mais incrível que já conheci. Morando em Sheffield, Inglaterra, ele teve uma ideia: por que não mandar cartas para pessoas ao redor do mundo para saber como é a vida por lá? São muitas perguntas e não tem a quem fazer. Sendo assim, Sabine, sua mãe, vai perguntando a amigos, que perguntam a amigos e conseguem os cinco primeiros endereços. Que viram mais cinco e vai crescendo até chegar ao (maravilhoso) absurdo de mais de mil correspondências! E a melhor parte, claro, é que todo mundo respondeu (salvo algumas exceções, claro).

Toby Little tinha cinco anos quando, em 2013, leu um livro neozelandês sobre o sistema de envio de uma carta, desde a postagem até chegar no destinatário. Até então, ele não sabia que havia um mundo fora da Inglaterra. E esse foi o estopim para a ideia de escrever cartas para todo o mundo. E fez perguntas muito interessantes, desde fósseis e arqueologia até mesmo tentar entender as injustiças do mundo e que nem todas as crianças do globo tem uma vida tranquila como a dele.

Conforme as respostas foram chegando, Sabine foi postando na internet cada uma, assim nenhuma se perderia e facilitaria na busca do acesso. A primeira carta foi para o Havaí, que Patricia prontamente respondeu. Desde então, os pais de Toby mantém um site, onde é possível ver todas as cartas que ele enviou - com suas respectivas respostas. O mais incrível é que, com essa ação simples (e cara, porque vamos combinar que mandar carta pra fora do país deve ser caro pra burro), ele conseguiu ser um exemplo em escolas, fazendo com que as crianças passassem a conhecer seu próprio país.

Além disso, quando Toby percebeu que nem todas as pessoas viviam bem como ele, e eram vítimas de desastres naturais (terremotos, tsunamis, etc), ele resolveu "adotar" a ShelterBox, uma organização que ajuda vítimas desses desastres doando caixas com produtos de higiene, roupas, etc., um verdadeiro kit de primeira ajuda pra quem perdeu tudo. Primeiro, ele quis juntar dinheiro para uma caixa, agora ele é como se fosse um embaixador da ONG, angariando fundos para a causa.
Durante a leitura, nos deparamos com algumas respostas reproduzidas. Essa é a da Tanya, que tem uma letra linda e mora em Nova Délhi, India.
Também tem Brasil na carta! Luna mora em São Paulo e apresentou Adoniran Barbosa para Toby e sua família!
Por ser uma criança, até mesmo perguntas simples como "O que você come?" são bonitas. Confesso que meus olhos suaram quando li as primeiras páginas. Crianças respondendo as cartas, escolas inteiras querendo saber mais sobre esse garotinho e sua enorme vontade de conhecer o mundo. No livro, foram escolhidas 150 cartas, mas a mãe de Toby garante que mandou cartas para os 193 países do globo (quem deu esse número foi a ONU), até pra Coreia do Norte (mas a resposta não pôde ser divulgada).

E eu, claro, já visitei o site e deixei meu endereço porque quero ter uma linda carta desse corajoso sonhador, mesmo eu não sabendo inglês, me arrisquei e espero receber algo. E, obviamente, responder seja lá o que ele quiser perguntar. E falar um pouco de mim e perguntar, por que não? Aqui está o site oficial do projeto de Toby e aqui sua página no Facebook, onde é possível acompanhar as últimas novidades dele e de suas cartas.

E parabenizo a Cia. das Letras, que, através do selo Fontanar, trouxe para nosso país um livro tão lindo e tão cheio de esperança! Que Toby cresça, mas que nunca perca seu anseio de aprender!



25 Comentários

  1. Confesso-te que minha vontade de trocar cartas é enorme, mas a cada dia eu vejo que não estou tendo condições, quem sabe receber a assinatura de alguém, de alguma blogueira deixe-me muito feliz, voltar a tempos não é? Com toda certeza adoraria ler esse livro e viajar conhecendo diversos lugares.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amei as fotos <3
    Amo livros que me fazem pensar no que posso fazer pra melhorar em tudo <3
    Esse já vai pra lista <3
    Beijos
    https://subsolodamente15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila, que livro fofo! Nos faz pensar fora da nossa zona de conforto e ver como nossos problemas muitas vezes podem ser pequenos e como simples atitudes podem fazer a vida de alguem melhor ou menos pesarosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Caramba, que livro mais diferente de... Tudo! Amei a proposta e fiquei curiosíssima para ler a obra.

    ResponderExcluir
  5. Que emocionante!
    Eu ainda não conhecia e fiquei completamente interessada. Adorei ter o conhecimento dessa obra e fiquei curiosa com as cartas. ME deu muita vontade de comprar esse livro. Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Que demais saber mais sobre o livro, lembro quando você comentou comigo. É uma história muito bacana e motivacional, vou me inscrever tbm, vai que eu receba algo dele...

