Olá!

Dia de resenha de parceiro aqui no blog! E o resenhado de hoje é o livro de estreia da australiana Kelly Rimmer. Eu Sem Você tinha tudo para ser mais um clichê, mas a forma como a autora construiu os personagens e a trama fez com que se tornasse um dos meus favoritos. Não do ano, mas da vida.
O livro começa com Callum Roberts se apaixonando a segunda vista, porque a primeira vista dele foi direto nos pés da moça que estava descalça no meio da balsa que levaria as pessoas até Manly Wharf, que pelo que entendi, é uma região costeira da Austrália. A moça era Lilah Owens e estava descalça - e de roupa social - pura e simplesmente porque seus sapatos a estavam matando.

O que seria uma discussão divertida ficou sério. Cal levou Lilah para jantar e depois para seu apartamento. Sim, rolou sexo no primeiro encontro. E não há nada de errado nisso. Os dias foram passando e Cal já estava apaixonado por Lilah, Mas, se Cal se achava workaholic, Lilah era pior, não ficava um minuto sequer parada.

Lilah Owens na verdade era Saoirse Delilah MacDonald. Lilah é apelido e ela se apresentou com o sobrenome Owens - de solteira da mãe - porque não queria se envolver com Callum. Ela é uma advogada ambientalista, que luta por várias causas, é vegetariana e leva uma vida tranquila, apesar do trabalho no escritório. Além do trabalho, ela adora andar na praia e fazer passeios mais voltados pra natureza. A propósito, o nome Saoirse é gaélico - o pai dela é irlandês - e eu não tenho a mínima ideia de como se pronuncia.

Callum Roberts trabalhava numa agência de publicidade de Sydney e é o que podemos chamar de completo tapado: não era capaz de tomar uma mísera decisão. Só tinha um amigo, Karl, que era seu colega de trabalho. E só vivia para o trabalho e achava que se divertia, quando na verdade, vivia muito solitário.

Como eu já disse, os dias foram passando e as vidas do casal mudaram drasticamente: apesar de terem se conhecido há tão pouco tempo, Cal e Lilah já eram um casal, só que ela não quis oficializar isso. Ela tinha um segredo e, em vez de dividir com ele, simplesmente o guardou para si, optando por (tentar) dar um ponto final na relação.
Fiquei de ressaca literária ao terminar essa história. Recebi esse lançamento em parceria com a Arqueiro e optei por ele porque, segundo o Goodreads, "fãs de Nicholas Sparks, David Nicholls e Jojo Moyes iriam amar o livro". Então, segui o conselho do portal - que está na capa do livro - e o pedi, mas sem muita expectativa. Estou no chão, porque a história é de uma delicadeza que te faz pensar o que você está fazendo com sua vida. A escrita da Kelly chegou mais perto da Jojo Moyes.

O livro tem 26 capítulos mais epílogo. Os capítulos são intercalados sob os pontos de vista de Cal e Lilah, mas só os capítulos dela têm data - e isso tem um motivo importante. No fim, a autora deixa uma carta aos leitores - mas que não posso replicar aqui porque tem spoiler. No início, achei a Lilah meio fresca, mimizenta, ao passo que Cal mais parecia uma moça sofrendo por amor - não, não sou capaz de enxergar um homem sofrendo por amor, sinto muito, Brasil.

Mas, a conta-gotas, Lilah vai se revelando. E eu fui mudando meu conceito sobre ela. E também mudei meu conceito sobre Cal, que se mostrou muito mais forte do que aparentava, enquanto ela ia se mostrando mais viva. Eu fiquei desconfiada com o segredo de Lilah, mas pensava "não, não pode ser", mas quando minha desconfiança se mostrou verdadeira, eu queria que o final fosse diferente. Quando acabou, claro que chorei - devo estar doente, ando chorando muito por causa de finais de livros, há algo errado... - e fiquei pensando o que raios estou fazendo da minha vida. Sim, como já disse, o livro te faz pensar.

Um ponto que gostei no livro é que se passa na Austrália. Diariamente, lemos uma enxurrada de livros cujas histórias se passam nos EUA ou em cidades europeias muito famosas, como Londres, Paris ou Dublin. Mas, ao escrever essa resenha, não me veio à mente nenhum outro livro que li que se passava na Austrália. Uma ótima forma de sair da zona de conforto geográfica - e aproveitar e fazer uma bela viagem por Sydney - que, pasmem, NÃO é a capital da Austrália. É Canberra.

A editora me mandou junto com o livro um belo kit, que incluía uma toalha estampada com a capa do livro. De início não entendi, mas ao ler, a toalha até que tinha a ver com a trama. E claro que a mesma está guardada, nunca que vou usar uma toalha tão bonita, rs. A capa condiz com a trama e é muito mais bonita que a capa original. Mas isso tem uma explicação.
Nos EUA, Europa e Austrália, os livros são publicados com capas simples e papel delicado - quem já foi na Livraria Cultura da av. Paulista, já viu a seção de livros em inglês, então tem ideia do que falo. E quase todas as edições são de bolso. Isso porque por lá, os leitores não são como nós, não têm o costume de montar estantes. Eles são cruéis ao ponto de rasgar as páginas que já leram (provavelmente não conhecem marcador). Um dos meus professores da faculdade passou uma temporada na Austrália e me disse que lá é comum as pessoas abandonarem os livros nos bancos após lê-los, o que explica porque as impressões são tão baratas.

Como é de praxe, a Arqueiro fez um ótimo trabalho de revisão/edição, não encontrei erros. A editora arriscou em trazer o primeiro livro da Kelly para nós. E foi uma boa aposta, ela tem tudo pra se consolidar na literatura mundial, caso mantenha sua forma de escrever, sem falar que ela é uma linda nas redes sociais e engraçada nos agradecimentos. 

Por favor, termine de ler essa resenha, deixe seu comentário e corra pra ler esse livro tão maravilhoso! E que mais obras da Kelly venham para o Brasil!!!!!!!


25 Comentários

  1. Oi linda,

    também estou nessa fase de chorar por qualquer final feliz ou não e me pergunto se estou bem. Ando precisando de um terapeuta haha.

    Sabe por que gostei tanto do enredo desse livro e vou lê-lo nessas férias?
    Por causa da história. Eu também estou num relacionamento sem ser assumido para todos e escondo coisas do passado e quase pensei quando li sua resenha:" Será que conhecem minha atual situação amorosa e fizeram um livro?" haha.

    Já adicionei o livro no skoob e espero chorar muitoooooo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa....

    Que livro! Esse negócio de segunda vista porque a primeira foi os pés....Amei. ...
    E saber que foi tão favorita do assim por você, nossa, fiquei curiosa e certamente vou ler...m

    Amei a sua resenha. A premissa é incrível. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A Arqueiro capricha nos kits e nos livros que publica, não é mesmo?
    Sua resenha está muito boa, destaca bem a história.
    Não havia me interessado ao ler outras resenhas, mas agora, depois de ler a sua,já está na minha lista
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Você conseguiu me convencer a lê-lo, agora quero o livro pra ontem hahahah Menina, mas que história hein?? Gosto da Jojo e não sou chega ao tio Sparks, mas como você disse, a escrita está mais para Jojo :p A Editora Arqueiro arrasa mesmo!! E o seu kit é maravilhoso, nossa *.*
    Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. A história parece ser muito boa, espero que o enredo tenha sido bem trabalhado. Eu achei fofo a autora ter escrito uma carta aos leitores, super curioso para saber o que ela fala nessa epístola.

    Não tem jeito, vou ter que colocar mais um livro em minha interminável lista de leitura.

    Aabraços

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha.
    Legal saber que o gênero romance consegue surpreender, depois dos sucessos do Sparks e JoJo ainda surjam obras com um plot sem clichês.
    também curti o lance dele parecer ser pautado mais em relações reais do que idealizadas

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler esse livro Tenho uma amiga que leu e me contou todos os detalhes, eu fiquei emocionada só com ela contando, o que dirá lendo? Gostei de ver sua opinião sobre a obra e de saber que gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Nossa eu não dava nada por esse livro até ler sua resenha, saber que você ficou de ressaca literária me deixou ainda mais curiosa!! Quero muito conhecer melhor a história de Lilah.
    Nossa que kit mais lindo, a editora Arqueiro sempre nos deixa sem palavras!! :D
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Primeiramente: estou chocada com os gringos. Como assim rasgam as páginas? Como alguém consegue fazer isso? E se quiserem ler de novo vão comprar outro? Não consigo aceitar uma barbárie dessas!
    Segundamente: se o Collum é um tapado que não consegue tomar decisões por conta própria, então foi ideia da Lilah ir pra o apartamento dele? Kkkkkk
    Gostei da sua resenha, já tinha visto esse livro e a sinopse dele, mas não fiquei lá muuuito interessada. Mas quem sabe um dia eu o leia e que bom que vc gostou!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamilla...
    Eu não conhecia esse livro, gostei do que escreveu... a história me chamou a atenção, mas não sei se eu o leria por agora.
    Fiquei chocada com as informações extras ai que vc colocou... como assimmmmmmmmm???? É inadmissível rasgar as paginas!! :o

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu não conhecia o livro mas achei a premissa bem interessante, a capa está linda. Amo os livros da Jojo então espero gostar também dos livros da Kelly. Adorei a sua resenha. Como alguém pode ser capaz de rasgar um livro. =o

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Estranho que eu cheguei a ler uma outra resenha desse livro e a blogueira falou que a protagonista é meio insuportável e inflexível com seu trabalho e sua escolha de vida e por isso o livro foi não foi tão agradável a ela. Agora to meio a meio sem saber se leio ou não! rs... Gostei de ver o livro ambientado em outro país tb, muda um pouco, não é!? E o kit realmente é lindo! Pensarei com carinho sobre o livro. bj!