    Beijinnhos

    ResponderExcluir
  7. Oi kamila, não conhecia o livro e fiquei impressionada com este menino. Também vou dar um pulo lá no site para deixar meu endereço. Assim como você, não falo inglês, mas nem que precise usar meus filhos, se receber esta carta lerei e responderei com enorme prazer.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Que livro maravilhoso! Que ideia desse menino, genial, conhecendo o mundo e realidades tão diferentes da dele através de cartas. Fiquei muito interessada na leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oie, que livro mais fofo do mundo! Eu já tinha ouvido falar mas não sabia do que tratava, e agora fiquei morrendo de vontade de conhecer, pois é muito fofo ver algo pelos olhos de uma criança, torna tudo mais inocente.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Não conhecia esse livro mas achei interessante o "projeto" legal que tem até cartas do Brasil que o garoto recebeu. Se tivesse mais tempo também entraria se obter alguma resposta posta aqui novamente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Que livro incrível! Não conhecia ainda, mas achei a ideia do livro muito boa. Vou fazer como você e visitar o site e deixar meu endereço lá também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, como vai?

    Que livro diferente e tão original ao mesmo tempo! Eu não conhecia essa história, mas fiquei realmente tocada e maravilhada com esse menino. Suas fotos estão lindas, e isso aguçou ainda mais a minha curiosidade. Espero que você receba a sua carta em breve, e se isso acontecer (torcendo aqui), espero que você venha contar para a gente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Achei essa ideia de mandar cartas para desconhecidos super fofinha, e ver que as pessoas responderam o garotinho e ainda mais bonito.
    Nunca ouvi falar desse livro, mas me deu uma vontade já de ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que livro interessante!
    Achei muito interessante a forma do autor se comunicar através das cartas. E mesmo no mundo onde tudo é rápido e as informações chegam quase que em tempo real, fiquei encantada para me inscrever e receber quem sabe uma cartinha.
    Vou pesquisar mais.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Olá Kamila! Que coisa mais linda!!! Amei esse livro, amei a editora nos trazer uma história tão inspiradora assim, quero receber carta dele também! Fiquei emocionada só de ler sua resenha, vou ler esse livro! beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  16. Gente... Que coisa mais lindinha! Fiquei encantada pela iniciativa do Toby
    Acho que foi algo muito bonito e muito especial.
    O livro tem um conteúdo realmente muito original e super dinâmico.
    Amei! Grata pela sugestão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bem?
    Mesmo tendo gostado bastante da premissa do livro vou ter que dispensar a dica afinal livros em formato de cartas nunca funcionam para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Estou precisando ler algo assim, é tanta notícia ruim tanto no nosso país quanto internacional que está me dando um desânimo. Obrigado pela resenha, adorei o Toby.

    Abçs

    ResponderExcluir
  19. Que livro lindo! Não conhecia a iniciativa do garoto nem o livro e estou tão encantada qnt vc q o leu. Espero poder ler em breve e me emocionar com as coisas lindas que esse menininho tem feito.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  20. Olá lindona,

    Eu fiquei maravilhada com tamanha audácia e perspicaz dessa garotinho, porque num momento de curiosidade acabou descobrindo que existia coisas e pessoas além do que os olhos dele podiam olhar e isso impulsionou a conhecer o "infinito e além".

    Vou atrás do site e dar uma olhada nos alcances dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oii Kamila, tudo bem? Gostei demais da sua resenha e conhecer melhor esse livro lindo <3 Amooo ler cartas, e tenho certeza que irei me emocionar bastante com essas palavras. Espero ler logo! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Eu não conhecia o livro, mas é tão bom ler esse tipo de coisa.
    Muitas vezes deixamos de fazer algo ou ajudar alguém porque "é só uma ação/pessoa, não dá para salvar tudo/todo mundo".
    Mas uma criança, com a inocência de criança, consegue fazer muito mais simplesmente porque não vê limites. Ah se pudéssemos manter isso por toda a vida.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca parei para ler do que se tratava. Fiquei encantada em saber sobre esse garotinho tão esperto e curioso, um verdadeiro exemplo para adultos e crianças. Com certeza vai para a lista de desejados.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oie amore,

    Nossa não conhecia esse livro ainda.
    Mas já fiquei curiosa por aqui. Adoro esses livros que tem carta, dica mais que anotada por aqui já!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  25. Kamila, eu nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Mas acho que já estou apaixonada pela premissa e pelo Toby.
    Com certeza uma senhora aula de como a humanidade ainda pode ter salvação.
    Fiquei morrendo de curiosidade em ler.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)