    ResponderExcluir
  14. Olha o arrependimento batendo por não ter solicitado esse livro... favorito da vida é algo que precisa ler levado a sério, e amo esse tipo de história que nos faz pensar o que estamos fazendo com nossas vidas. Essa toalha é linda demais, e ainda preciso absorver essa informação de que Sydney não é a capital da Austrália. o.O

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ka, tudo bem???
    Menina que resenha empolgante ein... mas sinceramente o livro não me despertou interesse pela leitura... ainda mais após as referências... mas para quem gosta... assim como você... foi um prato cheio... o kit está lindo... a editora arrasou desta vez ein... que bom que curtiu a leitura e que ela trouxe algo bom para você... adorei a parte de fugir da zona de conforto geográfica rs.... Xero!

    ResponderExcluir
  16. Kamila, como amo a maioria dos livros do Nicholas Sparks, acho que vou investir nesse livro para conhecer a autora que ainda não conheço. Livros que me fazem refletir me conquistam de cara e a reflexão de o que estamos fazendo da nossa vida realmente marcou, pois às vezes penso nisso apenas para me certificar de que estou vivendo, curtindo e saboreando a vida quase que plenamente não me deixando levar por banalidades.
    A sua resenha realmente me deixou animada e curiosa para conhecer esta trama.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  17. OLá! Que kit lindo esse, fiquei encantada! Então, também acho legal quando ocorre essa mudança de cenário, conhecemos outras perspectivas. A premissa parece ser legal, mas não sei se leria agora, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Se você está dizendo que não tem o costume de chorar e chorou nesse livro e que ele se assemelha a Jojo, já vi que serei destruída por mais uma história. É tão bom quando os livros nos acrescentam um aprendizado, nos fazem olhar para nossa própria vida. Eu não sabia o que esperar desse livro, mas parece ser lindo. E também achei linda a toalha. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kamila
    Que kit maravilhoso, perfeito. Também não usaria a toalha rsrs
    Eu estou curiosa para conhecer essa história, ainda não tinha lido nenhuma resenha e fiquei muito feliz com os seus comentários.
    Eu gosto muito de livro que nos leva a reflexão, pensar. Fiquei curiosa sobre esse segredo, o que deve ser?? rs
    Beijos e como sempre, arrasando nas resenhas

    ResponderExcluir
  20. Olá Kamila, tenho lido bastante romances, mesmo esse não sendo meu gênero preferido. Achei o enredo bacana, cheio de sentimentos.
    Adorei o kit e confesso que estou bem curiosa para ler o outro livro mostrado na imagem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi,linda,

    Adorei a sua resenha, um dos livros estou babando da Editora Arqueiro, o enredo me chamou atenção de relacionamento e os conflitos vivido pela personagem.
    Muitos Livro e Sucesso!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Kamilla!!!
    Nossa que resenha essa?? :O
    Eu sabia que eu não ia errar pela escolha de capa, pois quando vi esse lançamento da Arqueiro disse que era um livro que gostaria de ter na minha estante e depois a premissa foi incrível e agora lendo sua resenha preciso ler esse livro pra ontem sabe??
    Fiquei bastante curiosa em saber qual o segredo da Lilah sério?? :O
    E que toalha mais linda, tabém não usaria nunca se recebesse uma dessas rsrsrs

    lereliterario.blogspo.com

    ResponderExcluir
  23. Gente, eu to namorando esse livro há algum tempo, mas nunca pensei que fosse ser o meu tipo de leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras e estou muito empolgada com todas essas críticas positivas. Realmente estamos acostumados com livro nos EUA, mas saber que se passa em outro país é uma motivação a mais. Os personagens se mostraram cativantes.
    Amei a sua resenha e espero gostar do livro tanto quanto você.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. este livro com certeza entrou para o meu melhores do ano! Fiquei muito emocionada com a história e com a forma que a autora conduziu tudo! Muito dez! Ler sua resenha me fez lembrar de coisas lindas e mensagens bem interessantes!

    Amei!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)